Últimas indefectivações

sábado, 27 de agosto de 2022

Calendário Champions



Saiu hoje finalmente o calendário da Champions!
E como se costuma dizer, não é bom, nem mau, é o que é!!!
Mais do que a ordem dos jogos Europeus, a minha principal preocupação é o encaixe com os jogos internos...

Este ano, o calendário é mais condensado, devido ao Mundial, assim teremos jornadas em semanas consecutivas, com jogos do Tugão pelo meio! Sendo assim, o mais 'perigoso' são os jogos fora, após jogos Europeus, pois a descompressão no pós-Champions e o desgaste físico, com as viagens pelo meio, são armadilhas perigosas, e nesse aspecto, até correu bem...
Agora é preciso evitar, nos jogos pré-Champions, desconcentrações ou poupanças a pensar no que vem a seguir...!!!

Pessoalmente, um dos jogos mais 'perigosos' que vamos ter nesta fase, será a deslocação a Guimarães, não por causa da Champions, mas porque será após a paragem para jogos da Selecção, correndo o risco de alguns jogadores chegarem das respectivas selecções em cima da hora ou ainda pior: lesionados!
O jogo com o Rio Ave, na Luz, no meio dos jogos com o PSG, com 72 horas de diferença, entre os 3 jogos, também será complicado... Eu faria a gestão nos jogos com o PSG, mas é sempre complicado gerir a cabeça dos jogadores, nestes jogos!
O jogo com os Corruptos, na véspera do potencialmente decisivo jogo com a Juventus na Luz, também pode ser complicado...
A única sequência de jogos, que termina com um jogo fora, será na última jornada, após a viagem a Israel, e será no Estoril, portanto uma não-viagem, ainda por cima, existe 'espaço' para adiar esse jogo para o meio da semana seguinte...
Nesta coisa dos calendários da UEFA, uma das coisas que ainda não conseguir compreender após estes anos todos, é este 'esquema' de quem jogar à Terça, na jornada seguinte, joga à Quarta, e quem jogar à Quarta, na jornada seguinte, joga à Terça, portanto uma diferença de 2 dias de descanso, conforme a 'sorte'!!! Quando existem duas semanas de separação entre os jogos, o problema é 'reduzido', mas quando os jornadas são em semanas consecutivas, é um problema grande!!! Mas nós este ano, das 'três' sequências, só vamos jogar Quarta/Terça, 'uma' vez, e as outras 'duas' será Terça/Quarta, portanto não nos podemos queixar...

Eu preferia jogar com o Maccabi, nas jornadas do meio, mas ao começar em casa com os Israelitas, temos fortes hipóteses de começar a pontuar, o que poderá embalar o embate em Turim...

5.ª jornada: Benfica - Vizela, provavelmente, Sábado, 3 de Setembro (já que na Terça anterior jogamos com o Paços, e assim duvido que o Benfica antecipe o jogo para Sexta)
1.ª jornada: Benfica - Maccabi, Terça, 6 de Setembro
6.ª jornada: Famalicão - Benfica, provavelmente, Sábado, 10 de Setembro (é um jogo fora, mas temos 4 dias para preparar o deslocação)
2.ª jornada: Juventus - Benfica, Quarta, 14 de Setembro
7.ª jornada: Benfica - Marítimo, Domingo, 18 de Setembro

Paragem para as Selecções

8.ª jornada: Guimarães - Benfica, provavelmente, Sábado, 1 de Outubro (o tal jogo potencialmente problemático, após as Selecções...)
3.ª jornada: Benfica - PSG, Quarta, 5 de Outubro
9.ª jornada: Benfica - Rio Ave, Sábado, 8 de Outubro (o Benfica terá que gerir o plantel, nos jogos com o PSG, as possibilidades de pontuar são baixas, e vamos jogar Quarta e Terça, com outro jogo pelo meio...)
4.ª jornada: PSG - Benfica, Terça, 11 de Outubro
(Creio que no fim-de-seguinte, teremos a primeira eliminatória da Taça de Portugal! Mas não conseguir encontrar as datas oficiais! Se os condicionalismos continuarem a ser os mesmos, jogaremos fora da Luz!)

10.ª jornada: Corruptos - Benfica, provavelmente, Sexta, 21 de Outubro (ou Sábado)(o risco aqui, será no sorteio da Taça, o Benfica jogar fora de casa, com deslocação longa e os Corruptos, jogarem contra um vizinho! Como o Benfica jogará à Terça seguinte para a Champions e os Corruptos à Quarta, temos que forçar a marcação para Sexta! Ainda por cima o jogo potencialmente mais decisivo na Champions)
5.ª jornada: Benfica - Juventus, Terça, 25 de Outubro
11.ª jornada: Benfica - Chaves, provavelmente, Sábado, 29 de Outubro
6.ª jornada: Maccabi - Benfica,  Quarta, 2 de Novembro
12.ª jornada: Estoril - Benfica, provavelmente adiado, para Segunda, 7 de Novembro, ou Terça, 8!!!

