Últimas indefectivações

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

12 desejos para 2017

"Um desejo por cada badalada da meia-noite... tantos quantos os pontos que levamos de avanço do Porto e do Sporting... juntos.

Fernando Santos
1. Fernando Santos foi considerado, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, o melhor seleccionador do Mundo, no ano de 2016.
Fernando Santos conquistou 199 pontos, contra os 71 do sueco Lars Lagerback, seleccionador da Islândia no Europeu, e contra os 62 pontos, Joachim Low.
Uma distinção mais do que merecida!
E não apenas pelo Campeonato da Europa.
Pelo seu percurso e pelo seu discurso.
Mas, sobretudo, pela sua humildade e pela sua crença.
Inabalável!
A juntar a tudo isso, o seu habitual adicional de alma, que incutiu e se veio a reflectir em toda a campanha da selecção nacional, até ao título de Campeão da Europa, em Paris.
Onde tudo se perdia... até tudo se ganhar, com Fernando Santos.
Tudo isso, claro, para além da sua firmeza de carácter e da sua grandiosidade humana.
Que o identificam, como homem de bem.
Fernando Santos encarou sempre este seu desafio com uma ambição desmedida para um povo tão pessimista como o português, fazendo dele  seu projecto.
Sem desculpas (prévias, como sempre acontece em Portugal) e sem medo.
Sem receio, aliás, de ter assumido o que quis e onde sempre quis: chegar apenas a Lisboa a 11 de Julho e ser recebido em festa.
Nós, afinal depois de duvidar-mos - muito - sonhámos com ele.
E percebemos que, enquanto existisse vontade de lutar, haveria esperança de vencer (parafraseando Santo Agostinho, para dar algum sentido filosófico a esta nossa passagem pela época natalícia, para que tudo não se perca na voragem do consumismo e das tradições que têm muito pouco de... cristãs).
Essencialmente pela sua enorme vontade, só superada, talvez, pela sua grande fé.
Fé em vencer.
Fé e foco na conquista.
Tem, por isso - e independentemente da fé e da dimensão da mesma que nos anima, a mim e a ele - toda a minha admiração e respeito.
Sobretudo por andado «por mares nunca dantes navegados», como diria Luiz Vaz de Camões.
Mares (agitados) esses entretanto desmitificados e ultrapassados.
Ainda que, nesse percurso, e para o ultrapassar, tivesse de prometer mais do que aquilo que a força humana podia exigir - ou, no caso - do que poderiam supor poder dar todos e cada um dos 11 tais milhões que somos.
Até nisso, no numero de Portugueses, Fernando Santos foi mais além do que os censos, do que a realidade.
E, adaptando-se e acrescentando-a, fez-nos acreditar que há sempre margem para crescer.
Até onde só o sonho pode fazer milagres.
Pois, além de todo o reconhecimento que tem tido, ensinou-nos a maior lição...
Ou como canta Jorge Palma, «enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar,... enquanto houver estrada para andar, enquanto houver ventos e mar».

A lista de desejos para 2017
2. Para terminar, e porque ninguém foge ao seu próprio destino, por mais que se esforce... nem às tradições, nada como fazer a nossa lista de desejos, para, desportivamente, os pedirmos...
Um por cada badalada do fim de ano.
Um por cada ponto que levamos de avanço de Porto e Sporting, juntos.
12 pedidos para 12 pontos, em doze badaladas.
Parece-me junto!!
1. o tetra
Se tivesse de pedir só um desejo no desporto, deixaria de lado todos os outros.
Como estou certo, todos os Benfiquistas.
Por isso, não podemos cometer erros... a todos os níveis.
Porque eles não vão descansar...

2. O Benfica à frente das ambições pessoais
Que a paixão de adepto (bastante necessária, ainda que não suficiente) de cada um de nós, com alguma ou nenhuma responsabilidade pelas funções exercidas, seja sempre colocada à frente de qualquer ambição pessoal. Com a continuidade de um discurso à imagem e à medida do Benfica.
Num caminho onde só as vitórias interessam!

3. 'Olho por olho, dente por dente' ... sempre
Que, quem tiver essa responsabilidade, perceba que é necessário continuar a assumir uma postura à Benfica, respondendo, sempre, a todo e qualquer ataque.
E que nunca, mas nunca, se esqueçam que é a obrigação de todos nós defender a honra do Benfica!
Para que não nos ganhem, por distração!

4. O início de um caminho para podermos voltar a ser... campeões europeus
Sem medo de comprações nem menorizações que não são dignas do Benfica.
Porque atingir os oitavos, os quartos ou as meias satisfaz quem faz as contas (e quem vive delas), mas deixa desiludidos os sócios, os adeptos e os simpatizantes do Benfica que acreditam que isso é possível

5. Ganhar tudo... nas modalidades 
Acreditar em Calos Lisboa, em José Jardim, em Pedro Nunes, em Joel Rocha, em Mariano Ortega, em Ana Oliveira, para podermos ser campeões nacionais em basquetebol, em voleibol, em hóquei, em futsal, em andebol e no atletismo.
O esforço de Luís Filipe Vieira em dar tudo o que precisam, com a coordenação competentíssima do meu grande amigo Domingos Almeida Lima, merece isso... e muito mais!

6. A continuidade de um presidente... nunca certo clube
Com muita fé que as eleições que aí vêm não nos tragam nenhum dissabor e que não tirem de lá quem lá tem estado.

