Últimas indefectivações

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Vermelhão: Balbúrdia acaba em vitória!!!

Mónaco 2 - 3 Benfica


Remontada, em jogo onde os esquemas defensivos foram derrubados com alguma facilidade! Admito, se tivesse sido um adepto neutro de futebol, até teria gostado do jogo, mas como Benfiquistas, passei a maior parte do tempo, desesperado com a nossa inoperância em 'agarrar' na partida... especialmente, quando ficámos a jogar contra 10, e onde até parecia que erámos nós que estávamos em inferioridade!!!

Mas, quando as pernas começaram a faltar, lá apareceu o velhinho Di Maria, com duas assistências perfeitas, a resolver o jogo, e se calhar, a resolver a 'qualificação' do Benfica para a próxima fase da Champions!!!

O Mónaco está a fazer uma excelente época, na Liga e na Champions, e hoje percebi o porquê! Defensivamente, muito fortes fisicamente, altos e rápidos, com um meio-campo defensivo que cobre uma área enorme... E até os criativos da frente, ajudam na pressão alta, com bastante eficácia! Com bola no pé, jogam simples, e têm vários jogadores diferenciados na frente, sendo que alguns vão ser 'estrelas'!

O Benfica voltou a demonstrar muitas dificuldades, quando jogámos com equipas muitos físicas, principalmente no meio-campo... mas mesmo assim, até entrámos bem, fomos os primeiros a criar perigo... e quando sofremos o 1.º golo, acho que foi contra a corrente! 

A 2.ª parte, do 1.º tempo, foi nossa, podíamos e devíamos ter empatado... ao intervalo, o 1-0 sabia a injustiça! Entrada suicida no 2-º tempo, com o Mónaco a acertar no poste, mas com o golo do Pavlidis, o Mónaco sentiu o empate e ficámos por cima do jogo... Com a expulsão no Mónaco, esperava-se um assalto do Benfica ao 2-1, mas quem marcou foi o o Mónaco, e não foi contra a corrente, os Monegascos estavam a jogar melhor... Fisicamente, depois dum jogo muito intenso, a jogar com 10 durante 30 minutos, os jovens do Mónaco foram um bocadinho anjunhos, e o Benfica aproveitou nos últimos minutos, para dar a volta, com dois cruzamentos teleguiados...

Acabou por ser o Plano B, do ataque a resolver!!! Desde do início da época, a dupla Arthur e Amdouni, têm saltado do banco, e têm quase sempre marcado, nos jogos mais 'apertados' mas também nos jogos mais fáceis! O Pavlidis sozinho desgasta, e depois entram estes dois mais frescos, com mais espaços, e tem resultado... É extremamente importante, uma equipa, como o Benfica, ter jogadores com esta qualidade e este espírito... quando entram a meio do 2.º tempo, marcam quase sempre golos! As grandes épocas, quase sempre, tem este tipo de protagonistas...!!!


O Amarelo ao Tino no início do jogo (mal mostrado) condicionou muito o nosso jogo. Por exemplo, no 1.º golo do Mónaco, suspeito que sem Amarelo o Tino teria arriscado uma falta... Mas quando foi substituído, o Lage errou, quem devia ter entrado, era o Barreiro! A jogar com o Kokçu e o Aursnes, no meio-campo, mesmo contra 10, não resultou, perdemos a 'bola'!!!

O entusiasmo no final da partida, foi merecido, não pela qualidade do nosso jogo, mas pela importância de uma vitória fora de casa na Champions, contra um adversário do 'nosso' campeonato, num jogo com bastantes reviravoltas, golos anulados, e muita emoção... e mesmo sem ser 'oficial', a 'quase' garantida qualificação para a fase seguinte: das equipas com 4 pontos, só o PSG na minha opinião tem potencial para chegar aos 10 pontos! Aliás neste momento, vencendo o Bolonha na próxima jornada, vai levar o Benfica à luta pelas oito primeiras posições... e respetiva, qualificação direta, para os Oitavos-de-final, sem ter que jogar o Play-off!


Mas agora, temos o Arouca fora. Em condições normais seria um jogo fácil, mas estas ressacas europeias são sempre imprevisíveis. Este jogo foi bastante intenso, com muitas disputas físicas, e jogadores como o Di Maria e o Akturkoglu foram obrigados a jogar muitos minutos... Recuperar fisicamente a equipa, e focar mentalmente os jogadores no principal objetico da época, que passa pela vitória em Arouca!

Injusto...

Mónaco 1 - 0 Benfica


Expulsão do Olívio aos 18' minutos foi decisiva (exagerada, o Olívio mete o pé nas costas do adversário, quando está desequilibrado, e ao sentir o contacto retira-o imediatamente...). Ainda por cima o Mónaco, acabou por chegar ao golo, num remate desviado por um defesa nosso!!!

Jogámos melhor, e na 2.ª parte fomos mesmo muito melhores, com o Mónaco a jogar em contra-ataque, apesar de estar em superioridade numérica!

