Últimas indefectivações

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Máxima manipulação !!!

Agora que já passaram alguns dias do dérbi, é tempo para voltar a denunciar a manipulação vergonhosa, efectuada pela SportTV durante o directo, e que praticamente toda a (des)comunicação social desportiva nacional, seguiu, fielmente, sem questionar toda a palha que lhe foi posta à frente... e todos os outros 'casos' que foram escondidos...!!!
Além da reacção do chefe da claque Lagarta que em directo, no final da partida, dissertou sobre alianças e casamentos, tudo isto só atingiu os níveis de histerismo que atingiu, porque muitos dos profissionais jornaleiros, supostamente independentes, são Lagartos invertebrados... Que a quente ou a frio, após o jogo de Sábado à noite, não conseguiram manter a máscara!!!

- Foras-de-jogo. Na minha opinião a equipa de arbitragem fez bem, em não marcar nenhuma infracção, no 1.º golo do Sporting, e no 3.º golo do Benfica. Ambos os casos são milimétricos. Dito isto, tenho que denunciar o tratamento completamente oposto, como os dois lances foram tratados. Enquanto no golo do Cardozo, houve 'linha' de fora-de-jogo imediatamente, no golo do Capel só houve 'linha' ao intervalo, e no momento do cruzamento do Wilson, hoje, 4 dias depois, a 'linha' ainda não apareceu!!!
Sendo que fui alertado num post do Joni Francisco no Palavras ao Poste, que na 'linha' que demorou quase 20 minutos a aparecer, no momento em que o Wilson toca de cabeça para o Montero, fazendo zoom sobre a imagem, parece que a 'linha' não foi colocada nos pés do André Almeida (o nosso penúltimo jogador...Existe claramente um espaço entre a 'linha' e os pés do André!!!), mas sim, nos pés do próprios Montero (aparentemente o Colombiano foi contratado pelo Benfica!!!). Eu sei que aquilo que conta é o tronco (a última parte do corpo, que pode jogar a bola...), não são os pés, mas as TV's para facilitar, costumam usar os pés dos jogadores para definir a 'linha'. Aliás se nós compararmos a 'linha' colocada no 3.º golo do Benfica (ver aqui no video), existe outro pormenor interessante, a 'linha' foi colocada em cima do pé do defensor do Sporting (entre a biqueira e o calcanhar!!!), não na ponta da bota, como é habitual...!!!

Ainda existe outro problema nestes tipo de fora-de-jogo milimétricos, como é visível no vídeo a seguir, nestes foras-de-jogo milimetricos, basta parar a imagem um 'frame' à frente, ou um 'frame' depois e toda situação se altera, porque é praticamente impossível garantir, o momento exacto de quando a bola sai do pé do passador!!!


Agora o grande mistério dos foras-de-jogo, foi o total desaparecimento, de todas as discussões nos jornais e nas TV's do lance do Sílvio!!!

Aquilo que me leva a crer que houve manipulação premeditada, planeada, com o claro objectivo de dar a ideia que o Benfica foi beneficiado, é a maneira cirúrgica como casos como este, foram 'apagados' das discussões. Até posso admitir quem defenda que o Patrício, tocou na bola discplicentemente, sabendo que o jogo estava parado, mas o erro do fiscal de linha tem que ser discutido. Ainda por cima, porque foi o mesmo auxiliar que na 1.ª parte deixou passar os foras-de-jogo milimétricos no 1.º golo do Sporting.

- Penalty's. O André Almeida faz penalty, o lance é à queima, mas o André é imprudente, e quando 'estica' o peito, levanta o braço. Este foi o principal erro contra o Sporting (se calhar o único!!!).
No lance do Montero até o Coroado, diz que é 'pé em riste'... jogo perigoso, o Montero entrou de sola, e colocou o corpo, na área que ele sabia antecipadamente, que o Luisão iria colocar a perna... Simulando depois uma agressão, mas enganado-se no local do contacto, pois começou a queixar-se da perna, e foi atingido, nas redondezas da sovaco!!!
O lance aos 54 minutos, onde o Matic é rasteirado pelo Adrien e empurrado pelo Rojo, e o Cardozo é agarrado pelo Maurício, foi mostrado uma única vez no directo, e nunca mais foi repetido em lado nenhum... Podemos discutir se os contactos são suficientes para ser Penalty, podem argumentar que aquele tipo de lances existem muitas vezes durante um jogo de futebol, mas num jogo como este, que criou tanto barulho, apagar da memória colectiva, esta jogada, é uma clara tentativa de manipular as opiniões.

