Últimas indefectivações

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Domingo será a próxima final

"Faltam onze jornadas para concluir um Campeonato onde, até agora, o Benfica foi o clube dos três primeiros mais prejudicado e no entanto só se ouve a berraria alheia. O mais grave é que enquanto a berraria injustificada não for penalizada, fica a sensação imoral que compensa.
O Benfica passou em Paços com alguma tranquilidade, num jogo que sem ser espectacular pareceu sempre controlado por parte do Benfica.
Esta semana recebemos o adversário que nos causou maior dissabor na primeira volta. Para relativizar esse passado só ganhando de forma clara este jogo contra o União da Madeira se apaga o nevoeiro deixado na primeira volta. Rui Vitória sabe que domingo é a nossa próxima final da Liga dos Campeões, e relaxar é entregar o direito já conquistado até aqui de lutar pelo Tri.
No topo da Europa o Benfica fez o melhor resultado de todos os clubes do Pote 2 na Liga dos Campeões, e é talvez aquele que vindo de não cabeça de série no último sorteio disputa com mais possibilidades a passagem (penso que o Chelsea também está em aberto).
No escalão europeu abaixo, SC Braga passa com dificuldades, mas mantém o sonho europeu. FC Porto e Sporting estão livres do stress do sorteio de amanhã. O Sporting só queria não ser atropelado pelos alemães e conseguiu sair, a falar do Campeonato.
Este FC Porto nada podia fazer contra este Dortmund e nada fez.
Mesmo quando não há glória tem que haver honra. Em São Petersburgo poderemos ganhar ou perder, mas nunca deixar de lutar e prestigiar o Benfica. Não podemos passar um ano a lutar por provas europeias e depois desistir de as disputar, é um contra-senso.
Uma palavra de elogio aos nossos jovens nos quartos de final da Youth League. Nos 16 melhores em seniores e nos oito melhores da Europa em juniores mas sempre no topo."

Sílvio Cervan, in A Bola

Virgolino Faneca enaltece o super gastrónomo Madureira

"Madureira, o líder da claque dos Super Dragões, é um incompreendido. Dizem que intimida árbitros mas é tudo mentira. Na realidade o homem é um apaixonado pela gastronomia de palato exigente.

