Últimas indefectivações

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Noite de vergonha e orgulho

"Que fique para sempre na memória e na história do futebol português o árbitro, mas sobretudo o VAR do jogo realizado ontem à noite em Braga. Mais do que a vergonha que todos sentimos perante o despudor com que se desvirtua a verdade desportiva, fica a falta de respeito que demonstraram por si próprios. Uma ofensa à função de árbitros.
E fica também o orgulho perante a entrega e exibição da nossa equipa, que a cada injustiça, a cada erro absurdo, a cada dualidade de critério, respondeu da forma mais digna.
Mais do que nunca, importa por isso recordar as principais mensagens deixadas pelo Presidente no final do jogo.
1. O apoio exemplar que os adeptos deram à equipa do primeiro ao último minuto, mais significativo ainda durante a segunda parte – após os acontecimentos que geraram a revolta de todos os benfiquistas.
2. A qualidade exibicional da equipa e a extraordinária resposta que foi capaz de dar perante a adversidade e quem a procurou abalar de forma premeditada.
3. A certeza de que, para infelicidade de muitos, o Benfica irá lutar até ao fim, em Portugal e na Europa, nas três competições em que se encontra.
4. A degradação acentuada do sector da arbitragem nacional, em geral, e mais em particular a falta de condições de Fábio Veríssimo para continuar a exercer, seja no relvado ou na função de vídeo-árbitro. 
Por um lado, motivos de orgulho que nos fazem ter a certeza, cada vez mais, de que estamos no caminho certo. Por outro, motivos de vergonha (alheia) que nos fazem ter a certeza, cada vez mais, de que alguma coisa vai ter de mudar. Doa a quem doer.

PS – Todos sabemos bem quem é o presidente que surge em gravações a escolher árbitros e a convidá-los para sua casa e também a oferecer-lhes a famosa “fruta” ou viagens ao Brasil. Um tempo cada vez mais presente. Assim, nem surpreende muito o absurdo da falta de bom senso que foi ter Rui Pinheiro de serviço neste Benfica-FC Porto. O delegado da Liga que esteve no clássico de Braga é sobrinho de Reinaldo Teles (braço-direito de Pinto Costa) e fillho de Joaquim Pinheiro (vice-presidente do FC Porto). Perante isto..."

Falta contra o Benfica!!! Não estou a gozar... foi mesmo marcada falta do Félix !!!

Avanços tecnológicos !!!


Os Escolhidos !!!

"Parabéns pelo resultado deste jogo corrupto, seus... escolhidos. Merecem tudo o que de vez em quando vos acontece. Árbitros de futebol alinhados são seres significantes. Desde acompanhantes de prostitutas, a condenados por corrupção, canastrões, carreiristas, têm medo da própria sombra. Merecem toda a fama que alcançaram com arbitragens certificadas. São uns dignos representantes de um certo modo de vida. Quando usurpam as funções que têm são tão desprezíveis como os criminosos que vos coagem. E nessa central de alcatrão reproduzem-se como uma mancha. Nunca acabam. Atrás vêm sempre outros a fazer lembrar os que se foram sem saudades. Vão e vêm com os truques de sempre. Sobra-lhes em gel o que lhes falta em escrúpulos. Gesticulam como espantalhos numa farsa de feira. Piores que proxenetas. São pagos com o dinheiro de lesados. O VAR é mais um instrumento de propaganda ocupacional. Mais uma torre de marfim para estes caçadores de pontos se eternizarem. Enquanto trocam de lugares à janela. O futebol não é isto, o que se vê através destes magistrados de calções. O futebol é a partilha do esforço, do talento, do respeito, da ambição, da sorte. Estes arrogantes vaidosos não fazem parte deste lugar esférico. São erráticas imprudências em busca de poder e dinheiro. Umas melgas ruidosas, portanto."

Corruptos condenados...