No 'peru' do Patrício, não houve nenhuma lei da vantagem, nem sequer houve compasso de espera, para ver no que dava... o árbitro, nunca teve a intenção de marcar penalty. E se a bola não tivesse entrado, o jogo teria seguido normalmente. Recordo que o Rojo seria expulso neste lance, caso o penalty tivesse sido marcado.

- Disciplina. Houve cartões amarelos perdoados às duas equipas. No Benfica o único jogador que em tese poderia ter levado dois amarelos foi o André Almeida. O Amorim fez várias faltas, mas a falta onde é amarelado é ridícula, se tivesse um amarelo anterior, nunca teria levado o segundo...
Agora, no Sporting, tanto o Maurício como o Rojo deveriam ter sido expulsos durante os 90 minutos...  e mesmo o Willian, arriscou o mesmo...
Este é outro tema tabu nas discussões pós-jogo. Como o Benfica foi a equipa mais amarelada não convém... explicar que um árbitro 'Benfiquista' que tudo fez para 'beneficiar' o Benfica, e 'prejudicar' o Sporting, encheu o Benfica de amarelos, e foi perdoando vários ao Sporting, não é fácil, portanto o melhor é nem falar...!!!

- Mariquices!!! Na noite de segunda-feira os paineleiros passaram 'horas' a discutir se o lançamento do Sílvio, no 4.º golo do Benfica: foi legal ou não!!! A lei diz que os dois pés têm que esta no chão, não creio que especifique que parte do pé: a sola ou a biqueira!!! Mas pronto... Independentemente da interpretação, creio que é pacifico admitir que estes lances normalmente não são assinalados, para qualquer equipa, é raro um árbitro marcar falta num lançamento... é daquelas preciosidades que 'quase' ninguém liga, excepto quando o Benfica marca um golo...
Curiosamente, se eu quisesse ser chato, perguntava se a bola estava dentro do quarto de circulo, no 2.º golo do Sporting?!!! E a resposta era não!!! E assim o golo seria ilegal... Mas como nós todos sabemos - quem vê futebol -, que muito raramente os árbitros se preocupam em meter a bola na área determinada para marcar os cantos... Sempre que os cantos são marcados no lado contrário ao fiscal-de-linha, praticamente todos os jogadores, de todas as equipas, aproveitam... Agora, não vi ninguém a queixar-se na televisão, ou nos pasquins!!!
Neste tópico, ainda posso colocar a falta que deu origem ao 3.º golo Lagarto, ao minuto 91 - sim, foi ao minuto 91 e não ao minuto 92 como muitos querem que seja!!! -, já revi as imagens, e de facto não parece existir falta, o Montero e o Ivan lutam pela bola, e o Colombiano deixa-se cair. Não existe rasteira, nem empurrão. Mas eu também sei que este tipo de faltas, é assinalada muitas vezes... não é fácil distinguir estas simulações, das verdadeiras faltas... Se tivesse sido ao contrário, se o Benfica tivesse empatado nos descontos, esta falta teria sido repetida milhares de vezes, mas como foi ao contrário, não convém...

Houve erros?! Sim. Tal como o Dias da Cunha disse: para os dois lados. Foi uma arbitragem Corrupta?! Não. Claramente que não. Erros vão existir sempre, mas é preciso distinguir, entre os erros normais, e os erros premeditados, normalmente cometidos após visitas extra-conjugais, reuniões de aconselhamento matrimonial, ou depósitos bancários estranhos... Nada disso aconteceu aqui. O anti-benfiquismo primário, que todos os primatas Lagartos sofrem, impede-os de tirar as palas dos olhos... e sendo assim pouco mudará nos próximos tempos.
Neste caso, tudo isto foi amplificado devido à guerra Benfica - SportTV, que sempre manipulou imagens, são mestres nisso, mas desta vez, ultrapassaram todos os limites do razoável...

