Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Selar o apuramento


"Garantir a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões pela 12.ª vez em 13 temporadas é o nosso objetivo imediato. A vantagem na eliminatória conseguida na Polónia abre boas perspetivas, mas ainda temos pela frente o segundo jogo, hoje, partir das 20h00, na Luz, frente ao Dínamo Kiev.

1
Na antevisão ao jogo, antes das perguntas dos jornalistas, Roger Schmidt fez questão de enaltecer a notável conquista, mais uma, da Formação do Benfica: "Quero dar os parabéns à nossa equipa jovem que ganhou a Taça Intercontinental de Sub-20. É um grande feito. É um sinal muito bom do trabalho que se faz nas camadas jovens. Estamos muito felizes!"
Quanto ao desafio com o Dínamo Kiev, o nosso treinador começou por alertar que, apesar do "bom primeiro jogo, temos de jogar ao mais alto nível desde o segundo inicial". "Estamos a meio da eliminatória, no intervalo. Nada está fechado", disse. Schmidt realça que "temos a vantagem de jogar perante os nossos adeptos, no nosso estádio". "Eles dão tudo e nós temos de retribuir precisamente na mesma medida. Queremos deixar os adeptos felizes e demonstrar que estamos motivados em dar-lhes uma temporada de Liga dos Campeões", sublinhou.
Para ver ou rever a conferência de Imprensa de Roger Schmidt, clique aqui.

2
"O objetivo é jogar e impor o nosso futebol desde o começo e ganhar." Palavras de David Neres, porta-voz do plantel na antevisão ao jogo. Vídeo das declarações na íntegra, aqui.

3
Relembramos que a nossa equipa feminina de futebol disputa a final da Supertaça na sexta-feira, dia 26, em Leiria. O jogo, frente ao Sporting, tem início agendado para as 20h30. Vamos apoiar as Inspiradoras e ajudá-las a conquistar mais um troféu!

4
Os Sub-23 estão na final do Torneio de Abertura da Liga Revelação. Ontem vencemos o Marítimo, na Madeira, por 1-3. Veja o resumo da partida, aqui. A final é com o Braga, no dia 31 deste mês.

5
As nossas equipas de hóquei em patins, basquetebol e andebol, aproveitando a presença em regiões a centro e norte do País no último fim de semana, visitaram as Casas do Benfica de Paredes, Bairrada e Viseu, respetivamente. Um pequeno gesto de reconhecimento e agradecimento pelo muito que as Casas, verdadeiras embaixadas do benfiquismo, fazem pelo Clube.

6
Telma Monteiro foi submetida a intervenção cirúrgica ao menisco do joelho esquerdo. Será um exigente percurso de recuperação de perto de dois meses, com a resiliência e o foco de sempre, que certamente conduzirão a nossa judoca ao regresso ao nível competitivo a que habituou todos os portugueses.
Seguimos juntos. Força, Telma!

7
Paulo Futre serviu o Benfica de forma exemplar durante seis meses, contribuindo decisivamente para a conquista de uma Taça de Portugal. O antigo extraordinário jogador faz questão, sempre que tem oportunidade, de manifestar respeito e admiração pelo Sport Lisboa e Benfica. Num momento sensível da sua vida, em que se deparou com um problema de saúde súbito, queremos deixar-lhe um forte abraço e desejar-lhe as plenas e rápidas melhoras."

A maioria é do Benfica


"1. O secretário de Estado do Desporto fez nesta semana uma importante prova de vida. O assunto, tristíssimo, gerado pelas intervenções disparatadas do presidente da Federação Portuguesa de Judo obrigou o secretário de Estado a entrar em ação e a convocar o presidente do Comité Olímpico de Portugal.

2. Recordemos os passos deste caso absurdo. Alegando que 'a maioria é do Benfica', o atual presidente da FPJ desprezou uma carta assinada por sete dos melhores judocas portugueses que lhe exigiam medidas racionais no que respeita às condições de preparação para o Mundial. Ana Oliveira, coordenadora do projeto olímpico do Benfica, respondeu ao presidente da FPJ recordando-lhe que 'o Benfica já contribuiu com 25 medalhas para Portugal' e assumindo que 'a única culpa do Benfica é a de alavancar o desporto nacional para a alta competição'. E foi então que o secretário de Estado e o presidente do COP chamaram à pedra o presidente da FPJ. Consta que a reunião foi produtiva e do agrado das legítimas exigências dos judocas portugueses. Outra coisa não seria de desejar.

