Últimas indefectivações

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Quem passa pela Luz... não esquece

"O pior do jogo com o Atl. Madrid foi a lesão de Gaitán. O Benfica fez um bom jogo contra os espanhóis e muitos dos comentários que ouvi pareciam que tínhamos jogado contra o Skenderbeu. De facto, a intensidade de jogo, a qualidade defensiva e de passe dos jogadores do Atlético era impressionante. O Benfica fez uma boa noite europeia na terça e, se jogar assim sempre, é candidato ao título nacional. Veremos o que nos reserva o sorteio, mas, desde já, e aconteça o que acontecer, já assegurámos uma prova europeia positiva. Estamos nas melhores 16 equipas da Europa. Agora tentaremos merecimento para ser das oito melhores. Segunda-feira estaremos na UEFA, no sorteio mais importante da Europa, a representar Portugal. É justo e prestigiante, mas não nos desvia do objectivo de ganhar títulos. Por isso, o Bonfim amanhã, e a Madeira, na terça-feira, são tão importantes.
O FC Porto ficou com um natural amargo de boca, não por perder em Londres, mas por ver passar um Kiev muito fraco e inferior. Percebo e acompanho o dissabor dos meus amigos portistas. Resta a Lopetegui conseguir uma final da Liga Europa para compensar os seus adeptos.
Matic diz não querer defrontar o Benfica nos oitavos e Ramires afirma que «Jesus é um bom treinador» mas deseja «que o Benfica seja campeão». Quem passa pela Luz não esquece e é também por isso que não esquecemos os nossos melhores. Estes pormenores fazem a diferença, porque mostram o sentimento, independentemente do vencimento.
Na última terça-feira, o velhinho Pavilhão do Lima viveu uma noite histórica, das antigas, com a equipa de basquetebol feminina do Académico a eliminar o Sporting com um ambiente inesquecível. Parabéns ao Académico e à sua aposta na formação. Há quem com tostões faça milagres, só possível graças a uma dedicação e competência únicas de directores e jogadoras."

Sílvio Cervan, in A Bola

Nelsinho & Bulo até 2021

Com a titularidade praticamente garantida, era espectável uma actualização salarial, com a respectiva cláusula de rescisão (€60 e €80 milhões respectivamente) e o prolongar da extensão dos contratos.
Dois jovens, com muito talento, que vão ser no futuro próximo, referências no plantel... infelizmente, a forma como o mercado do Futebol funciona hoje, será muito complicado ambos ficarem no Clube durante muito tempo!!!
Mas pelo menos, a mensagem para o Caixa Futebol Campus é clara: as portas estão abertas, trabalhem e podem concretizar o sonho de vestir o Manto Sagrado na categoria máxima!!!

Valem nicles

"Vamos para a 13.ª jornada do Campeonato e está tudo na mesma. Treze fins de semana e mais umas quantas paragens para jogos da selecção depois, os segundo e terceiro classificados da época passada continuam sem patrocínio principal na camisola. São 13 jogos, mais de um terço do Campeonato e está tudo a assobiar para o lado. Além do brilhantismo da Fly Emirates nas camisolas vermelhas ou brancas, no universo do SL Benfica discutem-se 400 milhões de euros para a transmissão televisiva dos 17 jogos em casa do Glorioso. E a comunicação social já avança que podem estar mais 100 milhões em cima da mesa vindos de um patrocinador principal para a Catedral. E o que é que se passa com os outros dosi competidores ao título? Nada. Nicles. Népia.
A Norte, nas camisolas azuis e castanhas, não brilha nada, nem uma mísera referência a uma qualquer casa de diversão nocturna na zona de Vigo. No campo, o maior investimento da sua história está no banco e, muitas vezes, nem lá chega. Imbula terá sido comprado por 20 milhões e o treinador basco de nome difícil não sabe sequer onde colocá-lo a jogar. Bem, nem a ele, nem aos outros do plantel.
E junto ao metro do Campo Grande, como vai a vida? Não vai, pura e simplesmente. Depois de serem corridos da Europa dos milhões, não faltará muito para o cartão multibanco ficar bloqueado por falta de saldo. Embriagados pela soberba e pela #mãozinha, vão cantando e rindo de olhos vendados. Nas camisolas às risquinhas continua a não haver patrocínio. Nem equipa de ciclismo, nem pavilhão, nem futuro.
Vamos lá, Benfica, rumo ao tri!"

