Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Golo, golo, golo, golo e golo...!!!

Belenenses 0 - 5 Benfica


Mais uma goleada natural...!!! O que mais impressiona, é que estas goleadas estão a aparecer sem forçar muito!!! Os golos vão aparecendo naturalmente... Sabendo aproveitar os erros adversários (nem sempre se consegue aproveitar os erros não-forçados do adversário ...), mas construindo muito jogo ofensivo, e sabendo proteger a nossa área...
Curiosamente, o Júlio César na segunda parte, até fez duas excelentes defesas, algo que nos últimos tempos, não tem tido necessidade de fazer (uma delas na sequência de um fora-de-jogo escandaloso não assinalado)!!!
Entrámos muito bem no jogo, merecíamos ter marcado logo nos primeiros minutos. A meio da 1.ª parte, o jogo ficou feio, com muitas faltas, muita bola no meio-campo... Mas a partir do minuto 30, voltámos a mandar no jogo, o Renato subiu no terreno, e o golo acabou por finalmente aparecer...
A entrada do 2.º tempo, foi repartida, notou-se um Belém mais atrevido, mas o Jonas marca o segundo... o Belém podia ter reduzido logo a seguir (o tal fora-de-jogo...), mas o Benfica tinha o jogo na mão...
A partir do 0-3, baixámos um pouco a concentração, falhámos alguns passes parvos... mas a disponibilidade dos jogadores nas transições defensivas acabou por acabar o jogo sem sofrer golos, algo que não tinha acontecido nos últimos tempos. O facto de o Benfica ter mantido a pressão alta, pressionando a saída de bola do Belém, todo o jogo, mesmo após estarmos em vantagem, acabou por facilitar a nossa vida...
Bom jogo do Lindelof (somente um erro grave, e por acaso até me pareceu que o Miguel Rosa estava milimetricamente adiantado!). Já tinha demonstrado qualidade e confiança nos dois jogos e meio que tinha feito... Agora, o grau de dificuldade do jogo com os Corruptos é completamente diferente. Curiosamente acabou mesmo por ser o Jardel, a ter alguns erros parvos...!!!
Nas Laterais tenho que destacar a vontade ofensiva do André, mesmo nos últimos minutos continuou a 'fazer piscinas'!!! Tenho a certeza que está a ser incentivado pela equipa técnica para ser mais ofensivo...
Tenho que destacar também a subida de rendimento do Samaris, que tinha perdido a titularidade para o Fejsa... nos poucos minutos que tinha para se mostrar, dava sinais de pouca confiança, mas com estes jogos consecutivos, parece ter recuperado o seu nível normal... O Renato, depois de alguns jogos, onde parecia 'cansado', está a voltar ao normal, hoje demorou algum tempo a ganhar ritmo, mas quando 'pegou' no jogo, não mais o largou...!!
O Pizzi voltou a ser decisivo... o Nico tem uma assistência bonita, mas neste momento é jogo com rendimento mais baixo do onze titular... O Carcela nos poucos minutos que teve, jogou melhor!!!
Cinco golos, para os nossos dois avançados... nem vale a pena comentar!
Fora das quatro linhas, tivemos uma aula de como condicionar o debate pós-jogo pelos senhores da PorkosTV!!! Basicamente tudo o que o Benfica fazia ofensivamente era 'potencialmente' polémico. As repetições mostravam que o árbitro tinha decidido bem, mas eles insistiam, em construir a narrativa dos debates televisivos dos próximos dias... Não é nada de novo, mas hoje foi tão evidente, que meteu nojo!!!
Outro ponto que será seguramente discutido, será as opções do treinador do Belenenses, em escolher o Rúben Pinto para Central, e o Fábio Nunes para Lateral: dois jogadores 'adaptados'... Eu também achei estranho, ver o Rúben a Central, mas um facto é que o Belenenses desde da chegado deste treinador, melhorou bastante... e ele lá saberá os jogadores que tem disponíveis!
Vamos passar os próximos dias em primeiro lugar, mas independentemente do resultado de Segunda dos Lagartos, aquilo que interessa é a preparação para o jogo da próxima Sexta com os Corruptos. A única dúvida é mesmo a recuperação do Lisandro, de resto a equipa está definida, mesmo com a recuperação do Fejsa, não acredito que o Samaris saia da equipa... Com o novo treinador dos Corruptos, o problema do nosso meio-campo com dois jogadores, estará na cabeça dos nossos Treinadores e adeptos, reforçar o meio-campo, ou manter os dois avançados?! Com o Pizzi a encostar junto do Renato e do Samaris, penso que estamos 'seguros'... o problema mesmo poderá ser o momento menos bom o Nico, neste momento o Carcela rende mais... 

