Últimas indefectivações

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Realidades alternativas, ou não...

1. Quando antes de começar o jogo de ontem com o Barça, me disseram que o Xistra tinha levado com um 3,9 na avaliação ao jogo Académica-Benfica, fiquei a pensar: «...se as notas são de 0 a 5, quais foram as razões para ele não ter levado a nota máxima?!!!», mas rapidamente cheguei a uma conclusão: «O culpado foi o Lima!!!» Pois é, o Benfica empatou, e assim o 'trabalhinho' ficou a meio!!!
Tudo isto teria graça, mas não tem... Estava na cara, que o Xistra ia ter uma nota alta, afinal inventou 2 penalty's contra o Benfica, não marcou 1 a favor do Benfica, manteve uma dualidade de critérios constante nas faltas, não expulsou o Ogu, nada fez contra o Delegado que tentou agredir o Maxi, os seus auxiliares estiveram 'perfeitos' deixando passar jogadores da Académica em fora-de-jogo, e inventando foras-de-jogo ao ataque do Benfica!!! Portanto tudo normal, é assim que as coisas são feitas em Portugal à muito tempo, quem pensar o contrário vive numa realidade alternativa...!!!

2. Algumas reacções ao jogo de ontem, também podiam ter graça, mas não têm... Alguns Benfiquistas, daqueles que gostam de mandar sempre as suas 'postas de pescada', ao afirmarem que: 'O Benfica levou um banho de bola!!!', 'Que o Benfica não mostrou ambição!!!', 'Que o Benfica de hoje é um Benfiquinha!!!', 'Que qualquer equipa em Espanha dá mais luta ao Barça!!!'. Etc, etc, etc, ..., provaram definitivamente a sua ignorância total sobre Futebol, explicando assim, todas as anteriores ignorantes 'postas de pescada' atiradas noutros contextos...
Como eu não acredito no álibi da amnésia, só pode ser mesmo parvoíce!!! O Colunas hoje no seu blog teve a felicidade de recordar quais foram as outras equipas dos 'distritais' que levaram o tal 'banho de bola' do Barça: Real Madrid (5-0, 2-6, 0-2 com 72% da bola para o Barça, no Bernabéu!!! E estes são os que dão mais luta!!!), Arsenal (4-1), o Santos (4-0), etc, etc, etc,... Mesmo aquelas que os derrotaram jogaram exactamente da mesma forma como o Benfica se apresentou: o Inter de Mourinho com a ajuda de Benquerença, e o Chelsea com a ajuda do 'Além'!!!
Aliás as palavras do Valdez no final do jogo de ontem: «Grande vitória, contra uma boa equipa como o Benfica. Que na primeira parte, já à bastante tempo que não chegavam tanto à minha área...»!!!  Em alguns fóruns, foram logo classificadas, como mais uma 'manipulação' do Vieira!!! É só iluminados!!!
A demagogia tem limites, a utilização - selectiva - da História do Benfica, para comparar o incomparável, devia envergonhar os seus autores... Mas a loucura, às vezes até saudável, o problema é que por trás destas absurdas criticas, não estão só ignorantes felizes na sua ignorância... Existe uma óbvia, e clara estratégia de achincalhamento do Treinador e da Direcção, e para conseguiram os seus objectivos, esta gente não olha a meios. Petardos quando querem intimidar, e rebaixar o Benfica sempre que possível. São estes os verdadeiros Benfiquistas...!!! O curioso é que ainda têm o descaramento de acusar a Direcção do Benfica de manipulação da informação, quando são eles a mentir, enganar, iludir... sempre que abrem a boca... são os que vão para as AG lançar Petardos, e depois se queixam de ser intimidados...
Esta gente ou vive numa realidade alternativa, ou julga que os outros são todos parvos...

