Últimas indefectivações

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

FIFA: ranking 'armadilhado'!!!

Derrota em França...

Lyon 5 - 0 Benfica


Resultado pesado, por culpa própria, com 3 golos 'oferecidos'!
A Lelê, até tem no jogo pelo ar, um dos seus atributos, mas hoje esteve horrível... e mesmo no 2.º golo, o passe para a Pauleta não pode ser feito!

Com 0-0, até estivemos bem, com algumas transições bem conseguidas, quase sempre com a Kika a dar o 'primeiro toque' mas definimos sempre mal no último passe... Com os golos, as francesas ganharam confiança, e nós perdemos organização...

Continuo sem perceber a utilização da Christy! O nosso meio-campo com a Cameirão, a Faria e a Vitória, pareceu durante muito tempo, uma daquelas partidas entre 'infantis' e 'seniores'!!! Só a Pauleta tinha capacidade para lutar pela bola... Ter bons pezinhos não chega!!!


Grande jogo da Amado e da Kika, quando a bola lhe chegou aos pés!

Agora, com as Suecas, teremos a nossa oportunidade de fazer alguma coisa nesta fase de grupos, mas temos que ser mais pragmáticas, a começar pelo plano de jogo!

Sem a Nycole, as coisas são mais complicadas, em Janeiro teremos que ir ao Mercado!

Parabéns, Toni!


"Hoje é um dia muito especial. Toni, património imaterial do Sport Lisboa e Benfica, personificador-mor da mística do Clube, exemplo ímpar de benfiquismo, completa 75 anos de vida.
Chegou ainda jovem ao Clube, em 1968, empenhado em agarrar a oportunidade de singrar ao mais alto nível como futebolista. Agarrou-a rapidamente e nunca mais a largou, partindo da meia-direita para ocupar o campo todo com a garra, a energia, a técnica e a inteligência que o notabilizaram ao longo de mais de uma década. Foi campeão nacional oito vezes e venceu quatro Taças de Portugal e seis Taças de Honra, sempre preponderante no plantel, um líder nato, um jogador à Benfica.
Pendurou as botas em 1981 para abraçar a profissão de treinador. No comando da equipa técnica, foi campeão nacional pelo Benfica em 1989 e 1994, venceu a Taça de Portugal em 1993 e levou a equipa à final da Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1988. Como adjunto conquistou quatro Campeonatos Nacionais (1983; 1984; 1987; 1991), além de várias Taças de Portugal e Supertaças e da presença em mais duas finais europeias (UEFA 1983 e TCCE 1990). Foi ainda diretor desportivo do futebol.
Ao longo dos anos foi tendo várias experiências no estrangeiro como treinador, mas sobretudo nunca deixou de ser uma figura do Clube e um adepto indefetível da causa benfiquista. Toni está de parabéns pelo 75.º aniversário, e os Benfiquistas estão-lhe agradecidos por uma vida repleta de contributos indeléveis para o engrandecimento do Benfica. Muito obrigado!

Entretanto, são vários os desafios que se colocam às nossas equipas nos próximos dias, embaladas pelos dois triunfos obtidos, ontem, em voleibol e andebol.
Começando pelo futebol, temos o regresso à competição após paragem para compromissos das seleções. Há expectativa de casa cheia na Trofa, onde o Trofense receberá o Benfica no âmbito da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Sábado, às 20h15, será o nosso pontapé de saída na prova, a qual disputamos para vencer.
Hoje, no feminino, temos um dificílimo obstáculo pela frente. Trata-se do Lyon, em França, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Primeiro colocado no ranking europeu de clubes, o Lyon apresenta-se como candidato a sagrar-se campeão europeu, título que já conquistou sete vezes, cinco delas consecutivas, de 2016 a 2020, tendo estado presente na final em nove das últimas 13 edições. Poderá ver o jogo em direto, a partir das 20h00, na plataforma Youtube, no canal da DAZN, detentor exclusivo, para todo o mundo, dos direitos de transmissão da prova.
Na sequência do brilhante apuramento da nossa equipa de voleibol para a 2.ª ronda de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, na qual defrontaremos, dias 21 e 27, os finlandeses do Sastamala, perspetiva-se jogo grande na Luz. Sábado, às 18h30, receberemos o Sp. Espinho, que na última jornada bateu o Sporting e chega à quarta ronda ainda invicto.
Sábado será, de resto, dia cheio nos nossos pavilhões. Às 15h00 teremos o desafio com o Póvoa em andebol, depois de ontem termos batido o Avanca. Às 17h00, em hóquei em patins, seremos os anfitriões do Tomar. E, às 21h00, será a vez de a nossa equipa de basquetebol ter um forte oponente, no caso a Oliveirense. No futsal há a deslocação a Ponte de Sôr, no mesmo dia (14h00), para medirmos forças com o Eléctrico.
Nota ainda para os desafios das nossas equipas femininas das modalidades de pavilhão: ABC – Benfica (sábado, 18h00) em andebol; Guifões – Benfica em basquetebol (domingo, 15h00); CACO – Benfica (domingo, 16h00) em hóquei em patins; AJM/FC Porto – Benfica (sábado, 17h00) e V. Guimarães – Benfica (domingo, 17h00) em voleibol."

