Últimas indefectivações

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Vitória na estreia...

Oliveirense 68 - 77 Benfica
22-23, 16-19, 9-23, 21-12

Vitória do primeiro jogo, mais ou menos a sério, da temporada, no Torneio António Pratas. Um torneio de pré-época, que na prática entrega o primeiro Troféu oficial da nova época.
Devido às várias desistências, o grupo do Benfica, só tem duas equipas (!!!), sendo assim ambas já têm presença assegurada nas Meias-finais!!! Vamos ter um segundo jogo na Luz, no Domingo, que servirá de apresentação aos Sócios e adeptos.
A ausência do Cook, acabou por ser a nota mais importante... A descompressão no último período, permitiu um resultado mais equilibrado do que realmente foi...

O Benfica tem sido um dos Clubes que tem demonstrado a sua discordância com a forma como FPB, alterou as regras do jogo, já depois dos Clubes terem planeado esta época, com o claro intuito de beneficiar um único Clube desportivamente: os Corruptos!!! Que depois de uma desistência aziada, regressam este ano... Pondo mesmo em causa (ainda mais) a sustentabilidade financeira de todos os outros Clubes. Felizmente não tem sido só o Benfica a protestar, mas o mal está feito... E ao Benfica só resta uma coisa: ganhar...

PS: O Relatório & Contas do Sport Lisboa e Benfica, foi aprovado por maioria na Assembleia-Geral do Clube, esta noite...
Não compreendo, como alguns, continuam a aproveitar esta Assembleia-Geral, para demonstrar a sua oposição ideológica (obsessiva) - legitima como é óbvio -, à Direcção. Pois tenho a certeza que os votos contra, não foram por causa das contas...

Depressão, euforia e realidade

"As últimas vitórias do Benfica sobre Belenenses por 6-0 e sobre o Astana por 2-0 são factores de esperança mas não dão direito a passar da depressão para a euforia sem passar primeiro pela realidade. O Benfica está melhor mas o caminho é longo e difícil.
Este domingo, no Dragão, será um teste duro. O Benfica terá de estar muito bem para trazer um resultado positivo, é sempre assim que joga com Soares Dias. Veremos.
Prefiro centrar-me no que o Benfica pode fazer e melhorar e há muito em que podemos melhorar. Mas seria muito injusto não notar que o caminho do último mês tem sido em ascensão contínua.
Gaitán, que muitos escreveram ter ficado na Luz contrariado, resolveu chamar imbecis a todos os que desenvolveram o raciocínio, jogando um futebol de excelência. É hoje o melhor futebolista a actuar no nosso campeonato.
Jonas e Samaris já se aproximam do seu melhor e colectivamente o Benfica ganha como desempenho dos seus melhores elementos. Mas a ambição dos adeptos do Benfica não é ganhar jogos, é ganhar títulos e por isso no Benfica só se festeja no fim e quando se ganham os ambicionados títulos.
Rui Vitória deixou no lançamento do jogo europeu uma vontade de ganhar e os jogadores mostraram em campo essa ambição, por isso o Benfica ganhou. Jorge Jesus deixou no lançamento do jogo europeu a sua prioridade nacional e os jogadores, em campo, cumpriram esse desinteresse perdendo com os russos moscovitas (facto já habitual). Tenho dúvidas de que os adeptos leoninos estejam em linha com este desleixo europeu, ou que pensem que houve culpa do administrador que não comprou o Cervi.
Ontem para os lados de Alvalade só Carrillo saiu vencedor."

Sílvio Cervan, in A Bola

Seis zero

"Um golo de Gaitán numa magnífica exibição repleta de lances de grande classe e técnica apurada, alegria e empenho contagiantes, aliando a fantasia e a eficácia, atributos raramente conciliados num jogador de futebol, só ao alcance dos melhores a nível mundial.
Dois golos de Mitroglou a recordarem Cardozo e a justificarem o azedume de quem tentou mas não o conseguiu contratar.
Três atletas formados no Benfica contribuíram para numa brilhante goleada. Nelsinho, Guedes e Nuno Santos em nada ficam a dever a muitos outros jogadores que já representaram as nossas cores.
Quatro são os pontos a que poderemos ficar da liderança na próxima jornada. Não será uma desgraça. Assim como, no caso da desejada vitória, não validará a euforia.
Cinco golos apontados por Jonas em quatro jornadas demonstram que o bom desempenho da temporada passada, em que, apesar de ter sido o que marcou mais golos, não foi considerado o melhor marcador, está para durar.
Seis tentos apontados ao Belenenses, o último por Talisca, o mesmo que, na época anterior, disfarçou, com excelentes golos, o mau primeiro terço do campeonato no plano exibicional.
Zero é a quantidade de votos contra e abstenções, na AG a realizar esta noite, que o RC do SLB, referente à época 2014/15, merece. 6,25M€ de lucro (4,13M€ de retirarmos o impacto dos resultados das empresas participadas, nomeadamente a SAD do futebol), incremento das receitas de quotização, redução de 7,2% do passivo e desempenho desportivo extraordinário (pleno nacional no Atletismo, Basquetebol e Voleibol, dobradinhas no Futsal e Hóquei), mais que sustentam uma aprovação por unanimidade e aclamação."