Árbitro Turco, muito mau...

Importante, vencer na próxima jornada o Bolonha, pois vamos jogar com o Barça e a Juve nas últimas jornadas, duas das melhores formações da Europa!

Despedida da Europa...

Benfica 67 - 79 GEAS
15-21, 20-25, 21-11, 11-22


Talvez, o melhor jogo este ano na Europa, com a Rapha em grande (à antiga!), mas sem pernas para o 4.º período!!!

Benfica: tocar a reunir


"Recentrar prioridades é algo urgente a que os clubes grandes, que têm muitos jogadores nas seleções, estão obrigados. Trabalho de recuperação e avaliação física individualizada é com as equipas técnicas, porque todos os atletas são diferentes, verdade que convém não ignorar.
A Taça de Portugal mostrou uma equipa do Benfica refeita depois da pausa internacional, contra uma outra do Estrela da Amadora especificamente preparada para a eliminatória. O resultado final do confronto viria, no entanto, a expor severamente a diferença de poderio entre os plantéis, mesmo com níveis de preparação bem opostos.
Objetivo claro do Benfica nestas circunstâncias era entrar forte para decidir rápido, se o adversário estivesse de acordo, e esteve. Era importante resolver cedo para gerir a equipa, tendo em conta o próximo e decisivo confronto europeu. É um verdadeiro privilégio apreciar um Di María fresco e ainda por cima inspirado, que cedo expôs a fragilidade alheia. Aursnes e Bah, fiéis escudeiros da estrela da noite, criaram a avalanche inicial pela direita, que desde logo decidiu o jogo. A rematar a goleada, um Arthur Cabral finalmente feliz e em duplicado, depois de muito suar e falhar. Fez bem por merecer. O final do jogo veio com os objetivos atingidos. Gestão inteligente e confiança reforçada. Daqui a pouco há um Mónaco forte pela frente. Reafirmação pontual na Europa procura-se. Solidez com personalidade e ambição poderá ser uma boa receita.

HERANÇA
Mudar de treinador é, na grande maioria das vezes, uma imposição dos clubes. Como sabemos e foi assunto nacional, Ruben Amorim primou também aí pela diferença. Quer na chegada que foi paga, quer comprado na partida, acabando por determinar até quem seria o seu sucessor. Um verdadeiro fenómeno!
Qualquer que fosse o substituto, será sempre uma tarefa complexa a transição entre pessoas naturalmente diferentes, ainda mais quando quem parte deixa saudades até nos adeptos rivais.
Claro que a responsabilidade e o desafio são grandes. Herdar a liderança de uma equipa que segue na frente e que joga bem, é como receber uma flor de presente mas ter que a regar com apurado critério. Será um desafio muito exigente para o novo jovem líder, mesmo que seja uma aposta ao que dizem já preparada no tempo.
E agora? Repetir a receita sim, dentro do possível com as mesmas peças, mas o motor da máquina é sempre o principal. É o líder que dá corpo às peças e o que normalmente faz a diferença. Recriar o estilo de Amorim? É melhor não tentar... Estar identificado por certo com a metodologia antes seguida é positivo, mas será suficiente?
Esta transição, pelo momento da equipa e pela novidade, poderá ter um início menos complicado. Na continuidade será então escrita a história decisiva desta invulgar e inédita operação.
A expectativa é grande e será um desafio de João Pereira pela emancipação nacional e ao mesmo tempo, naturalmente, a indisfarçável esperança das equipas rivais que as coisas possam mudar...
Do lado dos concorrentes, por certo um misto de admiração por quem parte mas também de alívio por esse desenlace.
Poderá o campeonato aproximar candidatos?

FOLCLORE
A intolerância aguda é talvez a mais grave patologia da sociedade atual. Bem português o ruído destemperado que uma não substituição consegue provocar nas mesas dos nossos cafés, com uma boa dose de clubismo a compor a festa. Considerado um verdadeiro escândalo um jovem de 17 anos dar-se ao incómodo de viajar, coitado, e não participar no último jogo da nossa Seleção Nacional. Como é possível um selecionador cometer tal atrocidade? Não custava nada ser simpático e popular...
Vivemos épocas de crítica fácil e procura desesperada de temas que inflamem a rapaziada mais suscetível. Muita da sabedoria popular que se esbanja por pouco.
Quenda tem um talento inegável, todos o sabem e fará carreira, mas mesmo muito jovem deve procurar relativizar a histeria alheia e não deixar-se ir com ela."

Champions


"O Benfica volta, hoje às 20h00, a competir na Liga dos Campeões e só pensa na obtenção de um bom resultado, no Mónaco. Este é o tema em destaque na BNews.

1. Com a vitória em mente
Bruno Lage salienta: "A equipa entendeu muito bem o que podemos fazer, por isso é vir com carácter, confiança e personalidade para fazer o nosso jogo." O técnico conta com os Benfiquistas: "Um enorme apoio, quer dos adeptos que vieram connosco, quer dos adeptos que residem perto, para termos uma grande noite."

