Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Vermelhão: Cinco em cinco!!!

Benfica 2 - B Sad


A nível interno os jogos mais 'complicados' que tivemos foram na Luz! As duas melhores exibições da época foram em deslocações: Famalicão e Vila do Conde! Esta situação não acontece por acaso. Contra equipas que jogam com o bloco baixo, ainda não temos mecanismos para os ultrapassar com facilidade... Hoje, mesmo marcando cedo, voltámos a ter dificuldades, contra uma equipa que joga muito menos do que o Rio Ave e mesmo o Famalicão...!!!

O outro factor importante nesta fase da época é o calendário. Esta sucessão de jogos Europeus, com jogos do campeonato, vai ser demolidora, até porque não temos opções da mesma valia no banco, para efectuar uma rotação 'total'! Ironicamente, a Lagartada até ao Natal vai ter uma vantagem enorme, porque não vão ter o desgaste Europeu!

A solução aparentemente, vai passar por dar 'descanso' a um ou dois jogadores, em cada jogo. Na Quinta na Polónia foi o Rafa que começou no banco, hoje foi o Pizzi, o Gabriel e o Luca. Suspeito que na Quinta, com o Standart, o Everton e o Darwin podem começar no banco... Na defesa, ainda será mais complicado rodar... e se o problema físico do Grimaldo, se confirmar, então ficaremos com 4 jogadores disponíveis para 4 posições (jogadores que 'contam' para o treinador!!!).

Mesmo jogando 'feio', merecemos a vitória, e com um bocadinho mais de eficácia, poderíamos ter resolvido o problema mais cedo... O Belém criou algum perigo por volta dos 30 minutos do 1.º tempo, e na 2.ª parte, por volta dos 50' até ao início das substituições... o resto da partida foi nossa, como era esperado!

Sim, o nível de competitividade do campeonato baixou, mas os números são os números, 5 vitórias nas primeiras 5 jornadas, é algo raríssimo na história do Benfica... Acredito que a equipa tem tudo para atingir a melhor forma da época, em Janeiro/Fevereiro, como foi habitual nas épocas anteriores do Jesus, portanto se até lá, mesmo jogando abaixo do nosso potencial, continuarmos a somar os 3 pontos, não estaremos nada mal...

Objectivo: três pontos


"O pontapé de saída para o jogo com o Belenenses, SAD, referente à quinta jornada da Liga NOS, está marcado para hoje, às 20h15, no Estádio da Luz.
A nossa equipa encontra-se numa série de cinco vitórias consecutivas, na qual obteve o pleno de triunfos nas quatro primeiras jornadas da Liga NOS e entrou da melhor forma na fase de grupos da Liga Europa, vencendo, na passada quinta-feira, por 2-4 na Polónia.
O Belenenses, SAD tem sido um adversário capaz de criar grandes dificuldades ao Benfica nas últimas temporadas, tendo sido derrotado apenas duas vezes nas últimas cinco partidas. A vitória, por 3-2 na Luz, na época passada, foi antecedida, no ano anterior, por um empate a duas bolas.
Atualmente, o Belenenses, SAD ocupa a 13.ª posição na Liga NOS com cinco pontos obtidos em quatro jornadas, fruto de uma vitória e dois empates, merecendo realce a solidez defensiva apresentada, com escassos dois golos sofridos, o que representa o melhor registo, para já, no Campeonato, a par de Gil Vicente e Vitória de Guimarães.
Jorge Jesus, na conferência de imprensa de antevisão à partida, salientou esse ponto forte do nosso próximo adversário e elogiou Petit: "É uma equipa bem trabalhada defensivamente e não é fácil fazer golos ao Belenenses. Tem um bom treinador, que é um antigo jogador e tem a vantagem de olhar para o jogo com outros olhos. Vai ser um jogo extremamente difícil."
Caso a nossa equipa consiga bater o Belenenses, SAD, terminará a quinta jornada com um pleno de triunfos, um feito que não é conseguido pelo Benfica desde 1982/83. Mas, para que tal seja conseguido, será preciso ultrapassar um adversário, por certo, fortemente apostado em contrariar o favoritismo atribuído ao Benfica.