Prezado senhor Madureira
Lamentavelmente, só o conheço de ouvir falar, pelo apelido Madureira, ou pela alcunha o Macaco, que presumo derivar do facto de na sua infância ter feito muitas cabriolices, mas a realidade é que o senhor  se tornou numa personalidade incontornável da vida portuguesa. O seu estatuto de líder da claque do FC Porto, o seu desempenho como jogador de futebol de uma equipa apropriadamente chamada Canelas 2010, patrocinada por um clube de strip, e a sua paixão pela gastronomia transformaram-no, ouso dizer, numa figura pública.
Eu de futebol não percebo nada, pelo que a razão desta carta tem a ver exclusivamente com assuntos gastronómicos. Neste contexto entendo perfeitamente que se tenha deslocado do Porto a Fafe, propositadamente para jantar no restaurante Taberna da Esquiça, que por acaso é propriedade de um senhor que é pai de um árbitro de futebol, de quem vocês não gostam e dizem que beneficiou o Benfica. Ó ignomínia! Nunca, em tempo algum, se viu o FC Porto ser ajudado, voluntária ou involuntariamente por árbitros, pelo que até percebo o azedume, mas sei que você é superior a tudo isso a encara o futebol com um fair-play capaz de fazer os ingleses corar de inveja.
Dizem que foi à Taberna da Esquiça com intuitos intimidatórios, interpretação da qual discordo veementemente. Basta olhar para a sua cara para concluir que é daquelas pessoas capazes de ir até Caminha só para comer uma lampreia à bordalesa no afamado restaurante Amândio ou rumar a Sul, a Cabanas de Tavira, ao incomparável restaurante Noélia & Jerónimo, para degustar umas pataniscas de polvo.
Acredito piamente em si quando afirma que entrou no dito cujo restaurante por sugestão de um amigo, que não sabia que o mesmo era propriedade do senhor pai do árbitro Jorge Ferreira, e que ficou agastadíssimo por não o servirem, a tal ponto que pediu o livro de reclamações e solicitou a presença da GNR no local.
Conta você que percebeu que algo não estava bem na Taberna da Esquiça quando viu as pessoas 'ficarem um pouco em pânico' com a sua presença. Claro que ficaram! Saber que os seus pratos iam ser avaliados por um gastrónomo emérito deixa qualquer nervoso e eles, medrosos, não se quiserem submeter ao seu exigente crivo crítico e vieram com a desculpa do futebol.
Repare que estou a escrever isto sem me rir - e mesmo que estivesse com essa expressão facial decorrente da contracção dos músculos das extremidades da boca isso não seria visível nesta missiva. Aliás, segundo amigos seus me confidenciaram você, Madureira, é fã do Mastercard Austrália, espectador assíduo do 24 Kitchen e o filme da sua vida é o Ratatui. Quando precisa de carne, da boa e de confiança, para confeccionar fondue, vai dereitinho a Vila Vrde, ao Talho do Mota, propriedade do senhor Manuel Mota, que por acaso é árbitro de futebol. E gosta tanto de 'chefs' que já comprou uns óculos igualzinhos aos de Heston Blumenthal, que, como é do conhecimento geral, é um mago da cozinha molecular. É também em função do seu desvelo pela arte da culinária que, enquanto líder da claque dos Super Dragões, utiliza para os seus adversários frases como 'até os comemos' ou 'vamos fazê-los em picadinho'.
Depois do jogo do Porto deste domingo contra o Belenenses, no Restelo, independentemente do resultado, já estou a vê-lo convidar o árbitro João Capela para irem ao Salsa & Coentros degustar uma empada do cozido do porco preto e um arroz de pombo bravo, brindando ao futuro do futebol e fazendo votos de amor eterno pela excelência da culinária.
Você, Madureira, é um incompreendido e eu compreendo que se sinta agastado com isso. Não ligue e dê-lhes com força (ler como uma metáfora.

Com os melhores cumprimentos,
Virgolino Faneca"

Joseph Goebbels não faria melhor !!!

Aquilo que escrevi na última Lixívia, e no post onde denunciei o tratamento diferenciado entre o Jonas e Mini na última jornada, foi mais uma vez confirmado hoje!!! E logo nas capas dos dois principais jornais desportivos nacionais! É vergonhoso a forma como se tenta branquear uma eliminatória da Liga Europa, onde Lagartos e Andrades, em 4 jogos, obtiveram 4 derrotas, com 1 golo marcado e 7 sofridos... e com os adversários a fazerem exibições q.b.!!!
Alguns Benfiquistas ingenuamente defendem que o Benfica só tem que estar preocupado com o que passa nas quatro linhas, mas eu recordo que com este barulho todo, já conseguiu inverter a ónus dos benefícios da arbitragem: o Benfica ao longo da época foi claramente a equipa mais prejudicada, não só no Campeonato, mas também na Supertaça e na Taça de Portugal...; sendo os mais beneficiados, têm conseguido passar a imagem inversa...!!!
Sendo que tudo isto, está a ser usado da forma mais descarada como Coação, sobre todos os agentes desportivos... E tudo isto só acontece, porque os pasquins, não só coniventes, são colaborantes e alguns casos são eles mesmo quem produz o 'material' propagandista!!!
Hoje foram vários os Benfiquistas a denunciar esta vergonha: Gauchos, Red Pass, Antitripa, Universo... não tenho muita paciência para escrever sobre a total falta de ética profissional dos responsáveis pelos pasquins... Só tenho pena do Benfica, continuar a ter relações 'normais' com esta gentalha e até lhes conceda entrevistas exclusivas regularmente!!!