É nossa!


"As bicampeãs nacionais entraram a ganhar na temporada com a conquista da Supertaça, poucos dias depois de assegurarem a presença na ronda 2 da Liga dos Campeões. E hoje há jogo no Bessa (18h00), uma deslocação difícil, mas o objetivo de sempre: somar três pontos.

1
Grande jogo, em Leiria, entre Benfica e Sporting, culminado com o triunfo benfiquista, após prolongamento, por 4-1, e mais um troféu para o Museu Benfica Cosme Damião. A partida foi muito disputada, com a nossa equipa a superiorizar-se ao longo dos noventa minutos, em particular no último terço. No prolongamento só deu Benfica e a eficácia fez o resto.
A treinadora Filipa Patão destacou a grande noite de futebol e a justiça do resultado: "Foi um grande espetáculo de futebol, duas equipas muito competentes, duas equipas que mostraram a qualidade que têm. O Sport Lisboa e Benfica, hoje, foi a equipa que mais quis, mais lutou, mais procurou o golo e que mais ocasiões criou para isso." Cloé Lacasse revelou um dos trunfos da equipa: "Quando vestimos a camisola do Benfica sentimos uma força extra."
Veja o resumo do jogo e leia as declarações de Filipa Patão e de várias jogadoras, aqui.

2
A visita ao Boavista surge na sequência do apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Roger Schmidt considera que "os jogos fora são sempre difíceis, especialmente quando antes se jogou nas competições europeias". No entanto, ressalva que esta é a realidade habitual de um clube como o Benfica e que a equipa está pronta: "É isto que temos de fazer, mostrar sempre uma grande atitude aos fins de semana depois dos jogos europeus, porque as próximas semanas vão ser assim. Vamos mostrar que conseguimos jogar estes jogos."

3
Foi emitido o cartão de sócio do Sport Lisboa e Benfica número 300 000. Mais informação, aqui.

4
Já é conhecido o calendário dos jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões. Na primeira jornada há encontro com o Maccabi Haifa no Estádio da Luz (terça-feira, 6 de setembro, às 20h00). Confira o calendário, aqui.

5
O Benfica é o primeiro clube português a celebrar uma parceria com a AC Momento, uma plataforma digital de leilão de camisolas de jogo oficiais. "Poder trabalhar desde o primeiro dia com o maior clube de Portugal, o clube com mais sucesso na Liga Portuguesa, é um grande privilégio para nós", disse John Brennan, Fundador e CEO da AC Momento. Conheça este projeto em pormenor no Site Oficial.

6
Hoje disputa-se a final do Torneio de Abertura da Liga Revelação entre Benfica e Braga. O jogo derradeiro é na cidade dos Arcebispos, às 15h00. "Vamos para ganhar, mesmo na casa do adversário", garantiu Luís Araújo, treinador da nossa equipa Sub-23. Veja a reportagem da BTV."

Declarações...


"«Ama o Benfica e nada te faltará»
Kika Nazareth

«Quando vestimos a camisola do Benfica tens super poderes… e responsabilidade»
Cloé Lacasse

Parabéns miúdas 🔴⚪🦅"

Justiça...


"Nem com um autêntico roubo de igreja nos vergaram. As nossas meninas estão de parabéns! ENORMES, Sport Lisboa e Benfica!
Fez-se 𝗝𝗨𝗦𝗧𝗜𝗖̧𝗔!"

Orgulho...


"A Supertaça de Futebol Feminino é nossa!! 🏆
Parabéns às jogadores, equipa técnica e todo o staff... Que orgulho!!
Grandes Mulheres mesmo com tanto "roubo" o jogo todo. O Sport Lisboa e Benfica é demasiado grande... O maior de Portugal. Carrega Benfica 🔴⚪🦅
Unidos somos mais fortes."

2.ª Supertaça

Sporting 1 - 4 Benfica


Fomos sempre melhores, o prolongamento foi uma tremenda injustiça! Neste momento, temos melhor plantel, e fisicamente temos uma capacidade de impor uma intensidade nas partidas, que em Portugal, ninguém consegue aguentar! Talvez os jogos Europeus tenham contrib7
Hoje, por volta dos 70 minutos, as Lagartas, 'rebentaram'!!!


