Últimas indefectivações

domingo, 10 de novembro de 2013

Vitória muito saborosa !!!

Sporting 7 - 8 Benfica

A equipa nas últimas jornadas não esteve bem, talvez por isso a confiança não era muita, admito. Mas um derby, é um derby... e hoje, apesar de alguns erros evitáveis - sofremos 2 golos em situações de 'bola parada'... já parecem os outros!!! -, no ataque, conseguimos baixar o nível do desperdício, que normalmente é bastante elevado na nossa equipa!!!
Na história dos derby's, temos levado com várias exibições do Benedito, tipo Roberto em Atenas, hoje, isso não aconteceu, com o Cristiano na baliza, a fazer uma exibição boa, mas 'terrestre' e com os nossos artilheiros com confiança, sem medos, até conseguimos alguns golos de antologia: Henmi e Joel...
A lesão do Brandi acabou por não atrapalhar, apesar de na parte final do jogo, quando era preciso congelar a bola, o espanhol fez falta.
O resultado é totalmente enganador, o Benfica não merecia vencer por 1 golo de diferença, hoje o resultado justo, era uma goleada... chegámos ao 3-6 a jogar em igualdade numérica. Quando a mais de 13 minutos do fim, o Sporting apostou no 5x4, tudo mudou. De início aproveitámos, e chegámos aos 3-8, mas depois sofremos 4 golos, quase consecutivos, não é fácil estar tanto tempo a defender nestas circunstâncias.
Quem me conhece, sabe que sou totalmente contra esta regra. Já o afirmei em situações inversas. Não é justo uma equipa liderar, ou dominar a jogar 4x4, e depois nos últimos minutos o marcador ser completamente desvirtuado, com um alteração de estratégia que as regras não deviam permitir.
Se a atacar em 5x4 o Benfica tem demonstrado muitas debilidades, a defender ultimamente mostrou alguma evolução, hoje parece que retrocedemos... é preciso continuar a treinar estas rotinas, porque - infelizmente para mim... -, fazem parte do jogo.
Também é curioso, que neste derby não tenha existido os tradicionais escândalos de arbitragem... que no passado, tantas vezes nos empurraram...  E talvez por isso, vencemos. Mesmo assim, foi preciso 12m30s para marcar a 1.ª falta aos Lagartos, e em ambas as partes, ficámos 'tapados' com faltas bem cedo!!!

Uma nota para a azia do arrogante treinador Lagarto, que nem hoje, com o baile que levou, conseguiu admitir a superioridade do Benfica. Se na Final da Taça de Honra da AFL se mostrou eufórico, e desrespeitoso para com os jogadores e o treinador do Benfica, após ter ganho um jogo, com a ajuda do árbitro, no último segundo, jogando em 5x4, hoje parecia que estava a ser torturado durante a conferência de imprensa, balbuciando algumas frases alucinadas...

PS: Esta manhã na Sobreda da Caparica, voltou-se a disputar o derby em Rugby. Recordo que as camisolas com as riscas horizontais que os Lagartos vestem, foram 'inventadas' por esta secção... que após uma cabazada histórica que levaram num derby, há mais de 50 anos, resolveram fechar a secção!!! E só agora, depois de já terem afogado as mágoas, resolveram reabrir...!!! Sendo assim, nada melhor, que no primeiro derby disputado, tenham novamente perdido, desta vez por números um pouco mais respeitosos: 34-10!!! Espero que não voltem a fechar a secção!!!


Regresso às vitórias...

Clube K 1 - 3 Benfica
19-25, 25-21, 13-25, 21-25

Depois do desaire de ontem, pedia-se uma vitória convincente hoje. Vencemos é verdade, com a pontuação máxima, mas perder 1 Set, não estava nos planos!!!

Cardozool... e o inevitável, caçador de Lagartos: Luisão, mesmo sentado...!!!

Benfica 4 - 3 Sporting

Grande jogo, emotivo, intenso, nem sempre bem jogado, e com a equipa que mais remata à baliza com perigo, a vencer!!!
Muito sinceramente, ao intervalo pensei que o jogo estivesse ganho. O Sporting como é costume até tem muito posse de bola, mas tem poucos jogadores no último terço do campo, e cria poucas oportunidades. O Artur voltou a não fazer muitas intervenções de qualidade (não foi obrigado, uma mais difícil, e do canto deu o golo...!!!), sendo que o Patrício - excepto no Pato -, esteve muito activo, com várias defesas decisivas... e além dos golos, também vencemos nas bolas aos ferros!!! Mas as bolas paradas voltaram a assustar!!!

