Últimas indefectivações

sábado, 3 de dezembro de 2016

Empate que soube a pouco...

Sporting 2 - 2 Benfica

Em primeiro lugar: este jogo nunca se devia ter realizado!!! Chovia em vários locais do piso do pavilhão do Entrocamento, os jogadores escorregavam, o jogo esteve constantemente parado para limpeza do piso... além da componente do perigo de lesões, havia a questão desportiva, facilmente se poderia sofrer um golo, devido a uma poça de água dentro do pavilhão...!!! Isto é completamente absurdo...

Passando por cima deste assunto, temos que dar os parabéns aos jogadores do Benfica. Com o mau resultado na Quinta-feira os jogadores reagiram positivamente. Na minha opinião o nosso melhor jogo da temporada, melhor inclusive do que o jogo da Supertaça!!!
Conseguimos ter bola, criar oportunidades, e defendemos quase sempre muito bem, sem dar espaços ao adversário... que foi obrigado a jogar no passe longo (à procura da 'bola parada': canto ou 'lateral'!!!), porque não conseguia sair a jogar em 'construção'!!! Aliás 90% dos remates do Sporting, foram em 'bolas paradas'!!!
Fomos claramente a equipa com mais caudal ofensivo, e com mais oportunidades perigosas, pelo menos em 2/3 da partida!!! Conseguimos inclusive várias recuperações altas, mas falhou sempre o último passe...!!!
O nosso pior momento, foi mesmo após o Elisandro ter inaugurado o marcador!!! Recuámos as 'linhas' e acabámos por sofrer 2 golos... o primeiro num 'chouriço' gigantesco!!! O Benfica com 0-1, tinha que continuar a defender 'alto'... Quando o Marcão 'subia' para o 5x4 tínhamos que recuar, não podiamos ficar sempre retraídos!!!
A perder por 2-1, arriscámos o 5x4 e fomos eficazes...
Nos últimos segundos, defendemos bem o 5x4 (negativo!!!) do Sporting.

A surpresa do jogo, foi mesmo a integração do Elisandro (o Jefersson também regressou!!!) após longa ausência por lesão. E o jogo do Benfica com o pivot brasileiro, é completamente diferente, para melhor!!!

O jogo ficou ainda marcado por uma agressão do Marcão ao Ré, que o árbitro viu... mas não quis agir!!! E já agora o Marcão foi o MVP da partida!!!

O segundo confronto do ano com os milionários Lagartos: 1 vitória e 1 empate. Com um Campeonato decidido no Play-off, estes confrontos são muito importantes para marcar terreno psicológico para a mais do que previsível Final!


PS: Parabéns ao Nuno Saraiva (-73 Kg) e à Marta Silva (-70 Kg) pelos títulos de Campeões Nacionais de Judo.
João Martinho (-81 Kg) ficou pela Prata. Djamila Santos (-52 Kg), Sandra Borges (-63 Kg) e Noel Delgado (-90 Kg) ficaram pelo Bronze

Vitória fácil...

Benfica 3 - 0 Viana
25-13, 25-21, 25-14

Zelão(10), Ché(10), Mart(9), Rapha(7), Reis(5), Lopes(4), Gaspar(4), Violas(3), Vinhedo(2), Honoré, Magalhães

Jogo com pouca história, com os Minhotos a darem pouco luta...
Acabou por ser o jogo ideal, antes da estreia na Europa, na próxima Quarta-feira, na Luz, com os nossos conhecidos Suíços do Biogas...

Vitória com muitos golos, novamente...

Benfica 36 - 23 Arsenal Devesa
(20-11)

Mais um bom jogo, com muitos golos marcados e poucos sofridos... Ainda me recordo das dificuldades que tivemos em vencer este adversário na 1.ª jornada!!!!
Vidrago voltou a encontrar os golos... Destaque ainda, para a segunda parte com o Capdeville a corresponder entre os postes, novamente...
Aparentemente os dotes de 'conquistador' do Cavalcanti precisam de melhorar, as senhoras árbitras não gostaram!!!!

Na próxima jornada, vamos ao Funchal, o grau de dificuldade volta a subir...

PS: Na última quinta-feira, tivemos o sorteio da fase de grupos da Taça EHF. Não havia muito por onde escolher, com muitos Clubes dos mesmos países, havia muitos condicionalismos... Assim, vamos jogar com: Melsugen (Ale), Anaitasuna (Esp), Coks (Fin). Os Alemães estão em 11.º no seu campeonato, os Espanhóis em 8.º e os Finlandeses lideram a sua Liga.
Os Coks em teoria está ao nosso nível, mas os outros dois adversários, têm orçamentos gigantes comparado com o Benfica...

Vitória com 'passos' de Nicolia !!!