P.S.1: No âmbito do reforço das condições e garantias de segurança e salvaguarda sanitárias, para a realização das eleições da próxima quarta-feira, 28 de outubro, foi decidido que haverá um corredor de acesso rápido e prioritário para os Sócios com mais de 60 anos, grávidas, deficientes ou outros casos identificados como grupo de risco pelas determinações da Direção-Geral da Saúde, na secção de voto instalada no Pavilhão 2 do Estádio da Luz. Todas as 25 secções de votos e locais com votação estarão apetrechados com todos os sistemas de segurança, proteção e salvaguarda de saúde pública conforme as determinações da Direção-Geral da Saúde.

P.S.2: Parabéns a João Almeida e Rúben Guerreiro pela magnífica prestação no Giro. O primeiro ficou classificado no quarto posto, a melhor prestação de sempre de um português numa das principais provas do ciclismo, enquanto o segundo se sagrou vencedor da camisola azul, correspondente ao prémio da montanha, também no Giro. Parabéns a ambos e ao ciclismo português!"

Antevisão: Benfica x B Sad


"Numa semana em que os sócios do SLB têm o poder de alterar drasticamente o futuro do Clube, encerra-se também a 5ª jornada da Liga NOS.
Poucos dias após uma vitória muito saborosa, mas difícil na Polónia, o SL Benfica prepara-se agora para entrar em campo frente a uma equipa denominada atualmente por B SAD. Já lá vai no passado, a época 2015/2016, onde eu ainda com idade ainda mais tenra, fui a Belém ver um derby da nossa cidade lisboeta, Belenenses – SL Benfica onde vencemos facilmente por 0-5. Ano provavelmente da época com maior misto de emoções, onde “perdemos” por escolha própria, JJ para o Sporting CP, perdemos a Supertaça para o mesmo JJ e ainda pior, perdemos 0-3 em casa para o campeonato contra o mesmo adversário. Se houve época que me permitiu assistir à tal mística que se fala do século passado, essa foi a época. Recordo-me dos inúmeros ataques de todo o lado, mas ainda há um que hoje me marca: as palavras do nosso atual Mister, Jorge Jesus contra Rui Vitória. Que fique bem esclarecido que em termos futebolísticos na minha opinião, JJ dá 10-0 a Rui Vitória, mas ter atacado “um dos nossos” foi o que despoletou um tremenda reação da parte dos nossos jogadores, onde acabamos por ganhar a Liga, coroando essa conquista com uma vitória extremamente satisfatória em Alvalade, e chegando aos quartos de final da Liga dos Campeões, disputando a eliminatórios olhos nos olhos com o atual campeão europeu, Bayern München.
Falando agora mais especificamente do SL Benfica, depois de ouvir JJ dizer na conferência de imprensa que não vai descansar ninguém, mas que há a possibilidade de haver 2 ou 3 mudanças, eu acredito que ele vá alinhar com o 11 inicial que nos tem vindo a habituar: Ody, Gilberto, Otamendi, Jan, Grimaldo, Weigl que será a surpresa, Adel, Rafa, Everton, Luka e Darwin. Jogando em casa, e tendo noção que este é um dos jogos em que somos teoricamente super favoritos, o Benfica deve manter a sua personalidade intacta, isto é, pressão muito alta, defesa sempre na linha do meio campo de modo a compactar ainda mais o jogo ofensivo da B SAD e a tentativa de aproveitamento dos lances de bola parada, que são quase uma assinatura do estilo do Benfica de JJ.
Do lado da B Sad, espero o habitual 3-4-3 que rapidamente muda para um 5-4-1 dependente da intenção de Petit. A B Sad é claramente uma equipa que aposta tudo na sua solidez defensiva, o que me leva a acreditar e conhecendo como conheço Petit como treinador, que se irão apresentar na Luz com 2 linhas com o bloco bem recuado para matar a profundidade do SL Benfica e reduzir também ao máximo jogo interior. Em relação aos jogadores a reter para a partida: Tomás Ribeiro que é o jovem central mais descaído para a esquerda e que demonstra geralmente estar uns furos acima dos restantes colegas na linha defensiva; Afonso Taira na zona central do meio campo que geralmente é como que a “bússola” de todos os momentos do jogo da equipa; Silvestre Varela que mesmo após tantos anos a brilhar por exemplo no FC Porto, ainda consegue hoje em dia ser a referência da boa decisão e clarividência do ataque da B Sad.
Em conclusão. penso que este vai ser um jogo novamente na mesma imagem dos anteriores esta época, onde o SL Benfica vai tentar ao máximo assumir as rédeas do encontro, mas se houver a displicência defensiva que temos assistido, principalmente na falta de pressão por parte do nosso meio campo, juntando à falta dessa pressão uma linha defensiva muito subida, temos todos os ingredientes para um B Sad nos poderá criar muitos problemas, embora acredito que no final os 3 pontos serão nossos."

