Últimas indefectivações

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Uma escola de valores


"E de valores que precisa o mundo para fazer face aos enormes desafios que inquietam a humanidade, e a coesão social é o cimento que nos liga, que faz de nós um muro de betão capaz de os enfrentar, porque ninguém sozinho será capaz disso. Mas esse betão tem de ser alimentado e reforçado permanentemente pela atitude de cada um de nós. Não podemos simplesmente esperar que por si só se regenere e aguente todos os embates.
Costumamos dizer que aquilo que nos une é mais do que nos separa. É verdade, mas não é menos verdade que a maior parte da humanidade vive em condições de pobreza e não tem acesso à satisfação de necessidades básicas como a alimentação, abrigo, educação ou saúde. E em pandemia esta desigualdade volta-se contra todos nós como se tem visto. Como poderemos então deixar de olhar apenas para nós próprios e cultivar uma vida social virtuosa que dê à humanidade a paz e a igualdade entre todos? Cultivando e fazendo acontecer a utopia, pedra a pedra, pela cada acção um de nós. E isso faz-se crescendo e alicerçando a nossa personalidade em valores, cultivando-os nos viveiros da educação. É precisamente por isso, e assim, que o Benfica transforma a sua mística numa acção consequente ao longo dos anos junto das crianças portuguesas: o projeto Kid-Fun!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"2
Dois jogos, duas derrotas, duas más exibições, duas más arbitragens em prejuízo do Benfica. A nossa equipa de futebol tem de jogar melhor e obter resultados mais consentâneos com os pergaminhos do Clube, mas essa constatação não desobriga os árbitros de serem justos e competentes ou, pelo menos, que a sua incompetência não penalize sempre o mesmo;

5
Excelente vitória da nossa equipa feminina de andebol, por 5 golos, no Madeira SAD, campeão título. Falta muito campeonato, mas é inevitável o entusiasmo pela possibilidade de regresso ao título nacional;

22
Rafa tem-se notabilizado no capítulo das assistências,  já leva 15 em 2021/22. Com o cruzamento para golo de Gonçalo Ramos ao Gil Vicente passou a ser o 5.º com mais assistências, incluindo em jogos particulares, neste estádio da Luz (Gaitán, Pizzi, Aimar e Salvio são os líderes deste ranking). Considerando todos os jogos de competições oficiais nos últimos 10 anos (desde 2012/13), soma 40, superado só por Pizzi, Gaitán, Grimaldo e Salvio;

23
Numa final de má memória, Pizzi juntou-se a André Almeida e Maxi Pereira na 3.ª posição no ranking dos jogadores com mais jogos pelo Benfica na Taça da Liga;

25
André Almeida passou a ser o 25.º o capitanear mais vezes a equipa de honra do Benfica (incluindo jogos particulares);

31
Com a estreia de Henrique Araújo, passaram a ser 31 os utilizados pela equipa de honra do Benfica em competições oficiais na presente temporada;

53
A equipa de juniores venceu a zona sul do Campeonato Nacional. Trata-se de um registo interessante, especialmente pela circunstância de os jogadores utilizados serem predominantemente ainda do primeiro ano do escalão. Djú, com 19 golos, foi o melhor marcador desta fase (zonas norte e sul)."

João Tomaz, in O Benfica

Nova dupla a emergir na Luz? | SL Benfica


"Estará a chave para um melhor ataque no Benfica Futebol Campus?

A derrota caseira frente ao Gil Vicente FC foi um duro golpe nas (poucas) aspirações para esta temporada. Se ainda havia uma esperança, ainda que muito pequena na luta pelo título, este resultado foi uma machadada nessa ambição.
Nélson Veríssimo tinha várias baixas na lista de convocados, mas o mais notório foram as ausências dos habituais avançados titulares. Apenas Gonçalo Ramos, que de resto foi titular, e Henrique Araújo estavam à disposição e eram as duas únicas opções para o treinador português.
Corria o minuto 65 quando Henrique Araújo entrou para o lugar de Everton para fazer dupla com Gonçalo Ramos na frente de ataque do Sport Lisboa e Benfica. Bastante rotinados, até porque estão mais que habituados a fazer parelha na equipa B das águias, os dois mostraram um entrosamento difícil de igualar. Gonçalo Ramos reclama por mais oportunidades na equipa principal do SL Benfica.
A questão que se impõe, no entanto, é se esta será uma dupla a testar mais vezes. Gonçalo Ramos ainda não conseguiu dar o “salto”. No Seixal espera-se muito de Ramos que é visto como uma das grandes promessas do Benfica, contudo, ainda não se conseguiu afirmar a 100% no plantel encarnado.
Por sua vez, Henrique Araújo ainda agora começou a ser chamado à equipa principal do Benfica e necessita de mais tempo com o plantel para se perceber se pode ser uma opção viável no imediato.
Quando se joga num clube como o SL Benfica é preciso mostrar resultados e quando estes não aparecem, a equipa tende a ser criticada e por isso mesmo não auguro grande futuro nesta dupla (Gonçalo Ramos/Henrique Araújo) no futuro imediato. O segundo, mais que o primeiro, necessita de ganhar experiência e não me parece que esteja preparado para assumir um lugar no onze encarnado.
Henrique Araújo é ainda muito jovem e tem pouca experiência neste nível. Tem apenas 20 anos e creio que não beneficiaria com a pressão de garantir resultados imediatos. Está num processo de habituação ao escalão sénior e necessita de tempo porque a qualidade está lá. Não é um fora de série, pelo menos de momento, mas tem qualidade mais que suficiente para vir a tornar-se num grande jogador.
Quanto a Gonçalo Ramos, é um jogador que já está habituado a jogar pela formação principal e espera-se mais dele. Ainda que tenha a mesma idade que o Henrique Araújo, o “pistoleiro” da Luz tem disparado pouco mais que pólvora seca nesta temporada, aliás, assim como todo o plantel do Sport Lisboa e Benfica.
Em 29 jogos leva apenas três golos marcados e três assistências, números que não convencem os adeptos que esperavam mais do Gonçalo Ramos.
Numa temporada em que já foi ditado o afastamento da Taça de Portugal, a perda da final da Taça da Liga e com o campeonato bastante complicado de alcançar, a eliminatória da Liga dos Campeões que ditou o Ajax como adversário do SL Benfica, passar esta fase é imperial para salvar uma temporada que está a ser um autêntico desastre."