João Tomaz, in O Benfica

Genuflexão

"Sei que corro um risco demasiado alto de ser criticado - e, até quem sabe, processado - por utilizar a expressão que dá título a esta crónica, mas o autor que celebrizou este movimento que me desculpe. Ele deve andar muito ocupado à procura de qualidade no saco de gatos onde se enfiou, por isso é que estou a arriscar. Tenha a secreta esperança que ele não tenha tempo para ler o semanário 'O Benfica', mas talvez eu esteja apenas a ser demasiado crédulo - na verdade, ele não perde uma única edição do nosso jornal oficial. Não sabe viver sem este clube.
Faz hoje uma semana, 14 jogadores do SL Benfica (entre eles, cinco portugueses, imagine-se!) entraram em campo para ajudar a cozinhar uma receita secreta de meia dúzia de pastéis de Belém. Estavam apetitosos e foram consumidos de forma moderada, numa média de um a cada dez minutos de jogo e meia hora para fazer a digestão. Os bolinhos estavam tão bons que, no final, alguém se arriscou a dizer que até mereciam 'nota artística'.
O Sr. 'Ajoelhou-vai-ter-que-perder' não gostou que recuperassem a expressão e, numa conferência de imprensa relativa ao seu actual clube, indignou-se com o facto. Ou seja, o treinador que agora trabalha ali para os lados da conceituada Churrasqueira do Campo Grande, deve ter patenteado a expressão junto da Sociedade Portuguesa de Autores. Como se quisesse proibir a sua utilização indevida - o que não é o caso, porque o SL Benfica parecia um 'rolo compressor'... ups, se calhar é melhor não usar esta também. Nem 'invenções em jogos da Champions', 'dispensa de grandes valores do Futebol nacional' e 'Bruno Cortez lateral-esquerdo'. E 'Carrega, Benfica rumo ao Tri', posso usar ou vou levar com um processo em cima?"

Ricardo Santos, in O Benfica

Meia-dúzia

"Chame-se-lhe nota artística ou outra cosia qualquer (o nome é indiferente), a exibição conseguida pelo Benfica diante do Belenenses fica nos registos, para já, como a melhor da temporada. Vou mais longe mesmo puxando pela memória, não me recordo de qualquer partida da época anterior na qual o perfume do Futebol apresentado pelos 'encarnados' tenha atingido o esplendor evidenciado na passada sexta-feira.
Com Gaitán e Jonas endiabrados (que dupla!), com um Mitroglou muito activo no seu papel de jogador de área capaz de marcar e criar espaços, com Talisca de regresso aos golos, com dois jovens da Formação a titulares - e outro entrado mais tarde, terminando a partida com cinco portugueses em campo -, o Benfica deliciou os adeptos, e garantiu, não só estar firmemente empenhado na conquista do tricampeonato, como ter instrumentos para lá chegar.
Quem duvidava que Rui Vitória poderia devolver ao Futebol 'encarnado' o encanto de outras temporadas terá ficado esclarecido. Uma exibição como esta só está ao alcance de equipas que sabem muito bem o que estão a fazer, que sabem muito bem o que querem, e como o alcançar. Ficou pois uma promessa. Esperamos vê-la concretizada nas próximas semanas - começando já por este Domingo, na deslocação ao Porto.
Entretanto, já depois de ter escrito estas linhas, jogou-se para a Liga dos Campeões. Acredito que o resultado tenha sido normal. Assim como acredito que o Benfica ultrapasse a fase de grupos, algo que, desde 2006, só por uma vez conseguiu. O grupo não é proibitivo. Cabe à nossa equipas não facilitar, sobretudo nos jogos em que é favorita."

Luís Fialho, in O Benfica

PS: Existe aqui algum exagero do consócio Fialho, o ano passado, nos jogos na Luz (fora de casa, a história foi diferente), também tivemos vários jogos de muita qualidade e muitos golos: Arouca(4-0), Guimarães(3-0), Boavista(3-0), Setúbal(3-0), Estoril(6-0), Académica(5-1)... até o 2-0 ao Braga foi um excelente jogo.