Últimas indefectivações

domingo, 25 de agosto de 2013

Goleada de emoções !!!

Benfica 2 - 1 Gil Vicente

Admito, que já não acreditava... já estava inclusive, a pensar naquilo que ia aqui escrever!!! Mas depois de 91 minutos de sadomasoquismo, lá acertámos finalmente nas redes e tivemos a merecida libertação de alegria... depois de todo o defeso, de toda a pré-época, e principalmente, depois dos Barreiros, a equipa merecia uma alegria destas, e nós adeptos, também...

É verdade que tivemos mais posse de bola, do que oportunidades claras, mesmo assim tivemos as suficientes para golear tranquilamente... noutro contexto emocional, este jogo teria sido considerado mais um massacre do rolo compressor.

Em condições normais, num jogo de futebol existem 3 resultados possíveis, no Benfica sempre que não se ganha, as justificações passam praticamente sempre pela falta de atitude. Depois dos Barreiros não demorou tempo, a aparecer logo os primeiros relatos de divisões de balneário, jogadores que se recusavam falar com o treinador, dirigentes ausentes, entre outras alarvidades... E se alguns destes 'bem informados' escribas estão ao serviço directa ou indirectamente do Oliveirinha, outros dizem-se Benfiquistas...

Hoje, mesmo se os golos não tivessem aparecido no final, mesmo sem uma exibição de sonho, ficou provado que existe união no balneário. Hoje, aquilo que ficou óbvio, é a enorme ansiedade e falta de discernimento no momento do remate, que os nossos jogadores sentem, algo que só se resolve com apoio dos adeptos e vitórias em campo.

A equipa ainda se está a formar, existem jogadores novos, existem jogadores importantes a recuperar de lesões, existe a indefinição no mercado, e existem ainda jogadores que não foram utilizados... tudo isto junto, não permitiu ainda o jogo fluído que estamos habituados. Ao contrário de outros, nestas fases mais complicadas não temos penalty's a cair do céu, nem expulsões teatrais, nem bandeirinhas amigos, bem pelo contrário, esta é uma das grandes diferenças... O Gil Vicente hoje, jogou com total impunidade nos contactos, foram inúmeras as faltas por trás, às pernas, cínicas, premeditadas, impunes, não foram extremamente violentas, verdade, mas com outros adversários são penalizadas, e isso retrai as equipas, ou dá-lhes ânimo, como foi o caso de hoje...
Como Benfiquistas, temos a obrigação de nos manter unidos, tal como a equipa hoje demonstrou... tudo o resto é pura palhaçada.

Fejsa


Tenho reclamado a contratação de um centro-campista defensivo desde da saída do Javi Garcia, portanto hoje não posso me queixar!!! Mesmo sem conhecer profundamente o Fejsa, já me dou por contente sabendo quais são as suas características!!!
Vi alguns minutos do último particular entre a Sérvia e a Colômbia e gostei do pouco que vi do Fejsa... em muitos dos jogos internos, principalmente na Luz, o Matic chega e sobra, nas nos jogos mais equilibrados e na Champions precisamos de um meio-campo mais musculado...
A pouca utilização na Grécia, não me incomoda, porque o Olympiakos é o 'irmão' dos Corruptos na Grécia, normalmente não precisam de jogadores de cobertura, os apitadeiros fazem-lhes esse serviço!!!
Desejo-lhe toda a sorte do Mundo, uma rápida integração, e como é óbvio espero que faça dupla com o Matic, será bom sinal...!!!

PS: Nada contra o Enzo, mas existem jogos (ou momentos de jogos), onde é preciso outro tipo de jogador.

