Últimas indefectivações

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Não há caso Jesus, nem caso Cardozo. Há caso Benfica.

"Por norma, aos adeptos pede-se o mesmo que se pede aos guarda-redes. Isto é, que defendam o indefensável. Às vezes é muito difícil.

Sexta-feira, 16 de Agosto
Pronto, já começou. Agora é a sério. O Sporting de Braga é o primeiro líder do campeonato de 2013/2014. A equipa de Jesualdo Ferreira foi vencer a Paços de Ferreira aquela que foi a equipa sensação da última temporada. Na verdade, pouco resta da tal equipa sensação. Saiu o treinador, saíram jogadores importantes. É o que, normalmente, sucede quando uma equipa pequena, com o devido respeito, surpreende tudo e todos como aconteceu com o Paços de Paulo Fonseca em 2012/2013.
Hoje a vitória do Braga foi clara. Pela noite, os serviços noticiosos dão conta do resultado do jogo inaugural do campeonato e dão conta também daquilo a que chamam um Paços de Ferreira «irreconhecível». Mas verdadeiramente irreconhecível, em relação ao último campeonato, esteve o Sporting de Braga e para melhor.
Um Sporting de Braga irreconhecível bateu um Paços de Ferreira irreconhecível – assim é que se conta bem e em poucas palavras a história do primeiro jogo da nova Liga.
O futebol, no entanto, é cruel nestas conclusões. Responderá José Peseiro, e com razão, que a sua equipa poderá não ter feito uma época à altura das ambições do emblema e da cidade mas conseguiu aquilo que faltava em Braga há décadas, ou seja, um título oficial. Para mais conquistado numa final bem disputada com um FC Porto irreconhecível. Refiro-me à Taça da Liga, lembram-se?

Sábado, 17 de Agosto
Um sábado de raridades no que diz respeito a gente nossa conhecida e que actua agora em campeonatos de outros países. Na Grécia, o Miguel Vítor marcou pelo PAOK e, em França, o Nelson Oliveira marcou pelo Rennes. Ainda em França, também o João Moutinho e o James, que vendiam saúde, estão lesionados e não vão defrontar o Montpellier.
O dia de amanhã perspetiva-se emocionante. Há quase 30 anos que não acontecia uma coisa destas. Os três “grandes” jogam todos no mesmo dia e entram em acção a horas desencontradas de modo a poderem ser seguidos através da televisão pelos numerosíssimos interessados. Arranca em primeiro lugar o Sporting com transmissão na Sport TV às 4 da tarde, praticamente à mesma hora em que a Benfica TV transmite o jogo do regresso oficial de José Mourinho à liderança do Chelsea.
Futebol à tarde em Inglaterra é uma tradição. Em Portugal já foi, no tempo em que a ditadura dos horários das transmissões televisivas não era a pedra basilar do edifício em causa.
Com o Benfica em modo autónomo na sua própria estação televisão e com o campeonato inglês também em carteira na Benfica TV sobram mais horários para os demais clubes poderem impor as suas legítimas vontades à Sport TV. Nesta primeira jornada, o Sporting quis jogar à tarde e vai fazê-lo porque o Chelsea-Hull City, à mesma hora, é da estação concorrente.
A concorrência é uma coisa boa.

Domingo, 18 de Agosto
Por norma, aos adeptos pede-se o mesmo que se pede aos guarda-redes. Isto é, que defendam o indefensável. Às vezes é extraordinariamente difícil.
O Benfica apresentou-se hoje, 18 de Agosto, no Funchal num estado alma que se aceitaria se estivéssemos a 27 de Maio, o dia seguinte à final da Taça de Portugal perdida para o Vitória de Guimarães Aceitava-se à míngua de tempo, esse grande escultor, como diz o povo.
Do Jamor aos Barreiros já lá vão quase três meses espampanantemente desaproveitados. Isto se o objectivo da Sociedade Anónima Desportiva que gere o futebol for, precisamente, esculpir vitórias em jogos de futebol, de preferência, umas atrás das outras. Refiro-me às esculturas.
Desconheço, naturalmente, quais seriam as expectativas dos nossos altos comandos para o jogo inaugural do campeonato. Entre os adeptos, custa-me dizer que não conheço um único – e conheço muitos numa amostra vasta e heteróclita – que acreditasse que seria hoje no Funchal que o Benfica ia, abnegadamente, colocar um ponto final a uma inenarrável série de anos a desperdiçar pontos à primeira jornada sob o comando de vários treinadores, nacionais e estrangeiros.
Lamento ter de dizer que o desastre frente ao Marítimo estava anunciado. É este o caso da jornada. Não é o caso Jesus, nem o caso Cardozo. É o caso Benfica.
Entretanto, por ter goleado o Arouca por 5-1, o Sporting é o primeiro líder do campeonato. Que eu não tenha de ouvir ninguém dos meus dizer que é uma grande vantagem não se ser oficialmente candidato. Há limites.