Carrillo num grande

"A lesão de Lisandro fez da deslocação a Moreira de Cónegos um dia mau para o Benfica, pese embora a vitória clara. O árbitro do Porto Manuel Oliveira voltou a não marcar dois penalties a favor do Benfica neste jogo (tinham ficado três por marcar contra o Rio Ave), no fim da época só este árbitro, com os seus erros, pode estar em dívida de uma Bola de Ouro a Jonas. Fez bem o Benfica em não protestar. Temos de ser muito mais fortes para ganhar, ser melhor não chega. Hoje, no Restelo, contra um Belenenses que vem melhorando, também tem que ser assim. O Belenenses é tradicionalmente difícil e passa por uma excelente fase. Terá que ser o melhor Benfica para vencer.
A novela de André Carrillo chegou ao fim e com um final feliz. Carrillo encarrilhou para um clube grande, dando um passo em frente na sua carreira. É o natural num jogador com talento. Ficará para o próximo presidente do Sporting aplicar o critério do actual e processá-lo por gestão danosa.
Quando finalmente se esperava que o mercado tivesse fechado e os planteis estabilizassem eis que o novo mundo do futebol mantém Rússia e China com mercados abertos e por isso tudo é possível a qualquer hora e em qualquer momento. Para os lados de Alvalade, Montero, que segurou a liderança dos verde e brancos a quatro minutos do fim, contra uma Académica reduzida a dez, viu o seu esforço premiado na China. Não concordo com esta incerteza permanente que distorce as competições.
Neste defeso assinar com Fejsa (jogador que foi sempre campeão por onde passou) e manter Jonas e Gaitán já me deixam muito satisfeito. Gosto é do futebol jogado e quero é ganhar logo ao Belenenses, jogando bem e marcando muito de preferência. Nas três competições que disputamos o nosso destino e o nosso futuro teremos de ser nós, Benfica, a construi-lo."

Sílvio Cervan, in A Bola

Benfiquismos

"56.º melhor marcador de sempre do Benfica, com 54 golos em apenas época e meia, Jonas vai comprovando, semana após semana, o acerto de uma contratação que muitos se apressaram, ainda o homem não tinha pisado o relvado, a rotularem de falhanço. Sete vitórias consecutivas e 12 triunfos nos últimos 13 jogos disputados no Campeonato Nacional perfazem o percurso recente que nos aproximou da liderança da competição, contrariando os arautos da desgraça, mais lestos a apontarem culpados e a insultarem os optimistas e pacientes que a reconhecerem a extemporaneidade e a desfaçatez dos seus juízos. 
54 golos marcados, à 20.ª jornada, "sem" ideia de jogo (seja lá o que isso for!), treinador, plantel ou estrutura, a boicotarem o botabaixismo militante, tão inútil quanto comum, próprio de uma estranha forma de vivência Benfiquista. Estou certo que se farão notar à primeira escorregadela. Ou, quem sabe, no Marquês, que também é preciso quem critique a festa mais desejada.
Por falar em atitudes demasiado gastas de tão vistas que estão, encontrei, por andar a pesquisar jornais publicados em 1986, uma declaração de Octávio Machado: "Têm sido cometidas muitas maldades para que o FC Porto não seja campeão". Trinta anos deste discurso patético e ainda há quem o leve a sério? Diz o ditado que homem pequenino, ou velhaco ou dançarino. E já houve quem, referindo-se ao agricultor de Palmela, tenha afirmado que não consta que saiba dançar. Por acaso até terá dançado quando, há poucos meses na BTV, e ainda sem clube, se fartou de elogiar o Benfica. Deve ser frustrante para um "Benfiquista", nas pausas do cuidado das hortas, andar sempre a atacar o Benfica."