Treino...

Histórico Benfica!


"Jogaço no Benfica Campus, entre duas equipas que abordaram o jogo de maneira diferente:
- O Bayern assumiu-se como favorito e relaxou.
- O Benfica assumiu o não favoritismo e superou-se.
A maneira como estava desenhada a equipa de Filipa Patão disse muito da abordagem que queriam ter no jogo de hoje, e houve vários sinais que demonstraram que o Benfica não vinha apenas defender.
Escolha do 11 titular?
Letícia: indiscutível! Se já o era, depois do jogo contra o SCP, a sua colega de posição perdeu qualquer chance de poder aparecer no 11 titular durante os próximos tempo.
Ana Seiça: substitui a experiente Sílvia Rebelo pela disponibilidade física e poder de choque.
Kika: genialidade com bola, critério, decisão. Jogadora que pode desbloquear qualquer jogo, independentemente da adversária.
Ana Vitória: Este lugar poderia estar em dúvida entre Beatriz Cameirão, e mais uma vez penso que a escolha tenha passado pela dimensão física e bolas paradas, até porque Ana Vitória desceu sempre nos momentos defensivos e esteve na área adversária nos momentos ofensivos.
As restantes jogadoras já preenchem o lote de jogadoras praticamente inquestionáveis tendo em conta o seu rendimento: Lúcia, Amado, Carole, Pauleta, Andreia Faria, Cloé e Nycole.
Vejamos como defendeu o Benfica:

O SL Benfica apresentou-se em duas linhas de 4 no momento defensivo, aqui na pressão, largando o losango que costuma usar normalmente. Quem se juntava a Pauleta no corredor central era a Kika e os corredores laterais eram para Andreia Faria e Ana Vitória.

Em organização defensiva, um dos factores determinantes para além da incrível entrega e qualidade individual na ocupação de espaços, foi a o facto de estarem sempre próximas. A distância entre sectores e entre coberturas não variava muito (7-8 metros) para impedir que o Bayern pudesse alguma vez encarar e ganhar vantagem no 1×1. Essa organização orientava o jogo do Bayern para os corredores laterais e permitia ao SL Benfica recuperar muitas vezes a bola e ter Kika perto no momento da recuperação da bola (parágrafo seguinte) – o que de facto, foi decisivo para conseguir sair e decidir bem na ligação dos sectores. Agora em vídeo:


Ofensivamente, como descrevemos anteriormente, o Benfica assumiu que o jogo seria mais em forçar o erro das adversárias e quando recuperavam a bola serem eficazes, tirando-a da zona de pressão e obrigando o Bayern a ter de baixar linhas para controlar a profundidade! ( E aí, conseguirem ganhar espaço e tempo para pensar o ataque e decidir melhor) Houve bons momentos também na exploração do espaço através da velocidade de Cloé, que costuma ser muito superior às outras, mas neste contexto não é, e portanto, foi importante o envolvimento da Kika e Andreia Faria na condução, na atração das adversárias, para criar o espaço para a Cloé aparecer em vantagem. Velocidade por velocidade, aqui, a Cloé perdeu sempre.


Para finalizar, e o que mais de interessante tem este Benfica de Champions League, é o risco que conseguem assumir perante tamanha pressão e dificuldade e a maneira como querem aproveitar o que de melhor a sua equipa tem individualmente: decisão e requinte técnico! Deixamos aqui 4 lances de extrema (!) qualidade técnica e de decisão coletiva, é incrível o futuro destas jogadoras se continuarem a este nível e com esta mentalidade!


O Benfica conseguiu ser competitivo, abriu o apetite aos adeptos e as jogadoras e equipa técnica já acreditam que é possível fazer uma gracinha e passar o grupo. Quem é o próximo adversário? Lyon!

Para o jogo de hoje, contra o Lyon – basta pesquisar um pouco para saber que é a equipa referência no futebol feminino, 1ª classificada no Ranking – é de se esperar um jogo ainda mais complicado, onde o Benfica já não aparece como equipa que pode surpreender, mas sim já com registos práticos daquilo que consegue fazer, e portanto há uma vantagem natural dada ao Lyon e o Benfica pode encarar o jogo com zero pressão e desfrutar da experiencia de jogar contra as melhores do mundo. Caso durante o jogo dê para fazer algo diferente…."

A ficção / A realidade

 


Pode João Felix vencer a Bola de Ouro?


