Últimas indefectivações

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Cabazada...

Benfica 15 - 2 Sanjoanense

Golos, golos e muitos golos... em partida antecipada!

Vitória sobre o Vitória !!!

Benfica 102 - 60 Guimarães
17-24, 26-16, 30-10, 29-10

Mau arranque, mas uma 2.º parte demolidora, deu para dar 'capote', com o Jackson a 'surpreender' e o novo reforço Quincy Miller a confirmar que é mesmo acima da média!!!

Confiança no futuro


"A grandiosidade do Benfica amplifica tudo, do mais eloquente feito ao simples deslize. É um delicado equilíbrio entre a exaltação e a depressão o universo em que qualquer benfiquista se movimenta.
O empate nos Açores, diante do Santa Clara, gerou sondagens, radiografias, debates e programas especiais no panorama mediático nacional. Exagero? Não, não vamos por aí. A dimensão do Benfica expressa-se também nestes momentos, em que um mero resultado abaixo das expectativas implica um desabar de críticas e o raiar de inúmeras questões de fundo.
Vamos a factos, olhando com frieza e racionalidade, nunca descurando a paixão que nos move neste clube. O Benfica está nas quatro competições que tem ambição de vencer esta época com total possibilidade de cumprir o desígnio a que se propôs. As exibições não têm correspondido àquilo que são as expectativas e exigências dos seus adeptos? Admita-se que não! Mas qual é a equipa que em tempos de pandemia, sem a intensidade, a adrenalina e o calor do público, tem maravilhado nos relvados dessa Europa fora?
Há questões inequívocas que devemos ter presentes: o Benfica tem um excelente plantel, com diversos e reputados internacionais; o Benfica tem um treinador com um dos melhores currículos do Mundo. 
Essas são premissas inquestionáveis. Se ao vazio dos estádios – sim, o Benfica é, comprovadamente, o clube que mais força perde com a ausência dos adeptos – somarmos o calendário diabólico dos últimos meses, a paragem para as seleções, as lesões e os sucessivos casos de Covid, temos de admitir que a natural progressão do modelo de jogo, que tão atraente se mostrou logo de início, acabou por ser influenciada. Até porque, tal como retratava muito bem um excelente debate ontem na BTV, não é apenas a ausência de jogadores a consequência principal dos casos de Covid: todas as dinâmicas de grupo, a recuperação e o regresso dos atletas aos seus níveis físicos habituais são afetados.
Sem desculpas, com a exigência e a ambição que sempre caracterizam o Benfica, com uma liderança que é exercida diariamente e não propalada externamente, acreditamos que, juntos, vamos ultrapassar todas as condicionantes e regressar às vitórias já depois de amanhã. E almejar os objetivos a que nos propomos. Como um dia uma grande referência política internacional expressou, na vida os que triunfam não são os que nunca caem, mas aqueles que sabem reerguer-se."

Benfica Podcast #392 - Flooded in Azores

Darwin: o SOS do Benfica, mas cada vez mais longe da baliza


"O Benfica atravessa provavelmente o pior momento da temporada, a nível qualitativo e de resultados, apresentando principalmente muitas dificuldades em organização ofensiva, para desbloquear blocos baixos, mais compactos e que retirem o espaço interior que Jorge Jesus tanto gosta de explorar com os extremos e o segundo avançado; e também a nível defensivo, não conseguindo gerir vantagens ou controlar o jogo sem bola.
O posicionamento dos extremos do Benfica sempre por dentro acaba por dificultar a tarefa da equipa quando não consegue jogar pelo corredor central, sendo forçada a explorar os corredores laterais ou bolas longas para um dos avançados que apareça nas costas da defesa. Um padrão que tem sido habitual neste Benfica é o posicionamento de Darwin perto do corredor esquerdo, sendo sempre uma opção viável nas costas da defesa em situações de pressão ou onde se possa explorar o espaço dado pelos adversários. Muitas vezes quando a bola chega aos laterais do Benfica os extremos nem sempre estão perto, ou estão bloqueados pelos defesas contrários, sendo os movimentos de Darwin uma solução SOS para cada ataque.
Sendo que Darwin é um poço de energia, força e velocidade, é quase uma missão ingrata para o avançado uruguaio, que com algumas dificuldades técnicas acaba por estar numa “ilha” de defesas e sem grandes opções. Podemos comparar nas imagens em baixo o local onde Darwin recebeu passes nos últimos 5 jogos, comparando com 5 jogos durante o melhor período do Benfica esta época, onde o uruguaio marcou 4 golos em 5 jogos:


Muito menos solicitado no corredor central (zona amarela, frontal à baliza), o número de vezes que Darwin recebeu junto à linha no corredor esquerdo aumentou (zona vermelha). Mais afastado das zonas centrais, mais afastado da baliza, menos soluções para a equipa quando chega ao último terço. Principalmente do lado esquerdo, a ligação Grimaldo-Everton não tem sido a mais fluida e parece sempre que Cebolinha se sente mais confortável aberto no corredor, como estava habituado no Brasil. Juntando estes problemas de ligação com a natureza de Darwin, muito móvel na frente de ataque, o Benfica acaba por perder várias jogadas onde poderia progredir no terreno mas faltam opções centrais. Deixamos o vídeo em baixo, com momentos dos últimos 5 jogos do Benfica, com a falta de soluções ofensiva da equipa encarnada, com destaque para o posicionamento de Darwin: as causas e consequências deste padrão no jovem uruguaio."