7. A continuidade do treinador... desse mesmo clube
Na segunda época em que passou por cá, à 4.ª jornada, já estava com 9 pontos de atraso.
Por isso, andam com muita sorte, por, à 15.ª, estarem a 8.
Para continuar, espero!

8. A continuidade do presidente... do outro clube
Porque longe vão os tempos do Apito Dourado... quem só conseguiu ganhar assim, nunca ganhará consistentemente, com regras claras.

9. A continuidade do treinador... do outro clube
Há coisas que não mudam.
E o facto de me parecer ser pessoa de carácter e com personalidade nunca fará dele um grande treinador.
Apesar do esforço que a estrutura irá fazer para lhe oferecer o campeonato.

10. A perpetuação da sede de vingança de uns
Que continuem a ter uma sede enorme de vingança, que têm revelado até aqui.
Que continuem a demonstrar arrogância, a mandar farpas e a atacar.
E que continuem a não conseguir deixar de pensar e de falar no Benfica.

11. A continuação dos anos sem títulos de outros
Que continuem a pensar como deixaram de ganhar, depois de terem ganho como ganharam.
E que continuem sem perceber que os tempos dos quinhentinhos não voltam mais.
E que, como os outros, continuem a não conseguir deixar de pensar e de falar do Benfica.

12. Saúde... no ano de Jiménez
Mas se as vitórias do Benfica são importantes, num ano que - acreditando, como acredito, nas previsões e nas premonições do meu Presidente - será o ano da afirmação de Rául Jiménez, com o que isso terá de muito importante nas conquistas de 2017, nada como incluir, num desses tradicionais 12 desejos, o da saúde.
Muita saúde, para todos, os de um lado e os do outro (ou dos outros), sem a qual nada terá interesse.
Nem a celebração das vitórias.
Por isso, e para todos, ...
Um fantástico 2017.
Bom ano."

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Os melhores de 2016

"O fim de um ano é uma convenção para sumariar os 365 dias, ainda que o tempo não pare entre anos. Apenas com a espontaneidade do que da memória me ocorre, quase sempre decrescente com o passar dos meses e naturalmente limitada, seleccionei o que mais apreciei (por ordem alfabética), no futebol por cá jogado, concentrando-me mais nos três grandes pela simples razão de serem os que mais acompanho. Quanto ao que menos apreciei, prefiro congelar a recordatória.
Os melhores jogadores da Liga: João Mário, Jonas, Layun; As maiores revelações: Diogo Jota, Gelson Martins, Renato Sanches; Os melhores guarda-redes: Ederson, Miguel Silva, Rui Patrício; Os melhores treinadores: Lito Vidigal, Jorge Jesus, Rui Vitória; Os melhores defesas laterais: Grimaldo, Layun, Nelson Semedo; Os melhores defesas centrais: Coates, Jardel, Lindelof; Os melhores médios defensivos: Danilo Pereira, Fejsa, William Carvalho; Os melhores médios: Adrien, João Mário, Pizzi; Os melhores extremos: Gaitán, Gelson Martins, Rafa; Os melhores avançados: Jonas, Mitroglou, Slimani; Os melhores públicos: Benfica, Sporting, Vitória (de Guimarães); As melhores ascensões/recuperações: Benfica (para campeão), Tondela (para a manutenção) e Portimonense (para promoção); O melhor jogo do Benfica na Liga: 5-1 contra o SC Braga; o melhor jogo do Sporting na Liga: 3-0 na Luz; o melhor jogo do FC Porto na Liga: 5-0 no Bessa.
E limitando-se ao meu clube, a maior alegria foi, evidentemente, o tricampeonato, na esperança do tetra e os golos mais saborosos foram o de Mitroglou em Alvalade, Jonas no Bessa, Jiménez em Coimbra e Lisandro no Dragão."

Bagão Félix, in A Bola

Ano de excelência para o Benfica

"O ano de 2016 foi um excelente ano para os benfiquistas. Ano de tricampeonato, o que já não sucedia há 31 anos, ano de Supertaça, ano de Taça da Liga, de quartos na Champions e até um ano único, porque nunca o Benfica tinha conseguido na sua história tantas vitórias num só um ano.
Tal como A Bola hoje publica, mais vitórias do que o Benfica, em 2016, só só mesmo o Barcelona.
Compreendo que haja quem considere um exagero a comparação, sobretudo tendo em vista a realidade desequilibrada do futebol português.
Mesmo aceitando a natureza das reservas que muitos colocarão a estes dados comparativos, é evidente que uma estatística tem sempre diversas leituras para as explicar e justificar, mas os números também são factos e, como tais, indesmentíveis.
É certo, que o quadro competitivo do futebol português não é comparável com o inglês, o alemão, até o espanhol, mas o desequilíbrio de campeonatos como o italiano ou, mesmo, o francês é também manifesto e haverá sempre a considerar, sobretudo nos big five europeus., a colossal diferença de meios financeiros desses clubes em relação aos maiores de Portugal.
O certo é que os títulos se constroem à custa de vitórias e o Benfica teve, aí, o que é um indicativo decisivo sobre o ano de excelência do clube.
Quanto a responsabilidades, numa equipa de futebol elas são sempre colectivas, mas é justo que se assinale o impacto da serena liderança de Rui Vitória. Até pela maneira diferenciada como conduz um campeão sem stress. Às vezes estranha-se, mas a verdade é que os resultados estão à vista."

Vítor Serpa, in A Bola

Lanças... balanço 2016

Benfiquismo (CCCXXXI)


O último jogo de José Águas,
com o Manto Sagrado...!!!