3. Da 'cassete' demagógica, a história do Benfiquinha - na Europa sem ambição -, já irrita... Serei rápido:
Depois das Meias-finais com o Parma na Taças das Taças em 93/94, na época seguinte ainda fomos aos Quartos-de-final da Champions, onde fomos eliminados pelo Milan, em jogos 'mais ou menos' equilibrados!!!
A seguir foi descalabro:
Na Taça UEFA em 95/96 perdemos na 3º ronda com o Bayern, após duas humilhantes derrotas; 96/07, Taça das Taças, Fiorentina, o jogo da Luz foi deprimente...; 97/98 na Taça UEFA, eliminados pelo grande Bastia!!!; 98/99 eliminados no grupo da Champions pelo Kaiserslauten, PSV, e o Helsinki !!!; 99/00 Vigo; 00/01 Halmastads!!!;
Após duas épocas sem ir à Europa!!! Já com uma 'nova' Direcção:
03/04 na Taça UEFA, eliminados pelo Inter após dois grandes jogos, com 3-4 em Milão; 04/05 na UEFA pelo CSKA na 3ª ronda, o futuro vencedor da competição; 05/06 nos Quartos-de-final na Champions, ingloriamente pelo Barcelona, futuro vencedor da competição!!! 06/07 na UEFA, injustamente nos Quartos-de-final pelo Espanhol, finalista vencido da competição; 07/08 Oitavos-de-final da UEFA pelo Getafe, com a absurda expulsão do Cardozo na Luz; 08/09 péssima participação no ano do Quique, com eliminação na fase de grupos da UEFA, com o Hertha, Olympiakos, Galatasaray e o Metalist Kharkiv!!!
E chegou o Jesus:
09/10 Quartos-de-final da Liga Europa com o Liverpool, no meio da caminhada para o título nacional; 10/11 injustamente nas meias-finais da Liga Europa pelo Braga; 11/12 roubados nos Quartos-de-final da Champions, pelo Chelsea, futuro vencedor da competição!!!
Quem defender que o actual Benfica está em decadência na Europa, não bate bem da cabeça, o percurso tem sido claramente positivo - a excepção foi o ano do Quique -, o Benfica à bem pouco tempo chegou mesmo a não se qualificar para as competições europeias, com eliminações com o Bastia e o Halmastads!!! Hoje, com o acórdão Bosman, e com os milhares de euros das televisões, dos Árabes, ou dos Czar's Soviéticos, é impossível manter os melhores jogadores na equipa, durante muitas épocas... quem pensar que o Benfica na Europa tem a obrigação de fazer melhor, está maluco, ou é desonesto intelectualmente... Afirmar que o Benfica de Jesus joga sem ambição, é ridículo, até porque na maioria dos jogos, os que falam da falta de ambição são os mesmos que acusam o Jesus de jogar demasiado aberto!!! A esquizofrenia é uma das explicações, mas se calhar vivem mesmo em realidades alternativas, ou então a agenda escondida assim o obriga...!!!

A dormir...


Benfica 4 - 6 Leões de Porto Salvo

Péssima entrada no jogo, não sei se os jogadores já estavam a pensar na UEFA Futsal Cup - ainda vamos ter mais um jogo, antes da viagem para a Geórgia, espero que 'acordem'... -, mas entraram completamente a dormir - como tem sido habitual, diga-se!!! A diferença foi que nos outros jogos os adversários rebentaram fisicamente mais cedo...!!! -, contra aquela que é claramente a terceira equipa nacional, e que o ano passado nos deu muito trabalho nas meias-finais do play-off... Depois, já em desvantagem, a equipa tentou reagir, mas já fomos tarde, porque nessa altura os adversários transbordavam confiança - não é bonito desconfiar sem provas, mas as 'bombas' devem ter esgotado em Porto Salvo... -, ganhando todos os ressaltos - o Davi marcou um auto-golo, o terceiro do Porto Salvo, e mesmo no 4º, o Bebé defende, a bola ressalta no joelho do adversário, e entra!!! -, com os guarda-redes a defender tudo e mais alguma 'coisa', e apesar da vontade em mudar o resultado por parte dos jogadores do Benfica ser muita, até as combinações mais simples, saiam mal... Daquelas noites para esquecer, que devem ser recordadas!!!
A perder por 0-4 a 11m do fim, apostámos tudo no guarda-redes avançado (Marcão) - situação de jogo que eu não gosto!! -, marcámos 4, mas sofremos 2... as falhas no passe, mesmo os mais simples, continuaram!!!
O César não jogou, o Diece que deveria fazer os primeiros minutos depois da lesão acabou por não ser utilizado, mas o problema de hoje não foi as ausências, o problema foi a atitude inicial... por um lado até pode ter sido positivo, se servir para alertar os jogadores que nada está ganho antes do jogo começar... para ganhar a UEFA Futsal Cup, não chega dizer que queremos ganhar, é preciso jogar para isso, e para ganhar, não se pode sofrer golos 'fáceis'... espero também que a atitude da última participação na Final da UEFA Futsal Cup, não se repita...

O esperado... Sábado temos jogo do nosso Campeonato!!!