Renato Paiva | Um até já


"Ao fim de 16 anos ao serviço do SL Benfica, Renato Paiva deixou os encarnados para abraçar o seu primeiro desafio no futebol sénior no Independiente del Valle. Talvez por ter sido a meio da época, a sua saída do Benfica foi uma surpresa para muitos, mas a verdade é que o técnico natural de Setúbal já tinha mostrado capacidades para ser testado num patamar competitivo mais elevado.
Foram 16 anos ao serviço do Benfica, onde passou por todos os escalões de formação, tendo ainda estagiado com todos os treinadores da equipa principal. Enquanto treinador principal, conquistou três campeonatos nacionais de juvenis A (2012/2013, 2014/2015 e 2017/2018).
Mas, mais do que os títulos que conquistou, Renato Paiva destacou-se pelos vários jogadores com os quais trabalhou e que viriam a destacar-se na equipa principal e a ser vendidos por muitos milhões; e, sobretudo, pelo futebol que as suas equipas praticaram e que rapidamente sobressaía.
Renato Paiva sempre foi um apologista do futebol de posse, sendo que a equipa que o inspirou a ter esta visão sobre o futebol foi a selecção do Brasil do Mundial de 1982. Para além disso, fez também um estágio na cantera de La Masia em 2012, estágio esse que o próprio assumiu que o fez seguir definitivamente essa visão.
Renato Paiva sempre defendeu que um estilo de jogo que estimulasse os jogadores a tomar múltiplas tomadas de decisão em variadas zonas do terreno do jogo faria com que estes evoluíssem mais e se tornassem melhores jogadores e com capacidade para responder a diversos contextos.
Para além disso, Renato Paiva também sempre foi um crítico activo da visão e da mentalidade resultadista que persiste no futebol português, tendo sofrido muito disso quando treinou a equipa B, quando a principal função desta é fazer evoluir os jogadores e prepará-los para a equipa principal. 
Agora, irá rumar a um dos mais entusiasmantes projectos desportivos da América do Sul. O Independiente del Valle é um dos clubes em maior ascensão no futebol sul-americano, tendo conquistado a Copa Sul-Americana em 2019. É um clube que aposta na formação e privilegia um futebol de posse, sendo que a aposta no técnico português corresponde a um perfil idêntico ao do seu antecessor Miguel Angél Ramírez.
Caso consiga adaptar-se bem, estou convencido de que Renato Paiva irá mostrar as suas competências e dar continuidade ao projecto do clube. E que um dia possa regressar para treinar a equipa principal do clube do seu coração."

Fever Pitch - Joao, Miguel & Pedro... Trio!

Fever Pitch - João & João... Espanha!

Lixívia 12


Tabela Anti-Lixívia
Sporting............ 32 (+2) = 30
Benfica................ 28 (0) = 28
Corruptos....... 28 (+12) = 16

Semana, onde o indicador mais significativo, acabou por provir do 11 inicial do Moreirense, e não dos apitadeiros!!!
Não deverá ser novidade para ninguém, mas esta semana foi demasiado descarado! Louve-se a 'coragem' do César Peixoto ao recusar entrar na palhaçada dos 'favores' aos Corruptos!!!
A explicação é fácil, os Corruptos querem jogos 'fáceis' e nada melhor que 'impor' jogadores comprometidos nos adversários!!! E nem sequer é preciso ser a equipa toda!!! Basta um ou dois, em lugares fundamentais... e depois temos, penalty's 'absurdos' ou 'atrasos' ao guarda-redes 'ridículos', ou ainda os famosos passes dos próprios guarda-redes para os avançados Corruptos!!!
Em alguns casos temos treinadores, outras vezes temos praticamente plantéis inteiros, como tem acontecido com o Portimonense nas últimas épocas... é fácil, é barato e dá milhões!!!