Pressão alta, quase marcação individual a todo o campo... o Sporting conseguiu libertar-se algumas vezes, e fazer contra-ataques perigosos, mas o jogo foi sempre nosso! Ofensivamente, voltamos a não estar bem... pouca organização, a Cloé 'sozinha' contra o mundo... e a Jéssica em péssimo momento, perdendo a bola constantemente após tentativas de malabarismos ridículos! Uma das notas da noite foi o regresso da Nycole, e que falta fez... a ausência duma referência na área, para 'validar' o nosso domínio ofensivo em tantas partidas, tem sido um dos nossos grandes problemas...


Mas este jogo fica marcado, mais uma vez, pela Criminosa arbitragem! Não foi vergonhosa, foi mesmo criminosa! A reversão pelo VAR e pela árbitra, do penalty sobre a Vitória, não pode ser incompetência, nem sequer corrupção! Porque se alguém tivesse sido pago para prejudicar o Benfica e beneficiar o Sporting, num lance daqueles, teria simplesmente encolhido os ombros, e dito: 'eu tentei!!! Mas existem limites...!!!' A reversão, prova, que o problema é mesmo o anti-Benfiquismo militante, fanático, em praticamente todos os lugares da FPF, em todos os departamentos, sejam em competições femininas ou masculinas, seja no Futebol ou no Futsal!!!
O penalty contra o Benfica não existe! Uma obstrução da avançada, transformada em penalty... Já na 1.ª parte, houve um penalty sobre a Cloé (que não se atirou para a piscina!), imediatamente após o mal assinalado penalty contra o Benfica, a Norton é derrubada, descaradamente, na repetição admito que tenho dúvidas, se a falta foi dentro ou fora da área, mas a árbitra não marcou nada!!! Inacreditável... Depois, o penalty da Vitória foi tão escandaloso que a apitadeira marcou mesmo... mas a VAR 'safou-a'!!! Criminoso!!!
No prolongamento que não devia ter acontecido, penalty óbvio... mas foi preciso quase 4 minutos, para o VAR e árbitra terem a 'coragem' de marcar penalty a favor do Benfica!!!
Agora o escândalo não foi só nos penalty's, foram quase 90 minutos de erros constantes, de mergulhos constantes das Lagartas, a fazerem faltas e a atirarem-se para o chão... até deu para lançamentos laterais claramente a favor do Benfica, com a jogadora do Sporting a recuar para garantir o seu posicionamento defensivo ficar surpreendida porque afinal a bola era dela!!!
E o problema maior é que não foi a primeira vez que a Sandra Bastos apitou desta forma um jogo do Benfica! Aliás, a Sandra Bastos quando apita o Benfica é sempre assim!!!

ADENDA: Descobri agora que o VAR foi o Bruno Esteves! O tal VAR que tem como filosofia, quando 'apita' jogos da Liga masculina, a 'não intervenção'!!! Sim, normalmente defende-se, só interferindo em casos muito claros!!! Mas aparentemente quando o árbitra de campo, é uma mulher, o 'homem' agiganta-se, e basicamente interfere constantemente, só para contrariar as decisões da árbitro de campo!!! E assim,  neste jogo, em 3 intervenções, só na última 'acertou', nas outras duas, conseguiu reverter duas decisões acertadas inicialmente!!! Se calhar existe um qualquer complexo de masculinidade!!!

Uma nota ainda para o regresso da Capeta ao Sporting: a menina precisa de apoio psicológico, não é normal ser assim, espécimen repugnante, ao nível do Porto Otávio ou Pepe!!!


Antevisão...

Incomparável 🔴⚪🦅

Cartão de sócio 300 mil


"O Sport Lisboa e Benfica informa que o cartão de sócio número 300 000 foi emitido nas últimas horas, ainda que o volume global de sócios ativos seja, em termos reais, inferior: 267 mil.
A obrigatória renumeração prevista nos estatutos foi efetuada em 2015 e a próxima está aprazada para 2025 ou, caso o mandato dos atuais órgãos sociais termine nessa altura, no ano seguinte.
O Clube congratula-se com a adesão e o compromisso de todos os seus adeptos ao longo de um período marcado por diferentes restrições no acesso aos jogos devido à pandemia de COVID-19.
O Sport Lisboa e Benfica agradece a todos os Benfiquistas, em Portugal e no Mundo, a vivacidade e o seu fervor clubístico, com um crescente número de associados a orgulharem a imensa Família Benfiquista.
E Pluribus Unum!"

Fredrik Aursnes...

Prioridades trocadas!!!