Benfica 0 - 2 Barcelona

O jogo decorreu como era esperado, o Barça com a bola, e o Benfica a tentar fechar os caminhos para a baliza - usando o esquema posicional do 'Mourinho'!!! O Jesus falou mesmo com o Zé!!! -, não existe uma única equipa no Mundo que consiga 'dividir' o jogo com o Barça - nem o Real... -, todos jogam na expectativa, à espera de um mau dia dos Catalães... e quem dizer o contrário, está enganado.
Ainda por cima, o Barça, na primeira oportunidade de golo que teve, marcou, e o Benfica continuou a saga de oportunidades desperdiçadas que tem afectado a equipa nos últimos jogos. Terminar o jogo com mais remates à baliza - mesmo com a posse de bola 75% do Barça, contra os 25% do Benfica -, sabe a pouco, obrigar o Valdez - 2 defesas difíceis - a mais trabalho do que o Artur - uma defesa e meia!!! - nada vale, mas explica o resultado... O Jesus fez as substituições que a bancada pedia - e o pessoal que trocou SMS's comigo durante o jogo!!! -, mas como acontece muitas vezes os treinadores de bancada, estavam errados, já que a equipa com o Carlos Martins e o Aimar nunca mais conseguiu sair no 'contra' - muito por culpa das cavalgadas 'forretas' do Carlos!!! - com perigo, apesar do perfume que o Pablito dá sempre ao jogo.
Dou o mérito total deste Barcelona, ao Cruyff. Foi ele quem imaginou e criou este tipo de futebol. Arrisco mesmo afirmar, que este Barça inventou uma nova 'modalidade'!!! E sim, sou daqueles que defende, a teoria que o Barça faz anti-jogo em muitos momentos do jogo!!! Merecem todos elogios, porque fazer o que eles fazem é dificílimo, quase impossível de copiar, têm mérito naquilo que conseguiram construir, mas o jogo foi criado para ser disputado por duas equipas... O Barça tem dois momentos do jogo fenomenais: o pressing, recuperando a bola rapidamente; e depois as trocas de bola, colectivamente pelas alas, ou pelo meio com as acelerações do Messi. Jogando praticamente 'sozinho', mesmo quando defronta equipas de grandes orçamentos, e plantéis supostamente iguais...!!!
Não é a primeira vez no desporto moderno que uma equipa, numa modalidade qualquer, inventa um sistema de jogo, quase invencível, neste caso 'roubando' a bola ao adversário, adulterando assim o espírito do jogo, de ataques intercalados entre as equipas... Nas outras modalidades, a consequência costuma ser uma alteração das regras!!! Neste caso até seria fácil, bastava criar um tempo limite de ataque, tal como acontece no Basket - e agora no Hóquei -, ou o 'jogo passivo' do Andebol... Imaginem o que seria o actual jogo de Basket sem limite no tempo de ataque, muito provavelmente os Harlem Globetrotters seriam campeões!!! Ao contrário de algumas almas que foram ao Estádio, não 'descobri' o Barça hoje!!! Nem fiquei com 'azia' com a derrota, já tenho esta opinião a algum tempo...

O Matic esteve gigante, soberbo na 1ª parte, no segundo tempo, mais sozinho - e cansado - 'baixou' um pouco, mas no geral, uma nota muito positiva, a defender, e com a bola nos pés onde demonstrou uma excelente atitude, não se atemorizando... talvez só o Salvio, e o Gaitán demonstraram o mesmo tipo de atitude... Outro excelente jogo do Melga, que 'secou' o Pedro, e obrigou o Barça a atacar pelo outro lado, onde um Maxi mais ofensivo - e com menos ajudas - teve muitos problemas...
A arbitragem também foi a esperada, se o Proença é o 'melhorzinho' para a UEFA imagine-se os outros!!! Foi subserviente ao estatuto das estrelas do Barça, não manteve um critério disciplinar claro, perdoando cartões aos nossos adversários -  deve ter tido uma 'branca' na expulsão do Busquets... mas afinal de contas, nessa altura o jogo, estava decidido... na 1ª parte (com o jogo em aberto), com um critério uniforme deveria ter expulso o Pedro -, foi ainda cúmplice de duas situações de falta de fair-play: a equipa do Benfica parou quando o fiscal-de-linha levantou a bandeirola e depois arrependeu-se; após uma distracção do Artur, com duas bolas em campo, permitiu que o Barça segui-se com a bola...

Como eu disse, antes do jogo, o mais importante para o Benfica é jogo de Sábado com o Beira-Mar, parece que não tivemos lesões... o Matic levou mais um amarelo - já tinha sido amarelado em Glasgow (erradamente) -, creio que só será castigado ao terceiro, neste momento com actual plantel, é insubstituível.
Com a supreendentemente vitória do Celtic em Moscovo, tudo ficou mais - positivamente - confuso!!! Afinal o empate em Glasgow não foi assim tão 'mau'!!!
Creio que 8 pontos será suficiente para garantir o 2º lugar, mesmo 7 pontos pode chegar - se o Barça não 'adormecer'!!! -, isto quer dizer que 'basta' ao Benfica vencer os dois jogos na Luz que estão em falta... mas um ponto em Moscovo na próxima jornada, seria praticamente, o selo decisivo no carimbo para os Oitavos. E estamos a precisar do dinheiro...!!!