Últimas indefectivações

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Lixívia 11

Tabela Anti-Lixívia:
Benfica.........29 (-4 ) = 33
Corruptos......29 (+4 ) = 25
Braga............20 ( 0 ) = 20
Sporting.........11 (+5 ) = 6


Eu não me esqueço do curriculum deste Marco Ferreira, 'afilhado' e seguidor do Elmano, que no ano do Quique conseguiu anular um golo ao Benfica na Luz, com a Académica, marcando falta ao Nuno Gomes, quando o guarda-redes se atirou para cima do Nuno, fora da pequena área, esquecendo-se da bola, tendo o Aimar cabeçeado sozinho ao segundo poste...!!!
Mas admito que me tem surpreendido nas últimas épocas, por exemplo o ano passado, apitou dois jogos do Benfica, e o Benfica venceu os dois, além disso apitou 3 jogos dos Corruptos, e não 'ofereceu' pontos aos Frutados, mais, apitou na última época o Académica 1 - 1 Corruptos!!!
Portanto esta boa arbitragem não me surpreendeu... não esteve perfeito, mas tendo em conta a oferta nacional, temos que estar muito satisfeitos. Os erros:
- Os Lagartos pediram 'vermelho' para o Garay no Estádio, mas quem fez falta foi Wolfcoiso!!! Admito que é um lance de difícil analise. Mas o Holandês vendo o Garay no chão, ignorou a bola, e atirou-se para cima do Argentino, a falta foi mal marcada, era ao contrário, mas o Artur corrigiu o erro com uma grande defesa.
- Elias devia ter visto amarelo bem mais cedo, até porque se o Maxi e o Matic foram amarelados prematuramente, o critério com os Lagartos devia ter sido igual...
- Dier devia no mínimo ter sido amarelado, no lace com o Ola, e o vermelho até se aceitava...
O penalty do BolodeArroz, foi evidente, mas com Xistras, Proenças, Benquerenças, Soares Dias e afins não marcavam, querem apostar?!!!
O momento do Sporting é deprimente (para os Lagartos como é óbvio, pessoalmente não estou muito preocupado, eles merecem e esta notícia só prova que os Viscondes Falidos só têm o que merecem...), é verdade, mas a conclusão que somos obrigados a chegar, é que com uma arbitragem normal, o Benfica arrisca-se a ganhar!!!
adenda: No 1º golo do Benfica, alguns Lagartos (e o Correio da Manhã!!!) afirmaram que o golo devia ter sido anulado porque o Cardozo jogou a bola com o braço!!!! Na verdade houve realmente uma falta no lance, mas não foi o braço do Tacuara, foi o atropelamento do Rojo!!! Na repetição com os jogadores de costas é evidente, que o Rojo nunca teve intenção de jogar a bola, só tentou incomodar o Cardozo, e conseguiu porque o Cardozo falhou o cabeçeamento porque foi claramente empurrado... O árbitro nunca marcaria penalty, mas a falta existiu...

Em Coimbra, o Braga aproveitou a maratona que os Estudantes foram obrigados a fazer no regresso de Israel - retidos no mau tempo na Europa Central -, e venceu facilmente. Pediram-se ainda dois penalty's para os de Braga, mas sem razão...

No Sábado à noite tivemos mais uma sessão de Andebol no antro Corrupto, a trilogia dos penalty's não assinalados, foi completada nos últimos 3 jogos oficiais, em competições nacionais. A facilidade como os cumentadeiros passam por cima destes Roubos da Madalena é extraordinária... Em resposta à excelente 'tirada' do Vieira, Bitinho (o encapuçado medroso!!!) foi buscar o Benfica-Guimarães do ano passado, nós se quisermos chamar a atenção para o grande goleiro/defesa-esquerdo Alex Sandro, só temos que recuar 1 jornada!!! E mesmo assim, no tal Benfica-Guimarães teve como o principal erro o penalty não assinaldo a favor do Benfica, por falta do Alex !!! Os penalty's a favor do Benfica existiram, sendo que o mais duvidoso até foi falhado...!!!
A Tabela não mente, neste momento o Benfica devia estar com 8 pontos de diferença no 1º lugar, neste momento o Bitinho-o-encapuçado-medroso provavelmente já tinha sido despedido, o Madaleno já tinha tido um AVC... os jogadores já andavam às turras, e o Benfica poderia preparar com tranquilidade o ataque à Euroliga, assim vamos ter que lutar até ao último minuto, vencer todos os jogos, e mesmo assim pode não chegar!!!