ADENDA: Em vez de responder aos comentários na caixa respectiva, respondo aqui:
- Não falei do lance do Piris, por esquecimento. Acho que não é penalty, a bola bate-lhe na perna, e sobe para a barriga, é o que me parece. Mas acho estranho só haver repetição de um único ângulo!!!

- No 3.º golo do Benfica a bola é tocada pelo Rojo antes de chegar ao Cardozo. No post sobre o jogo falei disso. Admito que não é uma situação óbvia, mas também acho estranho não haver discussão sobre a situação.
Por exemplo, se a bola tivesse sido passada directamente para o Nico (creio que essa era a intenção), e se vindo de trás, junto ao Nico tivesse um defesa do Sporting, que em carrinho fizesse um corte... e a bola fosse desviada para junto do Cardozo, que até podia estar 2 metros fora-de-jogo no momento do passe do Rúben, neste caso, não haveria fora-de-jogo. O problema é que o passe do Amorim é para destinatário indefinido, e o toque do Rojo, pode ser considerado um ressalto... Agora a certeza absoluta do narrador da SportTV, em afirmar que o toque do Rojo não interessava para nada, é estranha...

- Uma última nota: no 3.º golo do Sporting, o Montero está em fora-de-jogo posicional... não tem influência na jogada, inclusive afasta-se da zona para onde a bola é colocada, boa decisão. Mas mais uma vez, se fosse ao contrário, tenho a certeza que este lance tinha sido discutido nos fóruns habituais...

Velocidade...!!!

Passos Manuel 23 - 37 Benfica

Exibição segura, que ficou marcada na 1.ª parte, pelos ataques rápidos do Benfica, que mesmo após sofrermos golo, marcávamos quase sempre no máximo 5 segundos depois!!! Além das 3 defesas em 3 livres 7 metros contra do Álamo!!! Nota para o mau karma do Tiago Pereira com a baliza... falou alguns golos estranhos!!!
Deu para rodar toda a equipa... boa atitude, o resultado nunca esteve em causa.

Ineficácia !!!

Turquel 3 - 3 Benfica

Aconteceu aquilo que eu tenho temido: perdemos pontos, que podem ser fundamentais, num jogo onde falhámos 1 Livre Directo e 1 Penalty !!! 0% de eficácia...
O Turquel tem uma boa equipa, este ano reforçada com o regresso do Tiago Rafael, o ambiente é sempre hostil, poucas equipas vão pontuar em Turquel, mas o Benfica podia ter feito mais...
Tivemos a ganhar por 0-1, depois por 1-2... falhámos várias oportunidades para matar a partida, e perto do final permitimos a reviravolta, a 43 segundos do fim a equipa da casa marcou o 3-2!!! Neste cenário, o golo do capitão Valter Neves, nos últimos segundos até soube a salvação!!!

Recordar que no próximo fim-de-semana, o Benfica vai jogar a Taça Intercontinental, em Torres Novas, com os Brasileiros do Recife.

Benfica - Sporting (I)

"1. Diga-se o que se disser, os jogos entre Benfica e o Sporting continuam a ser o mais genuíno dérbi/clássico nacional. Com a radical rivalidade de quem quer vencer saborosamente o opositor (no campo), com o eterno fascínio da imprevisibilidade do desfecho, independentemente de quem está melhor ou pior, mas sem a obsessão doentia e a guerrilha fidagal (fora do campo e às vezes dentro dele) de outros clássicos.
2. O jogo foi um hino à emoção imanente ao futebol. Esplendoroso e empolgante. Como, aliás, nos anteriores confrontos para a Taça. Agora 4-3, antes 5-3 e 3-3. Ao todo 21 golos, uma média de 7 por jogo! À inglesa.
3. No sábado, outra boa notícia: dos 28 jogadores, 11 eram portugueses. No Benfica, cinco (hélas, há quanto tempo!) e no Sporting, seis.
4. Escrevi aqui em Setembro de 2010: Cardozo, além de Óscar, é alcunhado de Tacuara. Por isso, os benfiquistas lhe exigem que seja como o que esta palavra significa em tupi-guarani: cana de bambu que chega a doze metros e é usada para fazer eixos de lança. Como os que, sob a forma de golo, marcou ao Sporting!
5. Em Atenas 7 oportunidades e 0 golos para o SLB, com Roberto a brilhar. Na Luz 7 oportunidades, 4 golos e duas bolas nos ferros, com o excelente Rui Patrício a falhar. Da ineficácia para a eficácia (ou vice-versa) em alguns dias.
6. Voltou o fantasma do minuto 92. Não haverá relógios que passem directamente do minutos 91 para o 93?...
7. E o espectro dos cantos e livres defendidos à zona. Este ano já vão 6, sem esquecer Chelsea e Estoril no terrível fim de época. O vírus da zona?
8. Que regresse depressa Rúben Amorim."