Ao trabalho!

"O Sport Lisboa e Benfica saúda a eleição do novo presidente da FIFA e espera que Gianni Infantino, eleito esta sexta-feira, consiga recuperar o respeito para o órgão que superintende o Futebol mundial. O Futebol é um dos desportos mais praticados no planeta e, como ponto de encontro de culturas transversal a todos os estratos sociais, precisa de uma instituição com imagem renovada e credível.
Ao trabalho, Gianni Infantino!"


PS: Se calhar sou eu que sou desconfiado por natureza, mas muito sinceramente não acredito nas melhoras da FIFA... e não tenho nada contra o Infantino, mas os 'vícíos' das organizações são tantos, que parece impossível 'matar' o monstro!!!
E ao contrário do que se pode pensar, seria muito importante para a regeneração do Futebol português, existir lá fora, na UEFA e na FIFA, lideres respeitados... a bandalheira dos últimos tempos só dá força aos bandidos que nos rodeiam...!!!

Circo de feras

"As pressões sobre a arbitragem não são, infelizmente, novidade. Desde os tempos de Pedroto, recordo inúmeras situações em que os agentes desportivos tentaram, usando e abusando da comunicação social, condicionar o consciente e o subconsciente dos árbitros para os jogos seguintes. Outrora ou hoje, a receita é sempre a mesma, e bastante simples. Acusação, vitimização e queixume, tudo devidamente emoldurado numa sonora e persistente gritaria, capaz de transformar verdades em mentiras, e mentiras em verdades. Naqueles tempos, a coisa até tinha piada. Em 2016, confesso que já não lhe acho graça nenhuma. Com o avançar da idade, parece-me tudo demasiado óbvio, demasiado básico. E aquilo que os responsáveis do Sporting têm feito ao longo deste campeonato, de tão ridículo, chega a ser penoso. O ponto mais absurdo desta estratégia - e por si só capaz de descredibilizar todos os outros - terá sido a algazarra em torno da partida com o Tondela, onde uma boa arbitragem foi devastada pelos muitos apaniguados que o Sporting tem na comunicação social. 
Esta semana, mais do mesmo: um penálti assinalado a favor do Benfica, num lance difícil de analisar, e eis que se reabriu a torneira da desfaçatez, com o objectivo único de condicionar as arbitragens seguintes, nomeadamente a do próximo dérbi.
Quero acreditar que, em 2016, os árbitros não sejam tão maleáveis como há vinte anos. Isso deixa-me esperança de que todo este ruído não passe de folclore. Mas também é verdade que água mole em pedra dura tanto bate até que fura, sendo que neste caso, nem a pedra é muito dura, nem a água é muito mole."

Luís Fialho, in O Benfica

Vozes de burro

"Nas últimas semanas temos assistido a um acompanhamento mediático da carreira de Ricardinho, o melhor jogador de Futsal do mundo. Falou-se dos seus belos golos no Europeu da modalidade e da modesta prestação da seleção nacional, mas aquilo que realmente teve destaque nos jornais e sites desportivos foi o Benfica, o seu antigo Clube. Primeiro com a declaração de Ricardinho sobre o ordenado de Taarabt e, mais recentemente, a novidade dada pelo astro português de que o Sporting estaria interessado em contratá-lo. Ou seja, tudo o que possa surgir como um ataque ao SL Benfica tem honras de lugar nobre nas páginas virtuais e em papel. É assim com o maior Clube do mundo.
Não se questiona o facto de um clube que não tem sequer um pavilhão onde se possa jogar Futsal - e que está na situação financeira que tanta gente quer ocultar - poder ter 50 mil euros por mês para pagar a Ricardinho. Não se põe em causa que Ricardinho possa querer ir para uma agremiação que, nos últimos anos, o tem hostilizado e perseguido judicialmente. Não se pergunta como é possível o Futsal gerar, em Portugal, receitas para permitir que um praticante possa ultrapassar um milhão de euros (brutos) por ano em ordenados. Aceita-se que antigos dirigentes falem do que não sabem e apontem Daequan Cook, norte-americano do basquetebol do SLB, como exemplo de ordenados milionários, quando este valor equivale a uma décima parte daquilo que Ricardinho anuncia. Tudo é possível desde que o nome do Benfica venha à baila.
Pode ser que haja igual destaque na comunicação social e na net quando o Glorioso conquistar a final a quatro da UEFA Futsal Cup com uma equipa sem loucuras orçamentais."