"A vitória do SL Benfica no último jogo das pré eliminatórias de acesso à fase de grupos da UEFA Champions League é reconhecida por todos como sendo um vitória limpa, justa e que pecou por falta de mais golos materializados. Sem contestaçã, portanto.
A plataforma de streaming do Benfica - Bplay - no seu vídeo dos bastidores desta grande vitória aproveitou para destacar as palavras do treinador alemão no final da partida, já dentro do balneário.
«[...] O importante não foi o que ganhamos, mas sim a forma como ganhamos. Jogamos como uma equipa de Champions league» - Roger Schmidt.



Mas nem todos pensam assim! Para Otávio Ribeiro, ex-diretor geral editorial do Correio da Manhã - quem mais! -, especialista da especialidade em coisa nenhuma, é possível, esmiuçando todos os minutos e frames, encontrar um ponto negativo neste jogo. O esforço hercúleo que deve ter feito!
Na BTV , no programa 'Aquecimento', o ex- dirigente do SL Benfica, António Manuel Bernardo não deixou passar em claro este episódio e disse o que lhe ia na alma, chamando os "bois pelos nomes"."

”Garanto-te que no Porto… [...]… nunca eras detido!”


"Terá sido esta a frase que Pinto da Costa disse a Luís Filipe Vieira e que, segundo o “Correio da Manhã”, está no livro que brevemente será publicado sobre o ex-presidente do Benfica. O líder do FC Porto, neste caso, não estará a mentir. Aqui, justiça seja feita, sabe do que fala. Conhece, influencia e controla os caminhos da Justiça na “sua” cidade. São, agora como se diz, #40anosdisto.
Ora vamos lá esmiuçar isto tudo:
O “Apito Dourado” terá sido o processo mais mediático a envolver Pinto da Costa e o FC Porto, mas, na verdade, foi apenas mais uma das muitas situações em que o presidente do FC Porto teve oportunidade de impor a sua figura de líder regional, saindo de um processo negro, vergonhoso, lamentável, sujo e corrupto… apenas com dois ou três “arranhões”. Para a eternidade ficam – pelo menos – as escutas que estão no Youtube e que, vá lá saber-se como, ninguém conseguiu impedir que ali fossem alojadas.
Há quem diga que foi avisado diretamente por um alto funcionário da Polícia Judiciária, há quem garanta que foi Joaquim Pinheiro, irmão de Reinaldo Teles, a contar ao presidente do FC Porto que, no dia seguinte, iria ser detido e alvo de uma busca domiciliária no âmbito do processo “Apito Dourado”. A PJ viu, assim, frustrada a sua estratégia e não pôde surpreender o suspeito, que já se encontrava em Vigo à mesma hora em que se iniciava a operação de busca. Pinto da Costa foi, aliás, o único suspeito que conseguiu não ser surpreendido pela equipa da Judiciária que investigava o caso.
Após ter regressado de Espanha com a sua companheira de então, Carolina Salgado, Pinto da Costa teve mesmo de comparecer no Tribunal de Gondomar, onde foi ouvido durante cerca de cinco horas. Para a história fica a célebre imagem do presidente do FC Porto a chegar ao tribunal com um pelotão de guarda-costas, quase todos elementos destacados dos Super Dragões, entre os quais Bruno Pidá, que alguns anos mais tarde, no processo Noite Branca, viria a ser condenado a 23 anos de prisão na sequência do seu envolvimento na morte de um segurança.
Todos sabemos, mas nunca é demais lembrar: trata-se de uma longa história feita de tráfico de influências, corrupção e subornos através da constituição e controlo de uma teia construída – muitos anos antes, segundo suspeita da investigação – para beneficiar um conjunto de destinatários, com particular destaque para o FC Porto. É famosa a visita de um árbitro a casa de Pinto da Costa, como são famosas as histórias da fruta ou das duvidosas cumplicidades com empresários de futebol – num cardápio de tópicos quase sem fim.