"Quando Ricardo Araújo Pereira diz que isso do "sou do Benfica mas sei ver as coisas" não existe, nem está a pensar no meu caso. Para além de ser do Benfica e como tal, naturalmente parcial, também tenho graves problemas nas retinas, pelo que até podia ser do Almancilense, que continuava a não conseguir ver as coisas. Posto isto, compreenderão certamente a inclinação himalaia da minha observação aos acontecimentos de Braga. Agradeço também que apliquem o mesmo desconto compreensivo às avaliações técnicas do Tribunal d'Ojogo. No caso deles, nada de mal existe do ponto de vista oftalmológico, mas há ali colunas vertebrais com mais curvas do que a estrada Nisa-Vila Velha de Ródão.
O Benfica perdeu ontem com o FC Porto e acabou por ser um resultado extremamente proveitoso para todos os Benfiquistas que há anos tentam explicar aos mais novos o que eram os anos 90. Até ontem os chamados "millenials" olhavam para nós com um certo desdém e sentimento de exagero da nossa parte, de uma constante extrapolação de erros arbitrais. Ontem as coisas mudaram, a pergunta "ai às vezes era assim?" surgiu muitas vezes, tantas quantas a resposta "não, raramente não era assim". Os erros acontecem para todos os lados, as situações absurdas é que parecem cair sempre em cima dos pés dos mesmos.
Não podemos de forma alguma dizer que os nossos jogadores foram apanhados desprevenidos, a menos que não tenham estado atentos aos 10 minutos de atraso com que os portistas se apresentaram a jogo. Quando foram recebidos com sorrisos e abraços no túnel, já o jogo devia ter 5 minutos decorridos. Foi tudo encarado como uma natural "isenção de horário" com que se brinda o patrão. Benfiquistas mais atentos à História, não se coibiram de agradecer a gentileza de deixarem os nossos atletas equiparem-se no balneário, mesmo tendo em conta que os corredores deste estádios modernos dão 10-0 em conforto aos húmidos irmãos das Antas demolidas.
Para preâmbulo a coisa nem correu mal, mas logo à primeira foguetada Xistra julgou intensidades e deixou o 1-0 acontecer. Como também esse não é o meu departamento, aceitei. Pedro Proença recordou aquele solo de Lisandro na área do SLB e torceu ligeiramente o nariz para LFV, sorrindo em seguida para Pinto da Costa. Quando Rafa empata, num momento quase fetichista, o árbitro entretém-se 3 minutos a ver a bola bater no peito suíço. Em casa António Costa grita para a mulher "é mão, é mão". Na Ucrânia Kandaurov corta os pulsos... no abdómen. 5 minutos depois do extremo Vilafranquense do SLB ter colocado tudo igual, e 1 minuto a seguir ao pontapé de saída, Marega recupera vantagem para o FC Porto, com Grimaldo estatelado na área. Já sabendo que só podia voltar a ver televisão depois de acabar a sopa toda, o juiz da Covilhã nem se dá ao trabalho de video-arbitrar e confirma o golo maliano. Como diria Francisco J. Marques, o melhor estava para vir.
A cair o limite da 1.ª parte (porque sim, ainda estamos na primeira parte), dá-se o que é considerado "o caso do jogo", o "MVP do Absurdo", o "VIP do Que Raio Estamos Aqui a Fazer". Atalhando caminho: sem VAR aceitava a decisão com naturalidade. Lance rápido de contra ataque, Rafa em excesso de velocidade, camisolas vermelhas a marcar um golo às das riscas. Não me admirava que o fiscal marcasse fora de jogo. Com VAR não posso aceitar que um jogador com um pé ainda em cima da linha de corte da relva, esteja adiantado a outro que já vai 2 passos à frente da linha. Isto claro, a não ser que as minha retinas estejam melhorzinhas que a do rapaz do VAR. Sérgio Conceição teve a desfaçatez de quem nunca é sujeito a contraditório, de dizer que foi por um pé, quando nem em linha Rafa estava. Estava tão mais perto da nossa linha de fundo do que o último defesa portista, como o Maicon da linha defensiva Gloriosa em 2012.
O Benfica não perdeu por causa do árbitro. Bastaria aproveitar as 3 flagrantes oportunidades da segunda parte ou colocar na confusão da área portista a bola que Xistra atirou para os pés de um Pizzi que já conduzia outra, para que o resultado nos tivesse sido favorável. O que ontem foi pelo ralo foi aquela sensação de que os pratos da balança estavam equilibrados entre SLB e FCP, com o SCP a estrebuchar quando pende para o Benfica e a fingir de morto quando a coisa descai para o lado portista. O simples facto de uma equipa poder-se apresentar a jogo feliz e contente, à hora que quer, foi logo um chuto nos tomates na credibilidade disto tudo. Porque como disse LFV à imprensa, ainda a cheirar aos croquetes partilhados com o Proença e com o Jorge Nuno, emails, mala ciaos, vouchers e etoupeiras tem havido muitos... condenações é que até hoje, só mesmo ao FC Porto."