Mesmo assim, com o penalty 'oferecido' o jogo esteve apertado, e o 2-0 só apareceu após o marcador desse golo, ter feito tudo para ser expulso... Só que desta vez, o Manuel Mota não 'viu'!!!
Recordo que está a fazer 2 anos, de uma expulsão do Jonas em Portimão, com o Manuel Mota, num jogo que terminou com a saída do Rui Vitória, numa jogada onde o Jonas toca na bola, e na queda acidentalmente tocou no guarda-redes adversário, fora da pequena área... Desta vez, não viu as faltas do Toni Martinez, sendo que uma delas até podia ter dado vermelho directo... e nas outras duas para Amarelo fechou os olhos, não fossem as montras dos talhos partirem-se por obra e graça do espírito santo!!! Ou  pior ainda, podia descer de categoria...!!!

Em Alvalade arbitragem 'estranha' do Verdíssimo 'perdoou' dois penalty's ao seu Clube, isto num jogo onde 'perdoou' uma quantidade absurda de cartões aos Lagartos!!! Impunidade total do Sporting, principalmente do seu meio-campo, com o Palhinha em destaque, faltas, atrás de faltas.... e quem levava cartão eram os jogadores do Braga!!!
Uma nota ainda para o golo anulado pelo VAR ao Braga: como já disse várias vezes, a tecnologia do VAR tem uma margem de erro de quase 30cm. Não é a minha opinião, isto já foi estudado cientificamente! Anular golos destes vai contra a própria interpretação da Lei, onde diz que se deve dar 'vantagem' ao atacante!!!
Ainda por cima, mais uma vez, a Linha Virtual foi mal colocada! Eu admito que até podia estar fora-de-jogo mesmo se a Linha estivesse bem colocada (em frente da biqueira da bota do penúltimo defesa), mas como o zoom das imagens provam, a linha foi colocada em cima do pé do defesa do Sporting, fazendo que a biqueira da bota do próprio jogador, estivesse 'fora-de-jogo'!!! Mais um erro técnico, em benefício da Lagartada! Coincidência, seguramente...


Em São Miguel não houve grandes Casos, mas como já referi na crónica duas notas:
- Os descontos, numa 2.ª parte que esteve parada 7 minutos em assistências a jogadores, deu-se 8 minutos, com mais 9 substituições e outras paragens e anti-jogo pelo meio...!!
- O critério técnico na marcação dos contactos: mais uma vez, qualquer adversário do Benfica que vai ao chão e falta! Em mais de 90% destas situações, a falta é sempre para o mesmo lado... Os jogadores do Benfica são constantemente intimidados para não 'pressionar' o adversário...
Mesmo a nota mais relevante deste jogo, foi mesmo a discussão sobre o potencial penalty cometido pelo Gilberto! Só mesmo um 'país' com um anti-benfiquismo militante doentio podia colocar a hipótese daquele lance ser penalty!!!
A bola no braço do João Afonso, na minha opinião não é penalty, mas tenho a certeza que se fosse favorável aos Corruptos teria sido marcado, e a 'crítica' iria toda concordar!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Famalicão(f), V(1-5), Godinho (Malheiro), Nada a assinalar
2.ª-Moreirense(c), V(2-0), Almeida (R. Oliveira), Nada a assinalar
3.ª-Farense(c), V(3-2), Martins (V. Santos), Prejudicados, (3-0), Sem influência
4.ª-Rio Ave(f), V(0-3), Pinheiro (Hugo), Prejudicados, (0-4), Sem influência
5.ª-B Sad(c), V(2-0), Rui Costa (Narciso), Nada a assinalar
6.ª-Boavista(f), D(3-0), Hugo (V. Santos), Nada a assinalar
7.ª-Braga(c), D(2-3), Soares Dias (Esteves), Nada a assinalar
8.ª-Marítimo(f), V(1-2), Mota (V. Santos), Prejudicados, (1-3), Sem influência
9.ª-Paços de Ferreira(c), V(2-1), Rui Costa (Esteves), Prejudicados, Sem influência
10.ª-Gil Vicente(f), V(0-2), Almeida (Nobre), Prejudicados, Beneficiados, (0-3), Sem influência
11.ª-Portimonense(c), V(2-1), Martins (Esteves), Prejudicados, Sem influência
12.ª-Santa Clara(f), E(1-1), Malheiro (Rui Costa), Nada a assinalar

Sporting
1.ª-Gil Vicente(c), V(3-1), Narciso (R. Oliveira), Nada a assinalar
2.ª-Paços de Ferreira(f), V(0-2), Veríssimo (Esteves), Beneficiados, (0-1), Impossível contabilizar
3.ª-Portimonense(f), V(0-2), M. Oliveira (Narciso), Nada a assinalar
4.ª-Corruptos(c), E(2-2), Godinho (Martins), Prejudicados, (2-0), (-2 pontos)
5.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Mota (V. Santos), Nada a assinalar
6.ª-Tondela(c), V(4-0), Nobre (Esteves), Nada a assinalar
7.ª-Guimarães(f), V(0-4), Hugo (V. Santos), Nada a assinalar
8.ª-Moreirense(c), V(2-1), V. Ferreira (R. Oliveira), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
9.ª-Famalicão(f), E(2-2), Godinho (Soares Dias), Nada a assinalar
10.ª-Farense(c), V(1-0), Narciso (Esteves), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
11.ª-B Sad(f), V(1-2), Rui Costa (Narciso), Nada a assinalar
12.ª-Braga(c), V(2-0), Verríssimo (Pinheiro), Prejudicados, Beneficiados, (4-0), Sem influência