Bagão Félix, in A Bola

Decisão à Benfica !!!


Esta renovação de contrato, não tem objectivos desportivos definidos... mas o passado, o talento e o respeito mutuo que sempre existiu entre a atleta, o Clube e os adeptos, é justificação suficiente para ter ficado muito contente com este anúncio... é caso para dizer: Vanessa para sempre!!!

PS: Parabéns ao André Fialho, que no último fim-de-semana se sagrou Campeão Nacional de Boxe na categoria de 75 Kg, por K.O. . Já o Marco Ferreira nos 52 Kg, ficou em segundo, perdendo o combate final por pontos.

Notas de um derby memorável

"- Grande jogo de futebol e um vencedor justo;
- Ressurgimento de Cardozo como melhor avançado do futebol português, de momento;
- Estranha apatia defensiva do Benfica nas bolas paradas que permitiu uma reacção do Sporting nos esquemas tácticos, o que nunca aconteceu em futebol corrido;
- Desta vez, parece que não há dúvidas de que Cardozo obteve mesmo um "hattrick";
- Caiu o verniz em Alvalade e pelas mesma razões históricas. Quando perdem a culpa é do árbitro;
- Afinal Leonardo Jardim também fala da arbitragem. Curiosamente das duas vezes que o fez, foi para se referir a jogos com o Benfica. Antes do jogo do campeonato - convém recordar que o Benfica foi prejudicado de forma decisiva - e depois do jogo da Taça;
- Gaitán podia ser um dos melhores jogadores do futebol europeu? Podia, mas se calhar não era a mesma coisa.
- Rui Patrício é e será sempre um dos melhores;
- Gosto do estilo de Bruno Carvalho. Entre o presidente e o chefe de claque. A verdade é que está a resultar num clube com aquela estranha mania de superioridade moral e social. O que, como se sabe, não existe. Nem no futebol, nem na vida real."

Desta água não beberei?

"Há meia dúzia de semanas, Leonardo Jardim considerava uma “hipocrisia” um dos três grandes queixar-se das arbitragens. No sábado passado, porém, lá apareceu a justificar a derrota com “dois erros do árbitro”. Será o Sporting que deixou de ser grande ou Jardim que decidiu ser hipócrita?
Devo dizer que sempre me indignaram mais os penáltis mal assinalados do que aqueles que o árbitro não marca, sobretudo quando as jogadas não têm perigo nenhum.
Mas, com erros ou não, o dérbi lisboeta foi um importante jogo de futebol, sobretudo por duas razões:
1 – Confirmou a ressurreição do Sporting, depois do coma da época passada. É hoje uma equipa alegre, intensa, objectiva, rapidíssima, funcionando sempre em colectivo, capaz de trocar a bola em pequenos espaços, onde cada jogador está a superar-se. Leonardo Jardim, com o apoio do presidente, tem feito um trabalho tremendo;
2 – Confirmou o crescendo do Benfica, depois de um desgraçado início de época. A equipa apática de há semanas parece transfigurada: corre, luta, voltou a produzir um futebol vistoso e espectacular, com todos os jogadores a subirem de produção.
Sendo um jogo com grandes jogadas e grandes golos, o dérbi acabou por ser decidido por um lance cómico, que no entanto pôs justiça no resultado, considerando que:
A – Numa altura crucial do jogo, o Benfica perdeu uma pedra que estava a ser preciosa (Rúben Amorim), caindo a pique e permitindo a reacção do Sporting;
B – O Benfica voltou a sofrer um golo depois do minuto 90, o que é sempre traumatizante, mas foi cruel depois do esforço enorme de Atenas e quando os jogadores já julgavam a eliminatória resolvida;
C – Mesmo assim, a equipa cerrou os dentes, fez das tripas coração, encostou o Sporting às cordas e teve ânimo para chegar à vitória.
Portanto: parabéns ao Benfica, parabéns ao Sporting e uma recomendação a Jardim: nunca volte a dizer “desta água não beberei”. Nenhum latino (mesmo ilhéu) pode afirmar que nunca se queixará do árbitro. Não temos a fleuma britânica, temos o sangue quente – e sobretudo, como aceitamos com dificuldade as derrotas, somos sempre tentados a justificá-las com erros alheios."