Benfica 9 - 2 Paço de Arcos
(4-2)

O Nicolia está em grande forma... e quando o melhor do Mundo, está bem, não é fácil o Benfica 'não ganhar'!!!
Mesmo assim, depois do 2-0, ainda tivemos uma pequena 'branca' que deu o 2-2, mas depois só deu Benfica!
Independentemente do resultado, vi um Benfica mais colectivo em vários momentos ofensivos do jogo, e as transições defensivas estão claramente melhores...

PS: As nossas meninas confirmaram esta noite a passagem à próxima fase da Liga Europeia, com nova vitória sobre o Merignac por 7-2. Marlene(4), Maca(1), Arsénio(1), Rita Lopes(1)

Vitória complicada...

Lusitânia 82 - 91 Benfica
28-25, 19-33, 21-14, 14-19

Jogo de altos e baixos, mas no fim, acabámos por fazer a nossa obrigação...!!!
O Carlos continua a dar-se bem neste jogos, e o Hollis parece 'guardar-se' para a Europa!!!

Além de achar que Lindelöf se deve sujeitar à máquina zero, (...) viu um Egas em campo

"Ederson
Importante momento formativo para o jovem brasileiro, que descobriu esta noite a sensação de perder um jogo do campeonato. Curiosamente, hoje que era um bom dia para vomitar, pareceu-nos impecável, tendo inclusivamente evitado golos.

Nélson Semedo
Participou em dois ressaltos de bola, um que bateu nos seus pés e dá golo ao Marítimo, e um outro chamado Gonçalo Guedes. Tentou algumas vezes repetir o golaço de há poucos dias, dando a entender que o seu pé esquerdo não é tão forte como o direito. Enquanto continuar a colocar um à frente do outro, como fez durante todo o jogo em tarefas ofensivas e defensivas, ninguém lhe irá pedir satisfações.

Luisão
Escorrega no lance do primeiro golo, borrando espectacularmente a pintura do seu jogo 300 no campeonato. Gente mais obtusa dirá que está na hora de Luisão pendurar as botas. Gente mais obtusa dirá que está na hora de chamar o Lisandro, o Jardel, o Kalaica ou irmão mais novo do Malacia. Gente mais obtusa deverá aproveitar esta noite para descansar, que amanhã é outro dia e já ninguém vos consegue ouvir.

Lindelof
uma estranha correlação positiva entre a evolução capilar de Lindelöf e a degradação do seu nível exibicional. Quanto mais comprido o cabelo, maior a tendência para cometer erros. Das duas, uma: ou Lindelof aceita a deliberação de milhões de adeptos e sujeita a sua carreira à máquina zero, ou nada. Não há mais nenhuma hipótese. Os benquistas têm-se habituado, e bem, a defesas centrais que não usam cera no cabelo. Luisão: não tem cabelo. Jardel: cabelo curto, quase sempre tapado por uma ligadura na cabeça que acabou de partir. Lisandro: não interessa, já perceberam o exemplo. Põe-te fino, sueco.

André Almeida
Nenhum plano sobrevive ao primeiro encontro com o inimigo. A afirmação pertence a um general qualquer que já morreu e não a Rui Vitória, um marechal a quem os planos têm corrido lindamente, mas não sobreviveram ao primeiro encontro com um lateral esquerdo adaptado. O momento-chave do jogo, protagonizado pelo nosso Egas, dá-se aos 67 minutos quando o rapaz tenta, por razões que levaremos tempo a decifrar, utilizar nem mais nem menos que o seu o pé esquerdo. Esta intervenção viria a provocar um abrupto movimento das placas tectónicas e o terceiro lance de bola parada consecutivo da sua responsabilidade, tudo no espaço de dois minutos. Não satisfeito, André Almeida quis ver até esta espiral de erros poderia conduzir o jogo, a sua vida e o estado anímico de milhões de pessoas. Cedeu o seu lugar em campo imediatamente a seguir ao segundo golo do Marítimo, numa substituição que, em rigor, foi bem pensada, mas pecou por ligeiramente tardia.

Fejsa
Se toda a gente neste país só perdesse uma vez a cada 42 jogos estaríamos nós bem melhor. A estatística mais importante da carreira de Fejsa, pai todo poderoso do meio-campo benfiquista e talismã que tem piada recordar em conversas como as de hoje, essa mantém-se: há quase 10 anos que não sabe o que é não ser campeão nacional. E continua a jogar com a atitude de quem não encomendou as faixas. Clone-se.

Pizzi
Novamente o melhor do Benfica. A prova de que foi o indivíduo mais lúcido em campo, se não vos bastar as várias jogadas bem desenhadas na construção ofensiva e o apoio constante a Fejsa na recuperação e cobertura de espaços. Mas, dizíamos, a maior prova da sua lucidez foi mesmo não ter espetado uma lambada a um dos vários maritimistas que o provocaram na esperança de sacar o amarelo que o impediria de defrontar o Sporting. Comporta-se como um capitão de equipa, o que é bonito de ver. Lá estará na próxima semana para bater continência.