A ex-companheira de Pinto de Costa, Carolina Salgado, contou em livro, em 2006, aquilo a que assistiu enquanto viveu com o presidente do FC Porto. Carolina acusou, entre outras coisas, Pinto da Costa de ter mandado espancar pessoas e de ser também ele o autor moral da agressão a um então vereador do PS em Gondomar, Ricardo Bexiga – alegadamente, quem deu origem ao processo “Apito Dourado”. O advogado foi alvo de um ataque de dois homens encapuzados quando saía do seu escritório e teve de ser suturado na cabeça com 17 pontos. “Fiquei chocada. Quando lá cheguei, o doutor Lourenço Pinto disse-me: ‘Parabéns, querida, mas ele ficou a falar.’ O objetivo era muito mais do que isso…”, conta Carolina no livro, acrescentando que não se sentia tranquila por ter estado envolvida no caso e que se encontrava preparada para assumir as consequências. Porque não foi possível a Ricardo Bexiga identificar os agressores, o caso foi arquivado pela equipa de coordenação do “Apito Dourado”. O livro, tal como as escutas, ainda resiste. ”Eu, Carolina – A História Verdadeira” continua disponível. São 157 páginas que valem a pena ler.
Há muitos episódios de jogadores do FC Porto que se tornaram indesejados no Dragão (e nas Antas) e que, de um dia para o outro, sentiram o chão a fugir. O brasileiro Adriano, por exemplo, tinha contrato até 2010. Um ano antes, porém, foi “aconselhado” a sair. Não quis. Foi espancado e sofreu um traumatismo craniano. Apresentou queixa. O caso de Paulo Assunção – que se recusava a renovar – ficou célebre, mas não deu em nada. Foi abordado por um grupo de cinco desconhecidos, junto ao centro de treinos, e ameaçado com uma pistola encostada… ao joelho. Luís Fabiano também foi vítima de um ataque violento. Já o carro de treinador, Co Adriaanse, foi bloqueado e atingido por um very-light.
Consequências de tudo isto? Zero.
Cumpre-se uma década a 22 de novembro: Mesquita Alves, diretor da Porto Comercial, apareceu morto numa casa-de-banho do Estádio da Dragão, após o almoço. Foi encontrado no chão, após um tiro de revólver. Um caso misterioso para o qual nunca houve uma explicação.
Reza assim a notícia do “JN”, publicada a 10 de fevereiro deste ano: “Júlio Braga, o procurador coordenador da seção de investigação de crimes tributários do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), que tinha a seu cargo a investigação “Fora de Jogo” sobre fraude fiscal no futebol, faleceu em serviço, no Porto. O procurador, de 64 anos, esteve no Porto na terça-feira para proceder à abertura de e-mails de um telemóvel de um dos principais arguidos, quando se sentiu indisposto. Pediu para ser conduzido ao hotel, onde estava hospedado, mas acabou por não resistir, ao que tudo indica, a um ataque cardíaco (…) Foi cremado no Porto após a autópsia.”
Agressões a jornalistas no velho relvado das Antas. Guarda Abel a atacar dirigentes adversários (entre os quais o presidente do Benfica, João Santos). Comissões escandalosas em compras e vendas de jogadores (que mereceram tarjas de repúdio por parte dos próprios adeptos), roubo de e-mails roubados a um rival, emboscadas a presidentes na garagem do Dragão, agressões a um profissional da TVI em Moreira de Cónegos, com Pinto da Costa a assistir a tudo e, entre tantas outras coisas, a inesquecível chegada de Pinto da Costa ao Tribunal de Guimarães, onde foi ouvido no âmbito da Operação Fénix (alegada utilização ilegal de seguranças privados), com mais uma cena nada edificante com uma jornalista (da CMTV, neste caso). Há de tudo e… tudo continua. Ainda na semana passada, na Alameda do Dragão, a mulher do líder dos Super Dragões, Sandra Madureira, ameaçou uma adepta do Sporting na presença de seguranças, com a maior das naturalidades, como se aquilo fosse território seu. Bem vistas as coisas, se calhar, até é.
”Garanto-te que em Lisboa… [...]… eras mesmo detido!”
A idade já vai avançada, é verdade. Há crimes recentes, mas também há muitos que já têm barbas. Resta-nos, pois, o Youtube, o livro de Carolina Salgado, o mais recente livro ( à venda apenas online) do Guachos Vermelhos e a certeza de que a verdade não prescreve.
#jásão41anosdisto"

Meninos especiais!!!


"Todo e qualquer contribuinte deste país, pode e deve conotar o sporting como um clube de incompetentes caloteiros. E os parolos ainda tem lata de falar em verdade desportiva! Isto é uma VERGONHA!"


PS: Independente dos autores desta reportagem, também terem muita lama para se enterrarem, não deixa de ser verdade, o que aqui é exposto...

Saviola:

Bigodes: Aursnes...