3. Num outro contexto, o presidente da Federação Portuguesa de Judo falaria com acerto ao dizer 'a maioria é do Benfica'. No último fim de semana, por exemplo, o jogo de futebol Casa Pia - Benfica teve nas bancadas de Leiria mais 5 mil espectadores do que o jogo Sporting de Braga - Sporting. E não consta que o Casa Pia seja o 4.º grande do futebol português. Nem sequer o 3.º...

4. A frase do presidente da FPJ - 'a maioria é do Benfica' - aplica-se, de facto, com justiça noutros pormenores. Na semana passada veio o presidente do Rio Ave explicar que não lhe vale a pena instalar uma bancada suplementar para 1300 espectadores por ocasião da recepção ao FC Porto na 4.ª jornada do campeonato. 'Com o Benfica é um caso diferente, se tivesse 30 mil lugares, enchia os 30 mil lugares', concluiu. E concluiu bem.

5. A distribuição de cartões amarelos e vermelhos nas primeiras duas jornadas do campeonato, bem vistas as coisas, não aparenta ser critério. Aparenta ser perseguição, o que é impossível de admitir. Será mania, portanto.

6. Tribunal Arbitral do Desporto. Conselho de Disciplina da FPF. Comissão de Instrutores da Liga. Brincadeira. Macacada. Bonecada.

7. O Benfica saiu da Polónia com um resultado que permite olhar para a qualificação com um objectivo realizável. 8-0 teria sido melhor, tal como sugeriu Schmidt depois da vitória na Luz, por 4-1, sobre os dinamarqueses na eliminatória anterior. Mas não se pode ter tudo."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Honrando a cidade com 'alto espírito desportivo'


"Em 1947, o Benfica foi a única equipa de Lisboa no Campeonato de Portugal de hóquei em campo e conquistou a prova

Em quase 75 anos de actividade, entre 1923 e 1997, o hóquei em campo do Benfica conquistou mais de uma dezena de Campeonatos Regionais e, nos anos 80, conseguiu conquistar duas Taças de Portugal e um Campeonato Nacional. Antes disso, havia conquistado por duas vezes o Campeonato de Portugal (à época, chamado Torneio da Taça de Portugal).
Entre 1941/42 e 1947/48, ano da fundação da Federação Portuguesa de Hóquei, coube às Associações de Hóquei em Campo de Lisboa e do Porto a organização de uma competição que pusesse em confronto os 'melhores clubes nacionais', de modo a se encontrar o campeão de Portugal.
Em seis edições realizadas, apenas dois clubes alcançaram 'o título mais elevado do hóquei em campo nacional': o Futebol Benfica e o Benfica, em duas ocasiões. A primeira delas foi em 1943/44, no mesmo ano em que foi campeão regional pela sétima vez. A segunda participação do Benfica no Campeonato de Portugal, em 1946/47, carrega uma história incomum.
A época anterior tinha sido terrível para a secção. A começar a nova época, o sentimento era de responsabilidade dela defesa da modalidade, 'como seus introdutores em Portugal' que foram.
O campeão regional de 1946/47 foi o Futebol Benfica, deixando o Benfica em 2.º lugar depois de uma final renhida. Cabia ao campeão de Lisboa representar a cidade 'no torneio maior da modalidade'. No entanto, 'reflexo das precárias condições financeiras em que as secções' se debatiam, o Futebol Benfica manifestou a sua impossibilidade de participar. Para substituir o clube ausente, a Associação de Hóquei em Campo de Lisboa lançou o convite ao CF 'Os Belenenses' e ao Atlético Clube de Portugal. Ambos declinaram o convite 'por motivo absolutamente justificável'.
Com 'alto espírito desportivo', o Benfica entrou em competição depois de um empate entre os seus adversários. Impondo duas derrotas ao Ramaldense e ao FC Porto nos jogos da primeira volta, no Centro do Campo Grande, bastou o empate por 1-1 em Ramalde, em 12 de Junho, para que o Benfica voltasse a envergar o título de campeão de Portugal de hóquei em campo, honrando a cidade e a modalidade que tanto prezou.
Descubra os troféus que o Benfica conquistou em hóquei em campo na área 3 - Orgulho Eclético, no Museu Benfica - Cosme Damião."

