Últimas indefectivações

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Preparados


"Perante cerca de 50 mil espectadores, o Benfica conquistou a Eusébio Cup, vencendo o Newcastle por 3-2. Terminado o ciclo de jogos particulares no âmbito da pré-época, a nossa equipa já só pensa no embate com o Midtjylland, na próxima terça-feira.

1
A preparação para a nova temporada prossegue de acordo com o planeado, com a equipa a deixar uma imagem positiva nos jogos disputados frente a Reading, Nice, Fulham, Girona e Newcastle, nos quais obteve o pleno de triunfos, com 17 golos marcados e cinco sofridos.

2
Na opinião de Roger Schmidt, o desafio com o Newcastle "foi um último teste perfeito para a temporada e para os importantes jogos que aí vêm". O nosso treinador considera que "vimos coisas boas, mas também temos aspetos a melhorar e vamos falar sobre isso".
Sobre a pré-época prestes a findar, Schmidt mostra-se satisfeito: "Os jogadores estiveram muito bem, trabalharam duro e ainda hoje [terça-feira] isso aconteceu. Agora temos uma semana para descansar, treinar e preparar os próximos jogos."
Veja ou reveja a conferência de imprensa de Roger Schmidt, aqui.

3
Henrique Araújo, autor do golo que deu a vitória ao Benfica, destacou a importância do triunfo num jogo que visa, também, a evocação do extraordinário legado de Eusébio: "Embora seja um amigável de pré-época, é a Eusébio Cup. Sabemos da importância que tem para o Clube, pela figura que o Eusébio foi e é. Era importante ganhar este jogo."
O jovem avançado enalteceu ainda a presença de muitos benfiquistas na Luz: "É fundamental ter o Estádio cheio, com os benfiquistas a puxar por nós. Entramos em campo logo a ganhar. É o que temos de fazer esta época, levar as pessoas atrás da equipa, com boas exibições e vitórias."

4
Pedro Pichardo, que recentemente se sagrou Campeão do Mundo no triplo salto, marcou presença na Eusébio Cup e foi agraciado pelos benfiquistas com uma enorme ovação durante o intervalo do jogo.

5
Já é conhecido o adversário na 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Trata-se do Midjylland, da Dinamarca. A primeira mão é na Luz, dia 2 (terça-feira), às 20h00."

BI: Newcastle...

5 minutos: Newcastle...

Fura Redes: Newcastle...

SL Benfica 3-2 Newcastle United FC: A Eusébio Cup ficou em casa


"Crónica: Da Excelência Na Bola Parada Aos Problemas Na Reação À Perda Da Bola

O SL Benfica venceu a Eusébio Cup, depois de derrotar o Newcastle United FC por 3-2. Em dia de apresentação, as águias mostraram-se ao serviço com o onze que parece estar melhor encaminhado para ser a base deste início de época de Roger Schmidt. Morato parece ter ganho o lugar do lado esquerda, o mal-estar com Grimaldo e Rafa já lá vai, Florentino ganhou nova vida e Enzo Fernández chegou, viu e instalou-se no onze.
Diagonais constantes e um entendimento cada vez mais eficiente na frente de ataque, tanto em ataque organizado, como em transição. A águia parece mais oleada e acabou por marcar através de outra dinâmica que parece estar a ganhar credenciais: a bola parada. Mais um golo num esquema tático,, Gonçalo Ramos, aos 15’, fez o primeiro golo do jogo e o sexto de bola parada do SL Benfica nesta pré-temporada.
Em termos defensivos é que apareceram problemas. Os encarnados excessivamente balanceados para o ataque, permitiram muito espaço nas costas para ser aproveitado pela equipa inglesa. O lado esquerdo, em particular, revelou maiores problemas: João Mário desceu pouco, Grimaldo fechou muito na zona central e foi assim que os encarnados sofreram o golo do empate. Espaço para Trippier e assistência para o empate de Miguel Almirón (22’). Esta crónica teima em repetir-se e em cima do intervalo, a história foi a mesma: a resposta do Newcastle United ao golo do SL Benfica surgiu através da exploração do lado esquerdo defensivo encarnado. Miguel Almirón, perante a passividade de Morato, empatou o jogo.
Ao intervalo, pela primeira vez, Roger Schmidt não mudou, mas o rendimento da equipa caiu. O jogo também perdeu qualidade. A expulsão de Joelliton foi o ponto mais baixo de uma segunda-parte de pouco interesse e com poucos lances dignos de serem destacados até ao golo de Henrique Araújo. Uma boa ação de Yaremchuk a servir o jovem avançado dos encarnados que não vacilou.

A Figura
Rafa Silva (SL Benfica) – Não foi um dos melhores jogos da sua pré-temporada, mas voltou a ser extremamente influente no jogo do SL Benfica. Algumas imprecisões no momento da decisão, mas sempre capaz no momento da aceleração e na criação de desequilíbrios. Jogar no corredor central ajuda-o a ganhar espaço e confiança.