Salvio
Como grande benfiquista que é, irá falar com Rui Vitória e colocar temporariamente o seu lugar à disposição para o jogo contra o Sporting. Isso ou cala-nos com mais uma grande exibição como só ele sabe. Hoje não foi o caso, mas, venha o que vier, parece-nos bem.

Cervi
Tinha acabado de participar num lance perigosíssimo quando recebeu instruções para ceder o seu lugar a Carrillo. Como bom miúdo que é, acatou, mas as crianças que escrevem isto não apreciaram a sua substituição. Aguerrido, disciplinado tacticamente, rigorosamente sempre solidário, é vê-lo no ataque e segundos depois a safar uma bola qualquer junto a Luisão e Lindelöf, às vezes até por baixo deles. Só lhe queremos bem. Ah, e aquele corte de cabelo continua a ser uma das melhores piadas desta temporada.

Gonçalo Guedes
Excelente nos movimentos de costas para a baliza, em especial aos 27 minutos, quando se isolou pela direita e finalizou da melhor forma um remate de Nélson Semedo.

Mitroglou
Analisar as exibições de Mitroglou nos dias que correm é mais fácil se fingirmos que isto é um boletim clínico. Kostas Mitroglou apresenta ligeiras melhorias, mas continua na unidade de cuidados intensivos. Mantém um quadro gravoso de estiramento cerebral, agravado por delírios relacionados com o ex-companheiro no ataque, que resultaram numa rotura muscular da sua confiança. Continua a fazer trabalho de ginásio mental com forte vigilância técnico-táctica. Não é seguro que jogue contra o Sporting, apesar de poder vir a estar no relvado.

Rafa
Precisamos todos, nós e o Rafa, de mais minutos seus em campo. Por favor tratem disso. Hoje voltámos a avistar o Rafa de há três meses. Fez jogar, quase marcou por duas vezes e parece-nos que só precisa de 90 minutos contra um adversário razoável. À falta de melhor, pode ser já no próximo domingo.

Jiménez
Gottardi está recuperado, aparentemente.

André Carrillo
Gottardi pede novamente assistência."

Benfiquismo (CCCVI)

José Águas, White Hart Lane, 1962

Vermelhão: até parece que estamos na Primavera !!!

Marítimo 2 - 1 Benfica


Quando não se marcam golos, tudo é mau... Eficácia nula, muitas oportunidades desperdiçadas, tudo isto misturado com um árbitro corrupto e um adversário injectado de 'malas', que teve permissão para dar porrada e fazer anti-jogo à vontade!

Sofremos dois golos, em dois erros, o primeiro numa escorregadela do Luisão (e ainda com ressalto - também marcámos de ressalto), e depois sofremos o segundo numa falha de marcação num Canto (algo raro...), com falta sobre o Ederson! O Marítimo além destas jogadas, teve dois remates perigosos no mesmo lance que o Ederson defendeu... e teve outra numa bola parada (mais um falta sobre o Ederson não assinalada) tudo isto na 1.ª parte!
O resto do jogo, foi do Benfica: a levar porrada e a falhar golos...
Depois do segundo golo do Marítimo (68m), praticamente não houve futebol, anti-jogo do mais 'porco' possível com a colaboração efectiva do árbitro...

Quando convinha, não marcava faltas nenhumas, na parte final, como já convinha parar o jogo, até marcava os 'sopros'!!! Excepto quando era faltas a favor do Benfica: aquele empurrão descarado ao Mitrolgou já nos descontos, é exemplar!!!!
À meia-hora de jogo, já meia equipa do Marítimo merecia Amarelo... foi sempre a aviar!!! E até na área do Benfica, aparentemente bloqueios sobre o nosso guarda-redes são legais!!!!! Nas na área do Marítimo lá descobriu os bloqueios do Lindelof!!!
Conseguiu ainda transformar um penalty a favor do Benfica, numa falta do Benfica (Semedo)!!! Houve outro penalty sobre o Pizzi, e outro lance duvidoso com o Salvio!!!! Vasco Santos é outro daqueles que tem um curriculum anti-Benfica digno de nota... outro dos filhos-da-puta que se vão passeando no Tugão!!!
Quando na semana passada, apareceram notícias nos pasquins, sobre supostas 'malas' do Sporting e do Benfica (!!!), fiquei com medo!!!!! A estratégia de comunicação Lagarta, já não engana ninguém... 'acusam' como estratégia, para esconder o que estão a fazer... Estamos em Dezembro, estamos no primeiro terço do Campeonato, e já parece que estamos nas últimas jornadas... Tugão execrável!!!

O meu receio não são os 3 pontos perdidos (apesar de 3 pontos serem sempre 3 pontos), o meu maior receio são as consequências na confiança da equipa para os próximos jogos... além da injecção de confiança que acabámos de dar aos nossos adversários directos.

Foram quase 10 meses sem perder um jogo para o Campeonato!!! Na última vez, que perdemos a reacção foi: ganhar, ganhar, ganhar... ganhar, ganhar...!!!