Ricardo Santos, in O Benfica

Galardões Cosme Damião

"É com grande entusiasmo que participo anualmente na votação dos galardões Cosme Damião. Esta iniciativa, que rápida e meritoriamente se tornou imprescindível no âmbito da comemoração do aniversário do nosso querido Sport Lisboa e Benfica, é um veículo promotor por excelência da incomparável grandeza e inigualável glória do mais ecléctico e vencedor Clube português. Tanto que se torna injusto preterir da lista de candidatos modalidades e treinadores campeões, como é o caso do Atletismo, na categoria modalidades, e de Carlos Lisboa e José Jardim, nos treinadores, cujo trabalho desenvolvido ao longo da temporada passada se traduziu em plenos de conquistas nacionais e, no caso do Voleibol, houve inclusive a presença inédita numa final europeia. No futuro, se as temporadas, como todos desejamos, sejam de enorme e generalizado sucesso, sugiro que se alargue o leque de opções à escolha dos Sócios.
Passo a revelar a minha votação. Revelação: Renato Sanches; Formação: Basquetebol sub-16 e Sub-20; Modalidade: Voleibol; Atleta de alta competição: Nicolia; Treinador: Pedro Nunes; Futebolista: Jonas; Inovação: "Activação Emirates". Sobre esta última, considero de extrema importância fazer sentir aos nossos parceiros que o seu investimento no Clube é bem-vindo e estimado. No caso particular da Emirates, que se trata de uma marca global de reconhecida importância, importa relembrar, além do avultado montante envolvido, que a sua ligação ao Benfica ocorreu num período em que os nossos rivais se deparavam com dificuldades na angariação de um patrocinador principal. Aqui está um claro sinal do prestígio e notoriedade além fronteiras do SLB."

João Tomaz, in O Benfica

Justiça no futebol, uma tragicomédia

"O Sporting-Benfica da Taça de Portugal jogou-se no Estádio de Alvalade, a 21 de novembro de 2015. Ontem, 25 de Fevereiro de 2016, estando já pendente uma decisão sobre uma alegada agressão de Slimani a Samaris nessa partida, ficou a saber-se que vão ser enviados ao CD da FPF outras quatro situações do mesmo jogo com jogadores do Benfica a vestir a pele dos réus.
É evidente que, estando um Sporting-Benfica, que pode ser o jogo do título, marcado para o próximo dia 5 de Março, toda esta envolvência produz o efeito da gasolina sobre uma fogueira. Não irei usar este espaço nobre do jornal A BOLA para quaisquer considerando específicos sobre cada um dos lances. Porém, creio que a situação é por demais grave para que, no Editorial de A BOLA, se exija uma justiça desportiva que esteja de acordo com as necessidades da competição profissional. É literalmente impossível credibilizar o futebol ao mais alto nível em Portugal quando não existe a mínima preocupação em tornar célere e produtiva uma área fundamental como a justiça. Podemos ir à procura de culpas individuais que expliquem o estado das coisas e que nos acalmem as preocupações. Se o fizermos estaremos a fugir ao cerne da questão. A justiça do futebol, que só funciona se, entre outros atributos, for rápida e certeira, está entregue ao mais coubertiniano dos amadorismos; vive como se estivesse na primeira metade do século XX, quando não havia televisão nem computadores; e funciona segundo a vontade de umas quantas boas almas que se reúnem de vez em quando para deliberar sobre tão candentes matérias.
É hora de dizer basta!"