O Fora de Jogo
Lado esquerdo defensivo do SL Benfica Continua a ser um dos maiores problemas da equipa encarnada. Perante as incursões de Grimaldo e a pouca capacidade de João Mário para fechar, as águias sentiram muitas dificuldades para travar as transições do Newcastle por esse corredor. Almirón foi uma dor de cabeça no primeiro-tempo.

Análise Tática – SL Benfica
Roger Schmidt não inovou e manteve-se fiel a tudo o que tem apresentado nesta pré-temporada. O SL Benfica apresentou-se num 4-2-3-1 com Enzo e Florentino no miolo, Rafa nas costas de Gonçalo Ramos e João Mário a cair mais na esquerda. Os laterais apareceram bem subidos, permitindo incursões pelo corredor interior para os três da frente: David Neres, João Mário e Rafa Silva (mais central).

11 Inicial e Pontuações
Odysseas Vlachodimos (6)
Gilberto (6)
Álex Grimaldo (5)
Nicolás Otamendi (6)
Morato (5)
Florentino (5)
Enzo Fernández (6)
João Mário (6)
David Neres (6)
Rafa Silva (7)
Gonçalo Ramos (6)
Subs Utilizados
Roman Yaremchuk (6)
Chiquinho (4)
Julian Weigl (5)
Alexander Bah (5)
Diego Moreira (4)
Henrique Araújo (6)

Análise Tática – Newcastle United FC
O Newcastle United apresentou-se num 4-2-3-1 com Callum Wilson mais posicional, Allan Saint-Maximin na esquerda e Almirón na direita. Os magpies foram muito fortes no ataque à profundidade pelo lado esquerdo, sabendo sempre explorar o espaço entre Grimaldo e João Mário.

11 Inicial e Pontuações
Nick Pope (5)
Kieran Trippier (7)
Sven Botman (5)
Jamaal Lascelles (5)
Matt Targett (5)
Sean Longstaff (5)
Elliot Anderson (5)
Miguel Almirón (8)
Bruno Guimarães (4)
Allan Saint-Maximin (6)
Callum Wilson (5)
Subs Utilizados
Karl Darlow (5)
Fabian Schar (5)
Dan Burn (4)
Emil Kraft (4)
Matt Longstaff (4)
Joe Willock (5)
Joelliton (2)
Jacob Murphy (4)
Chris Wood (3)"

Bello: Newcastle...

Vermelhão: Para o King...!!!

Benfica 3 - 2 Newcastle


Partida nada amigável, com muita agressividade, contra uma equipa 'pouco' inglesa, a pressionar muito alto, muito física, a fazer as faltas cínicas (duríssimas...) e até a protestar constantemente!!! Creio que este jogo, serviu para injectar confiança na equipa, e 'treinar' a velocidade de circulação da bola... Desconfio que os nossos primeiros adversários 'oficiais' da temporada, não vão criar este tipo de dificuldades... as dinâmicas serão diferentes...! Aliás, nesta pré-temporada, acho que faltou defrontar equipas que usem e abusem dos 'autocarros', o tipo mais comum no Tugão!

Onze sem surpresas, com uma primeira parte, dividida, com o Newcaslte a criar 4 oportunidades e marcar 2 golos, e o Benfica a criar mais oportunidades, mas em vários casos a definir mal, no momento fundamental... O adversário soube sair da nossa pressão alta, mas com a agressividade positiva nas bolas divididas, ganhámos muitos duelos... Continuamos a demonstrar trabalho nas 'bola paradas' ofensivas, nas cometemos alguns erros defensivos, que não podemos cometer: 1.ª oportunidade, após uma bola parada ofensiva, recuperámos mal, com jogadores fora de posição, e o Newcastle falhou um golo claro; no 1.º golo sofrido, erro na pressão, a linha de meio-campo subiu muito, e os Centrais, permitiram ao avançado adversário, receber, rodar e caminhar sozinho... e depois com um passe 'esquisito' acabou por 'enganar' o Grimaldo...; no 2.º golo, erro de marcação do João Mário e depois o Morato, tinha que fechar mais rápido o espaço!

No segundo tempo, tudo foi diferente. O Newcastle jogou com um 11 totalmente diferente(o Benfica pela primeira vez, manteve o mesmo 11), perderam qualidade na posse de bola, mas ficaram ainda mais fortes na pressão alta, e o Benfica praticamente não conseguiu sair com a bola no pé... Apesar deste domínio territorial do Ingleses, o Ody nem teve muito trabalho: uma defesa digna de nota, e num raro contra-ataque...!!! Com as substituições, melhorámos na posse de bola, mas continuámos a jogar muito longe da área... Com a expulsão do jogador do Newcastle, conseguimos finalmente circular a bola, no meio-campo ofensivo, e numa boa jogada coletiva, chegámos ao golo da vitória...