João Tomaz, in O Benfica

Gato escondido

"Todos percebemos como pretende o Sporting chegar ao título: pressão incessante sobre a arbitragem, e lobbying nos media, para que se faça eco do discurso oficial de vitimização, repetindo-o até à náusea, até parecer verdade.
No meio da fumarada, muitos casos ficam esquecidos. Relembro os penáltis por assinalar nos três jogos com o Benfica, sobre Gaitán na Supertaça, e sobre Luisão no Campeonato e na Taça; o golo irregular que lhes valeu a vitória em Tondela; o off-side no golo ao Estoril; o escandaloso penálti que ficou por marcar em Arouca; o bloqueio no livre de que resultou o primeiro golo frente ao Moreirense; o penálti fora da área que Jorge Sousa ofereceu na partida com o SC Braga (jogo em que ficaram por expulsar três jogadores do Sporting); ou ainda as sucessivas e impunes agressões de Slimani a vários adversários, em várias jornadas. 
Porém, as vendas proporcionadas pela gritaria do bando de Alvalade parecem tocar fundo no coração de editores e directores de jornais - que não olham a esforços no momento de dar destaque a casos, ou pseudo-casos, em que o Sporting se diz prejudicado. Fazem-no de uma forma insultuosa para com o rigor e a independência. Gozam com os leitores. A primeira página do jornal "A Bola" do passado domingo poderia muito bem ser a do jornal "Sporting", tal o modo parcial como tratava uma questão de arbitragem. Fosse uma final europeia entre Sevilha e Benfica, e nem o patriotismo os levaria a tanto. No "Record", já nos habituáramos à tonalidade esverdeada. A coisa agora disseminou-se. Podem continuar. Não só não nos enganam, como perdem o nosso respeito."

Luís Fialho, in O Benfica

Bom vinho!

 
"Palmela tem coisas boas, como o castelo do período romano, queijarias com produtos deliciosos, um centro histórico imaculado, vistas de mar e de serra, gente boa, doces apetitosos e bom vinho. É, aliás, o seu vinho que torna esta vila portuguesa do distrito de Setúbal, tão conhecida fora das suas fronteiras. Mas como no melhor pano cai a nódoa, Palmela também tem quem lhe estrague a imagem. É o caso de um antigo jogador e treinador palmelão que ama a sua terra como poucos, mas que se esquece hoje do que disse ontem e cai tantas vezes em contradições absurdas. Vem isto a propósito das declarações de Octávio Machado após o jogo entre Sporting e a Académica de Coimbra: "Aqui aconteceu algo que nunca tinha visto e ando há muitos anos nisto." Falava da arbitragem de Cosme Machado e de o seu clube ter sido prejudicado num lance polémico. Tem piada, este senhor. Esquece-se do trabalho deste mesmo árbitro na deslocação do Sporting a Arouca, quando ficaram duas grandes penalidades por marcar frente à equipa que não é campeã nacional desde 2002. Esquece-se Octávio Machado, dos sucessivos jogos em que o Sporting foi beneficiado neste Campeonato. Esquece-se também do período em que fez parte do corpo técnico do FC Porto quando ficaram conhecidas as suas qualidades de espião de jogadores e defensor acérrimo do clube mais mencionado nas escutas do Apito Dourado. A memória selectiva vai ao ponto de se esquecer dos elogios rasgados que fez ao SL Benfica quando Jorge Jesus era o treinador. Diz o homem de Palmela que nunca tinha visto nada assim. Ele que já viu e fez de tudo no Futebol português... É melhor falarmos de vinho, provavelmente o melhor que vem de Palmela."