José Manuel Delgado, in A Bola

Vídeo-árbitro é bom sinal

"Era expectável que, à medida que se fosse aproximando o último terço do campeonato, aumentasse o tom de contestação em relação às arbitragens. Uma situação que, infelizmente, tem sido, habitual no futebol português, e que ganha maior ruído este ano; por termos três candidatos ainda com possibilidades de conquistar o título. A provável chegada do vídeo-árbitro às nossas competições talvez possa trazer alguma tranquilidade ao sector da arbitragem. Mas será isso suficiente?
Em primeiro lugar, no que respeita às críticas aos árbitros, é importante constatar 'o óbvio'. Quem mais chora, ou seja, os três grandes, são por norma os clubes mais beneficiados pelas arbitragens. Estão envolvidos nos jogos de maior mediatismo, onde se concentram as atenções de todos os adeptos, e acaba-se por omitir que os clubes mais pequenos são, na maioria das vezes, aqueles que tem maior razão de queixa.
Por outro lado, há a questão do erro humano. E isso vai sempre acontecer, fazendo parte da essência do jogo. Ainda esta semana no jogo entre Chelsea e Valencia para a UEFA Youth League, que foi decidido por grandes penalidades, vimos um golo dos espanhóis a ser invalidado, porque nenhum dos juízes (nem mesmo o de baliza) se apercebeu que a bola, depois de passar a linha de golo, embateu num ferro e voltou para trás.
O exemplo acima é precisamente um tipo de situação que poderá ser resolvido com o recurso ao vídeo-árbitro, cenário que parece estar em vias de ser testado em breve nas competições de nove federações internacionais, Portugal incluído. Cabe agora ao International Board decidir na próxima semana quando é que os testes poderão arrancar.
Aproveitar as novas tecnologias para auxiliar o difícil trabalho dos árbitros parece uma ideia muito positiva e vai ajudar a diminuir o número de decisões incorrectas, contribuindo para a verdade desportiva. E se esta situação for uma realidade ainda durante a presente época, bem que ajudaria a diminuir os níveis de contestação existentes. Em boa hora a FPF assumiu este desígnio de ser uma das federações pioneiras.
É importante também perceber que o vídeo-árbitro não vem eliminar os erros todos de arbitragem e erradicar todos os males, mas é um passo em frente, essencial para o futuro da modalidade e de uma indústria que movimenta imensos milhões. Certamente existirão lances de fora-de-jogo ou de grande penalidade, que nem com recurso a imagens permitirão decisões consensuais, pela sua complexidade. Basta ver o tão falado penálti cometido sobre Jonas no Paços de Ferreira-Benfica, que levantou opiniões diferentes entre especialistas, com a maioria a dizer que foi mal assinalado, mas com o observador do jogo a dar o lance como bem decidido.
É também por aqui que há por fazer algo pela arbitragem nacional. Tornar mais explícitas as avaliações que são feitas pelos observadores ao desempenho dos árbitros, para que não voltem a acontecer casos como os de Marco Ferreira, despromovido num ano em que foi nomeado para a final da Taça de Portugal. Além disso, um sistema de nomeações mais coerente parece ser necessário.

PS: Vítor Pereira vai deixar o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no final do mandato. Face ao rol de críticas que se vem acentuando onde para além dos clubes, segundo notícias recentes, parece haver também uma contestação interna no CA, a decisão não surpreende. O desgaste da liderança de Vítor Pereira era evidente."


PS: Têm sido vários os colunistas a escrever sobre o video-árbitro, após ter sido anunciado que Portugal vai ser cobaia numa experiência patrocinada pelo International Board.
Pessoalmente sempre defendi o vídeo-árbitro, muito antes da grande maioria dos actuais paladinos!