Ricardo Santos, in O Benfica

Ganhar, a nossa missão

"Perdoem-me a publicidade em causa própria, mas esta semana já poderia ser encontrado mais um livro da minha autoria, o 'Assim se fez o glorioso', nas principais livrarias e na Benfica Megastore.
Esta obra, escrita em parceria com o Fernando Arrobas, é dedicada aos jogos mais marcantes do Futebol Benfiquista. Entre mais de 5000 partidas, foi difícil destacar apenas 50, apesar de serem muitas mais as referidas ao longo do livro. Por isso, entendemos que deveríamos revelar os critérios de selecção dos jogos. Entre estes consta um que a, na nossa opinião, não poderia estar mais de acordo com a filosofia Benfiquista: Só incluímos jogos de competições nacionais ganhas pelo Benfica.
Não obstante a alegria que poderá representar o desfecho de um jogo, o seu carácter efémero dilui-se no objectivo único do SLB, a conquista de títulos. Por isso mesmo defendo que não se deve apostar na Formação por decreto ou que os diversos projectos do Clube não são fins em si mesmo, constituindo-se antes como meios para o sucesso desportivo.
O Renato Sanches e a BTV são dois bons exemplos. O Renato, à semelhança do Simões, Humberto Coelho, Chalana ou Rui Costa no passado, prova que a qualidade futebolística não requer idade mínima. Só por teimosia, para não dizer estupidez, deixar-se-ia de aproveitar tanto talento. E no Seixal há mais a despontar... Quanto à BTV, é de salientar que foi o seu sucesso que permitiu ao Benfica gozar do poder negocial que potenciou o excelente acordo com a NOS. É verdade que a BTV regredirá, mas não menos o é que o Benfica, pelo aumento relevante de receitas, estará em melhores condições de conquistar mais títulos.
Afinal, a missão do Clube."

João Tomaz, in O Benfica

À grande e à Benfica

"1 - Quatrocentos milhões de euros! Impressionante! Enquanto outros se entretinham a vociferar diariamente na comunicação social, o nosso presidente assinava o maior negócio de sempre do desporto português, mostrando, por um lado, a sua já conhecida sagacidade empresarial, e por outro, a força cintilante da marca Benfica.
No momento em que escrevo, não são ainda conhecidos todos os detalhes deste negócio milionário. Mas o que se sabe é mais do que suficiente para afirmar estarmos perante um passo muito importante rumo à sustentabilidade futura do Clube – que também se reflectirá, mais tarde ou mais cedo, na competitividade das nossas equipas.
Sabemos que irão surgir tentativas de desvalorizar o que está em causa. Já há quem se mostre particularmente empenhado nessa tarefa. Tal não passa de dor de cotovelo de quem inveja a dimensão do Benfica – a qual não tem paralelo em Portugal. Não me importa que canal transmite os jogos, até porque normalmente os vejo no estádio. Importa-me, sim, que o Clube rentabilize ao máximo a sua força mediática, e é isso que esta direcção tem vindo a fazer de forma brilhante. Em relação aos direitos televisivos, e não só.
2 – Ao que parece, FC Porto e Sporting estão empenhados em regressar ao Ciclismo. Gostaria que também o pudéssemos fazer. Ostentamos uma roda no emblema, e devemos uma parte importante da nossa implementação nacional aos tempos em que, ainda com pouco futebol, José Maria Nicolau levava a camisola vermelha (ou amarela, mas de águia ao peito) aos locais mais recônditos do país. Talvez esta seja uma boa oportunidade para se pensar no assunto."

Luís Fialho, in O Benfica