Não sei quais foram as razões que levaram o Benfica a aceitar a marcação do jogo para Sábado. Com o jogo de Terça em Atenas, com os Lagartos a verem a Europa na TV, corremos sérios riscos de ser eliminados, devido ao desgaste Europeu... Felizmente, as coisas correram bem.
A pressão estava toda em cima do Benfica: a frustrante derrota em Atenas, a guilhotina na cabeça do Jesus, que vem desde da pré-época... Ao contrário o Sporting nada tinha a perder neste jogo, bem pelo contrário. O discurso dos Lagartos, a partir de amanhã, vai ser o da equipa jovem, 'low-cost', que bateu o pé ao melhor plantel do Benfica dos últimos anos... O Benfica não tinha (nem tem) espaço para estes álibis, portanto o peso da responsabilidade era nosso, e o Cardozo resolveu o assunto rapidamente...
Tacuara não marcava de livre directo hà dois anos, em Basileia, e até foi parecido (por baixo da barreira), e quando o Sporting empatou, o Cardozo não gostou!!!
Na 2.ª parte o Benfica entrou em modo: controle, algo que está a fazer melhor, mas as bolas paradas, voltaram a trair a equipa. Temos que resolver este problema rapidamente, não podemos continuar a sofrer golos destas maneira... muito menos nos descontos. Apesar do golo do empate ter dado emoção ao jogo, foi totalmente injusto, o Benfica fez o suficiente para vencer nos 90 minutos...
No prolongamento, após várias grandes defesas do Patrício, depois dos postes, terem evitado o golo do Benfica, o já tradicional goleador dos momentos decisivos (principalmente aos Lagartos) apareceu: Luisão!!! Que sentado, após ser empurrado pelo defesa do Sporting, marcou... com o Patrício a chocar um Pato magistralmente!!!
Até ao final do jogo, foi novamente o Benfica a falhar várias chances de golo...

O Lagartos continuam a confundir posse de bola, com domínio, ou mesmo remates perigosos à baliza. E talvez por isso, somos obrigados a ouvir estas analises Lagartas que são de partir o coco a rir... o Adrien disse mesmo que o Benfica jogou no erro, e que além dos 4 golos, não fez mais nenhum ataque!!! Esta gente vive mesmo noutro planeta...!!!

Em relação às alianças da mulher do Lagarto-mor, só tenho que o avisar, que com o Jardim como treinador, nem sequer a aliança de casamento está segura nos dedos do dele, bem pelo contrário!!!
Que o Duarte Gomes é mau árbitro?!!! Isso não é novidade nenhuma... nós sabemos disso, à vários anos... Agora, quando começam a chorar parvoíces como: 'sempre para o mesmo lado', por favor não se esqueçam como é que empataram esta época no Alvalixo, e já agora quando o Luisão supostamente fazer penalty sobre o Montero, devido a um pontapé no tronco, é bom que o Colombiano não se queixe do tornozelo!!! O mais ridículo disto tudo é que estamos a falar da equipa que esta época está farta de marcar golos em fora-de-jogo!!!
O jogo foi intenso, houve muitos contactos, os amarelos saíram com facilidade para a equipa da casa... nos lances mais discutidos, acho que foram decididos em coerência com o critério usado no resto do jogo, o que tendo em conta o árbitro, já não é nada mau:
- O Luisão não tem qualquer intenção de atingir o Montero, é o Lagarto que mete o corpo à frente do pé do capitão, e depois faz o habitual espectáculo (tal como o Nico tentou fazer com o Maurício, para mim, era amarelo para os dois)...
- No lance com o Almeida, não acho deliberada a Mão na Bola, é à queima, e o braço está onde devia estar... Essa história dos braços junto ao corpo, é uma história da carochinha, já que ninguém anda (ou corre) com os braços junto ao corpo!!! Mas no critério que normalmente é usado em Portugal, devia ter sido marcado.
- Foras-de-jogo: ainda não revi todos os lances, mais tarde poderei fazer uma adenda neste ponto. No 3.º golo do Cardozo não existe fora-de-jogo, o Óscar está em linha. E mesmo assim tenho dúvidas, já que o passe do Amorim não é para o Cardozo, é para o Nico, e a bola só vai para o Óscar após o Rojo tocar na bola...!!! No 1.º golo do Sporting, parece-me que o Capel também está em linha, e portanto em posição legal, mas gostaria de ver a linha da SportTV e gostaria que este lance tivesse o mesmo destaque que o lance do Cardozo, mas isso é impossível...
- Agora aquilo que ninguém vai falar é de como o Maurício (e até o Willian...) chegou ao fim do jogo, depois de várias faltas duríssimas... e o tal penalty sobre o Luisão (do Rojo), que por graça divina deu em golo!!!

Mas como é óbvio, a arbitragem supostamente prejudicial ao Sporting vai ficar para a história deste jogo, até porque todos os Lagartos que poluem a (des)comunicação social desportiva, demonstraram toda a sua azia no final da partida... até aqueles que se dizem independentes deixaram cair a máscara: Freitas!!! Sou obrigado a destacar neste aspecto o aziado-mor: Coroado!!!


ADENDA(1):
Ainda me falta rever o lance que dá o 3.º golo ao Sporting - o fora-de-jogo posicional do Montero no momento da marcação do livre, não me parece irregular... -, parece que a falta não existiu, mas antes que me esqueça, deixo aqui as fotos, dos dois foras-de-jogo milimétricos no 1.º golo do Sporting, e ainda o gif do fora-de-jogo mal tirado ao Sílvio, que daria muito provavelmente o 4.º golo ao Cardozo, no início da 2.ª parte!!!
Já agora, o penalty sobre o Luisão devia ter sido marcado: assim perdoava-se o frango ao Patrício; o Cardozo provavelmente marcaria o 4.º golo; e o Rojo ia logo para a Rua !!!




Mais um Gif. Este é do minuto 54, um duplo penalty que não foi assinalado!!! Empurrão e rasteira ao Matic, e agarrão ao Cardozo... tudo normal!!!


ADENDA(2):
Deixo aqui a foto, do pé em riste do Montero sobre o Luisão, no lance onde os Lagartos pedem penalty... na foto, não dá para ver o mergulho que se seguiu, e a 'dor' intensa que o Colombiano sentiu na perna, depois do Luisão lhe ter acertado meio no braço, meio no tronco...!!! Pelo menos não partiu o nariz!!!