Anexos:
Benfica
1ª-Braga(c) E(2-2), Soares Dias, Prejudicados, Beneficiados, (3-2), (-2 pontos)
2ª-Setúbal(f) V(0-5), Jorge Sousa, Nada a assinalar
3ª-Nacional(c) V(3-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
4ª-Académica(f) E(2-2), Xistra, Prejudicados, (0-3), (-2 pontos)
5ª-Paços de Ferreira(f) V(1-2), Marco Ferreira, Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
6ª-Beira-Mar(c) V(2-1), Rui Costa, Prejudicados, Beneficiados, (3-1), Sem influência no resultado
7ª-Gil Vicente(f) V(0-3), Vasco Santos, Nada a assinalar
8ª-Guimarães(c) V(3-0), João Ferreira, Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
9ª-Rio Ave(f) V(0-1), Bruno Esteves, Nada a assinalar
10ª-Olhanense(c) V(2-0), Rui Silva, Nada a assinalar
11ª-Sporting(f) V(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar

Sporting
1ª-Guimarães(f) E(0-0), Capela, Nada a assinalar
2ª-Rio Ave(c) D(0-1), Marco Ferreira, Nada a assinalar
-Marítimo(f) E(1-1), Xistra, Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
4ª-Gil Vicente(c) V(2-1), Vasco Santos, Beneficiados, Prejudicados, (2-2), (+2 pontos)
5ª-Estoril(c) E(2-2), Nuno Almeida, Beneficiados, (2-3), (+1 ponto)
6ª-Corruptos(f) D(2-0), Jorge Sousa, Prejudicados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Académica(c) E(0-0), Bruno Esteves, Nada a assinalar
8ª-Setúbal(f) D(2-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
9ª-Braga(c) V(1-0), Proença, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
10ª-Moreirense(f) E(2-2), Hugo Miguel, Nada a assinalar
11ª-Benfica(c) D(1-3), Marco Ferreira, Nada a assinalar

Corruptos
1ª-Gil Vicente(f) E(0-0), Duarte Gomes, Beneficiado, Prejudicado, (1-1), Sem influência no resultado
2ª-Guimarães(c) V(4-0), Hugo Miguel, Prejudicado, Sem influência no resultado
3ª-Olhanense(f) V(2-3), João Ferreira, Nada a assinalar
-Beira-Mar(c) V(4-0), Manuel Mota, Nada a assinalar
5ª-Rio Ave(f) E(2-2), Bruno Esteves, Nada a assinalar
6ª-Sporting(c) V(2-0), Jorge Sousa, Beneficiados, (1-0), Sem influência no resultado
7ª-Estoril(f) V(1-2), Capela, Nada a assinalar
8ª-Marítimo(c) V(5-0), Cosme, Nada a assinalar
9ª-Académica(c) V(2-1), Hugo Pacheco, Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
10ª-Braga(f), V(0-2), Xistra, Beneficiados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Moreirense(c) V(1-0), Vasco Santos, Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)