O Quarteto Fantástico para ocupar o lugar de André Almeida


"Com a lesão de André Almeida, que sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito frente ao Rio Ave FC, em jogo a contar para a quarta jornada da Primeira Liga, a lateral direita do SL Benfica encontra-se, agora, à espera de um novo dono.
Como tal, esta semana decidimos apresentar quatro candidatos ao lugar deixado pelo português, com a particularidade de, se nenhum dos jogadores abaixo referidos convencer Jorge Jesus, as “águias” equacionarem investir num reforço no mercado de transferências de janeiro.

1. Gilberto Passamos, então, para o favorito a ocupar a vaga deixada por André Almeida. Gilberto chegou à Luz no último mercado de transferências, por uma verba a rondar os três milhões de euros. O lateral, proveniente do Fluminense, impressionou o então técnico de Flamengo que, mal chegou à Luz, exigiu que se fosse buscar o lateral de 27 anos.
Gilberto é um lateral interessante a nível ofensivo, apresentando uma boa capacidade técnica, que lhe permite fazer combinações com colegas ou até partir para cima de adversários no “1v1”, para depois desferir cruzamentos milimétricos – tal como aquele que desferiu frente ao Lech Poznan, para assistir Darwin.
No entanto, a nível defensivo, Gilberto ainda tem um longo caminho a percorrer. Para além de não ser seguro em situações de “1v1” defensivo, também apresenta alguma falta de inteligência posicional grave (e perigosa) para uma equipa que joga com uma linha defensiva tão subida como o Benfica.
Não obstante, o brasileiro parece ser, no imediato, a aposta de Jorge Jesus para a lateral direita, tendo sido ele a substituir André Almeida aquando da lesão do português, assim como também jogou na partida da Liga Europa frente ao Lech Poznan.

2. Diogo Gonçalves Não é um lateral direito de raíz, mas a sua permanência no plantel principal das “águias” deve-se ao facto de Jorge Jesus acreditar que o extremo alentejano pode afirmar-se como um excelente lateral direito.
Falamos de Diogo Gonçalves, que na época transata brilhou ao serviço do FC Famalicão, onde marcou cinco golos e somou oito assistências, tendo sido uma das principais figuras do emblema famalicense. 
Um jogador veloz e vertiginoso no momento ofensivo, mas que também apresenta um grande compromisso no momento defensivo, não é de estranhar que Jorge Jesus veja no jovem de 23 anos um projeto de lateral direito, à imagem daquilo que o técnico fez com Maxi Pereira ou Fábio Coentrão. 