Pedro S. Amorim, in O Benfica

Obrigado, Chalana!


"Há cerca de quatro décadas, para mim, o Futebol ainda era, nalguns dias, um 'mistério' a preto e branco. Naquele tempo, nós, miúdos lá da rua cujos pais passavam o dia fora de casa a trabalhar para o bem comum familiar, simplificávamos a vida e, no fim de uma manhã de aulas na Primária, permitíamos, privilegiados que éramos, que as nossas tardes se consumissem entre quatro paredes estranhas e sob policiamento, porque o estudo era o farol. Como se tivesse sido ontem, lembro-me com nitidez do dia em que, com os deveres (bem) arrumados em tempo recorde, recebi como prémio um assento numa humildade poltrona de uma sala de persianas cerradas. Era um bilhete para 90 minutos de futebol. Diante de mim, no meio de um retrato pintado pelo rei breu, cintilava o ecrã de uma pequena televisão. Por aquela janela a preto e branco observei um estádio na distante União Soviética e presenciei a capitulação de Portugal, golo após golo sofrido, até aos cinco, aos pés da impante URSS. Que desilusão me esmagou em 27 de Abril de 1983! Ouvira falar de um sonho, da hipótese de um apuramento inédito para um Campeonato da Europa, em França... e, por sorte, esse sonho seria reabilitado em menos de sete meses. Era domingo, 13 de Novembro de 1983. Dia cinzento, invernoso. Nessa tarde, o meu ingresso para 'assistir' no (velho) Estádio da Luz a uma jornada inédita no futebol luso era rijo e mal me cabia na palma de uma mão. 'Fui' à bola de rádio transistor, daqueles que sacudíamos quando se engasgavam porque as pilhas entravam em padecimento. A frequência radiofónica sintonizada é coisa de que não me recordo, mas o relato do rasgo de Fernando Chalana, a arrepiante descrição do raide que rompeu a cortina soviética e resgatou um miraculoso pontapé de penálti, esse é um momento que jamais esquecerei. Imaginei a jogada de serpente e implorei que o batedor não errasse a conversão do castigo máximo oferecido pelo mais talentoso em campo. Baixei o volume, nem queria ouvir... A bola entrou, golo! Portugal ganhava à URSS, fazia-se História, estávamos no França 84! A RTP, em diferido, apressou-se a mostrar-nos o cometimento; na Grundig a cores, lá em casa, passavam os replays e a repetição dos replays da fantástica avenida desenhada pelas fintas do formidável Fernando Chalana, que naquele dia me fez sentir a pátria Portugal pela primeira vez.
Obrigado, Pequeno Genial!"

João Sanches, in O Benfica

O mundo precisa de valores


"Quando a Fundação Benfica começou o projeto KidFun - Educação para Valores, havia a percepção de uma lacuna e um propósito. A lacuna, bem visível a verbalizada pelos portugueses, era a erosão dos valores enquanto cimento agregador e regulador de equilíbrios nas nossas sociedades. O propósito era ajudar a colmatar essa lacuna com um programa de base, musculado e persistente, direcionado para a educação cívica das crianças de todos as localizações, condições, credos, fisionomias e culturas.
Passados todos estes anos, vemos que a proposta que apresentámos aos portugueses foi bem acolhida e percebida e que a nossa aposta estratégia foi claramente ganha e reconhecida como a grande mais-valia social que na realidade é. Na verdade, a cada ano, as inscrições de entre 20000 e 25000 alunos em 150 a 180 escolas, em média, esgotam-se no primeiro mês e reservam todo o ano lectivo que se inicia. Estes números não são aleatórios mas estudados e estrategicamente definidos para garantirem, a cada ano, um terço do contingente nacional de incorporação no sistema de ensino. Por isso orgulhamo-nos de atuar em grande escala e fazemo-lo consistentemente, ano após ano, assim impactando um terço da população escolar portuguesa com um plano de educação para valores que ninguém mais lhe oferece. Fazemo-lo com excelência, com verdade e responsabilidade, superando-nos e sendo resilientes. Fazemo-lo aplicando a nós próprios os valores que o KidFun defende a propaga. Fazemo-lo numa altura em que o mundo mais deles precisa, invocando a mística e o ser benfiquistas que sempre nos impelem!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"0,14
Otamendi foi admoestado com 27 cartões amarelos nos 64 jogos pelo Benfica nas competições nacionais. Mais de que os 26 mostrados ao argentino em 93 partidas, também em competições nacionais. Ou seja, o Otamendi do Benfica leva 0,42 amarelos por jogo, enquanto o Otamendi do FC Porto levava 0,28, uma diferença de 0,14 que explica alguma coisa sobre as arbitragens cá do burgo;