Agora, parece que se estão a esquecer daquilo que diariamente se passa nas televisões, rádios e jornais desportivos deste País, em alguns casos com ex-árbitros, supostamente especialistas independentes a passarem atestados de estupidez a todos os espectadores!
Com vídeo-árbitro o penalty do Naldo em Arouca será marcado?! O penalty e expulsão do Patrício com o Tondela serão assinalados?! O Jonas mesmo sofrendo um toque em Paços (como por exemplo o Pedro Henriques admitiu), será assinalado penalty?! (ou como o Pedro Henriques defendeu: houve toque, mas não o suficiente para ser falta)!!! O Slimani teria sido expulso no jogo da Taça com o Benfica?! A falta do Renato em Belém, no penúltimo ataque do Benfica, será suficiente para anular o golo do Jonas?! E o Almeida em Paços, anula-se o golo do Jota?!
Desconfio que com os 'expert's' nacionais à frente da TV o Benfica vai marcar talvez 10 golos por época (os outros 90 vão ser anulados!); e vamos uma média de 3 a 4 penalty's por jogo, contra...!!!

Falta ou simulação?

"Há muito que está instalado o conflito entre os diversos agentes sobre a arbitragem dos jogos de futebol. A maioria pensa que os erros de arbitragem prejudicam mais a sua equipa do que a modalidade em si mesmo. A proporção deve ser sensivelmente a mesma que existe entre os que se preocupam em melhorar a arbitragem e os que apenas criticam as decisões dos árbitros.
A confiança e credibilidade do sistema passa pela qualidade do trabalho da equipa de arbitragem. Este é o ponto chave, saber como se minimizam os erros. Nunca vi um bom jogo de futebol com uma péssima arbitragem. Para assistirmos a um bom jogo são necessárias 3 boas equipas.
A arbitragem é decisiva para o sucesso de uma competição. Não é com campos inclinados que valorizamos a Liga, mas também não é com um ataque cerrado aos árbitros que se credibiliza o futebol. Temos todos de pensar em corrigir os erros que se têm cometido nestes últimos tempos. Claro que também existem decisões acertadas, que importa reforçar, mas os lapsos têm sido qualitativamente importantes, e por isso abafam as boas decisões.
Os árbitros erram em todas as jornadas. Como erram todos os outros intervenientes. Contudo, em relação aos árbitros não existe um clima de confiança. Entende-se logo que o erro foi premeditado. Não há margem para dúvidas. Mas o árbitro é culpado quando é enganado por uma simulação? Quantas vezes os treinadores são enganados nos treinos com situações idênticas...
A credibilização passa também por punir todos os outros agentes, sejam jogadores, treinadores ou dirigentes, pelos seus comportamentos. Uma simulação vale um erro do árbitro e um prémio para o seu autor. Temos de corrigir esta postura. As regras, como o acesso ao vídeo, só são alteradas pela FIFA e pelo International Board, mas podemos internamente melhorar comportamentos."

José Couceiro, in A Bola

Bandidos (à solta)

"«Estamos cá para cortar a direito. Sei de pessoas que são responsáveis de organizações estatais ligadas à justiça que furtam informações dessas organizações para fornecer a terceiras pessoas do desporto que, com base nas mesmas, vão à tutela ou a altos responsáveis para tentar condicionar/coagir decisões ou nomeações. Estamos a falar de bandidos.» As chocantes revelações foram feitas pelo presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADOP).
Tendo em consideração a responsabilidade e experiência do autor, devem estar fundamentadas em factos, pessoas e situações concretas. Entretanto, na sequência destas declarações, oito deputados do Partido Socialista já requereram a audição do presidente da ADOP na Assembleia da República, com o óbvio «caráter de urgência».
Sem prejuízo de esclarecimento em sede política, seria temerário se esses alegados factos não estejam já em averiguação judicial. Dúvidas não existem que, a serem provados, estamos perante a prática de ilícitos criminais. Não esclarecê-los de forma cabal seria também um crime. Igualmente inadmissível. Muito mal andará o desporto e Portugal se, perante esta acusação de que responsáveis de instituições estatais ligadas à Justiça furtam informações para as entregarem a pessoas ligadas ao desporto, nada acontecesse!
Esta luta não pode ser apenas pela repressão: a punição dos prevaricadores é importante, mas não resolve o problema. A prevenção, a integridade das competições, os valores de um desporto limpo e os malefícios do consumo dessas substâncias devem ser reforçados, bem como a clara protecção e valorização dos atletas e dirigentes limpos.
Mas essa luta é feita pelos responsáveis máximos e se estes andam condicionados por «bandidos»... não vai ser fácil. E porque andam distraídos os Media?"

