Últimas indefectivações

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Palhaçada nº 9878526 !!!



Os 2 meses de suspensão para o Luisão não são surpresa para ninguém. As reacções em Portugal no próprio dia, assim o 'obrigavam'!!!
Agora, estamos perante mais um - dos muitos - malabarismos do Sistema:
O jogo foi particular, o árbitro simulou claramente um desmaio, o árbitro não expulsou ninguém em campo, o relatório não foi assinado pelos Clubes, o árbitro no relatório não fala em agressão, o relatório médico da clínica Alemã que 'tratou' o árbitro no final da partida desmentiu as afirmações do palhaço apitador - aliás facilmente visionando as imagens, sem ser especialista médico, percebe-se que não existiu qualquer desmaio!!! Resumindo: um autêntico Circo, onde o jogador do Benfica é o único castigado!!!
O Luisão não devia ter feito o que fez, o Luisão devia ser castigado, mas nunca com o enquadramento de agressão, ou tentativa de agressão. Se o Luisão tivesse sido castigado com a justificação de Comportamento Negligente, ou Comportamento Anti-Desportivo, aceitava-se...
O mais engraçado é ler e ouvir Benfiquistas, a achar justo o castigo, isto depois de toda a campanha premeditada para condicionar a decisão do CD, que teve na última semana, mais um capitulo, com o ridículo castigo ao Jorge Jesus!!!
A falta de memória é um dos grandes problemas de muita gente... num País minimamente civilizado, no limite até podia-se aceitar a argumentação contra o Luisão, mas em Portugal, onde um jogador que atira uma bota a um árbitro leva 2 jogos de castigo; num País onde um jogador dá três peitadas consecutivas a um árbitro e leva um  amarelo; num País onde um bando de bandidos persegue um árbitro de uma baliza à outra, e nada acontece; num País onde um Apito Dourado deu em quase nada; num País onde uma manada de incendiários resolveu atear fogo a um Estádio e 1 anos depois nada foi decidido; num País onde um dirigente deposita dinheiro na conta bancária de um fiscal-de-linha e nada acontece; num País onde treinadores e dirigentes tentam condicionar as arbitragens às claras, todas as semanas, e ninguém é castigado; num País onde um grupo de jogadores resolve agredir ao murro e pontapé, cobardemente, 2 Stewart's, e no final são castigados, com 10% do 'tempo' da pena mínima, com qual foram condenados!!! Etc., etc., etc,... Numa Republica das Bananas chamada Portugal, este castigo 'exemplar' ao Luisão, é só mais uma das muitas palhaçadas, cometidas pelos chulos e corruptos doutores deste País, invertebrados nojentos... e depois ainda há quem vá na conversa!!!
A próxima fase da vergonha, é a pressão que vai ser feita ao nível da FIFA para alargar o castigo às competições europeias. Quando esta tarde foi anunciado o castigo, ler os jornaleiros com orgasmos múltiplos, afirmar a pés juntos, que o Luisão não podia jogar a Champions, foi somente, mais uma cena desta novela cheia de 'maus-caracteres' e xico-espertos... que nem se lembram que o castigo do 'mostrengo verde' ter tido efeito somente em Portugal!!!

PS: Por falar em 'mostrengo verde' e... Admito: a derrota do Zenit neste final de tarde teve graça!!! Não ganho nada com este contentamento interior, mas soube bem...!!!