1
Pichardo é campeão da Europa do triplo salto!

5
O Benfica venceu os primeiros 5 jogos de competições oficiais na presente temporada, algo que acontece pela 7.ª vez na história;

8
São muito elevadas as expectativas em relação ao reforço do basquetebol Toney Douglas, o jogador com melhor currículo de sempre a atuar em Portugal: 8 anos na NBA, 394 jogos (65 no 5 inicial e ainda 15 jogos nos play-offs) com 19.1 minutos de utilização por jogo na época regular. Jogou ainda na China, Turquia (em dois clubes da Euroliga, incluindo o sempre candidato a vencer a principal prova europeia, o Anadolu Efes), Espanha, Itália, Grécia e Israel;

23'07''
Aos 17 anos apenas, o nadador do Benfica Diogo Ribeiro conquistou a medalha de bronze no Campeonato da Europa de natação nos 50 metros mariposa (a terceira de sempre de um português num Europeu). Bateu o recorde nacional nas eliminatórias, melhorou-o nas meias-finais e voltou a reduzir o tempo na final, na qual terminou em 3.º. Estabeleceu ainda o recorde nacional nos 100 metros livres (48'52'');

50
João Mário chegou aos 50 'jogos oficiais' pelo Benfica;

150
Frente ao Casa Pia, Rafa alinhou pela 150.ª vez pelo Benfica no Campeonato Nacional. Soma 44 golos de águia ao peito na prova (34.º). Em todas as competições oficiais, marcou 60 golos em 232 jogos (39.º)."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1. O Benfica protagonizou em Lodz, na Polónia, mais um capítulo rumo à afirmação futebolística que todos desejamos nesta época. E o primeiro epílogo, decisivo para tudo o que virá depois, chama-se Liga dos Campeões. Um desafio imperativo de conquistar pela dimensão desportiva e pela amplitude económica que a Champions representa. Com uma exibição personalizada, sólida defensivamente e de grande qualidade ofensiva na primeira parte, está dado um passo muito forte para lá estarmos. Faltam 90 minutos, nada ainda garantido, mas bem encaminhado. Que o apoio dos adeptos e a força da Luz nos levem aonde todos almejamos.
2. O Conselho de Disciplina volta a surpreender em mais uma decisão estapafúrdia, atentatória da credibilidade do futebol português. Já não bastava a Comissão de Instrutores da Liga ter deixado prescrever o caso - 14 meses de inação, registe-se -, o mais inacreditável estava mesmo guardado para o fim. Pela pena de Isabel Lestra, este órgão federativo considera que bonecos insuflados com a camisola do Benfica e de um árbitro enforcados no Dragão e adeptos da claque portista com camisolas insultuosas ao SLB não provocam prejuízo para a imagem e o bom-nome das competições ou não são matéria de jurisdição por não terem lugar no perímetro do jogo.
3. Vale a pena recordar que este é o mesmo Conselho de Disciplina que consegue multar o Benfica em mais de 30 mil euros por apelar a que o VAR e os árbitros façam o seu trabalho sem errarem de forma tão descarada com prejuízo para as nossas equipas. É tempo de este Conselho de Disciplina ser um exemplo para a credibilização do futebol português em vez de protagonizar estes tristes momentos justificativos da sua renúncia por manifesta incapacidade de independência e autoridade moral."