3. Filipe Cruz Tal como diria Luís Freitas Lobo, Filipe Cruz é sinónimo de futebol no seu estado puro. Para mim, o futuro lateral direito do Sport Lisboa e Benfica está aqui. Titularíssimo na equipa sub-23 encarnada, onde tem vindo a somar excelentes exibições atrás de excelentes exibições, o jovem português há muito que tem “reclamado” uma oportunidade na equipa principal – e a lesão de André Almeida pode muito bem vir a ser a “desculpa” para que tal aconteça.
O jovem de 18 anos é um lateral extremamente ofensivo, capaz de dar profundidade e de desequilibrar no “1v1”, mas que, no momento defensivo, também apresenta uma grande capacidade de antecipação e um bom timing de entrada para cortar as iniciativas dos adversários. É um jogador que faz lembrar Nélson Semedo, pelo que os benfiquistas esperam que o seu trajeto seja mais ou menos igual, e que o jovem “made in Seixal” se afirme, brevemente, no plantel principal.

4. João Ferreira Presença habitual nos trabalhos da equipa principal quando Bruno Lage estava no comando, João Ferreira tem vindo, atualmente, a ganhar experiência ao jogar mais regularmente na equipa B das “águias”.
Um jogador com uma estampa física impressionável para um lateral, peca por alguma fragilidade no “1v1” defensivo, assim como também não é um desequilibrador nato no momento ofensivo. João Ferreira é, se quisermos, um lateral à imagem de André Almeida, só que sem os golos dignos de prémio Puskas.
Contudo, é um lateral com qualidade, sendo que prova disso mesmo são as inúmeras propostas que chegaram à Luz pelo jovem de 19 anos, inclusive de clubes de algum gabarito como o LOSC Lille, no último verão."

Modalidades: fim-de-semana...

Chalina!!!


"Manuel Oliveira. O "Chalina". O padeiro de Gondomar. O Portista fanático de camarote. E é isto. São estes os árbitros que Fontelas Gomes insiste em promover, para benefício apenas e só do Calor da Noite. Não se percebe como árbitros como Manuel Oliveira, Rui Oliveira, Rui Costa, Luis Ferreira e Vasco Santos (estes dois últimos em VAR agora) continuam a fazer parte do quadro de árbitros da 1ªLiga. Só por serem adeptos do Calor da Noite? É isso que justifica a presença deles no quadro?"

Fez-se Luz


"Não, este não é um texto sobre as eleições do Sport Lisboa e Benfica. :)
O ano passado, numa rede ao lado, escrevia umas palavras sobre o aniversário do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, volvido um ano pego nessas palavras para vos escrever sobre a casa mais linda do mundo.
Há 17 anos, neste mesmo dia, daqui de casa saíram 3 adeptos com os olhos a brilhar. Bilhetes arranjados por um amigo que esteve uma noite na fila à espera do bilhete dourado.
Aqui em casa, o sénior há muito que ia ao estádio, depois levou o meu irmão, depois levou-me a mim. Era sempre uma viagem a casa, que foi evoluindo conforme o tempo assim ditou. A espera junto à mítica rampa 4, a volta ao Estádio com paragem no mural de azulejos que homenageava os sócios, o fazer fila para entrar duas horas antes do apito e o guardar com o cachecol uns lugares para quem chegava mesmo em cima da hora. Ocasionalmente assistia-se a um jogo no campo nº 2 ou íamos às modalidades naquele emblemático pavilhão, que depois por uma porta lateral dava acesso à bancada. São tantas as memórias. Fui feliz no Estádio do Sport Lisboa e Benfica à minha maneira, pois não vi conquistas, não festejei campeonatos, mas bebi da mística. Via nos olhos do meu pai todos os golos que ele lá tinha vivido.
A despedida não foi fácil, apesar da minha tenra idade, era a despedida de um lugar que eu sentia a minha casa. À medida que íamos aos últimos jogos na antiga Luz, víamos crescer ali ao lado um mais moderno estádio, com mais conforto, etc.
Vi-te nascer do nada, ser construído em tempo record, e de duas em duas semanas a evolução e curiosidade aumentava.
No dia 25 de Outubro de 2003 saí de uma casa, naquele dia de chuva, sabendo que regressava à minha outra casa. Uma casa diferente a que faltavam as conquistas, os títulos, que estava despida. Mas assim que se põe um pé lá dentro... Encheu-se de mística, de amor, de Benfica. Desde esse dia que fiz de ti a minha segunda casa, o meu porto de abrigo, aquele sítio que acontecesse o que acontecesse me estava guardado.
Há um ano, mal sabia eu (e todos nós) que hoje estaria aqui a escrever um texto de parabéns estando há quase oito meses sem ver um jogo ao vivo no Estádio. Damos tudo por garantido, até eu, que numa fase menos boa não ia à Luz com tanta assiduidade, sabia que tinha o meu porto de abrigo de braços abertos para me acolher sempre que precisasse.
Nestes oito meses já fui à Luz, matar saudades, sentir o ar mais puro que por lá se respira. Mas faltam as pessoas, faltam os abraços a estranhos sentados ao nosso lado, faltam gritos de golos, faltam assobios, falta tudo.
Não sei quando vou poder voltar a casa, mas sei que nestes 17 anos de vida abraçei-te o mais que pude, tentei passar para ti toda a mística que trazia do velhinho ao lado, festejei títulos como nunca havia feito, gritei pelo Benfica como nunca tinha gritado.
Apesar da distância física, hoje relembro com carinho a tua inauguração. Isso, hoje, será suficiente para me fazer sorrir.
Por mais anos ao teu lado, por mais histórias, por mais abraços, por mais olhares e eternos minutos a contemplar a tua beleza.
Por mais Benfica.
Parabéns ao Estádio do Sport Lisboa e Benfica!"