Falar Benfica #77

Que bons que somos a varrer os outros, está sempre tudo pronto para apontar o dedo e disparar


"Partindo de uma experiência de perda pessoal, (...) escreve sobre como tanta gente no futebol parece apressar-se a fazer juízos de valor "sobre este e aquele" como se "tudo aquilo que a televisão dispara para as nossas salas de estar fossem suficientes para definir caráter, esquecer carreiras ou distribuir sentenças"

Há uns anos, quando era apenas um jovem árbitro de futebol, recebi uma notícia muito perturbadora no preciso momento em que me preparava para viajar, em trabalho, para os Açores: soube da morte de uma pessoa que me era próxima.
Uma pessoa com idade, mas de quem gostava muito e com quem passava parte do meu tempo. Era aquela relação de carinho e respeito que se tem pelos mais velhos e que não se explica. Sente-se.
Quando o coração dela desistiu de bater, o meu gelou. Sabia que a idade não perdoava, mas não estava preparado para enfrentar aquele momento. Não assim, tão de repente, sem sequer considerar essa possibilidade. Confesso, foram momentos difíceis de digerir e aceitar, porque a ligação era forte.
Decidi que queria fazer a viagem à mesma.
Há, nessas alturas, algo que nos impele a manter os planos, a querer seguir em frente. É como se quem parte nos sussurrasse ao ouvido que não podemos desistir, que não podemos parar.
Como perceberão, não tenho grande memória desse fim de semana. Sei que o jogo era da II Liga (em casa do CD Santa Clara), mas não me recordo de quase nada do que aconteceu em campo.
Lembro-me apenas de estar acompanhado por uma equipa fantástica, com malta amiga (os tais que serão sempre amigos do peito), que puxou muito por mim. Não me largou um segundo, não me deixou cair no desânimo, não me deu tempo para sentir. Manteve-me firme e seguro. Estava um caco por dentro, mas fingia brilhar por fora. Por mim e por eles. Porque, nestas alturas, não basta ser. É preciso parecer.
Hoje sei que estive em campo sem estar.
Liguei o piloto automático e só me lembro de obrigar-me a honrar a memória daquela senhora fantástica, dando tudo o que tinha e não tinha. Dando o melhor de mim. Não sei como consegui fazer aqueles 90 minutos.
Não sei onde arranjei força para me concentrar, para focar no essencial, para fazer o que tinha que ser feito... mas consegui. Acho que há momentos nas nossas vidas em que chegamos ao destino sem saber como cumprimos o trajeto."

O nosso amigo Santiago Bernabéu


"Santiago Bernabéu tinha uma especial predileção por Eusébio, ficou com os olhos postos nele desde a final europeia de Amesterdão, tentou mais de uma vez contratá-lo para o Real Madrid.