Como é habitual, todos os adversários do Benfica, são 'fracos', e então quando o Benfica ganha, são fraquíssimos!!! Este Newcastle, na 2.ª volta da Liga Inglesa na época anterior, 'ficou' em 3.º lugar, atrás do Man City e do Liverpool! Pontoou mais do que o Chelsea, o Man United, o Arsenal, o Tottenham e todos os outros, na 2.ª metade da época! Com a entrada do dinheiro Saudita, mesmo sem grandes estrelas mediáticas, com e chegada do actual treinador, o Newcastle melhorou muito... e vão lutar pela qualificação para a Champions na próxima época!

Dito isto, o Benfica demonstrou fragilidades... Mas em primeiro lugar os adeptos, vão ter que habituar-se, porque com o Roger, vamos sofrer mais golos, porque vamos arriscar! Basta analisar superficialmente o trajeto do actual treinador do Benfica, nos seus clubes anteriores! Portanto, espero que ninguém fique espantado com este facto...!
Pessoalmente, estou preocupado, porque o plantel tem várias fragilidades que tenho a certeza estão identificadas, mas neste momento a mais de 1 mês do fecho do mercado, mas somente a 1 semana do início oficial da época, ainda não foram colmatadas... e tenho dúvidas que sejam todas colmatadas!!!
Com o estilo de jogo, temos que ter mais Médios: mais um médio-centro, mesmo com o Weigl no plantel, precisamos de mais um médio (estilo do médio norueguês do Feyenoord); e precisamos de mais 2 médios ofensivos (o Horta deverá ser um deles... mas acho que precisamos de outro)! Ainda hoje a primeira solução a saltar do banco, foi o Chiquinho...
A questão do guarda-redes, na minha opinião não é prioritária! Agora, se houver um proposta elevada da Premier League, até pode ser que a venda do Ody possa financiar outras posições, que na minha opinião são mais prioritárias!

Em sentido contrário, temos o Tino a demonstrar que é opção válida, o Enzo confirmar as qualidades, o Gilberto com uma raça tremenda, mas mais uma vez a não aguentar os 90 minutos, com o Bah à espreita... e com o Rafa a jogar como nunca!
O Nico o Morato vão começar a época, como titulares, e têm estado quase sempre bem...
Não gosto da posição do João Mário a fechar na esquerda! Parece um remendo, na esperança do Horta chegar!!!
A dupla Chuk, Henrique está afinada, parece-me para já será a solução para o plano B, em caso necessidade para a última meia-hora, mas se calhar até poderão acabar por ser a opção A!

Parece que vamos fazer um jogo à porta fechada amanhã, para dar minutos aos jogadores menos utilizados hoje! Mas, mesmo sem essa partida, podemos concluir que esta pré-época, correu bem. A atitude dos jogadores mudou radicalmente, o comportamento dos jogadores nos duelos é completamente diferente! E hoje, por exemplo, só jogaram de início 3 jogadores 'novos': Tino, Enzo e Neres! O estilo ofensivo entusiasma quem gosta de ver futebol, as contratações na maioria estão a ser cirúrgicas, e com qualidade indiscutível... sem negócios estranhos de empresários 'amigos'! Portanto, todos os benfiquistas têm o direito de estar confiantes...
Agora, a estrutura da Liga e da FPF é igual. O Tugão vai continuar a inclinar os campos, jornada após jornada, e este tipo de jogo ofensivo, arriscado do Roger, pode não aguentar a 'pressão' do jogo sujo do Tugão!


Mais um escândalo do Sporting Inimputável de Portugal


"O Ministério Público acusou Álvaro Sobrinho de ter desviado 15 milhões de euros para a SAD leonina através da Holdimo, maior acionista privado da sociedade que gere o futebol, num total de 390 milhões de euros que terá desviado do BES Angola.
Uma vez mais, o Sporting passa pelos pingos da chuva e não vai responder em tribunal. Apesar das evidências claras, os procuradores consideram que a Sporting SAD não deve ser responsabilizada por receber dinheiro desviado do BES Angola através de um accionista maioritário. Com certeza que Álvaro Sobrinho agiu na “exorbitância de funções” quando injetou dinheiro na SAD leonina e ninguém sabia de nada, como sempre.
É no Cashball, onde estão formalmente acusados de corrupção no andebol e futebol. É nas VMOCs, das quais só pagaram 17% do valor - valiam 1 euro, foram negociadas a 30 cêntimos e acabaram vendidas por 16,8 cêntimos, equivalente a um desconto de 83%. Dos 135 milhões de euros, o Sporting só pagou 14 milhões ao BCP. É em desvios de dinheiro, onde é injetado dinheiro público de todos os contribuintes na SAD leonina sem ninguém saber. É em perdões de dívida que lesaram em centenas de milhões de euros Portugal e todos os portugueses, onde ninguém é chamado a depor na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar.
Seja onde for ou pelo que for, o Sporting Clube de Portugal permanece inimputável.
Triste país onde só importa marrar no vermelho."

Eusébio, hoje e sempre

 

Mauro Xavier, in Facebook

Francisco J. Marques e a clubite doentia

Vasco Mendonça, in A Bola