O futebol são onze contra onze e no final o Carlos Xistra dá cabo de tudo, ajudado pela marcação cerrada do Veríssimo

"Mile Svilar
Grande defesa logo aos 45 segundos a remate de Marega. Pouco depois, aos 19’, voltou a deter com class um remate de André Pereira, mas já não foi a tempo de evitar a recarga de Carlos Xistra.

André Almeida
Corriam apenas 2 minutos e o rei das assistências já aparecia na área pronto para dar o golo a João Félix, que infelizmente atirou à malha lateral e assim estragou a média de André Almeida esta época. O lateral integrou bem o ataque e até tirou alguns bons cruzamentos, mas estes não foram correspondidos. Preso por ter cão, preso por não ter.

Jardel
Esta noite dedicou-se à tauromaquia, fazendo os possíveis para conter o ímpeto de Marega. Não foi fácil. Rúben Dias Quase sempre no sítio certo, incluindo quando apareceu na flash interview para falar sobre futebol. Gesto generoso de Rúben Dias, que assim abre alas para que pessoas como eu se queixem desta arbitragem miserável.

Álex Grimaldo
Fez os possíveis por adaptar-se a uma nova modalidade, sem sucesso. Quando Grimaldo percebeu que hoje valia tudo, já tinha sofrido uma falta de Marega no segundo golo do Porto e tentado participar numa jogada de ataque com duas bolas em campo. Só faltou uma atração musical, uma instalação artística e uma feijoada para batermos um recorde qualquer do Guiness.

Andreas Samaris
Bruno Lage conseguiu o impensável: fazer-me voltar a gostar de Samaris. O grego está feito patrão de meio campo, acrescentando opções de passe que nem sempre estão ao alcance de Fejsa. Aspectos a melhorar: entrada muito macia sobre Pepe aos 18 minutos. Emendou quando se dirigiu a Felipe aos 70’ com vontade de lhe arrancar a cabeça. O central brasileiro fingiu que regressou à sua posição no terreno, mas na verdade fugiu de Samaris. Ganhou o futebol, mas foi uma derrota copiosa para o hooligan em mim.

Pizzi 
O jogo ofensivo do Benfica passou maioritariamente por ele e por Rafa. Mostra níveis de entendimento muito interessantes com o nosso mister Bruno Lage, contrariando assim as vigílias que têm exigido a sua despromoção para o banco de suplentes. Não parece estar para breve.

Gabriel
Ele bem tentou desenvolver o seu jogo cada vez mais convincente de bola colada ao pé, boas decisões de passe e vistas largas ao longo do relvado, mas o que interessa isso? Desculpa, Gabriel. Na verdade o futebol são onze contra onze e no final o Carlos Xistra dá cabo de tudo.

João Félix
Aos 4 minutos já tinha rematado duas vezes à baliza e levado uma pancada do Felipe, mostrando claramente o que podíamos esperar da sua noite na Pedreira. João Félix fugiu como pôde ao ajuntamento de gunas a que o Porto chama o seu sector mais recuado, mas acabou por não ter a melhor noite. Teve nos pés a oportunidade de colocar o Benfica a vencer por 2-0 aos 53’ e desperdiçou como se fosse Castillo. Foi estranho, mas terá mais clássicos para se redimir até final da época.