Ricardo Santos, in O Benfica

Valeu a pena afastar Carrillo?

"Continuam a fazer-se sentir as ondas de choque provocadas pela passagem de André Carrillo de Alvalade para a Luz.
Se procurarmos com atenção, ao longo da história, têm sido raras as vezes em que uma primeira figura de um dos clubes passou directamente para o rival. Há Paulo Sousa, há também João Vieira Pinto, e mesmo assim em processos com contornos diferentes dos que hoje se verificam com Carrillo. Porém, para encontrar situações semelhantes noutras paragens, não haverá que recuar muito tempo: a forma como o FC Porto não desistiu de Fernando, acabando não só por beneficiar do seu contributo desportivo como ainda das mais-valias criadas com a transferência do trinco brasileiro para o Manchester City; e a maneira com Maxi Pereira terminou a época na Luz, criando o Benfica uma total separação entre o departamento técnico e o processo negocial, ilustram bem que é possível fazer diferente e melhor.
Concluída esta novela (embora haja ameaças de demandas judiciais), uma pergunta impõe-se: o que ganhou o Sporting com o tratamento que deu a André Carrillo?
Não logrou a renovação; não impediu a partida do internacional peruano para o principal rival; não beneficiou do contributo desportivo do jogador ao longo da época; e, pelos vistos, criou uma situação de tensão no balneário que Jorge Jesus teve de gerir com pinças. É isso que se depreende das declarações, na hora da partida para a China, de Fredy Montero, que não teve dúvidas em defender a posição de André Carrillo, afirmando mesmo que «ninguém no Sporting tem o direito de julgá-lo, tomou a decisão dele»."

José Manuel Delgado, in A Bola

Controlo orçamental

"Está na ordem do dia o Orçamento de Estado (OE) para 2016. Hoje é entregue na Assembleia da República o documento aprovado em Conselho de Ministros, para que seja debatido pelos deputados. Claro que certas alterações resultantes da negociação com a Comissão Europeia (CE), ou propostas pelo Parlamento, serão introduzidas em sede de especialidade.
O Orçamento é um instrumento previsional fundamental para a gestão. Quer para o sector público quer para o privado. Claro que quando estamos inseridos numa comunidade, como é o caso de Portugal na União Europeia, temos que cumprir e respeitar os acordos existentes. Por isso se fala do Pacto de Estabilidade e Crescimento. No fundo procura-se que um conjunto de regras permitam evitar o excessivo endividamento e défices orçamentais acima de um determinado limite. As conhecidas derrapagens, sempre resultantes de problemas que não foram devidamente acautelados na realização do documento inicial, têm que se tornar travagens suaves.
Fazendo o paralelismo com a organização de um campeonato de futebol, temos que os concorrentes são os Estados membros e o Parlamento e a Comissão Europeia os órgãos de gestão da competição, Federação e Liga. Pretende-se que a competição seja leal, que a concorrência esteja regulada, da mesma forma que se controla o défice público ou o endividamento exagerado.
O problema é essencialmente de regulação. Lembram-se das opiniões da CE nos anos de 2005, 2006, 2007? E das agências de rating? Estava tudo bem, o mercado funcionava de forma eficaz, contudo a crise rebentou em 2008. Que o futebol perceba este mecanismo e não se deixe enganar pelo aumento de receitas sem grande sustentabilidade. Nós trabalhamos para o público e sem ele nada tem suporte. Tal como os Governos devem trabalhar para o bem estar dos seus cidadãos."

