Últimas indefectivações

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Antevisão...

Impunidade...

Uma vida dedicada aos patins


"Tal como nos dias da sua infância, Germano Magalhães praticou patinagem até ao derradeiro momento

A infância é o momento da vida em que se fazem várias coisas pela primeira vez, atestando dessas experiências do que se gosta ou não. O desporto, invariavelmente, surge nesse momento como brincadeira. E, quando se dá por isso, é uma brincadeira que consome dias inteiros. A paixão por determinada modalidade torna-se avassaladora. Esse sentimento é exacerbado quando passa a competição. A adrenalina de demonstrar a qualidade e de se elevar a cada partida chega a ser viciante. Uma sensação que se quer manter por anos a fio!
Germano Magalhães praticou várias modalidades: futebol, boxe, esgrima, natação e atletismo, praticando-as mesmo em adulto, mas nenhuma teve o peso da patinagem. Germano foi um desses miúdos que, ao primeiro contacto, viram como seriam os anos daí em diante. De patins calçados! Experimentou a patinagem com apenas 4 anos e ficou arrebatado. Tal como a escolheu como seu desporto de eleição, parecia também ter sido escolhido. Com pouco mais de um mês e meio de aprendizagem, sagrou-se campeão infantil de Moçambique, o primeiro de muitos títulos.
Em 1918, um mês após ter chegado a Lisboa, dez um treino de captação no Benfica, deixando os dirigentes encarnados impressionados com o seu talento. Ingressou no Clube, iniciando um percurso de 20 anos, interrompido apenas entre 1921 e 1925. Destacou-se de águia ao peito tanto em provas de velocidade, em que se sagrou campeão de Lisboa de forma consecutiva entre 1925/26 e 1934, e hóquei em campo, vencendo o Campeonato de Lisboa entre 1926/27 e 1930/31.
A sua carreira, tal como os dias a patinar durante a sua infância, parecia não ter fim. Em 1947, Germano Magalhães teve uma merecida festa de despedida. Aos 42 anos, o atleta deixou de competir, mas continuou ligado à modalidade, transmitindo aos mais jovens uma paixão de anos.
Germano dizia frequentemente, entre amigos, que iria morrer com os patins calçados. A profecia cumpriu-se em 29 de Agosto de 1953, na festa de inauguração do ringue do Grupo de Futebol dos Empregados do Comércio. Após ter jogado a primeira parte de uma partida, sentiu-se indisposto e foi transportado para o Hospital de Santarém, onde viria a falecer. Ao contrário de tantas outras tardes, a essa partida não se seguiu mais nenhuma. Mas o seu nome ficaria gravado para sempre na história da patinagem.
Saiba mais sobre as modalidades em patins, praticadas por Germano Magalhães e outros atletas encarnados, na exposição temporária Benfica - O Lugar Que Somos, no Palácio Baldaya, em Benfica."

António Pinto, in O Benfica

Olheiro BnR: Leo Kokubo, a esperança japonesa

"Estarão as redes encarnadas asseguradas por Kokubo?

Leo Kokubo é oriundo do Japão e é visto como uma das grandes promessas do continente asiático para a posição de guarda-redes. Atualmente com 21 anos, Kokubo alterna entre a equipa B, que atua na segunda liga portuguesa e pela equipa Sub-23 que atua na Liga Revelação.
O japonês chamou a atenção do Sport Lisboa e Benfica num torneio onde a sua ex-equipa eliminou o Benfica nas grandes penalidades e foi dessa forma que levou os encarnados a contratá-lo.
Kokubo tem uma envergadura física absolutamente impressionante. Mede 1,93 metros e pesa cerca de 80kg o que lhe confere bastante imponência, contudo, seria de esperar que a sua altura lhe diminuísse a agilidade, mas não é bem assim. É rápido a reagir e bastante ágil para aquilo que se esperava de um jogador tão alto.
Chegou ao SL Benfica para atuar pelos juniores e pelos U23, coisa que tem acontecido, no entanto, ainda não lhe surgiu a oportunidade de jogar pela equipa principal embora já tenha sido convocado sem que tivesse sido utilizado.
O guarda-redes nipónico destaca-se claramente pelo físico, que sejamos sinceros, é fora do comum, mas tem outros pontos positivos. É confiável entre os postes, forte na reação e parece nunca perder a noção de onde está posicionado. Como não poderia deixar de ser, Leo Kokubo também apresenta lacunas e estas poderão ser obviamente trabalhadas.
Trabalhando ainda mais a forma como joga e sai a jogar com os pés, bem como mais alguns aspetos técnicos, tem tudo para ser um guarda-redes confiável, mas não para o Benfica, ainda. Continua a precisar de
ser trabalhado e poderá chegar a um nível mais alto, mas creio que não será na Luz, pelo menos, ainda não.
Estamos a falar de um guarda-redes que ainda só tem 21 anos e que tem muita margem de progressão. Será sempre difícil chegar à titularidade no SL Benfica, até porque tem, no atual plantel, três atletas à sua frente. São eles Vlachodimos, Hélton leite e Svilar, mas não está, de todo, descartada a hipótese de vir a integrar a equipa principal encarnada no futuro.
Esta temporada ainda só realizou cinco jogos no total, sendo que dois foram pela equipa secundária do Benfica e os outros dois pela equipa dos Sub-23. Nestes cinco jogos, sofreu um total de seis golos sendo que por duas vezes deixou a baliza inviolada.
O Sport Lisboa e Benfica parece confiar e querer apostar no jogador, uma vez que renovou contrato com ele até junho de 2025. Resta saber se algum dia chegará a sua oportunidade de brilhar na equipa A, mas é certo e sabido que a posição de “redes” é talvez a mais ingrata do futebol. Para além de um lance poder definir o futuro, as oportunidades para estes não são tão regulares como para jogadores de campo.
É um típico caso de continuar a trabalhar até que a oportunidade chegue, pois quando chegar, Kokubo terá de estar pronto para assumir e a agarrar."

Benfica FM #187 - Sporting...

Visão Vermelha S3E20 - Taça da Liga...