Em dezembro fará 75 anos que o Belenenses se deslocou a Madrid para participar no desafio inaugural do Estádio de Chamartin, perdeu 3-1 contra o Real, Pedro Escartin anulou-lhe um golo limpo e Cândido de Oliveira, enviado especial de A Bola, escreveu Magnifica exibição dos jogadores lisboetas como título da sua crónica. Apesar da derrota passou à história por ser a primeira equipa visitante a jogar num campo que se tornou famoso, que possui uma história invejável com inolvidáveis noites europeias e uma final dum campeonato do mundo, a casa que foi de Figo, Cristiano Ronaldo, Secretário e José Mourinho, o relvado onde Futre ganhou duas Taças do Rei e João Alves marcou um golo fabuloso que deu ao Salamanca a única vitória da sua história sobre o Real Madrid. Daqui a uns meses, quando concluam as obras, passará a ser o melhor e mais moderno estádio do planeta futebol e o Belenenses, o genuíno, poderá orgulhar-se de ter estado lá no dia do seu nascimento como o esteve no das suas bodas de prata.
A presença da turma de Belém nesse importante ato foi possível graças á deferência de Santiago Bernabéu que se empenhou em que, na grande festa, devia estar presente o então campeão de Portugal. Depois de ter sido jogador, treinador e dirigentes do clube, chegou à presidência e, no desempenho desse cargo, achou que era fundamental para o futuro da instituição dispor dum novo estádio onde pudessem entrar os cada vez mais numerosos adeptos, comprou uns terrenos que na altura estavam ainda fora da cidade, mandou fazer a construção e a finais de 1947 as portas abriram-se de par em par pela primeira vez. Sete anos mais tarde o recinto foi melhorado, a sua capacidade aumentada e, embora contra a sua vontade, Santiago Bernabéu consentiu que ele fosse batizado com o seu nome que ainda hoje perdura e perdurará ao longo dos tempos e enquanto o Real Madrid existir. Construir o novo estádio foi uma grande amostra de visão do futuro, mas Bernabéu não ficou por aí, formou uma boa equipa de futebol com grandes jogadores entre os quais Alfredo Di Stéfano era a grande referencia e apoiou com todas as suas forças a criação da Taça dos Campeões Europeus que o Real Madrid conquistou cinco vezes de forma consecutiva tornando-se no autêntico rei do futebol europeu. Paralelamente criou também a secção de basquetebol que, como o futebol, proporcionaria ao clube grande número de títulos tanto domésticos como internacionais, com tudo isto Santiago Bernabéu foi um presidente ímpar que, quando faleceu em 1978, deixou atrás de si um trabalho extraordinariamente bem feito reconhecido ao mais alto nível do desporto mundial.
O Benfica também teve o seu ‘homem do estádio’, o presidente Joaquim Ferreira Bogalho que lutou tudo o que pôde para conseguir que a Câmara Municipal cedera os terrenos, que inventou mil formas para juntar dinheiro para construir o Estádio da Luz e que não parou até chegar aos festejos da inauguração, em dezembro de 1954, e dos que fizeram parte um desafio amigável contra o Real Madrid que aí esteve com todas as suas grandes figuras e com Santiago Bernabéu, que ofereceu uma estatueta de D. Quixote, à frente da comitiva. Mas Bogalho fez muito mais do que isso, revolucionou o futebol do Benfica trazendo do Brasil a Otto Glória e também criou o Lar do Jogador, uma casa que servia de residência para os jovens jogadores, sobretudo para os vindos do Ultramar, que não tinham casa de família onde ficar. Aproveitando a sua presença em Lisboa, o presidente do Benfica convidou, orgulhoso, o seu colega do Real Madrid a visitar o Lar mas, aí, o caldo entornou-se, Santiago Bernabéu observou o ambiente e, ligeiro e sincero de palavra como sempre foi, vai e espeta à queima roupa «Lo que veo no me gusta nada, tantos chicos jóvenes juntos en una casa muchas horas sin nada que hacer es peligroso, un dia una miradita, al siguiente un paso más, perdona que te diga querido amigo, pero creo que esto es una fábrica de maricones, mientras yo mande, nada parecido se hará en el Real Madrid». Joaquim Ferreira Bogalho engoliu em seco, fez que não percebeu, não teve em conta o aviso e o Lar manteve-se durante mais duma década a cumprir as funções para o que tinha sido criado, Bernabéu, por seu turno, cumprindo a sua palavra, continuou a dispersar por pensões de Madrid os jogadores que, no inicio das suas carreiras, vinham provar a sua sorte no Real, situação que se manteve até que, há bem pouco, o clube construiu, na cidade desportiva de Valdebebas, um edifício com quartos duplos, cinema, auditório e salas onde os jovens futebolistas, obrigados a estudar, assistem às aulas que lá lhe vão dar os professores, um autêntico luxo.
Santiago Bernabéu tinha uma especial predileção por Eusébio, ficou com os olhos postos nele desde a final europeia de Amesterdão, tentou mais de uma vez contratá-lo para o Real Madrid, o jogador gostava da ideia mas não o deixavam sair, sendo impossível a transferência, Bernabéu convidou-o, em compensação, para jogar, com o Real, contra o Belenenses no desafio dos 25 anos de vida do estádio que foi, ao mesmo tempo, de despedida de Paco Gento e deslocou-se propositadamente a Lisboa para, a 25 de setembro de 1973, assistir à festa de homenagem prestada ao ‘Pantera Negra’, deu-lhe uma bonita prenda e esteve acompanhado pelo treinador Miguel Muñoz que dirigiu o Misto Mundial que nessa noite defrontou o Benfica.
Uma noite, em Madrid, D. Santiago salvou-me a mim e ao saudoso Carlos Pinhão, de uma situação bastante complicada. O Carlos que tinha ido para fazer a crónica para A Bola dum desafio importante apercebeu-se, à entrada, que se tinha esquecido da credencial de jornalista, já não dava tempo para ir ao hotel buscá-la e não havia nem uma só entrada nas bilheteiras, nisso estávamos sem saber que fazer quando, de repente, vemos ao nosso lado a Santiago Bernabéu, contei-lhe a nossa desesperada situação e ele tranquilizou-nos: «Venham comigo, queridos amigos portugueses» e levou-nos para um camarote muito mais cómodo e melhor situado que o destinado à imprensa. Mas a sua sempre grande amabilidade não lhe impediu de, em defesa dos interesses do Real Madrid, pregar uma partida ao Benfica. Foi na Primavera de 1974, o clube português procurava treinador e escolheu a Miljan Miljanic com quem o presidente Borges Coutinho chegou a acordo, tudo estava apalavrado e só faltava a assinatura do compromisso, Bernabéu soube disso e mandou com urgência ao secretário da direção, Agustin Dominguez, a Belgrado, com plenos poderes para contratar o técnico jugoslavo. Dois dias depois Miljanic já assistiu ao Atlético-Real Madrid no Vicente Calderón e aí passou-me a mensagem que quis enviar aos benfiquistas: «Estou muito agradecido ao Benfica por se ter interessado por mim, teria sido uma grande honra ser seu treinador, mas peço-lhes que compreendam que o Real Madrid é o Real Madrid», o Benfica teve de conformar-se e dar a outro jugoslavo, Milorad Pavic, a direção técnica da equipa, uma maldadezinha de Santiago Bernabéu que não chega, nem de longe, para ensombrecer a grande amizade e admiração que sempre teve para com Portugal e os portugueses."