Pedro Pinto, in O Benfica

Visão S04E04: Intercontinental, Dínamo...

Missão quatro estrelas

 

Mauro Xavier, in Record

A Liga da Farsa


"O inigualável Guachos Vermelhos - que temos o prazer de considerar um "companheiro de guerra" neste campo de batalha que se tornou o espaço em que decidimos fazer a "nossa" luta pela defesa do SL Benfica - brindou-nos com a edição em livro, de um dos mais maravilhosos compêndio sobre os poderes obscuros da #LigadaFarsa.
O «GuachosVermelhos» surge em 18 de setembro de 2010 obedecendo a um impulso do autor, frustrado com a escassez de sítios onde bater nos profissionais do Benfica não fosse o principal objectivo.
“A COMPANHIA DO GUACHOS VERMELHOS TEM SIDO O BÁLSAMO MAIOR NA TRAVESSIA DE UMA DAS MAIS DIFÍCEIS FASES DA HISTÓRIA DO GLORIOSO SLB: A DO ATAQUE DESONESTO, VELHACO, COBARDE DE QUE TEMOS SIDO ALVO DESDE QUE CONQUISTÁMOS O “TETRA” EM 2016/17.” , escreve Jaime Cancella de Abreu no prefácio.
"COM O SEU HABITUAL SENTIDO DE HUMOR MISTURADO COM UMA DOSE DE FRONTALIDADE REFRESCANTE, OS GUACHOS FAZEM NESTE LIVRO UMA VERDADEIRA RADIOGRAFIA A UMA LIGA QUE DEMONSTRA ESTAR PROFUNDAMENTE DOENTE.
ESTE LIVRO FÁ-LO DE FORMA HUMORÍSTICA, MAS A QUESTÃO É SÉRIA. O FUTEBOL PORTUGUÊS PRECISA DE SER RENOVADO OU MORRERÁ.” , testemunha de Mauro Xavier .

Com a emoção do desfolhar das primeiras páginas começamos na letra A e descobrimos:
A - ANTAS.
"Décadas de impunidade, com agressões dentro e fora do relvado, arbitragens hediondas, bolas de golfe como arma de arremesso e galinhas pretas enterradas no relvado. Bruxarias, bonecos enforcados, apedrejamentos, balneários pejados de trampa e produtos tóxicos, ameaças de morte, foguetórios no hotel, provocações, arruaças, violência..."
A letra M, onde a sempre isenta comunicação social cá do burgo, ficou conhecida de forma tão carinhosa e com indubitável chancela.
M - MDCSDQT
"Aqui, ou no blog GuachosVermelhos onde afogo as minhas mágoas, humildemente lhe agradeço pelo auxílio que me empresta e pelo muito que me doutrina. Não fossem o pequeno sapo Ruim Santos e as vozes dos Freitas com peles de Lobo que me ajudam a interpretar o cagamilímetro da peitaça arrebitada ou o frame a frame parado no exacto momento em que a unhaca em fora -de -jogo aparece nos ecrãs da Sport TV[...]."
O prazer da leitura desta magnífica obra do Guachos Vermelhos, rouba-nos uma gargalhada a cada letra do alfabeto.
É um regalo descobrir que se consegue descobrir os meandros do futebol português a rir com um humor mordaz e bem elaborado. Obrigado Guachos Vermelhos.
Entregas:
a partir de 29 de agosto
Não se encontra à venda nas livrarias.
Venda exclusiva online.
#GuachosVermelhos"

Maycon no radar do SL Benfica


"Gostarias De Ver O Brasileiro Na Luz?