A não-inscrição

"O pensador José Gil explicou muito bem a sua tese acerca da não-inscrição na sua obra, já com uns aninhos, “Portugal, Hoje - O Medo de Existir”. José Gil atirou-nos à cara com a incapacidade que temos em fazer da experiência uma acção transformadora do real. Nada é, tudo é foi e a realidade acaba por ser uma espécie de espantalho de vento. Nada se inscreve, tudo é superfície, nada aconteceu nem acontece, tudo é conformismo e inércia. Se isso é Portugal, o futebol em Portugal é tudo isso com publicidade paga ao segundo e reportagens em directo.
Só assim se explica que o facto de um dirigente do Sporting ter enviado um funcionário seu depositar dinheiro na conta bancária de um fiscal-de-linha antes de um jogo que envolvia o referido clube e o dito fiscal ter ficado, como diria Alexandre O’Neill, numa “coisa em forma de assim”. Ou seja, passou, não se inscreveu, foi com a espuma dos dias. E o que dizer das inconsequências para o acto criminoso que gente identificada perpetrou ao atear fogo a uma bancada do nosso Estádio da Luz? Tudo passou, nada ficou. E o tal Sr. Costa que, há poucos meses e de acordo com os relatos públicos de um jornalista agredido, esbofeteou publicamente o dito e ainda gozou com a situação? E as acusações do mano Oliveira mais novo que repetidamente garante que o mano Oliveira mais velho manipula os títeres engravatados que decidem os destinos do futebol português? E os juízes que, nos camarotes, combinam com os réus as absolvições douradas entre apitos, charutos e gargalhas? E os agentes da PJ que previnem atempadamente os suspeitos do dia e hora das buscas domiciliárias? E os dirigentes desportivos e federativos sentenciados a penas suspensas de cadeia?
Nada disto aconteceu. Foi público, visível e nada disto foi real, porque nada disto se inscreveu e tudo é fátuo. Onde nada se inscreve fica a dor sem cicatriz e sem redenção. Eis Portugal, eis o futebol português."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Acabar com a euforia escocesa

"Os portugueses agora suspiram para que não haja jogo da selecção nacional, desde que passou a ser padrão meia hora antes anunciar as medidas de austeridade que lhes serão impostas. A violência do anúncio da última sexta-feira foi tal que serão poucos os que se lembram do resultado contra o Luxemburgo, e terça-feira o ministro das Finanças acrescentou razões para que o jogo contra o Azerbaijão fosse pouco importante. Bem percebo os jogadores da selecção a atirar à trave sem parar, estavam em linha com o país. Paulo Bento, no entanto, manteve a selecção na rota do triunfo e está de parabéns, mesmo percebendo que teremos de jogar muito mais para vencer a Rússia. Muito bem também a federação ao optar por preços económicos para os bilhetes e assim conseguir um estádio cheio. Numa altura de aguda crise económica e social algum bom senso das instituições e dos responsáveis é fundamental.
Na sequela das saídas e do fecho de mercado, tivemos um Benfica-Bétis para treinar, manter o ritmo e melhorar rotinas. Foi um jogo morno onde as melhores indicações vieram de Matic.
O castigo de Jorge Jesus foi o golo fora de jogo na Luz que valeu um campeonato, não foram 15 dias de suspensão.
O Benfica inicia na quarta-feira, no mítico Celtic Park, a sua difícil caminhada Europeia, não vejo razões para não acreditar, apesar das muitas dificuldades. Num ambiente absolutamente único, talvez mesmo o mais fantástico e saudável de todos os palcos mundiais de futebol, que venham pontos e golos para as nossas cores. O Celtic é o menos favorito do grupo e por isso aquele com quem é mais importante não perder pontos. Numa altura em que a Escócia está em alta, com Andy Muray e a sua inédita vitória no US Open para gáudio de Sir Alex Fergunson e Sir Sean Connery, bem pode o Benfica travar esta euforia escocesa."

Sílvio Cervan, in A Bola

Maxi, um dos nossos...


Nos dias de hoje é arriscado confiar nas relações sentimentais entre jogadores os Clubes e os respectivos adeptos... mas existem excepções que confirmam a regra: o Maxi não engana, a mim nunca me enganou...

Hillsborough, revisitado...