"A declaração de que poderá competir é do próprio João Félix. Quando se trata da bola de ouro, os últimos anos demonstram que o número de golos na temporada é factor determinante, e será tremendamente difícil competir com Haaland e Mbappé. Contudo, não se diminua a possibilidade de Félix também ele se tornar mais goleador do que tem sido. O primeiro ano de sénior no Benfica revelou um jogador absurdo na zona de finalização, com recursos incríveis e capaz de somar muitos golos. Não estará pior seguramente, apenas não tem tido as mesmas condições.
Antes de tudo o mais, para elevar o seu nível precisa de ultrapassar os constantes problemas físicos que o têm vindo a afetar. O início da temporada anterior foi verdadeiramente prometedor, e as primeiras aparições na presente época voltam a deixar água na boca.
João Félix tem condições para as dezenas de golos época – E neste ponto, claramente que numa equipa com outro pendor ofensivo sairá beneficiado – e é ainda no jogo entre linhas – zona de criação – um dos melhores do futebol mundial. A forma eficiente como recebe cada posse, a genialidade técnica que lhe serve para ligar sempre com qualidade imensa em cada passe o jogo ofensivo da sua equipa tornam-o diferenciado. Porém, a verdade é que se estes dois últimos anos de Atleti terão contribuído para ser melhor jogador – Tem de fazer o mesmo mais rápido, e é seguramente um jogador mais capaz nos momentos sem bola – E tanto é o tempo que se passa sem a “redondinha” ao longo do jogo, também lhe retiraram notoriedade.
Dizia o Cândido Costa no Futebol Total do Canal 11, que João Félix estava a somar atributos ao seu portfólio nesta passagem por Madrid. E assim é! Hoje menos notoriedade mas mais aprendizagem. Que um dia mais tarde, num clube de dimensão ofensiva diferente, com a preparação de hoje e o talento de sempre, João Félix possa entrar nas contas de uma luta onde se atrasou nos últimos tempos."

Qualificação...

Benfica 3 - 1 Tartu
25-21, 17-25, 25-21, 25-20

Japa(22), André(9), Wohlfi(8), Nathan(7), Gaspar(6), Nikula(5), Zelão(4), Westermann(3), França(2), Violas, Rapha(dnp), Brito(dnp); Casas, Bernardo

Nem precisávamos de vencer, bastava ganhar dois Set's, mas acabámos por vencer tranquilamente, apesar de um segundo Set desastroso! Aliás, como tem sido hábito esta época: pelo menos um Set 'desastre'!!!

Boa entrada dos reforços, mas ainda falta ganhar entrosamento, principalmente com o Violas... E o Westermann necessita de rotinas com os 'velhotes'!!!

Agora, na próxima ronda, vamos à Finlândia, jogar com o VaLePa Sastamala, adversário seguramente conhecido do Nikula!

No sábado jogo potencialmente perigoso com o Sp. Espinho... equipa que derrotou o Sporting, em Alvalade, na última jornada!

3 pontos...

Avanca 27 - 30 Benfica
(12-15)

Não foi uma grande exibição, mas ganhámos, contra basicamente os Corruptos B...

Nota para o regresso do Keita, e as ausências do Moraes, do Kiko e do Luciano.

PS: Seja a BolaTV, seja outro canal qualquer, sempre que temos um jogo das Modalidades, é um festival de azia anti-Benfiquista! Não há mesmo vergonha nenhuma...!!!

«Maior lucro de sempre oficializa adeus da UEFA»


"Estas são as manchetes nas capas de jornais relativas ao R&C da SAD portista, numa tentativa clara de branqueamento do verdadeiro estado das contas da SAD, à margem do que aconteceu recentemente com as contas da Sporting SAD, que também foi alvo de rasgados elogios apesar de financeiramente a SAD do clube leonino estar falida.
O que a Comunicação Social se “esqueceu” de referir é que, apesar dos 34€ milhões positivos de resultado líquido consolidado, existiu um aumento do valor global do Passivo de 451.852€ milhões para 526.140€ milhões. Eis os números:
Total do Passivo 2020: 451.852€ milhões. ✔
Total do Passivo 2021: 526.140€ milhões. ✔
Valor global do Ativo: 407.817€ milhões. ✔
Capitais Próprios: 118.324€ milhões negativos. ✔
Conveniente? Será que o FC Porto também está “no fio da navalha”, como está a Benfica SAD?
É curioso constatar que quando a Benfica SAD lançou o seu R&C, nenhum jornal fez manchete com o binómio do Ativo/Passivo do clube, cujo valor do Ativo supera amplamente o valor do Passivo, resultando em Capitais Próprios positivos e seguros.
Já em relação à SAD do Sporting e do FC Porto, os jornais apressaram-se em dar ênfase ao resultado líquido consolidado, esquecendo convenientemente as verdadeiras contas de ambos os clubes.
Não seja por isso, nós relembramos: no caso da Sporting SAD, esta encontra-se com capitais próprios negativos de 41 milhões de euros. Em relação à FC Porto SAD, esta encontra-se com uns astronómicos 118.324 milhões de euros de capitais próprios negativos.
É assim que se manipulam as massas. Infelizmente para esta gente, estamos bastante atentos. Podem consultar os resultados aqui:

Falar Benfica #32

O Cantinho Benfiquista #66 - Por Todos, Com Todos!