Seremos capazes disso?


"As eleições do nosso clube são já no próximo dia 28 de Outubro, como todas as eleições é importante que todos os sócios exerçam o seu direito de voto, mostrando assim a vitalidade do clube e manifestando inequivocamente a sua escolha. Independentemente da minha simpatia pela lista encabeçada por Luís Filipe Vieira, saúdo desde já todas as outras listas candidatas e quero manifestar o meu respeito pelas escolhas dos sócios que sigam noutras direcções. Estas linhas que escrevo, não vão servir para justificar a minha escolha para os órgãos sociais, mas sim para manifestar uma preocupação.
Tenho acompanhado de perto esta campanha em especial nas redes sociais, e assisto diariamente a um rol infindável de argumentos que pretendem justificar apoios a candidatos e obviamente convencer outros Benfiquistas à sua causa maior, o voto no seu candidato. Tudo bem, em democracia é este o funcionamento, mas o que me preocupa é a forma como se está a banalizar o insulto e o ódio entre Benfiquistas em vez de se defender as ideias dos candidatos. Muitos dizem, “para defender ideias deveria de existir debates entre candidatos, assim existia um esclarecimento efectivo”, sim é verdade, mas o facto é que não existiram nem vão existir, desta forma o esclarecimento e a defesa de ideias deveria de ser feita de outra forma, infelizmente isso não acontece.
O que se tem assistido, é tudo mesmos isso, não vi até agora nenhum candidato sem excepção explicar o seu programa, as suas ideias para o futuro do clube, o que se assiste é a um discurso amorfo é repetitivo na mesma ideia, “temos de tirar de lá o actual presidente”, também de Luís Filipe Vieira a única coisa que conhecemos é a continuidade do projecto, infelizmente nada mais que isso passa para os sócios, daí para mim a escolha ser a que referi inicialmente.
Voltando um pouco atrás, o que me preocupa mais é a cisão entre Benfiquistas que está em crescendo e bem visível nas redes sociais, temo que possa ser irreversível. Eu próprio muitas vezes não consigo controlar o impulso de responder aqui e ali a algum comentário que me parece exagerado, mas quando o faço tenho o cuidado de respeitar os outros, manifestando a minha opinião, nem sempre entendem esse respeito e o final é quase sempre o mesmo, o insulto porque não se defende a mesma ideia.
Já assistimos a este caminho noutros clubes e o resultado é bem conhecido, pensei que o nosso Benfica fosse diferente, acredito que somos diferentes, mas cabe-nos a nós Benfiquistas mostrar isso e para tal temos de respeitar as opiniões e ideias dos outros, porque só assim vamos continuar unidos e fortes. 
Este respeito deveria de ter partido inicialmente de todos os candidatos a este acto eleitoral, deveriam de ter sido os primeiros a indicar “às suas hostes” que o insulto e demonstração de ódio não contribuem para a unidade do clube, pois é o futuro que está em causa não o presente, não o fizeram porque infelizmente ter as águas agitadas potência a possibilidade de sucesso, erro no meu ponto de vista. 
Muitos dizem que após as eleições tudo volta ao normal, não, não volta, ou pelo menos não volta nos tempos mais próximos, fortalecendo assim os nossos rivais pois a nossa fraqueza assente em ataques internos é a força do seu crescimento.
Não sei se ainda vamos a tempo, mas gostava de nestes últimos dias que nos separam da Assembleia Eleitoral, sentir da parte de todos os candidatos um discurso de positividade e de união para que o pós eleições seja um período de acalmia que nos possa conduzir ao sucesso, seja quem seja o próximo presidente.
Seremos capazes disso?
Força Benfica!"