Existem acontecimentos que por razões desconhecidas nos marcam mais do que outros... apesar da tragédia de Heysel (1985) ter tido um tratamento mediático mais 'barulhento' na altura, pessoalmente fiquei muito mais impressionado com a tragédia de Hillsborough (1989)... Se em Heysel assistimos a um acto criminoso cometido por alguns - premeditadamente ou por negligência... -, em Hillsborough aparentemente tinha sido um 'acidente', e se calhar por isso, como espectador futebolistico 'profissional' - desde de sempre -, senti-me mais próximo de Hillsborough. Numa altura onde a organização dos jogos era mais amadora, também passei por alguns 'apertos' - a sensação de andar pelo 'ar', empurrado... ou comprimido numa multidão, sem 'vontade' própria, é algo que não se esquece facilmente... -, talvez por isso, por poder ter-me acontecido, Hillsborough marcou-me.
Acompanhei de perto toda a polémica que se seguiu... Com os adeptos do Liverpool a acusarem a organização e a policia, desde do primeiro minuto... Mas com a fama que os hooligans de Liverpool tinham desde Heysel, foi fácil 'empurrar' todas as responsabilidades para cima dos adeptos... Não foi por falta de testemunhos, que a investigação não apurou a verdade, fizeram-se inclusive documentários apontando as falhas da organização e as incongruências do relatório oficial inicial...
Mas foram precisos 23 anos, para finalmente as autoridades reconhecerem a VERDADE. A Policia Inglesa, infelizmente, já tem um curriculum longo de encobrimentos, mas também é verdade que a sociedade Inglesa tem esta extraordinária capacidade de não deixar enterrar as questões e reconhecer os erros, nem que seja 23 anos depois!!!
Foram vendidos bilhetes a mais, os adeptos queriam ocupar outros sectores mas a organização empurrou-os a todos para o mesmo, quando a Polícia temia a existência de problemas fora do Estádio, alguém resolveu abrir uma porta que devia estar fechada e que encaminhou os adeptos para um sector que já estava cheio, a Policia inicialmente não permitiu que os adeptos fugissem para o relvado, a segurança passiva do recinto também não ajudou, a coordenação da acção de socorro foi péssima... 41 vidas podiam ter sido salvas, se o socorro tivesse sido feito com eficácia...!!!







No Estádio da Luz, nas últimas épocas, principalmente nos jogos com os Corruptos, a PSP tem tido atitudes absurdas, provocatórias, chegando mesmo a incentivar a violência... Em todos os Clubes existem adeptos indesejáveis, infelizmente o Benfica não é excepção... mas aquilo que tem acontecido junto da Estátua do Eusébio - recentemente baptizada Praça dos Heróis -, quando os adeptos Corruptos estão a entrar no Estádio a centenas de metros de distância, é ridículo. A carga policial dentro do espaço comercial foi criminosa, felizmente não houve fatalidades - mas houve feridos graves... -, como é costume em Portugal, o encobrimento tem sido total - com a comunicação social a ajudar... com os jornaleiros 'infiltrados' na Polícia de Intervenção, a passarem a imagem de 'zona de guerra'...!!! -, em vez de se questionar as razões dos conflitos, fazem-se julgamentos baseados em preconceitos, misturando tudo... ao não separar os actos criminosos ou de vandalismo cometidos nos recintos desportivos, com os excessos de 'zelo' policiais, que acontecem no Portugal desportivo, mais vezes do que aquilo que as pessoas podem pensar (por exemplo Setúbal-Benfica à 2 épocas!!!), estamos a ser cúmplices de uma situação, que no limite pode-se transformar num Hillsborough II !!! Se ninguém assume os erros, não se pode melhorar os procedimentos...

O pedido de desculpa do Primeiro-Ministro Inglês (personagem que até nem gosto...) é um exemplo de como numa verdadeira Democracia, com uma sociedade livre, com uma comunicação social agressiva e sem medo, se pode ambicionar Justiça para todos... nem que seja 23 anos depois!!! Em Portugal, se daqui a 23 anos, alguém reconhecer o estado totalmente Corrupto do desporto Português já ficava feliz, mas nem com as principais personagens enterradas, isso vai acontecer... afinal de contas estamos em Portugal!!!