Modalidades 2013/2014

Aqui fica uma breve apreciação ao defeso e à pré-época do Benfica, nas 5 modalidades de Pavilhão mais representativas, recordando que todas tiveram o orçamento reduzido:

FUTSAL:
GR: Marcão, Bebé, Carlos Paulo
Fixo: Gonçalo, Fernandes, Pablito
Ala: Paulinho, Henmi, Serginho, Coelho, Vítor Hugo, Pinto
Pivot: Brandi, Joel, Nenê, Oliveira
Começo com o Futsal, porque é aquela que está numa fase mais adiantada: Revolução é o melhor adjectivo para resumir o que se passou nesta secção. Entraram 8 jogadores novos, e saíram muitos... e suspeito que o Nené e o Joel só não saíram porque tinham contrato!!! Analisando a situação friamente, penso que foi feito o que era preciso. Esta secção ganhou literalmente tudo, mas recentemente parecia que havia algum comodismo, alguma falta de ambição. Além disso a idade não perdoa, e o jogo do Benfica estava a tornar-se lento e previsível. Admito que a saída do César não foi fácil de aceitar, mas além dos recorrentes problemas físicos, o César estava 'marcado' pelos árbitros portugueses, na última época por exemplo foi várias vezes expulso... com o César no plantel, haveria sempre a tentação de jogar num previsível 3x1, que os nossos adversários já conheciam de ginjeira, e que sem a marcação - sistemática - das faltas sobre o César, nos fragilizava. Como não tenho acesso a informações de balneário, não posso comentar os rumores sobre o suposto mau ambiente. Mas não podemos dissociar toda esta revolução com a saída do Paulo Fernandes, e a substituição de toda a estrutura da secção: a meio da época, não podíamos substituir 90% do plantel... Como defendi aqui, que seria um erro contratar o Paulo Fernandes, estou à vontade.
Em relação aos novos jogadores, admito que estou com as expectativas muito altas: o Ricardo Fernandes tem demonstrado toda a sua utilidade nesta pré-época: fortíssimo na defesa, e sempre à procura do remate...; o Serginho é classe pura, malabarista autêntico, não parece ser tão forte a defender, vamos ver se sabe dosear os ímpetos...; Alan Brandi, grande jogador, que vai ser um autêntico saco de porrada (já deu para compreender isso nestes jogos de pré-época)!!! É o substituto directo do César: é mais móvel, é melhor driblador, mas fisicamente é mais frágil... vamos ver como será a sua relação com o golo; Rafael Henmi, talento puro, provavelmente tão malabarista como o Serginho, mas é mais envergonhado!!! Quando perder o medo, vamos vê-lo a fazer coisas espectaculares, sendo que defensivamente, parece-me também muito bom, a cultura desportiva Japonesa assim o exige; Pablito, o talento está lá, mais ainda precisa de ganhar algum músculo, preciso de ver mais alguns jogos para ter uma opinião definitiva, mas não nos podemos esquecer que também é um jovem jogador...; o Bruno Pinto vem rotulado de estrela, e pelo que vi, tem realmente muito talento, mas detectei algumas reacções de vedeta, que tem que corrigir...; o Ivo Olivieira tal como o Pinto vai ter poucos minutos, mas tem tudo para triunfar; o Paulinho devido a lesão ainda não o vi jogar...
O Gonçalo e o Bebé têm estado lesionados. O Marcão, o Carlos Paulo, o Coelho, o Nenê e o Joel completam o plantel... Uma nota para a atitude renovada do Joel, que sem lesões, e com a vontade de renovar o contrato, tem tudo para fazer uma grande época!!!
Daquilo que vou sabendo das outras equipas, parece-me que este será mais um Campeonato decidido a dois, na Final do Play-Off... o que para o Benfica até é bom, já que necessitamos de melhorar o entrosamento. Os processos defensivos, precisam de minutos... Ontem, com o Belenenses no final da partida o João Freitas Pinto, disse bem: '...estivemos muito bem em alguns momentos, e muito mal noutros...' Numa equipa com tantas mudanças até é normal, temos que ter alguma tolerância neste início de época...