Braga
1ª-Benfica(f) E(2-2), Soares Dias, Beneficiado, Prejudicado, (3-2), (+ 1 ponto)
2ª-Beira-Mar(c) V(3-1), Paulo Baptista, Nada a assinalar
3ª-Paços de Ferreira(f) D(2-0), Pedro Proença, Nada assinalar
4ª-Rio Ave(c), V(4-1), Bruno Paixão, Nada a assinalar
5ª-Guimarães(f), V(0-2), Paulo Baptista, Prejudicados, Sem influência no resultado
6ª-Olhanense(c), E(4-4), Jorge Tavares, Beneficiados, Prejudicados, Impossível contabilizar
7ª-Marítimo(f), V(0-2), Benquerença, Nada a assinalar
8ª-Gil Vicente(c) V(3-1), Rui Silva, Beneficiados, Impossível contabilizar
9ª-Sporting(f) D(1-0), Proença, Prejudicados, (1-1), (-1 ponto)
10ª-Corrutpos(c) D(0-2), Xistra, Prejudicados, Impossível contabilizar no resultado
11ª-Académica(f) V(1-4), Soares Dias, Nada a assinalar

LINK's
1ª  jornada
2ª  jornada
3ª  jornada
4ª  jornada
5ª  jornada
6ª  jornada
7ª  jornada
8ª  jornada
9ª  jornada
10ªjornada

Épocas anteriores:
2011-2012
2010-2011
2009-2010

Ainda o eterno 'derby'

"Dez notas, sobre o (eterno) derby:
1. Até aos 31 minutos, Sporting A 1; Benfica B (sonolento) 0; dos 31 aos 90 minutos, Sporting (A+B) 0; Benfica A (acordado) 3.
2. Uma partida sem casos, sem violência gratuita, com um juiz exemplar que nos dispensou do apito atrabiliário de Proença, Benquerença e Xistra.
3. Treinadores e jogadores deram uma lição a quem deveria dar o exemplo de contenção e elegância (dirigentes e seus assalariados).
4. Vercauteren até pode ser um medíocre treinador, mas não tem o discurso estereotipado da profissão e não se desculpou (antes ou depois) com o curto tempo de repouso.
5. Não percebo essa questão do adiamento de um jogo com profissionais que não fazem outra coisa. Deve ser culpa minha, de tanto ver na Inglaterra, Espanha e outros países jogar-se quase dia sim dia não.
6. Curiosamente até acho que o SLB teve menos descanso: jogaram 10 (faltou Luisão) dos que estiveram em Camp Nou enquanto no SCP apenas Rinaudo, Insúa, Capel e Boulahrouz (este para treinar) jogaram 2 jogos seguidos. Curiosamente, com os mesmos 3 dias de intervalo que o SCP teve quando jogou com o Genk numa 5.ª feira e 72h depois defrontou (e venceu!) o Braga...
7. Rui Patrício, Rinaudo (e talvez Van Wolfswinkel) merecem um Sporting forte e vencedor. E Capel... quando levanta a cabeça. Felizmente Rojo não veio para o Benfica.
8. André Gomes vai ser craque, Cardozo é indispensável (sobretudo contra o Sporting), Gaitán é genial... quando quer, Lima o melhor em Alvalade. 
 9. Artur vale golos: a defesa diante de Elias vale 3 pontos.
10. Apenas 35.000 espectadores: a crise (a do país e a do SCP) no seu esplendor."