Mística...

Bom ritmo...

Benfica 3 - 0 Sp. Espinho
25-15, 25-20, 25-18

Bom jogo, com muita rotação...

Vitória, com 1.ª parte má...

Benfica 67 - 57 Póvoa
10-14, 10-12, 25-21, 22-10

Várias 'brancas' durante o jogo, mas o sprint final chegou para a vitória!!!

Nos Quartos...

Póvoa 22 - 26 Benfica
(9-15)

Qualificação garantida, numa boa primeira parte, e um segundo tempo, com demasiada descompressão...

Desequilibra, Marca e Resolve – Tiago Gouveia


"Há na Segunda Liga um extremo que marca a cada 170 minutos – Correspondente a um golo a menos de dois jogos.
Tiago Gouveia está a ter na presente época a sua afirmação no Futebol Profissional. O extremo traz para o jogo das suas equipas uma incrível facilidade para resolver com golos, os problemas que o jogo apresenta. Desde cedo se percebeu a intuição nos seus movimentos, na forma como sai sempre no timing certo e para o espaço oportuno. Na forma até como sempre foi adivinhando o erro adversário para o aproveitar em benefício próprio – Sim, a bola que intercepta contra o Casa Pia, que o guiaria a mais um lance triunfal, tem sido marca no seu percurso.
Hoje Gouveia é ainda mais do que os golos – E quanto estes valem e importam! – É não ter erros, mesmo assumindo iniciativa ofensiva. É receber cada variação de jogo com uma qualidade tremenda e sair para o 1×1 com a explosividade que o tornam imparável. Não há em todo o futebol profissional do Benfica outro extremo com tamanha objectividade e capacidade para resolver um jogo desde que servido, e o futuro não pode esperar."

Jaime Graça - Ao serviço do futebol


"Hoje destacamos a exposição temporária, sobre a glória Jaime Graça, patente no Museu Benfica – Cosme Damião, e abordamos o fim de semana desportivo com muitos jogos para apoiarmos e vibrarmos com as nossas equipas.

1
Está inaugurada a exposição temporária "Jaime Graça – Ao Serviço do Futebol", no Museu Benfica – Cosme Damião. Recomendamos vivamente a visita, seja para recordar ou ficar a conhecer esta grande figura do Benfica e do futebol português.
Futebolista de eleição, líder nato e vencedor incansável, mestre da formação, Jaime Graça é uma das referências maiores do Benfica.
A exposição aborda várias facetas de Jaime Graça, além de exibir diversos objetos da coleção da família e do acervo do Sport Lisboa e Benfica, acompanhados da mostra de um filme dedicado à sua notável carreira.
O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, presente na inauguração, fez questão de evocar o legado de Jaime Graça: "Não são vocês [a família] que têm de nos agradecer, somos nós, pelo extraordinário exemplo. Jaime Graça será recordado, temos honra e orgulho nesta exposição. Que seja sempre visto como era. Na fase que estamos a atravessar, que venham muitos mais Jaimes Graças."
Também a BTV se associou a esta mais que merecida homenagem, através de uma reportagem imperdível, agora disponível em várias plataformas, que conta com o testemunho de muitos que tiveram a honra e o prazer de conviver e trabalhar com o saudoso Jaime Graça.
Não perca mais esta oportunidade de visitar o nosso fantástico Museu.

2
A extraordinária temporada que a nossa Equipa B de futebol tem vindo a fazer conheceu mais um capítulo. Apesar do empate registado no Benfica Campus, há que enaltecer o grande jogo de futebol a que tivemos oportunidade de assistir, ante um adversário, o Casa Pia, que é apontado pela generalidade dos observadores, e a classificação atual confirma, como um dos principais candidatos à subida de divisão.

3
Um dos pratos fortes deste fim de semana desportivo é o dérbi, em Alcochete, na vertente feminina do futebol. O desafio está agendado para amanhã (domingo), às 14h00.
Filipa Patão, da equipa técnica benfiquista, considera que "vai ser um ótimo espetáculo, um jogo de muitas emoções, com as duas equipas a quererem assumir o jogo e apresentar bom futebol".
Esta partida, apesar de não ser decisiva por se estar ainda na primeira volta da fase de apuramento do campeão, pode ser importante para clarificar posições na luta pelo título. À entrada da quinta jornada, o Benfica, com 12 pontos, lidera com três de avanço sobre Famalicão e Sporting e cinco de Braga e Torreense.

4
E são várias as restantes equipas do Benfica em ação hoje e amanhã. Destacamos a sessão dupla desta tarde nos nossos pavilhões: Benfica – CD Póvoa, em basquetebol, às 15h00; Benfica – SC Espinho, em voleibol, às 16h30. Vamos, Benfica!"