ANDEBOL:
GR: Álamo, Ferreirnho, Espinha, Moreira
Central: Carneiro, Pereira, Lima
Pivot: Costa, Rodrigues, Moreno
LE: Semedo; Chernov, Bonaparte
LD: Pedroso, Carmo
PE: Andrade, Pais
PD: Areia, Carvalho
Foi a secção mais discreta neste defeso, durante bastante tempo só se sabia da saída do David Tavares e do Candeias... Só nos dias antes de se iniciar os trabalhos, foi anunciado a contratação do Chernov e depois do Elledy Semedo. Já com os treinos a decorrer, o Cutura rescindiu.
À primeira vista o plantel parece-me mais forte, finalmente temos um lateral esquerdo goleador (Elledy) e defensivamente com o Chernov temos tudo para sofrer menos golos. O David Tavares era um dos melhores marcadores da equipa, devido principalmente aos livres de 7 metros (creio que será o Dario o substituto), mas tradicionalmente o Benfica joga pouco para as pontas. Com a chegada do Rito começamos a fazer algumas jogadas para o Dario, mas para a direita nem por isso... Creio que o Areia irá começar como titular, mas o Davide Carvalho (para mim, o nosso maior valor da formação) rapidamente deverá ser opção.
Continuo com dúvidas sobre a não contratação de mais um Pivot. Caso aconteça alguma coisa ao José Costa, não me parece que o Álvaro Rodrigues (defensor essencialmente) e o jovem Paulo Moreno sejam substitutos à altura. O Pedroso está no seu último ano de contrato, isso costuma ser bom sinal...!!! A diferença para os Corruptos tem sido a 1.ª linha, se fosse eu a decidir o Pedroso já tinha saído, mas creio que esta época será a sua última oportunidade no Benfica... Prevejo outro problema na equipa: em teoria temos 3 substituições defesa/ataque para fazer: Chernov/Semedo, Costa/Rodrigues e Pedroso/Carmo!!! Isto nem sempre será possível efectuar. Inclusive será provável os nossos adversários apostarem em transições rápidas (mesmo após golo) para dificultar as trocas... vamos ter que mecanizar muito bem estas situações.
A secção tem feito um excelente trabalho na Formação, a equipa B vai ser importante na evolução dos jovens jogadores, vários vão treinar com a equipa principal, mas tirando o Davide Carvalho a utilização na equipa principal deverá ser reduzida...
O final da última época foi triste, mas durante grande parte da época, foi notório a melhoria desta equipa, foi já na Fase Final que tivemos os dois jogos 'desgraçados': primeiro com os Lagartos em Odivelas e depois na Maia com o Águas Santas. Se o Sporting confirmou ter subido de forma no final de época, a derrota com o Águas Santas foi inexplicável, e custou-nos o título... É verdade que em épocas anteriores as 'brancas' eram muitas, e o ano passado conseguimos reduzir os erros, talvez este ano consigamos eliminar completamente as 'brancas'!!!
Mas deixo aqui um aviso: parece-me que o Campeonato vai ser mais equilibrado, o Sporting parece estar ao nível do final da época passada, e tanto o ABC, como o Águas reforçaram-se... Além disso ainda existe o factor apitadeiros: Brother's Martins e Caçador/Nicolau (estes últimos, com os recentes jogos internacionais devem estar com os níveis de pedantismo no máximo!!!)... Os Corruptos parece que estão noutro Campeonato, reforçaram-se como nunca, têm como objectivo ir à Fase de Grupos da Champions, para quem tem o hábito de não pagar os ordenados, o tiro pode-lhes sair pela culatra... E como se viu hoje na Supertaça (que o Sporting venceu), os nomes não ganham jogos... Não posso deixar de evidenciar, mais uma vez, o facto das regras dos estrangeiros ter-se alterado, mais uma vez... e mais uma vez parece que foi a pedido da secção de Andebol Corrupta...!!!

PS: Faleceu hoje de forma inesperada, provavelmente o melhor treinador de Andebol que passou por Portugal. E o último treinador a ser Campeão no Benfica. De feitio muito complicado, nunca ninguém colocou em causa a sua entrega e competência. Nunca fui dos saudosistas que estavam sempre a recordar o nome do Donner sempre que o Benfica perdia uma competição... mas sempre lhe reconheci a competência. As condolências para a família.