Luís Filipe Vieira, pelo futuro


"O Benfica é hoje mais Benfica do que era há uns anos. Tem mais vitórias do que costumava ter, mais modalidades, maior diversidade de género, mais património, maior valorização da memória e mais sementes de futuro.

O Sport Lisboa e Benfica vai a eleições na quarta, depois de uma campanha eleitoral em que os incumbentes ultrapassaram várias linhas vermelhas da preservação da imagem do clube, do tom para tentar fazer valer as suas posições e dos fins que parecem justificar todos os meios. A indução de bota-abaixo, de populismo de circunstância e de impreparação para a liderança do clube, amplificada pela realidade virtual das redes digitais, só não foi maior porque a equipa de futebol não ajudou. Ganhou os jogos e com sinais positivos em relação a anos anteriores, em termos de nota artística. Teria sido a cereja no topo do bolo da utilização de todos os argumentos dos adversários do clube, de alguma imprensa e de outras tantas elites para fustigar Vieira e o clube.
A campanha eleitoral em que muitos sublinham o passado de resgate, posicionamento e liderança patrimonial, desportiva e financeira do clube para apoiar a recandidatura do atual presidente, evidência que Luís Filipe Vieira deve ganhar pelo futuro.
Há um argumento de circunstância, da atual crise pandémica e dos seus impactos, em que importará ter na liderança do clube equipas com experiência e conhecimento das dinâmicas existentes e dos pilares de suporte de um projeto desportivo e empresarial. Nenhuma das outras candidaturas tem o músculo e a maturidade para enfrentar o atual cenário e o pós-pandemia. A mudança como a manutenção não são fins em si mesmos. São impulsos orientados para a concretização num determinado contexto. Não é um fala-barato caro ou um bota-abaixo empedernido, em registo mono, que vão orientar-se para uma realidade estéreo que conjuga a existência de vários mundos. Quem não fez ou quis deixar de fazer não o fará na exigência da atual conjuntura.
Há um argumento estrutural. O Benfica é hoje mais Benfica do que era há uns anos. Tem mais vitórias do que costumava ter, mais modalidades, maior diversidade de género, mais património, maior valorização da memória e mais sementes de futuro. O mandato que termina resgatou a propriedade do Estado e da BTV para o acervo do clube e consolidou o caminho de posicionamento de liderança dos processos desportivos em Portugal. Podemos não ganhar sempre, mas há condições para o sucesso como nunca. Ao invés de algumas narrativas, não há milagres, o caminho é mesmo o do trabalho sustentado, por tentativa e erro ou acerto – algo que outros nunca estiveram dispostos a fazer, com humildade, ou fizeram-no na fast-food, com mão-de-obra mal paga. O Benfica não pode ser um palco para egos, elites ou gente à procura daquilo que não tem na vida, com recurso ao “vale-tudo” e aos protagonistas de desqualificados “vale-tudo”, como aconteceu com a partilha nas redes sociais de uma reprodução de uma imagem de Hitler com a cara do atual presidente por alguém da candidatura de Noronha Lopes. O Sport Lisboa e Benfica é demasiado importante para os sócios, os adeptos e a sociedade portuguesa para se poder sujeitar a uma nova deriva Vale e Azevedo ou similar. Só Luís Filipe Vieira, Rui Costa e a restante equipa estão em condições de prosseguir o essencial do caminho percorrido, consolidar o posicionamento alcançado, corrigir os erros e continuar a lançar as sementes de um futuro sustentável e ganhador.