Corruptos
1.ª-Braga(c), V(3-1), Pinheiro (Martins), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
2.ª-Boavista(f), V(0-5), Godinho (Hugo), Nada a assinalar
3.ª-Marítimo(c), D(2-3), Rui Costa (L. Ferreira), Beneficiados, (1-4), Sem influência
4.ª-Sporting(f), E(2-2), Godinho (Martins), Beneficiados, (2-0), (+1 ponto)
5.ª-Gil Vicente(c), V(1-0), Malheiro (Esteves), Nada a assinalar
6.ª-Paços de Ferreira(f), D(3-2), Almeida (Narciso), Beneficiados, (5-1), Sem influência
7.ª-Portimonense(c), V(3-1), Nobre (R. Oliveira), Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
8.ª-Santa Clara(f), V(0-1), Pinheiro (Esteves), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
9.ª-Tondela(c), V(4-3), Martins (Hugo), Beneficiados, (2-3), (+3 pontos)
10.ª-Nacional(c), V(2-0), M. Oliveira (Esteves), Beneficiados, Prejudicados, (0-1), (+3 pontos)
11.ª-Guimarães(f), V(2-3), Malheiro (Rui Costa), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
12.ª-Moreirense(c), V(3-0), Mota (V. Santos), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar

Anexos (II):
Árbitros:
Benfica
Rui Costa - 2
Almeida - 2
Martins - 2
Godinho - 1
Pinheiro - 1
Hugo - 1
Soares Dias - 1
Mota - 1
Malheiro - 1

Sporting
Godinho -2
Narciso - 2
Veríssimo - 2
M. Oliveira - 1
Mota - 1
Nobre - 1
Hugo - 1
V. Ferreira - 1
Rui Costa - 1

Corruptos
Godinho - 2
Pinheiro - 2
Malheiro - 2
Rui Costa - 1
Almeida - 1
Nobre - 1
Martins - 1
M. Oliveira - 1
Mota - 1

VAR's:
Benfica
V. Santos - 3
Esteves - 3
Malheiro - 1
R. Oliveira - 1
Hugo - 1
Narciso - 1
Nobre - 1
Rui Costa - 1

Sporting
Esteves - 3
V. Santos - 2
R. Oliveira - 2
Narciso - 2
Martins - 1
Soares Dias - 1
Pinheiro - 1

Corruptos
Esteves - 3
Martins - 2
Hugo - 2
L. Ferreira - 1
Narciso - 1
R. Oliveira - 1
Rui Costa - 1
V. Santos - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Hugo - 1 + 1 = 2
Malheiro - 1 + 1 = 2
V. Santos - 0 + 2 = 2
Godinho - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Sporting
V. Santos - 0 + 2 = 2
Narciso - 0 + 2 = 2
Veríssimo - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Hugo - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1

Corruptos
Godinho - 2 + 0 = 2
Almeida - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Malheiro - 1 + 0 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Rui Costa - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Rui Costa - 2 + 1 = 3
V. Santos - 0 + 3 = 3
Esteves - 0 + 3 = 3
Almeida - 2 + 0 = 2
Martins - 2 + 0 = 2
Hugo - 1 + 1 = 2
Malheiro - 1 + 1 = 2
Godinho - 1 + 0 = 1
Pinheiro - 1 + 0 = 1
Soares Dias - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1

Sporting
Narciso - 2 + 2 = 4
Esteves - 0 + 3 = 3
Veríssimo - 2 + 0 = 2
V. Santos - 0 + 2 = 2
R. Oliveira - 0 + 2 = 2
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
Hugo - 1 + 0 = 1
V. Ferreira - 1 + 0 = 1
Godinho - 1 + 0 = 1
Rui Costa - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Soares Dias - 0 + 1 = 1
Pinheiro - 0 + 1 = 1

Corruptos
Martins - 1 + 2 = 3
Esteves - 0 + 3 = 3
Godinho - 2 + 0 = 2
Pinheiro - 2 + 0 = 2
Malheiro - 2 + 0 = 2
Rui Costa - 1 + 1 = 2
Hugo - 0 + 2 = 2
Almeida - 1 + 0 = 1
Nobre - 1 + 0 = 1
M. Oliveira - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
L. Ferreira - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
R. Oliveira - 0 + 1 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1

Jornadas anteriores:

Épocas anteriores: