Últimas indefectivações

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Bruno Carvalho...

Arranque promissor


"A nossa equipa masculina de futsal começou a Liga Placard 2020/21 da melhor maneira, ao vencer em casa o Modicus, um dos conjuntos de referência da modalidade nestes últimos anos, por 4-0.
Ainda sem contar com os reforços Hossein Tayebi e Ivan Chishkala, destaque para a presença de dois jovens no cinco inicial dos encarnados, Silvestre Ferreira e Jacaré, ambos com apenas 21 anos. O pivô Jacaré marcou mesmo por duas ocasiões, dando seguimento aos bons indicadores demonstrados durante a pré-época.
Foi um jogo de sentido único, com os encarnados muito consistentes na construção ofensiva e muito estáveis no capítulo defensivo. Diego Roncaglio não teve praticamente nenhum trabalho, o que enaltece o labor do coletivo durante todo o jogo.
Após quase sete meses sem jogos oficiais, seria perfeitamente normal que existisse alguma ansiedade pelo regresso à competição. Mas o grupo deu uma resposta bastante positiva para o futuro, isto perante um adversário que tem estado no topo das equipas com mais golos concretizados no Campeonato.
Para esta nova época, o futsal apresenta vários novos rostos no seu plantel, todos eles internacionais pelos seus países. Nilson (ex-SC Braga) é português e chegou para a posição de fixo, enquanto Arthur (ex-Barcelona) é brasileiro e atua como ala. Já o iraniano Tayebi (ala/pivô, ex-Kairat Almaty) chegou a tempo de integrar a parte final da pré-época da equipa e promete, tal como o recém-chegado ala/universal Chishkala (internacional russo, ex-Ugra), ser um elemento de peso para o conjunto treinado por Joel Rocha.
Além destes reforços, nota ainda para o regresso de Silvestre Ferreira – após uma temporada de empréstimo – e para os atletas da Formação que trabalharam com o plantel principal durante a pré-época: Edmilson Sá, Diogo Furtado e Rúben Teixeira. Este último esteve mesmo na primeira convocatória oficial da época.
É certo que o encontro com o Modicus foi só o primeiro jogo e que há uma longa caminhada por percorrer, mas o futsal benfiquista e os seus protagonistas mostraram estar prontos para as frentes que irão disputar ao longo destes meses. O próximo compromisso é já hoje, dia 8 de outubro, pelas 21h00, frente ao Dínamo Sanjoanense, um conjunto recém-chegado à Liga Placard. O objetivo é somar mais três pontos!"

Benfica mais forte que em 19/20?


"Fechou o mercado de transferências e o plantel do Benfica 2020/21 está definido. Foi um mercado onde o Benfica investiu quase 100 milhões de euros, tornando-o no 6º clube da Europa que mais dinheiro gastou e onde se assistiu a uma inversão de quase 180º na estratégia dos últimos anos de aposta no Seixal e aquisição de jogadores com elevado potencial de desenvolvimento para posterior venda. Sempre se pensava mais no médio/longo prazo e na parte económica do que no impacto desportivo imediato. Desta vez não. Isto apesar de, falhado o acesso à Champions, termos visto o Benfica a desfazer-se dos poucos anéis que tinha, colocando o "net spending" algures nos 30 milhões.
Fazendo um exercício de análise às entradas e saídas e uma comparação com o plantel da época anterior, poderemos dizer o seguinte: 
Baliza: Vlachodimos continua e isso é uma boa notícia. O guarda-redes que ainda ninguém percebeu muito bem se é grego ou alemão não é Oblak nem Ederson, mas também não é Roberto nem Varela. Não sendo um fenómeno e tendo algumas limitações nas bolas altas e saídas de área, cumpre muito bem entre os postes e dá confiança à defesa. Quanto a alternativas, saiu Zlobin e entrou Hélton Leite, no que parece ser um upgrade. Já Svilar irá passar mais uma temporada a rodar entre o banco e equipa B, numa gestão de carreira que parece desastrosa.
Laterais: Na esquerda, tudo na mesma, mantendo-se Grimaldo e Nuno Tavares, e na direita apenas saiu Tomás Tavares e entrou Gilberto, ex-Fluminense. Se no lado canhoto me parece não haver problemas (Grimaldo tem o mesmo nível de Vlachodimos: não é Fábio Coentrão nem Siqueira, mas também não é Emerson nem Cortez. Ou seja, não é um fenómeno, mas tem bastantes qualidades) e quanto a Nuno Tavares parece o tipo de jogador que Jesus gosta de potenciar: Forte, ágil e veloz. Terá espaço na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Já no lado direito, surge o primeiro e talvez maior alarme no plantel do Benfica. Fez sentido emprestar Tomás Tavares, mas quão limitado será Gilberto se não consegue tirar o lugar a André Almeida? Como é possível o Benfica ir para mais uma época com Almeida a titular? Alguém que, a juntar à qualidade mediana que sempre teve, soma agora uma apatia e uma falta de empenho visíveis? É um jogador completamente acomodado e arrogantemente convencido de que tem muito mais qualidades do que aquelas que tem.
Centrais: Saiu Rúben Dias e entrou Vertonghen, Otamendi e Todibo. Ferro e Jardel parecem ter pouco espaço. Foi muito triste ver a saída de Rúben Dias para o Manchester City. De forma se calhar algo ingénua, mas muitos adeptos do Benfica acreditaram que Rúben era o "the one", aquele jogador do Seixal que finalmente ficaria vários anos no clube e faria longa carreira no Benfica. Tem todos os atributos para ser um excelente central, um grande líder e um futuro capitão. Perdemos tudo isso. Ganhámos, por outro lado, dois jogadores experientes vindos da Premier League, que, se não tiverem problemas físicos, certamente farão uma bela dupla, e um Todibo que, apesar de jovem, já revelou atributos de qualidade em França, Espanha e Alemanha.
Extremos: Saiu Jota, manteve-se Rafa e Cervi, entrou Éverton e Pedrinho e há ainda o regresso de Diogo Gonçalves. Aqui o Benfica sai claramente reforçado. Éverton Cebolinha é um craque daqueles que só de vez em quando e em condições excepcionais param no futebol português. Beneficiamos da pandemia para conseguir um valor exequível na transferência e do prestígio de Jorge Jesus no Brasil para aliciar o jogador. Pedrinho também é um "espalha-brasas" que poderá ser interessante em vários jogos. Diogo Gonçalves cresceu no Famalicão e espreita uma oportunidade. Talvez até a defesa direito, quem sabe...
Médios-Centro: De forma algo surpreendente, o Benfica termina o mercado sem qualquer aquisição para esta posição. Tendo até dispensado Zivkovic e emprestado Florentino e David Tavares. Entre Gabriel, Taarabt, Weigl e Pizzi (Samaris parece mais uma vez relegado a um papel secundário) terá que surgir a dupla titular sob a qual toda a equipa girará. São quatro jogadores de qualidade, sem nenhum ser extraordinário e espanta-me a ausência de um seis puro. Nos últimos 10 anos no futebol de elite, Jorge Jesus nunca dispensou de um "armário" em frente à sua defesa, basta recordar Javi Garcia, Matic, William Carvalho ou William Arão. Contudo, neste Benfica 20/21 não tem nenhum jogador com essas características. Nem parece sequer que tenha procurado obter, ficando a curiosidade de saber como funciona este meio-campo mais fluído de Jorge Jesus.
Ataque: Saíram Vinícius e Dyego Sousa e entraram Darwin e Waldschmidt. Dyego Souza sempre foi uma carta fora do baralho, mas Vinícius mostrou qualidade que o tornaram no melhor marcador do campeonato, sendo estranho o empréstimo ao Tottenham, mesmo que com cláusula de compra elevada. Seferovic que tanto jogou com João Félix ao seu lado e pouco jogou o ano passado tem mais uma hipótese no plantel do Benfica. É alguém que precisa de ser bem assistido e que a equipa jogue para os seus pontos fortes ou as suas exibições resvalam para a mediocridade. Quanto às entradas, o clube gastou 40 milhões em busca de golos. Waldschmidt parece o típico jogador Alemão: frio, cínico, calculista, inteligente e prático. Já Darwin é um mistério. Em três jogos deu para ver que é um portento fisicamente e que será um diamante em bruto para Jesus trabalhar, mas também que é alguém que parece (pelo menos por enquanto) ter algum decoro em assumir a responsabilidade de finalizar (embora por via disso, já leve a bela quantia de 4 assistências) e naquilo que mais preocupa, parece ter uma relação com a bola algo preocupante para quem é a transferência mais cara da História do futebol Português. É verdade que Mário Jardel ou Óscar Cardozo também não primavam por uma apurada técnica, por isso o uruguaio só tem que começar a marcar golos para esse detalhe ser de pouca importância.
Em suma, parece ser óbvio que o Benfica terá um plantel significativamente mais forte que no ano passado, com um treinador também ele significativamente melhor, mas com lacunas graves que não foram resolvidas e que poderão vir a ensombrar a temporada Benfiquista. Temporada essa que será semelhante à dos últimos anos: a ter que disputar a glória com um FC Porto que aí estará mais uma vez pronto para fazer mais de 80 pontos no campeonato, o que obrigará a um Benfica sem desleixos e quebras de rendimento como ocorreu na temporada passada."

Visão Vermelha S02E05 - Farense...

Os Encarnados #3 - Farense...

Golo...

Mercado do SL Benfica | Chegaram Jesus e mais nove, saíram 18


"Chegou ao fim mais um mercado de transferências, este mais atípico que os demais, pela sua longevidade face a anos anteriores. O SL Benfica desde cedo se fez notar na aquisição de ativos para o seu plantel, a começar pelo “novo” técnico encarnado, o mister Jorge Jesus.
Pois bem, com a chegada de JJ ficou imediatamente subentendido que iria haver uma revolução na Luz e foi exatamente isso que aconteceu. Foram muitas as entradas e saídas do plantel encarnado face à temporada transata.
Ao todo foram 25 as operações de transferência realizadas pelo Sport Lisboa e Benfica: nove entradas, 18 saídas. Claro que alguns estarão de volta ao Benfica no final da temporada, uma vez que foram por empréstimo.
Na secção daqueles que aterraram no Aeroporto da Portela podemos encontrar Pedrinho, Helton Leite, Gilberto, Jan Vertonghen, Luca Waldschmidt, Everton Cebolinha, Nicolás Otamendi, Darwin Nuñez e Jean-Clair Todibo, este último por empréstimo.
Sem sombra de dúvida que os encarnados juntaram muita qualidade ao seu plantel, mas a que preço? Pois, fazendo as contas, 98,50 milhões de euros. Um valor irrisório quando inserido no contexto do futebol português, agravando-se a situação quando o mundo, e o futebol, atravessam tempos atípicos. 
Dos jogadores que chegaram a Lisboa para representar o SL Benfica, apenas Helton Leite e Gilberto não tiveram a oportunidade de se estrear de águia ao peito nos jogos realizados até ao momento. Quanto a Todibo, como a sua transferência só foi confirmada no “deadline day”, ainda não teve oportunidade de se mostrar a Jorge Jesus.
Apenas Darwin Nuñez e Everton Cebolinha são totalistas, no que a jogos oficiais diz respeito, tendo jogado todos os encontros oficiais do SL Benfica até ao momento. Vertonghen falhou a última partida frente ao SC Farense devido a lesão, Waldschmidt e Pedrinho falharam um jogo cada, também. 
Otamendi, que chegou no negócio de Rúben Dias, fez a sua estreia no jogo contra o Farense e deixou também bons apontamentos, prometendo lutar por uma vaga no eixo defensivo das águias.
No geral, as entradas no plantel encarnado têm “dado cartas”, e têm tudo para se tornar peças fundamentais no Benfica de Jorge Jesus.
Como em qualquer mercado de transferências, houve também algumas saídas, se bem muitas foram por empréstimo. Rúben Dias saiu para o Manchester City, por valores a rondar os 68 milhões de euros, tornando-se na segunda transferência mais cara do campeonato português atrás de João Félix.
A título definitivo saíram ainda Cristian Lema, por dois milhões de euros, para o Damac FC, Ivan Zlobin para o FC Famalicão a troco de um milhão de euros e Dyego Souza, que foi devolvido aos chineses do SZ FC. Saíram ainda, a custo zero, Andrija Zivkovic (PAOK), Bruno Varela (Vitória SC) e Ljubomir Fejsa (Al-Ahli).
O lote de empréstimos deste defeso é grande, bastante grande. Foram 12 (!) os jogadores que saíram do SL Benfica para outro clube, mas que mantêm ligação contratual com o glorioso.
Tiago Dantas foi a saída de última hora, tendo rumado ao Bayern de Munique; por sua vez, Carlos Vinícius transferiu-se para o Tottenham Hotspur FC de José Mourinho. Florentino Luís (AS Mónaco), Jhonder Cádiz (Nashville FC), Yony González (LA Galaxy), Pedro Pereira (FC Crotone), Filip Krovinovic (WBA), Tomás Tavares (Deportivo Alavés), Alfa Semedo (Reading FC), Jota (Real Valladolid CF), David Tavares (Moreirense FC) e Pedro Álvaro (Belenenses SAD) são os restantes empréstimos feitos pelo Benfica a outros clubes.
Foi, portanto, um verão atribulado para os lados de Benfica, com muitas mexidas no plantel face ao deixado por Bruno Lage/Nélson Veríssimo. Jorge Jesus chegou, pediu e teve à sua disposição um orçamento colossal tendo em conta a realidade do futebol português. Agora, resta esperar e observar o que fará o técnico natural da Amadora com um plantel escolhido a dedo por si."

Fever Pitch - João, Miguel & Pedro... Trio!

Fever Pitch - João & David... Inglaterra!

Fever Pitch - João & Markus... Alemanha!

Reviravolta... na minha terra!!!

Benfica 3 - 2 Sporting
15-25, 22-25, 25-19, 25-23, 15-11

Mais uma grande vitória da nossa secção de Voleibol, que no reinado do Marcel, praticamente nunca falha!!! Admito, que a má entrada no jogo, deixo-me com algum receio, mas devia ter ficado 'descansado' pois esta equipa nunca desiste... e não ia ser agora, num jogo disputado em 'minha casa' que íamos perder!!!

Mais a sério, acabámos por ter alguma 'sorte', aquela recuperação no 4.º Set no serviço do Honoré deu muito jeito!!! Temos melhor equipa, com mais opções, mas não podemos entrar desconcentrados como aconteceu hoje...

Agora, vamos voltar a disputar o Sp. Espinho, na Final da Supertaça, neste formato 'estranho' da competição!!!