Últimas indefectivações

terça-feira, 23 de agosto de 2022

A maioria é do Benfica


"1. O secretário de Estado do Desporto fez nesta semana uma importante prova de vida. O assunto, tristíssimo, gerado pelas intervenções disparatadas do presidente da Federação Portuguesa de Judo obrigou o secretário de Estado a entrar em ação e a convocar o presidente do Comité Olímpico de Portugal.

2. Recordemos os passos deste caso absurdo. Alegando que 'a maioria é do Benfica', o atual presidente da FPJ desprezou uma carta assinada por sete dos melhores judocas portugueses que lhe exigiam medidas racionais no que respeita às condições de preparação para o Mundial. Ana Oliveira, coordenadora do projeto olímpico do Benfica, respondeu ao presidente da FPJ recordando-lhe que 'o Benfica já contribuiu com 25 medalhas para Portugal' e assumindo que 'a única culpa do Benfica é a de alavancar o desporto nacional para a alta competição'. E foi então que o secretário de Estado e o presidente do COP chamaram à pedra o presidente da FPJ. Consta que a reunião foi produtiva e do agrado das legítimas exigências dos judocas portugueses. Outra coisa não seria de desejar.

3. Num outro contexto, o presidente da Federação Portuguesa de Judo falaria com acerto ao dizer 'a maioria é do Benfica'. No último fim de semana, por exemplo, o jogo de futebol Casa Pia - Benfica teve nas bancadas de Leiria mais 5 mil espectadores do que o jogo Sporting de Braga - Sporting. E não consta que o Casa Pia seja o 4.º grande do futebol português. Nem sequer o 3.º...

4. A frase do presidente da FPJ - 'a maioria é do Benfica' - aplica-se, de facto, com justiça noutros pormenores. Na semana passada veio o presidente do Rio Ave explicar que não lhe vale a pena instalar uma bancada suplementar para 1300 espectadores por ocasião da recepção ao FC Porto na 4.ª jornada do campeonato. 'Com o Benfica é um caso diferente, se tivesse 30 mil lugares, enchia os 30 mil lugares', concluiu. E concluiu bem.

5. A distribuição de cartões amarelos e vermelhos nas primeiras duas jornadas do campeonato, bem vistas as coisas, não aparenta ser critério. Aparenta ser perseguição, o que é impossível de admitir. Será mania, portanto.

6. Tribunal Arbitral do Desporto. Conselho de Disciplina da FPF. Comissão de Instrutores da Liga. Brincadeira. Macacada. Bonecada.

7. O Benfica saiu da Polónia com um resultado que permite olhar para a qualificação com um objectivo realizável. 8-0 teria sido melhor, tal como sugeriu Schmidt depois da vitória na Luz, por 4-1, sobre os dinamarqueses na eliminatória anterior. Mas não se pode ter tudo."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!