Mário Santos, in A Bola

Benfiquismo (XXVI)

Alegria... com Murganheira...!!!
Benfica 5 - 0 Sporting, resultado feito na 1.ª parte!!!
1.º golo: Reinaldo
19 de Novembro de 1978

Redirectas XL - Foram Com Os Cães

E os dragartos foram com os cães. Podem dizer o que quiserem mas mais uma vez se demonstra que chegar a uma final da liga Europa não é tarefa fácil. E o Benfica teve muito mérito em lá ter estado durante dois anos consecutivos. Os dragartos saíram mancos desta eliminatória. Com discursos da treta para justificar coisas que são evidentes. Plantéis demasiado fracos para ombrear com equipas de topo. 
Eu desde que me lembro nunca fiquei triste por qualquer um deles ter alguma vez sido eliminado. Podem dizer o que quiserem. Os dragartos não merecem que benfiquistas indefectíveis fiquem tristes só porque os mesmos são escurraçados dos seus supostos objectivos europeus. Se passassem também não ficava triste uma vez que seriam mais jogos que teriam de fazer e isso iria pesar nas pernas para os objectivos internos do campeonato onde a luta está intensa. Mas se são colocados no seu devido lugar por duas equipas alemãs, que seja. E eu sou emigrante. Essa treta de dizerem que os emigrantes preferem que as equipas portuguesas ganhem a equipas estrangeiras não faz sentido nenhum quando quem é emigrante sente o Benfica como eu o sinto. É uma luta sem tréguas entre nós e eles e nessa luta não existem contemplações. Quem é que pode ficar contente com uma vitória deles se somos em todos os jogos apelidados de filhos da puta por essa gentalha? E depois ainda se vêm vangloriar que têm mais troféus e que são maiores do que nós? Não companheiros! Grandes somos nós. Nem 35 anos de fruta e chocolate com leite apagam a chama do nosso Glorioso Benfica. E o Benfica é respeitado por todos. Eu estou cá e sei bem o que digo. 
Uma vitória do Benfica seja onde for é sinal de regozijo. Cada derrota dos dragartos seja onde for é um ponto a favor do nosso Glorioso. Quem não entende isto?  Quando eles ganham ficam mais fortes. Quando perdem é uma ferida que se abre que importa explorar. Daqui a uns dias vamos jogar no wc. É importante ter presente que esta derrota de hoje é mais um sinal de que eles também perdem. E se o Leverkusen foi a alvalade ganhar nós também o podemos fazer. Ainda que o senhor do apito seja português o que não raras vezes faz toda a diferença. Agora que eles foram escorraçados, vão colocar toda a carne no assador do campeonato. Eu acredito que nós temos equipa para estar nas duas frentes. Há que ir a São Petersburgo e dar tudo para passar. Isso sim é prestígio para o Glorioso. Muito mais do que ganhar o campeonato. Aqui no Reino Unido ninguém quer saber quem é o campeão português. O que eles sabem é quem está nos quartos de final da liga dos campeões. Campeonatos portugueses até se compram nos supermercados segundo se ouve dizer. O Benfica ganhou ao Zenit e os meus colegas vieram dar-me os parabéns. Isso sim é que vale a pena. Eu mais do que português sou Benfica. Um indefectível é assim!