SL Benfica fecha parceria com a Athletic Club Momento


"Camisolas oficiais de jogos utilizadas pelos jogadores vão estar em leilão durante a época na app "Momento Market".

O SL Benfica entra num mercado diferenciado com a Athletic Club Momento (AC Momento), a empresa responsável pela aplicação mobile (iOS, Android) "Momento Market".
Durante toda a época, os adeptos que fizerem o download da app Momento Market vão ter a possibilidade de licitar em direto, durante o jogo, as camisolas que os seus jogadores preferidos estão a vestir.
Colecionar peças desportivas nunca foi tão popular como hoje em dia, com um mercado global avaliado em mais de 4 mil milhões de euros. A Athletic Club Momento juntou-se ao Sport Lisboa e Benfica para dar aos seus adeptos espalhados pelo mundo a oportunidade de ganhar camisolas utilizadas pelos seus jogadores favoritos durante os jogos ao longo de toda a época.
O início desta parceria terá lugar na próxima terça-feira, 30 de agosto, dia de jogo SL Benfica vs. Paços de Ferreira. Os adeptos que fizerem o download da app Momento Market poderão licitar ao vivo as suas camisolas preferidas. Os leilões começam após o apito inicial e terminam após o apito final dos respetivos jogos.
Miguel Bento, CCMO do SL Benfica, afirmou: "O SL Benfica procura estar sempre à frente no que respeita à proximidade na relação com os seus sócios e adeptos e no que toca à inovação do futebol mundial moderno, e com esta parceria com a AC Momento estamos exatamente nesse caminho. Estamos particularmente entusiasmados com esta parceria, não só pelos avanços tecnológicos que a equipa da Momento Market está a desenvolver, mas, igualmente, pelo claro entendimento e apreço pela cultura futebolística, valores e tradição que tornam este clube único."
"Estamos muito orgulhosos que o SL Benfica seja o primeiro clube parceiro em Portugal", disse John Brennan, Fundador e CEO do AC Momento. "Poder trabalhar desde o primeiro dia com o maior clube de Portugal, o clube com mais sucesso na Liga Portuguesa, é um grande privilégio para nós, e estamos muito entusiasmados em poder partilhar este produto inovador com todos os seus sócios e adeptos espalhados pelo mundo", realçou.
Todas as camisolas disponíveis na app Momento Market serão representadas através de um certificado digital de autenticidade (dCOA) com uma imagem de alta resolução da camisola associada, bem como com a informação sobre o jogo em que a mesma foi utilizada. Cada dCOA possui, igualmente, um número de identificação único que figura na etiqueta de autenticação anexada a cada camisola. Tradicionalmente, um certificado de autenticidade consiste num documento físico que acompanha a encomenda pedida.
A AC Momento acredita que o certificado digital melhora a experiência dos adeptos para que estes possam guardar e colecionar online os artigos exclusivos e únicos, bem como partilhá-los nas redes sociais com amigos e seguidores.
As instalações da AC Momento estão localizadas em armazéns seguros espalhados pela Europa, onde as camisolas são autenticadas, fotografadas e protegidas juntamente com outras obras de arte de elevado valor. A AC Momento recebe as camisolas de jogo diretamente dos balneários dos clubes, assegurando que tudo é meticulosamente documentado. SL Benfica fecha parceria com a Athletic Clube Momento
Se ganhar uma camisola na app Momento Market, o certificado digital é imediatamente enviado para a sua conta, podendo depois optar pelo envio da camisola diretamente para a sua casa ou deixá-la armazenada na AC Momento por questões de segurança.
Os adeptos podem fazer o download da app Momento Market na App Store e na Google Play Store.
Para mais informações, visite o site da AC Momento, website, ou contacte o email press@acmomento.com ou partner ships@acmomento.com.
Pode também seguir @acmomento no Twitter, Instagram e juntar-se à comunidade AC Momento no Discord."

Aquecimento...


Lanças...


26 Agosto