Os outros casos do dérbi

"Que me desculpem aqueles que não querem ver que houve jogo além dos erros do árbitro ou do frango de Rui Patrício. É que houve mesmo, e deixou que contar:
1. O Benfica joga muito melhor no sistema de três médios pelo qual Jesus optou nas duas últimas partidas, ainda que negue a si próprio ter-se rendido ao 4x3x3, que considerou um dia como o "sistema mais fácil de anular";
2. Foi com a inclusão do terceiro médio que se libertaram (de algumas tarefas defensivas) os dois jogadores mais determinantes do processo de criação encarnado - Enzo e Gaitán. À subida de rendimento de ambos, muito mais que à eficácia de Cardozo, se deve a subida de rendimento da equipa;
3. O grande teste vem a seguir, a propósito da lesão de Ruben Amorim. Vai Jesus manter-se no rumo que valeu subida de rendimento imediata (promovendo André Gomes ou deslocando Gaitán para zona central) ou não resiste à enésima tentativa de provar que é possível ganhar com o sistema de quatro avançados?
4. A opção errada por Ivan Cavaleiro durante o jogo da Taça indicia que o técnico encarnado pode seguir a segunda via, que é a errada. No sábado, foi nessa substituição que entregou o domínio ao Sporting e quase perdeu uma eliminatória que estava ganha. Já Lima entrou tarde mas bem;
5. O Sporting não tem qualidade individual para competir com os grandes rivais, e essa discrepância de talento faz muita diferença em jogos como o de sábado. Comparar qualquer dos sectores (defesa, meio campo, ataque) das duas equipas prova-o à exaustão, mais ainda quando o próprio Rui Patrício falha (que teoricamente o Sporting só leva vantagem no guarda-redes);
6. Há por isso grande mérito de Leonardo Jardim na forma como tem feito crescer o misto de jovens e estrangeiros (mais ou menos) desconhecidos com que criou o novo Sporting. Pelo colectivo bem trabalhado disfarça as limitações de orçamento;
7. Também nas substituições Leonardo Jardim esteve bem, sobretudo quando lançou Slimani para criar novos problemas à defesa do Benfica. E o argelino podia ter feito um hat-trick;
8. O futuro do Sporting depende da serenidade de um grupo de trabalho que deve - e merece - cumprir tranquilamente o seu processo de crescimento. As declarações desbragadas do presidente Bruno de Carvalho arrastam os adeptos para a ideia de que o Sporting só não ganha já a tua a gente porque forças ocultas o impedem. Além de fazer mal à equipa, não é verdade."

Lá, onde o condor passa...

"Sotil e Cubillas foram dois dois maiores jogadores do Futebol peruano. Jogaram juntos no Alianza Lima em 1977. Mas em Janeiro de 1971 foram eleitos para uma equipa mista à qual cabia defrontar, em Lima, o grande Benfica do grande Eusébio.

HOJE vou aqui falar do Peru. Não daquele peru do cabaz do Natal que se aproxima aí a toda a velocidade, mas do Peru país, local lindíssimo da América do Sul, encostado ao Pacífico, terra de incas e de Atahualpa Yupanqui. E de Machu Pichu e do voo interminável do condor.
O peru que se recheia e se torna uma iguaria natalícia pode ter vindo do Peru país, embora os ingleses estejam convencidos de que veio da Turquia, e por isso lhe chamam turkey, mas o nome Peru veio de Birú, senhor da Baía de San Miguel, no Panamá e das terras circundantes e que ainda fazia sentir o seu poder quando desembarcaram na região os terríveis homens de Pizarro nas suas armaduras brilhantes que os faziam parecer extra-terrestres com um brilho ganancioso de ouro nos olhos negros.
Falo do Peru e falo de Sotil, por exemplo. Hugo Alejandro Sotil Yerén, conhecido por El Cholo, o índio, Avançado de recursos ímpares que chegou a jogar no Barcelona entre 1973 e 1977, sendo colega de Cruyff.
Sotil é tido como um dos maiores nomes do Futebol peruano de todos os tempos, tendo estado presente com a sua selecção nas fases finais dos Mundiais de 1970 (no México) e de 1978 (na Argentina), além de ter vencido a Copa América de 1975.
Entre 1968 e 1973, Sotil jogou no Deportivo Municipal. Depois de regressar de Barcelona esteve um ano no Alianza Lima. Mas não tarda já vos vou falar de 1971, que para o caso é o ano que interessa.
Pelo caminho, explico. O Alianza Lima foi o primeiro grande clube peruano do início do profissionalismo no país, nos anos 50. Depois, o sucesso manteve-se nas décadas seguintes até à tragédia do dia 7 de Dezembro de 1987, quando o voo de regresso de Pucallpa, onde jogara para a liga, se despenhou no mar perto do aeroporto de Lima/Callao. Todos os jogadores e técnicos morreram.