A pouco mais de uma semana de fechar o mercado de transferências em Portugal, o Sport Lisboa e Benfica ainda está à procura de melhorar o seu plantel. Neste defeso a equipa encarnada foi bastante ativa e muitos foram os jogadores que entraram na turma de Roger Schmidt para atacar a nova temporada.
Um fator que terá grande peso para o que resta deste mercado será o jogo da segunda mão a contar para o play-off de acesso à liga dos campeões. Em caso de nova vitória, as águias garantem um encaixe milionário e para além de não precisarem de vender, podem inclusive comprar.
Assim sendo, há um nome que tem vindo a ser falado no seio da imprensa e que poderá estar a caminho de Lisboa para representar o SL Benfica. Maycon, jogador brasileiro de 25 anos tem vindo a ser associado ao Benfica, mas ao que tudo indica, não há nada de concreto em cima da mesa.
Atualmente a jogar pelo Corinthians de Vítor Pereira, o médio centro formado no clube paulista tem estado em bom plano e vê com bons olhos um possível regresso à Europa, onde chegou na temporada 2018/19 para representar o Shakhtar Donetsk a troco de 6,6 milhões de euros.
O jogador viu-se obrigado a trocar de clube pela situação bélica que está a acontecer na Ucrânia e, por isso, aceitou regressar ao Corinthians por empréstimo e tem contrato até dezembro de este ano.
Contudo, e mesmo que tenha um vínculo ao clube brasileiro, o jogador poderá sair ainda este mercado. No caso de chegar alguma proposta pelo médio, o Corinthians tem prioridade e basta-lhe igualar a proposta original. Portanto, em caso de o Sport Lisboa e Benfica entrar em negociações com Maycon e o Shahktar, o clube brasileiro tem sempre a possibilidade de o “resgatar”.
Desde que chegou novamente ao Corinthians, Maycon tem sido peça fundamental no esquema de Vítor Pereira e conta já com 20 jogos realizados, tendo marcado, inclusive, dois golos, ambos marcados em jogos a contar para a Libertadores.
A verdade é que ainda não há contatos entre os clubes e tudo pode ficar igual. Esta transferência pode não chegar a acontecer, independentemente de como se sair o SL Benfica nas competições europeias.
Maycon é um jogador com qualidade e poderia acrescentar valor às águias, principalmente na rotação, mas duvido que abdique de minutos de qualidade no Brasileirão para ser substituto na liga portuguesa. No imediato não vejo o jogador com capacidade para sentar nenhum dos médios que os encarnados têm a titular e, por isso, esta transferência não se deve realizar.
Ainda assim, até dia 31 de agosto tudo pode acontecer, inclusive a vinda de Maycon."

O determinante


"O título desta crónica não se reporta à verdadeira saga que será a contratação de Ricardo Horta pelo Benfica, a qual, em normalidade, de acordo com a vontade do clube, do jogador e até do Braga estaria fechada; nem a uma hipotética venda de Gonçalo Ramos, para onde quer que seja, com que alguma comunicação social, de especulação fácil e relação difícil com o rigor, se vem entretendo de há algum tempo a esta parte, designadamente desde que o rapaz desatou a marcar golos, jornada após jornada.
Quanto à contratação de Horta, só os meandros do negócio moderno do futebol, feito de cláusulas obscuras e insolvências, parecem continuar a impedir o lógico, sendo que o principal prejudicado é o próprio atleta. Já a questão de Ramos, é mais um tema de procura desesperada de audiências, do que uma questão de real preocupação, para o benfiquismo.
O determinante tem que ver, isso sim, com a Champions e com o jogo competente que o Benfica de Roger Schmidt fez em Lodz e que, obviamente, abriu a melhor expetativa para o jogo da Luz (daqui a horas) e para o decisivo acesso aos milhões.
Adiado, e bem, o jogo da jornada com o Paços de Ferreira, este encontro com o Dínamo é o determinante, sendo mesmo irrelevante o resultado do clássico deste fim de semana que, atendendo ao momento das equipas, pese um início equilibrado, foi até bastante previsível.
Haverá muito campeonato, mas, para o Benfica, estar, ou não, na Champions é determinante.

A subir
O Benfica Sub-20 a vencer a Intercontinental perante o Peñarol; a participação portuguesa nos Europeus com Pichardo (atletismo) e Pimenta (canoagem), mais uma vez, no lugar mais alto.

A descer
O Sporting de Ruben Amorim, derrotado e sem soluções para o clássico."

Que tristeza!