Bagão Félix, in A Bola

Vieira “acabou” com Godinho

"Nunca acreditei que Godinho Lopes pudesse ser o presidente que o Sporting necessitava para, quanto antes, inverter o rumo cinzento que trilha há vários anos. Admito que não é justo duvidar das capacidades de alguém ainda antes de apresentar serviço, mas a verdade é que o dirigente não me transmitia qualquer confiança. Contudo, assumo, nunca me passou pela cabeça que, em tão pouco tempo, fosse capaz de protagonizar tantos erros e deslizes. E se as suas opções – a vários níveis – têm sido bastante questionáveis, por vezes falha exactamente porque se esquece de agir ou por considerar que nada justifica a sua intervenção. Pior: quem o vê falar fica com a nítida sensação que em Alvalade não se passa nada de anormal ou grave. Utilizando um velho ditado popular... “não há pior cego do que aquele que não quer ver”.
Já perdi a conta às vezes que escrevi que os grandes problemas do Sporting não começam, nem acabam, dentro do rectângulo de jogo. Aí, é verdade, as coisas também não funcionam minimamente. Porém, quando a liderança é fraca, quando a ausência de qualquer projecto é mais do que notória, quando ninguém consegue perceber o que vai na cabeça do presidente ou dos que lhe estão mais próximos... o resultado não pode ser muito diferente.
Nos últimos dias, Godinho voltou a confirmar que a sua passagem pelo Sporting vai – pelas razões erradas – ficar na história. Primeiro, porque deu cobertura a um comunicado surreal onde o clube de Alvalade afirmava, sem reticências, que nunca colocara em causa a presença no dérbi com o Benfica. Será que ele não viu/ouviu/leu as declarações do director de comunicação logo após o adiamento do jogo com o Videoton? Será que em Alvalade ninguém sabe os vários regulamentos em torno do futebol? Será que todos os responsáveis do clube conseguem ter as mesmas interpretações erradas do que está nos vários artigos? Será que o Sporting não percebeu que aquando da recepção ao Sp. Braga o tempo de descanso entre o jogo europeu e o confronto com os minhotos foi exactamente o mesmo que agora? Depois, bem mais grave, foi a incapacidade para rebater as palavras que Luís Filipe Vieira lhe dedicou no final do dérbi. O líder encarnado comparou-o a Vale e Azevedo, apelidou-o de aldrabão e Godinho reagiu... não reagindo. Sorriu, agarrou-se a dois-três chavões de ocasião e, de forma inacreditável, enfiou a carapuça sem sequer tentar defender-se.
Se Godinho ainda tinha alguma margem de apoio entre os sócios e adeptos leoninos, duvido que a maioria não tenha ficado decepcionada depois de observar este lamentável comportamento. Um líder forte e frontal, teria aproveitado o espaço que toda a imprensa lhe concedeu para dizer quantas vezes tentara ligar a Vieira, a que horas, de que número, para que número, quantos sms’s tinha escrito, etc, etc. Godinho não fez nada disto. Como diz o povo... "comeu e calou". E da fama de aldrabão não se livrou.
Perante o caos desportivo e financeiro - e estando cada vez mais desacreditado -, Godinho considera sem sentido falar-se em demissão. E ainda tem o desplante de dizer que estaria preocupado se “não estivessem por disputar 57 pontos”. Se Godinho Lopes fosse treinador, diretor desportivo ou chefe de departamento, tenho a certeza que o presidente Godinho Lopes já o tinha despedido. Assim, perante a surpresa geral e a crescente indignação da família leonina, vai agarrando-se com unhas e dentes ao lugar. Com que propósito? Com que objectivo? Convencido de que está no bom caminho? Não faço ideia. Ninguém parece saber a razão.

PS – Sobre o dérbi jogado pouco há a dizer. Ganhou a melhor equipa. Apesar do Sporting ter tido bons 20-25 minutos na primeira parte e de, com sorte, poder ter feito dois golos nas duas únicas chances que criou na etapa complementar... o Benfica mostrou pertencer a outro patamar. Os leões possuem jogadores de qualidade e lutaram imenso, mas decididamente não se pode dizer que tenham uma equipa. E pela enésima vez ficou claro que os futebolistas, logo à primeira contrariedade, ficam irreconhecíveis. Onde é que isto irá parar? Não faço ideia, mas parafraseando Godinho, não é caso para alarme. Parece que ainda há 57 pontos por disputar. Resta dizer que nos 33 que já se jogaram, o Sporting amealhou 11..."

À espera da evidência

"Jorge Jesus surpreendeu Alvalade com um futebol nos antípodas da efervescência que se esperaria de um candidato ao título num encontro que, para todos os efeitos, continua e continuará a ser um clássico do futebol português.
Contrariando as previsões dos benfiquistas mais pessimistas, o treinador não "inventou" soluções para um jogo em que estava obrigado a ganhar.
Limitou-se a colocar em campo os melhores disponíveis e ciente da sua superioridade sobre o adversário, nem sequer caiu na tentação de mudar fosse o que fosse quando se viu a perder.
Com André Gomes ao lado de Matic, tal como em Barcelona, o Benfica voltou a ter meio-campo e serenidade. Depois foi esperar."