Rafa Silva
Diabólico desde o primeiro segundo com e sem bola. No essencial, pode dizer-se que Rafa fez tudo para merecer o seu golo e a assistência para Pizzi, mas a marcação cerrada de Fábio Veríssimo não lhe permitiu mais.

Haris Seferović
Como costumava dizer a minha primeira namorada, uma exibição plena de sacrifício que pecou na finalização.

Gedson
É comum dizer-se que os jogadores devem encarar cada partida como se fosse uma final. O que nem sempre acontece é alguém encarar um jogo como se fosse a primeira mão dos dezasseis avos de final da liga inter-turmas. Acorda, miúdo. Contamos contigo.

Salvio
Entrou para o lugar de André Almeida e isso notou-se. Salvio acusou a pressão de ter que substituir o melhor jogador do plantel e acabou a ver passar um tipo qualquer de azul e branco que marcaria finalmente o primeiro golo legal do Porto.

Castillo
Um calhau na pedreira. Faz sentido."


PS: Tinha prometido não colocar aqui mais crónicas do Um Azar do Kralj, mas hoje faço uma excepção!

Camboblé do Vata

"1. Bela jogatana, golo irregular do FCP e golo mal anulado ao SLB... isto hoje foi tão à antiga que para prevenir, até fui comprar Clearasil, não me vá aparecer acne outra vez.
2. Não me quero queixar demasiado da arbitragem, porque um jogo destes não merece... há que dar os parabéns aos jogadores, treinadores e ao LFV que esteve 90 minutos sentado ao lado do Proença e do Pinto da Costa sem dar uma cabeçada a cada um.
3. Não quero ser repetitivo, mas não me cabe na cabeça que alguém no seu perfeito juízo anule aquele golo com recurso a video... só falta um dia anularem um auto golo do FCP a favor do SLB por fora d... ah, esperem...
4. Para um jogo que devia começar às 19h45, o FCP aparece no túnel de acesso ao relvado às 19h50... o delegado da Liga já estava à espera disto, porque também é costume o tio se atrasar quando vai jantar lá a casa.
5. Amanhã SCB e SCP entram em campo para disputarem o acesso à final com galhardia... são apenas mais 2 equipas que não repararam que nesta Taça da Liga, até os putos que acompanham as equipas na entrada para o relvado, equipam de azul e branco."

Benfiquismo (MLXXIII)

Senhor...!!!

Vermelhão: Ode à corrupção !!!

Benfica 1 - 3 Corruptos


Os adjectivos não são fáceis, são muitos anos a ser roubado para levar isto na 'brincadeira'. Hoje, tivemos mais um exemplo do triunfo dos porcos, um manual de como roubar... um excelente tutorial para ser usado com os 'estrangeiros' para explicar como funciona o Tugão à quase 40 anos...!!!
Tudo falso, tudo. Tudo é mentira. Não existe um pingo de verdade neste resultado... Se fosse eu mandar, nem tínhamos regressado após o intervalo... Uma simples declaração de indignação no final não chega...

Em 18 jornadas desta época na Liga, os Corruptos foram escandalosamente beneficiados, em 16 jogos!!! Nesta Taça da Liga, os Corruptos nem sequer deviam ter jogado esta partida, pois não cumpriram o regulamento na última jornada da fase de grupos... e depois, isto...!!! Uma roubalheira épica... completamente desenvergonhada!!!
Ainda esta semana, nos EUA, na NFL, uma meia-final foi decidida por um erro de arbitragem, no dia seguinte a indignação foi geral, os responsáveis máximos pediram desculpas em privado e depois em público... Aqui, vamos assistir nas próximas a uma lavagem de tudo isto, daqui a 48 ninguém se lembrará... ( e provavelmente, até vão conseguir criar uma narrativa qualquer, mentirosa, onde o Benfica até terá sido beneficiado!!!).