Segunda-feira, 19 de Agosto
Com a tristeza de ontem só hoje reparei que o FC Porto ganhou em Setúbal por 3-1, um resultado que, lendo os jornais, não espelha as dificuldades do campeão nacional nem, muito menos, as dificuldades do árbitro.
Adiante. Falar de árbitros é uma coisa que hoje até fica mal aos benfiquistas. Haja decoro.
O golo de Quintero é fenomenal. Ainda agora começou o campeonato e Quintero já produziu obra candidata ao prémio do melhor golo do ano. Faltam 29 jornadas para o fim da prova e, com toda a certeza, muitos mais belos golos surgirão com a assinatura de outros artistas e, provavelmente, até do mesmo artista. Há que aguardar.
No entanto, o prémio para a melhor frase da temporada, provavelmente da década, na minha opinião, já está atribuído e não há quem o conteste e lhe possa chegar aos calcanhares, embora as competições oficiais só se encerrem em Maio e ainda falte muito para lá chegar.
O prémio para a melhor tirada de 2013/2014 vai direitinho para o presidente do FC Porto que, de acordo com os relatos da imprensa, do seu posto presidencial do camarote do Bonfim, a determinado momento, incomodado que estava com o comportamento de alguns adeptos vitorianos, gritou:
- Chamem a polícia!
Quem poderá competir com isto? Pinto da Costa chamando pela polícia.
Nem o bom do Funes Mori que aterrou hoje em Lisboa. Mal pôs o pé na capital afirmou, galantemente, que tinha preferido o Benfica ao FC Porto no momento de assinar contrato. Tão escusado que era…
Se isto é que é a estrutura, antes não ter estrutura.

Terça-feira, 20 de Agosto
Por estes dias, entre benfiquistas, fala-se do Benfica como se fala à beira do leito de um doente não o querendo, de modo algum, despertar. Fala-se em voz baixa, quase num sussurro, num tom de consternação que só um Camilo Castelo Branco saberia pintar.
«Quando o sofrimento nos ameaça, e receamos que as forças defensivas nos faleçam, suspendem-se os outros movimentos do nosso coração, e então pouco há que esperar de nós, por que se torna incerto o nosso destino», escreveu Camilo em Cenas Inocentes da Comédia Humana. E muito nos faleceram também as nossas forças defensivas na ilha da Madeira, o que já aborrece.
O doente aparenta estar no nível zero no que respeita a capacidade de reacção. Pura e simplesmente, não reage. E já lá vão três meses desde os primeiros sintomas de ataraxia. Não se entende, por exemplo, a não-resolução do caso Cardozo com data de 26 de Maio. Não se entende se é uma impossibilidade do mercado, o que seria compreensível, ou se a manutenção do paraguaio em stand-by é uma arma de arremesso para disparar a conta-gotas contra o treinador, o que seria lamentável.
À noite, o Paços de Ferreira bateu-se valentemente contra o Zenit de São Petersburgo mas acabou goleado no estádio do Dragão. Os russos trouxeram até ao Porto gente bem nossa conhecida como Witsel e Dany. Witsel, que não sabe jogar mal, esteve discreto. Dany meteu mais reboliço no jogo e quando foi substituído levou uma enorme vaia das bancadas. Que estranho. O que terão os adeptos do Paços contra o internacional português?

Quarta-feira, 21 de Agosto
Os jornais contam-nos hoje que Luís Filipe Vieira foi ao Seixal apoiar Jesus e, consequentemente, desapoiar o seu vice-presidente que foi à televisão dizer que estava farto de notas artísticas. Triste enredo de final previsível.

Leonor Pinhão, in A Bola

Isaías: estilo inconfundível, mesmo a ofegar !!!

Falta de 'calo' !!!

Beira-Mar 2 - 2 Benfica

Não vi a 1.ª parte (estava a ver os Juniores, só depois me lembrei do jogo...!!!), mas os minutos que vi na 2.ª parte, confirmaram a minha opinião: esta equipa, deste ano, joga mais bonito (às vezes exagera nas habilidades mesmo....), mas falta-lhe maturidade (o que é natural), e matreirice...!!!
O Beira-Mar jogou quase sempre no erro, o Benfica pegou no jogo, criou várias oportunidades, deu a volta ao marcador, e depois a jogar com mais um jogador, acabou por ceder o empate, numa jogada evitável... mesmo assim, nos descontos voltámos a falhar vários golos...!!!

O Cavaleiro está com muito confiança, e o Bernardo está cada vez melhor... Não desgostei do Hélder Costa a defesa esquerdo (apesar de ter sido ultrapassado no 2.º golo)... pode-se fazer!!! Mentalizado para o facto... Não seria a primeira vez que um extremo passava a lateral!!! Tem características parecidas com o Miguel... E como extremo não me parece que tenha um futuro, ao nível necessário para o Benfica.

Até terminar a janela de transferências é preciso de 'retocar' o plantel: se o Gianni não ficar precisamos de um defesa-esquerdo; e precisamos de um ponta-de-lança, os golos do Deyverson e do Miguel Rosa vão fazer muita falta!!!

Não consigo terminar sem falar da arbitragem: os dois amarelos ao Benfica foram ridículos, nem o Cavaleiro nem o Rúben Pinto os mereceram, é muito fácil mostrar amarelos aos jogadores do Benfica!!! No penalty a favor do Benfica, só tenho uma pergunta: então o jogador do Beira-Mar impediu supostamente um golo do Benfica com o Mão, e só levou amarelo?!!! Digo: 'impediu supostamente', porque a bola parece mesmo que tinha entrado, mas...!!!


PS: Já agora a vitória dos Juniores por 4-1, foi um massacre, com mais um festival de golos falhados, e com o Hildeberto em grande destaque!!!