José Couceiro, in A Bola

O Leonardo que nos une

"É verdade que estamos num Mundo de vale tudo, onde os valores morais são cada vez mais desconsiderados, em que o desrespeito e a falta de educação atingem proporções que incomodam e perturbam gente de bem ou pelo menos gente que ainda se rege por alguns princípios. O futebol é o reflexo da sociedade em que vivemos e o nosso futebol, especialmente esta época, tem-nos oferecido alguns péssimos exemplos.
A discussão nivela-se por baixo (muito por baixo), o insulto e a ofensa saltam de forma gratuita, tudo isto para gáudio de uma ruidosa maioria que se delicia quando os 'seus' amesquinham e espezinham os 'inimigos'. A batalha tribal tem direito a espaço nobre porque joga com os piores instintos e dá audiências. Não há debate de ideias. há apenas gritos, insinuações e injúrias.
É com esta realidade que temos coexistido. Uns de forma confortável, outros não: uns colaborando na algazarra, outros preferindo o silêncio. Mas todos assistimos e testemunhamos, todos somos culpados e todos somos vítimas destas guerras.
Sendo assim, não nos podemos espantar com comportamentos como aquele que um grupo de energúmenos supostamente adeptos do Benfica, protagonizou ao roubar uma camisola oferecida por um jogador do FC Porto a uma criança com deficiência motora. Leonardo, o rapazinho cuja paixão pelo futebol e pelo seu clube o levou a ir a um estádio, viveu um sonho e um pesadelo. Na idade da inocência, talvez ele perdoe. Nós temos de nos indignar e, para já, aplaudir a posição do Benfica, que pediu desculpas por um ato de que não é responsável, e do FC Porto, para que o pequeno Leo construa uma imagem positiva do futebol. Ainda podemos ter alguma esperança."

Benfiquismo (V)

Hoje temos derby... sem chuva, mas com o Glorioso

Redirectas XXI - Um Benfica Maior e Melhor

Um Benfica maior e melhor. Esta a ambição de quem é Benfica. Ser Benfica é fazer parte da família. Estar sempre perto, nem que seja de coração, lutando por algo em que se acredita. Dando o seu melhor a cada instante. O Benfica é sempre um projecto em movimento e o resultado da soma de todas as partes que dele fazem parte. Como na sociedade, também na nossa família existe uma grande diversidade de ideias e vontades. Todas as pessoas são diferentes umas das outras. Todos são únicos. Mas a nós existe uma coisa que nos une. O ser Benfica. Então para mim esse é o ponto de partida para a união que se deseja o mais forte possível, porque unidos somos mais fortes e porque essa é a nossa divisa. E Pluribus Unum. 
Vem isto a propósito dos últimos desenvolvimentos em torno de actos reprováveis de alguns elementos ligados aos No Name, alguns dos quais foram comunicados em primeira mão aqui no Indefectível pelo 'Ricardo' e que tiveram tal repercussão nos media que a direcção tomou a decisão de emitir um comunicado a repudiar o facto.
Tais desacatos não são virgens e muito menos são exclusivos de um clube ou mesmo de um específico grupo organizado. Mas enquanto Benfica eu sinto-me sempre atingido quando algo como o sucedido é perpetrado por quem deveria de igual modo ser Benfica antes de tudo e em primeiro lugar.
O debate sobre os No Name e a sua natureza já foi iniciado aqui neste espaço de debate livre. Muito já foi dito mas o problema continua por resolver. Deixo aqui de novo o espaço aberto para que a voz de quem é Benfica se possa fazer ouvir uma vez mais, sempre com o propósito de tornar a nossa família cada vez mais forte e mais capaz.

A prova de que vale a pena levantar a voz é que a petição está quase a atingir as 4500 assinaturas. Será hoje o dia D? Faltam somente 320. Tendes vós a palavra! Esta que é também uma bandeira que o Indefectível hasteia, tem mostrado ser um objectivo difícil de atingir mas, aos poucos, as assinaturas vão chegando e ultrapassado o número mágico das 4000. Com pouco mais de 300 para atingir as 4500 desejadas, tenho a certeza absoluta que o número final vai ser atingido e, por esse motivo, daqui envio desde já os parabéns ao Frederico Cordeiro e os votos de boa sorte, para que tudo dê certo e esse debate na assembleia da república, que desejamos todos profícuo, possa na realidade acontecer e dar frutos. Por um Benfica maior e melhor e por Portugal também, porque o Benfica é maior que Portugal mas é Portugal por inteiro. Viva o Benfica! Viva Portugal!

Star Lisbon & Benfica !!!