Há um argumento de diversidade e coesão. O universo do SLB é diversificado, nunca poderá ser das elites que, para terem sintonia com o povo, se reúnem ao balcão de uma rulote das bifanas com uma mini na mão, em condescendência alcoólica, ou dos que fazem da exclusão e do bota-abaixo uma forma de estar na vida. Só Luís Filipe Vieira garante a preservação da diversidade com o foco no clube, no trabalho e na obtenção dos resultados – aliás, como se constata pelas equipas que apresenta ao sufrágio dos sócios.
O Benfica é alvo de muitas invejas, da arbitrariedade, de distorções do funcionamento de sistemas da sociedade portuguesa e da ganância mediática de quem sabe que uma notícia do clube é um leitor, um ouvinte ou um telespetador a mais. Não pode estar capturado nem capturar, tem de afirmar de forma sustentada os seus interesses num país como Portugal, com noção de um contexto desportivo, económico, social e cultural que é o que é – conjugando a memória com o futuro, os negócios com a identidade, a diversidade com o foco, tradição e inovação, paixão com profissionalismo, mas sempre com noção de que existem linhas vermelhas de ação e de interação, internas e externas.
O Benfica é um clube democrático e transparente. Viu devassada e truncada uma década de comunicações internas, viu divulgados contratos com jogadores depositados na Federação Portuguesa de Futebol com impactos na gestão do plantel, tem os média a socorrerem-se do clube para aumentar as vendas, tem assembleias-gerais escrutinadas como nenhum outro, em que há quem confunda liberdade de expressão com insulto, como se se tratasse de uma rede social qualquer ou de uma mesa de café, e até tem um pseudo-arauto de mais democracia que, em véspera das eleições e em desespero da falta de onda de mudança, em estado de baixa-mar, procura anular as outras duas candidaturas concorrentes contra Luís Filipe Vieira.
O Benfica é um porta-aviões em que alguns enunciam propostas de gestão de um barco a remos, sem noção da realidade, do que deve ser o posicionamento e do que são as disponibilidades, apesar do caminho de resgate, posicionamento e liderança construídos. Terá sempre de melhorar em muita coisa, mas a partir da consolidação do que foi construído, nunca a partir da sua implosão, para modelos que já tivemos no passado e que outros têm no presente. Quarta-feira, como em qualquer instituição democrática, os sócios dirão de sua justiça.
Por mim, será Luís Filipe Vieira, pelo futuro.

Notas Finais
Voo da Águia
de cima olha-se e não se acredita no que se vê. O contágio por covid-19 alastra, o novo normal é a incapacidade de antever, de estabelecer normas inteligíveis e de haver critérios uniformes, em vez do arbítrio. Sim aos ajuntamentos na Fórmula 1, não a tanta coisa. Era preciso senso e critério, algo incompatível com a navegação à vista. O tal porta-aviões conduzido como barco a remos.

Seja Onde For
O país que se sobressalta com os escândalos também consegue fazê-lo por boas razões. Quase não tivemos ciclismo de competição nas nossas estradas, mas vibrámos com as prestações fabulosas do João Almeida e do Rúben Guerreiro no Giro de Itália. Com trabalho e perseverança, é possível surpreender."

Fever Pitch - João & Patrick... França!

Fever Pitch - João & Ricardo... Escócia!