Dois golos ilegais marcados pelos Corruptos, um golo legal do Benfica anulado (mesmo o golo validado, foi 'sacado' a ferros...!!! O Verdíssimo quis anular, mas até o Xistra que era descarado demais!!!), expulsões perdoadas ao costumeiro Alex Telles, Felipe (Directo ou duplo amarelo, escolham?) e ao André Pereira (Directo)! Xistrema Verdíssimo, uma dupla de Lagartos completamente criminosa... que numa organização normal, nunca mais apitariam um jogo de futebol na vida, nem sequer no INATEL!!!
Para que não fique a dúvida: nada disto é incompetência, nada disto é cobardia porque estão a ser supostamente ameaçados ou coagidos... isto é corrupção, pura e dura...

No meio deste nojo duas notas positivas:
- jogámos melhor, mesmo com toda a roubalheira os jogadores não perderam a cabeça, e apesar de estarmos quase sempre em desvantagem (ou empatados), tentámos sempre construir jogo ofensivo, com pés e cabeça (apesar do critério das faltas na pressão alta, ter sido sempre inclinado... como o 1.º golo prova), e só nos últimos minutos, após a última substituição, ficámos desequilibrados!!! E mesmo com todos estes 'incidentes' com o Jonas em campo, provavelmente teríamos marcado mais alguns golos (se calhar invalidados... pelo VAR)!!! O facto da estatística 'dar' um jogo equilibrado, isso só aconteceu, devido à interferência arbitral constante durante todo o jogo, que alterou completamente a dinâmica de todo a partida...!!! A equipa confirmou em campo, no jogo jogado, claramente, as melhorias nos processos de jogo...
- vamos ter finalmente uma semana para preparar o próximo jogo!!! Com um potencial mês de Fevereiro, também com dois jogos por semana, estes dias podem ser aproveitados, para recuperar o desgaste, melhorar os posicionamentos e rotinas que o Lage quer implementar... e até poderemos recuperar os lesionados!!!

Manita na Linha...!!!

Paço de Arcos 4 - 6 Benfica

Sabia-se que seria complicado, o Paço de Arcos ganhou recentemente no pavilhão dos Lagartos!!! E confirmou-se, nunca tivemos em desvantagem, mas depois de um bom início permitimos dois empates (3-3; 4-4), mas a noite era mesmo do Lucas...

Derrota...

Benfica 0 - 1 Estoril


É verdade que ainda somos líderes (agora partilhada), mas a equipa tem vindo a baixar de rendimento...

À reconquista da Taça da Liga

"O Benfica 2018/19 mantém-se em quatro competições e tem esta noite a possibilidade de dar um passo importante rumo à concretização de um dos seus objectivos para a temporada em curso: a conquista da Taça da Liga, agora denominada Allianz Cup.
Na realidade, o verdadeiro propósito é, também aqui, a Reconquista – porque se trata de uma prova que o Benfica não ganha desde 2015/16. Queremos, naturalmente, voltar a erguer este troféu, que sempre respeitámos e que, por isso mesmo, vencemos em 7 das 11 edições já realizadas.
A realização desta Final Four surge na ponta final de um mês muito sobrecarregado. Em Janeiro, a nossa equipa pode vir a fazer 8 jogos. De resto, o mesmo número de compromissos oficiais que já tinha tido em dezembro: 16 jogos em dois meses! Nunca se jogou tantas vezes em tão pouco tempo. 
O modelo encontrado para a Taça da Liga (desde há duas épocas) é interessante e resulta de uma ideia que merece ser acarinhada. Desde logo porque revela a preocupação em tornar a prova mais atractiva e, por isso, com maior potencial de receita.
É preciso, contudo, continuar a reflectir e perceber se a actual calendarização é a mais adequada atendendo aos interesses das equipas que ainda competem nas provas europeias. É que esses também são, ou deveriam ser, os interesses nacionais.
Fica um apelo a que todos saibamos dar um exemplo de fair play em nome do prestígio do futebol português e de forma a atrair cada vez mais público a este fenómeno único. A festa do futebol!"