HÓQUEI EM PATINS:
GR: Trabal, Henriques
Defesas/médios: Valter, Tuco, Coy
Universal: Diogo, Rodrigues, Rocha
Avançados: López
Depois da glorioso triunfo Europeu, as certezas que alguns tinham antes da Final Four tornaram-se dúvidas, mas as decisões já estavam tomadas: o Sénica queria ir para a Selecção, o Ricardo ia ser trocado pelo Trabal, o Viana queria voltar para casa, e o Cacau não ia ficar...
Destas várias situações, só tenho receio da ausência do Viana. A decisão de não contratar ninguém com as mesmas características é um grande risco. Mas entre dar oportunidades a jovens da Formação, e contratar um valor duvidoso, é preferível apostar nos putos (Guilherme Silva deverá ser o mais 'convocado'!!!). Com as restrições orçamentais, não houve dinheiro para garantir um valor seguro (parece que foi tentado...). Agora, alguém vai ter que garantir os golos que o Viana marcava, e isso não será fácil...
O regresso do Miguel Rocha deixa-me satisfeito, mas a minha grande esperança está na contratação do Trabal, neste momento, provavelmente o melhor guarda-redes do Mundo...!!!
A pré-época, vai ser muito atribulada, o plantel vai quase todo ao Mundial em Angola, e até os miúdos vão ao Mundial de Sub-20... O Pedro Nuno não vai ter muito tempo para trabalhar a equipa, espero que isso não seja decisivo nas primeiras jornadas, porque ao contrário do Futsal, no Hóquei todos os jogos contam...!!!

BASQUETEBOL:
Base: Carreira, Barroso, Fernandes
Base/Extremo: Andrade, Thomas
Extremo: Betinho, Ferreirinho
Extremo/Poste: Gentry, Doliboa, Castela
Poste: Fonseca, Weaver, Belo
Algumas decisões importantes foram tomadas, a saída do Minhava, do Heshimu e do Elvis eram inevitáveis, era necessário iniciar uma fase de renovação do plantel, injectando sangue novo... O Lace Dunn foi a história do costume: jogador muito acima do nosso nível (tal como o Ted Scott na época anterior...).
Gostei da contratação do Mário Fernandes, o actual base titular da nossa Selecção, e do regresso do Ferreirinho. Os Americanos contratados parecem bons, mas temos que esperar pelos primeiros jogos para confirmar as credenciais, apesar do Jobey Thomas já ter jogado em Portugal, no Queluz, e ter deixado boas indicações.
Temos tudo para continuar a dominar o Basket nacional... parece-me que os nossos adversários estão-se a reforçar bem, depois do desinvestimento do ano passado em todos os plantéis, este ano poderemos assistir à inversão da tendência... o desequilíbrio não será tão grande (parece-me), mas mesmo assim, o favoritismo é todo nosso... e por favor não se esqueçam da Taça de Portugal!!!

VOLEIBOL:
Líbero: Coelho, Magalhães
Distribuidor: Perini, Tavares
Zona 4: Reis,Cruz, Oliveira
Oposto: Gaspar, Ché
Central: Zelão, Kibinho, Honoré
Ser Campeão dá muita tranquilidade...!!! Duas alterações relevantes: a troca do Vinhedo pelo Perini (o cabeludo da Fonte Bastardo!!!) e o Chino pelo regressado Flávio Cruz. Creio que o nível da equipa se manteve igual... O Ricardo Perini já demonstrou ser um excelente adversário, e com a saída do Vinhedo era uma contratação necessária, mas espero ver o Miguel Tavares a ganhar minutos...
O 'caso' acabou por ser o regresso do Flávio. Também não gostei da saída do Flávio para o Espinho, quando estávamos a jogar a Final com o mesmo Espinho, e com o Flávio a jogar abaixo do nível habitual (e o Benfica a perder), mas ao contrário de outros não faço processo de intenções. Existem jogos que correm bem, e outros que correm menos bem... As razões da saída, foram familiares, portanto o regresso ao Benfica deve ser encarado com naturalidade. Agora é verdade que o Chino tinha aquele estilo molengão, e era muito irregular, mas foi útil e alguns jogos, o Flávio é um jogador diferente, mas também o considero um jogador de 'engate', principalmente no serviço... mas creio que o professor Jardim, já aprendeu que quando os Zonas 4 estão desinspirados existe sempre a opção Gaspar, com o Ché como Oposto!!!
Com a ridícula formula competitiva a manter-se, nada está garantido. Vamos ter mais um Campeonato a três, com a Fonte Bastardo e o Sp. Espinho (apesar do choradinho!!!) a apostarem forte na modalidade...