"O F. C. Porto-Sporting foi uma tristeza! De futebol e divertimento. Tristeza de futebol, porque perdemos e, não ganhando, também não assistimos ao "maior espectáculo de circo do mundo!" Uma bola na barra e um guarda-redes que defendeu tudo e mais alguma coisa! Ó Diogo, a bruxa sempre funciona? No ataque dos verdes até podiam estar Messi, Mbappé e Neymar, em vez de Trincão, Pote e Edwards! A baliza de Diogo estava enfeitiçada! Quero-te assim na seleção! Dois penáltis e uma grande "defesa" de Porro! Ó meu, o que é que te deu? Queres substituir o Adán? E, mais grave de tudo, porque o Sporting não ganhou, nem sequer empatou, não houve "circo"! Não tivemos invasão de campo, nem coletes azuis a mandarem cadeiras às costas de Matheus Reis! Porquê? Porque o F. C. Porto ganhou! O carequinha não apertou os gasganetes a nenhum jogador do Sporting e, o pior, é que o Tabata já cá não mora para obrigar o salta-pocinhas a um mortal de costas! Uma tristeza! Foram mais de 90 minutos de enjoo! O Otávio tem futuro no cinema como duplo para substituir Tom Cruise nas cenas difíceis! O homem, a cada toque que leva, rebola-se no chão como se lhe tivessem cortado os testículos! Foi um jogo muito sossegadinho, sem "circo"! O Pepe até parecia a madre Teresa de Calcutá! Parecia mesmo um homem de 40 anos! Porquê? Porque tudo é calmo quando o F. C. Porto ganha! Imaginem que até o iraniano, com lesão no joelho, viu-se incapaz de disputar os recordes de Michael Phelps! E o Varandas, sentado na última fila da igreja, perdão, da tribuna? (Peço desculpa, estava a pensar no Vaticano!) Devia estar com a espinha na garganta que Costa (não o primeiro-ministro) desejou aos lisboetas! Tudo tão calmo, que adormeci, e tive que voltar atrás na "box" para ver a grande defesa de Porro!

A subir
O banco do F. C.Porto. Pareciam meninos de coro. Nem o Sérgio Conceição levou amarelo (!?).

A descer
O problema de saúde de Paulo Futre. As melhoras, amigo."

Antevisão...

Treino...

Lixívia 3 (Benfica -1 jogo)


Tabela Anti-Lixívia
Benfica............6 (0) = 6
Corruptos.....9 (+3) = 6
Sporting..........4 (0) = 4

Jornada incompleta, mas com um clássico, com uma arbitragem clássica!!!
Total impunidade para os Corruptos! 23 faltas, e 1 amarelo para os Corruptos, com pelo menos duas expulsões perdoadas (Zaidu e Pepe) e com o porco do Otávio, noutros contextos, a merecer ser sodomizado!!!
Mais um pisão (sem querer, seguramente!!!) do Zaidu, logo aos 2 minutos!
O coice do Pepe, era para Vermelho directo...
O Otávio entre simulações, patadas, e protestos devia ter acabado com 'vários' Amarelos!!!

Absurdo o Amarelo ao Morita, numa simulação do palhaço Iraniano. Lance que antecede imediatamente o 1.º golo dos Corruptos!

Tecnicamente nos penalty's 'acertou', no golo anulado aos Corruptos no final, a falta a existir é nos contactos iniciais, pois no fim do 'duelo' o Veron antecipou-se ao Lagarto... mas este suposto erro, só aconteceu porque o resultado estava fechado, e não valia a pena 'humilhar' mais a Lagartada!!!

Anexos (I):
Benfica
1.ª-Arouca(c), V(4-0), Mota(V. Santos, Licínio), Prejudicados, (5-0), Sem influência
2.ª-Casa Pia(f), V(0-1), Martins(Nobre, P. Ribeiro), Prejudicados, Sem influência

Sporting
1.ª-Braga(f), E(3-3), Veríssimo(Martins, H. Ribeiro), Nada a assinalar
2.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Mota(Narciso, P. Brás), Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
3.ª-Corruptos(f), D(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Prejudicados, Impossível contabilizar

Corruptos
1.ª-Marítimo(c), V(5-1), Malheiro(Esteves, R. Cidade), Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
2.ª-Vizela(f), V(0-1), Veríssimo(Correia, I. Pereira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
3.ª-Sporting(c), V(3-0), Almeida(Hugo, Martins), Beneficiados, Impossível contabilizar