2. Ambição noticia destaque
Florentino assume a ambição pela vitória: "Queremos ganhar os três pontos. Estamos a meio da competição e sabemos que todos os pontos são preciosos. A equipa está motivada, estamos muito confiantes e estamos seguros daquilo que estamos a fazer, porque o trabalho está a ser bem feito, os frutos têm sido notórios para toda a gente."

3. Trazer um resultado positivo
Numa curta declaração a anteceder a partida para o Mónaco, o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, dá conta das expectativas para o encontro: "Espero um jogo à Benfica. É um jogo difícil, mas iremos fazer tudo para trazer um resultado positivo."

4. Encontro da Taça de Portugal agendado
O Benfica visita o Farense nos oitavos de final da Taça de Portugal. O jogo está marcado para 14 de janeiro, às 20h15.

5. Em busca do apuramento
O desafio da UEFA Youth League, entre Mónaco e Benfica, tem início marcado para as 14h00. Vítor Vinha assume: "O objetivo é ir ao Mónaco competir, fazer o nosso jogo, para conseguirmos um bom resultado, que é de alguma maneira selar o apuramento."

6. Resultados
O Benfica, já apurado para a fase seguinte da EHF European League, foi derrotado, por 36-28, no reduto do Limoges. Em futsal, goleada na Luz, por 10-1, frente ao Quinta dos Lombos.

7. Outros jogos
A equipa feminina de basquetebol recebe, às 20h30, o GEAS Basket em mais uma jornada da EuroCup Women. Amanhã há o dérbi dos Sub-15 de futebol, no Estádio Aurélio Pereira (20h00), e dois embates europeus: às 19h00, a equipa masculina de hóquei em patins visita o HC Quévert para a WSE Champions League; e, às 18h30, a equipa feminina de voleibol atua na Grécia no pavilhão do ASP Thetis, a contar para a 1.ª mão dos oitavos de final da CEV Challenge Cup.

8. Parceria de sucesso
A equipa feminina de andebol do Benfica celebrou os 88 anos do seu principal patrocinador.

9. Formar jogadores à Benfica
Os plantéis dos Benjamins (Sub-10 e Sub-11) visitaram o Museu Benfica – Cosme Damião.

10. Benfica Internacional
Está feita a abertura oficial do Mediterranean College of Sport, no qual o Sport Lisboa e Benfica implementa o modelo de formação do Clube. 

11. Casa Benfica Reguengos de Monsaraz
Esta embaixada do benfiquismo assinalou o 25.º aniversário."

E não é que conseguiu!?

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Tema do Dia - Que consequências pode trazer a goleada contra o Arsenal

Observador: E o Campeão é... - Goleada frente ao Arsenal pode deixar marcas?

Observador: Três Toques - João Pereira já lidera com os dois pés

SportTV: Titulares - Renovação de Di Maria a caminho?

Zero: Negócio Fechado - S03E11 - Yekini no Vitória FC

Zero: 5x4 - S05E13 - Sporting e SC Braga: só um pode ser de elite

Zero: Senhoras - S05E13 - A Chéquia pode ameaçar o apuramento português?

Arte: Le football, ciment du Portugal | Invitation au voyage

O TJUE e a proteção de dados no desporto


"No passado mês foi publicado um Acórdão do Tribunal de Justiça da União Europeia com relevância para o direito do desporto, em particular, para o funcionamento (e financiamento) das federações desportivas.
O TJUE foi chamado a pronunciar-se no âmbito de uma questão prejudicial, que tinha por objeto a possibilidade de justificar, com base no RGPD, a comunicação, em troca de uma remuneração, por uma federação desportiva, dos dados pessoais dos seus membros a patrocinadores com vista a ações promocionais.
O Tribunal faz referência ao interesse comercial da federação, que consiste na comunicação a título oneroso dos dados pessoais dos seus membros a uma sociedade que vende produtos desportivos e a um fornecedor de jogos de fortuna ou azar e de jogos de casino nos Países Baixos, para efeitos de envio de mensagens publicitárias e promoções por estes últimos a esses membros, não excluindo que possa ser um interesse legítimo.
Também recomenda que a federação informe previamente os seus membros e lhes pergunte se pretendem que os seus dados sejam transmitidos a esses terceiros para fins publicitários.
O TJUE assinala ainda que é necessário ter em conta a circunstância de os dados em questão serem, nomeadamente, transmitidos a um prestador de jogos de fortuna ou azar e de casino, cujas atividades de marketing, embora legítimas, são exercidas num contexto que não parece ser caracterizado por uma relação pertinente e adequada entre os titulares dos dados e o responsável pelo tratamento. Além disso, em certas circunstâncias, o tratamento desses dados poderia ter efeitos nefastos sobre os referidos membros, na medida em que essas atividades são suscetíveis de expô-los aos riscos da ludopatia."

Marta Vieira da Cruz, in A Bola