Alinharam os dois juntos
O Deportivo Municipal, clube de Lima («La Fea» como é conhecida), é um dos clubes mais populares do Peru e que conquistou lugar na lenda do Futebol do país logo após a sua fundação, em 1935.
No dia 15 de Janeiro de 1971, o Deportivo Municipal e o Alianza Lima fizeram uma aliança. Formaram uma equipa a meias para defrontar um convidado especial que chegava da Europa. Ou melhor, dois convidados muitos especiais: o Benfica e Eusébio.
A grande figura do Alianza Lima, talvez o melhor jogador peruano de sempre, chamava-se Teófilo Cubillas. Este nós conhecemos bem. E este nós refere-se, como é evidente, a quem tem idade para o ter visto chegar ao FC Porto em 1973 e espalhar classe no Campeonato português até 1977, embora sem ganhar títulos que se vissem.
Sotil e Cubillas viriam a jogar juntos com a camisola do Alianza Lima na época de 1977/78. Cubillas marcou 42 golos e Sotil 23. Está claro que foram campeões.
Em 1971 sonhavam com a Europa. O El Dorado deixara de ser nos contrafortes dos Andes e transferia-se para Espanha, para Itália, para França. Cubillas ainda jogou no Basel da Suiça antes de assinar pelo FC Porto.
Nesse final de tarde em que o Benfica jogou contra um misto do Deportivo Municipal e do Alianza Lima actuaram lado a lado sem desconfiarem que o futuro os viria a juntar numa camisola só. Defrontaram o grande Benfica e o grande Eusébio. 43 mil pessoas encheram, ávidas, o Estádio Nacional. E o Benfica venceu, por 2-1. Com um dos golos a ser marcado por Eusébio, o primeiro, num remate fulminante de livre directo. Nené faria 2-0, aos 4 minutos da segunda parte, os peruanos reduziram por Mosquera, após grande jogada de Sotil. José Henrique defendeu um penálti de Cubillas.
Era um tempo em que nem o Benfica nem Eusébio falhavam o encontro com a História. E diziam presente.
Quem sabe se, ao ritmo do jogo, como música de fundo, se ouviu «El cóndor pasa», essa zarzuela do compositor peruano Daniel Alomía Robles? E que, ao fim ao cabo, Paul Simon e Art Garfunkel tornaram famosa em todo o Mundo."

Afonso de Melo, in O Benfica

Série negativa...

Chaves 3 - 1 Benfica B

Sem jogadores da equipa A, sem os jogadores promovidos à equipa A, com alguns dos nossos jovens talentos convocados para as Selecções mais jovens, com alguns jogadores tocados... Com tudo isto, chegar ao intervalo a vencer por 0-1 era um excelente resultado, num jogo que pelas informações foi equilibrado, mas com a expulsão aos 56m do Rudi, o Benfica desorientou-se e em 11 minutos sofremos 3 golos!!!
Os últimos resultados não têm sido bons, a opção pela rotação de praticamente todo o plantel não tem corrido bem, hoje, houve uma rotação 'obrigatória' devido às ausências...
Não é a primeira vez que me questiono: o que terá levado os dirigentes do Benfica a aceitar algumas datas para os jogos, na equipa A?! E hoje na equipa B?! Sabendo que os Internacionais estariam ausentes...