Anexos (II):
Com influência (árbitros ou Var's):
Benfica

Sporting

Corruptos
Veríssimo - +3
Correia - +3

Anexos(III):
Árbitros:
Benfica
Mota - 1
Martins - 1

Sporting
Veríssimo - 1
Mota - 1
Almeida - 1

Corruptos
Malheiro - 1
Veríssimo - 1
Almeida - 1

VAR's:
Benfica
V. Santos - 1
Nobre - 1

Sporting
Martins - 1
Narciso - 1
Hugo - 1

Corruptos
Esteves - 1
Correia - 1
Hugo - 1

AVAR's:
Benfica
Licínio - 1
P. Ribeiro - 1

Sporting
H. Ribeiro - 1
P. Brás - 1
Martins - 1

Corruptos
R. Cidade - 1
I. Pereira - 1
Martins - 1

Jogos Fora de Casa (árbitros + VAR's)
Benfica
Martins - 1 + 0 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1

Sporting
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1

Corruptos
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Correia - 0 + 1 = 1

Totais (árbitros + VAR's):
Benfica
Mota - 1 + 0 = 1
Martins - 1 + 0 = 1
V. Santos - 0 + 1 = 1
Nobre - 0 + 1 = 1

Sporting
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Mota - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Martins - 0 + 1 = 1
Narciso - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1

Corruptos
Malheiro - 1 + 0 = 1
Veríssimo - 1 + 0 = 1
Almeida - 1 + 0 = 1
Esteves - 0 + 1 = 1
Correia - 0 + 1 = 1
Hugo - 0 + 1 = 1

Anexos(IV):
Jornadas anteriores:

Anexos(V):
Épocas anteriores:

Na Final

Marítimo 1 - 3 Benfica


Na Final, mesmo com algumas 'baixas', com hat-trick do Franculino, contra uma equipa 'quase' 3 anos mais velha, em média!

Além da vitória, mais um bom jogo... provando que o jogo de Faro foi mesmo a excepção! Pena que após a expulsão do jogador do Marítimo, a equipe tenha 'desligado'!!!

Vamos defrontar o Braga na Final deste novo Torneio de Abertura do escalão, que hoje, em casa, também venceu, o Gil Vicente, na marcação de grandes penalidades!

Juntos!

Golo!

Cadomblé do Vata


"1. Tantos anos a dizermos que somos a melhor escola de formação do Mundo e afinal era mentira... somos é a melhor escola de formação Intercontinental.
2. Se algum dia fizerem um filme sobre o Luís Castro, o actor que vai fazer o papel do treinador dos juniores do SLB será o Dan Aykroyd... ou vá, o Bill Murray, que também entrou no Caça Fantasmas.
3. Canto do lado esquerdo, desvio ao primeiro poste e encosto para a rede ao segundo... mais perfeito do que isto, só se o Semedo a tivesse metido lá dentro com a mão.
4. Vitória épica no estádio do adversário, com 40mil espetadores e um rival com equipa reforçada com jogadores da equipa principal, que no final acabaram a chorar... como se diz em português, "temos pena lol".
5. Estes putos, com os titulos de campeões nacionais, campeões europeus e campeões intercontinentais, anda a ver se obrigam o SLB a aumentar o edifício do Museu Cosme Damião... o lobby do betão não deixa de pairar sobre o Glorioso."

Televisão Pública?!


"Isto ter acontecido no Porto Canal já seria vergonhoso. Acontecendo na televisão pública é qualquer coisa de repugnante. A RTP que assuma definitivamente a RTP3 como Radio Televisão do Fóculporto. Os fanáticos do Putedo há anos a fazerem o que querem da RTP3 e ninguém faz absolutamente nada.
O Benfica continua sem expor estas situações que são recorrentes, ninguém é pressionado na RTP para este facciosismo regional acabar. Isto já não vai lá com canais de redes sociais anónimos como nós a tocar no assunto. Quando este anti-benfiquismo primário e propaganda andrade já está no canal do Estado sem a mínima preocupação de disfarce já é o clube, institucionalmente, que deve falar e tomar medidas.
E isto não é pontual. Basta ver o especial desporto da RTP3 para perceber que aquilo é um jornal O JOGO na TV. Canal público literalmente sequestrado por aquela escumalha."