Bipolarização cada vez mais evidente

"A diferença de classe entre os dois favoritos ao título e o terceiro candidato habitual confirmou-se ontem num dérbi que pode constituir um marco na história do futebol português: a bipolarização está consolidada e o Sporting já só pode reentrar nesta elite, em termos de competição futebolística, com uma profunda e total remodelação, não apenas directiva, mas também de mentalidade e espírito.
As diferenças de qualidade a todos os níveis de que falou Vercauteren no final da partida resumem esta situação e servirão de ponto de partida para os leões. O seu campeonato, doravante, é outro, há que enfrentar a realidade.
No que interessa ao campeonato, o dérbi nada trouxe de novo, para lá do pormenor de o Benfica ter recuperado a luzinha do comandante, graças ao terceiro golo de Cardozo, depois de o FC Porto ter resumido esta undécima jornada a um golo, três pontos e sofá.
A luta é corpo a corpo, o primeiro embate entre Benfica e Porto será daqui a, precisamente, um mês e haverá campeonato até ao fim. Nenhuma das equipas pode considerar--se superior, apesar dos melhores resultados dos nortenhos na Champions, mas talvez em muitos anos não se tenha observado uma proximidade tão evidente entre os principais candidatos.
Esta jornada consolidou o Sp. Braga no 3º lugar, aproveitando impiedosamente o desgaste da viagem da Académica a Israel. Os minhotos têm agora nove pontos de vantagem sobre o Sporting e ainda não levam muito a sério a oposição generosa de Rio Ave e P. Ferreira que empataram sem golos num excelente jogo sem honras de transmissão televisiva, tal como o dérbi madeirense."

O abuso do Twitter

"Os jogadores holandeses sempre toleraram contrafeitos as concentrações antes dos jogos. Nos seus tempos de Milan, Van Basten, Gullit e Rijkaard exigiam mesmo que as esposas ou namoradas os acompanhassem nos retiros em Milanello. Agora, que não podem exigie tanto, desafogam o tédio no Twitter. Wesley Sneijder é um dos mais obstinados no uso dessa via de comunicação e foi aí que começaram as suas desavenças com o Inter. Violando o regulamento interno, anunciou alegremente ao mundo que o tratamento à sua lesão muscular seria efectuado na soalheira Los Angeles, sem omitir os detalhes da terapia, o nome da clínica, do médico e até das praias e dos locais de diversão mais exclusivos que frequentaria com a mulher, Yolanthe Cabau. O clube chamou-o à ordem e multou-o, e a partir daí a relação azedou-se a ponto de estar em vias de romper. Até porque, entretanto, aproveitando a crise e o limitado contributo que o jogador tem dado, Moratti lhe propôs a redução do salário líquido anual de 6 milhões de euros para 4 milhões. Coisa em que o holandês nem quer ouvir falar.
O que o nosso Governo fez com a suspensão das grandes obras que estavam em andamento ou em projecto reproduziu-se em Itália no que toca à construção de novos estádios que substituíssem estruturas caducas. É mais uma machadada no esforço de renovação e reestruturação do calcio. Vejam só: o estádio Luigi Ferraris (Génova) foi edificado em 1909, o Elio Tardini (Parma) em 1923, o Giuseppe Meazza (Milão) em 1925, o Renato Dall'Ara (Bolonha) em 1927, o Atletti Azzuri (Bérgamo) em 1928, o Artemio Franchi (Florença) em 1930, o Renzo Barbera (Palermo) em 1932, o Olímpico (Roma) em 1937... E por aí fora. Todos Série A."

Manuel Martins de Sá, in A Bola

Cardozo, o exterminador de leões!




Nota: Se as imagens vos aparecerem demasiado pequenas, experimentem carregar nas mesmas para uma versão um pouco maior...