Últimas indefectivações

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Coitadinhos

"Tenho pena dos 2500 rapazinhos de boas famílias que durante uma hora chamaram nomes às mães dos jogadores e treinador de basquetebol do Benfica. Foram provocados, pobrezinhos. Fizeram bem em atirar paralelipípedos e outras porcarias para dentro do rinque. Assim é que se faz! E que dizer do coitadinho do Schrek que sofreu a vergonha de um steward o mandar «lá para dentro»?
Encheu-lhe a cara de murros e com toda a razão! Infeliz também o motorista do Madaleno que atropelou um fotógrafo que estava a provocá-lo com a máquina! Ah! E aquele desgraçado que foi obrigado a entrar em campo para dar umas bofetadas em directo no repórter da TV que estava a dar-lhe cabo dos nervos? Desditosos jogadores que, por causa das provocações do árbitro Pratas, tiveram de correr atrás dele quase arriscando roturas musculares!
Malfadado motorista do presidente do Benfica: ia a passar debaixo de um viaduto, o que é como todos sabemos uma terrível provocação e, portanto, não podia esperar outra coisa senão levar com um saco de pedras no pára brisas! E o Aimar??? A gozar na janela do autocarro??? Esteve para ficar sem cabeça com aquele calhau de calçada, e não teria que se queixar! E o João Santos? Ainda se lembram? Um tipo sem educação que provocou tanto o guarda Abel que este até lhe disse - «Vou matar-te velho!» E o Erikson? Outro ordinário do pior! Não tiveram outro remédio senão encher-lhe o balneário de creolina e de bagaço para que eles e os jogadores se vestissem no corredor! BEM FEITO! Ninguém os mandou provocar os pobres moços, ainda por cima ganhando. De uma rasquice vergonhosa eram também os tipos do Barcelona que resolveram assanhar ganhando a Taça dos Campeões de Hóquei em patins nas Antas. Onde já se viu!!! Que gente reles!!! Levaram com pedras e sticadas pelo lombo abaixo para ver se não provocam mais os senhores da fruta. Certo: eles é que têm razão..."

Afonso de Melo, in O Benfica

Agora sim, uma notícia importante

"Aí está a notícia que tantos esperavam. Não serão assim tantos, admito. Talvez até seja praticamente só eu, mas dia 2 de Julho o Benfica regressa ao trabalho. Isto sim é uma notícia importante para ver os jogos das diversas selecções que têm jogadores do SLB. O critério que verdadeiramente me interessa é o ter os nossos jogadores o mais cedo possível, com férias gozadas, e sem lesões. Isso sim seria um título para conseguir no defeso.
Depois há simpatias por algumas cores em detrimento de outras, de alguns jogadores em detrimento de outros, mas o essencial é mesmo não ver jogadores do Benfica com problemas e regressar em força dia 2.
O SC Braga mudou de treinador, o que não constituiu notícia, naquele clube, nestes últimos anos, só a normalidade é que surpreende.
Aqui fica o meu veredicto antecipado. Peseiro é um excelente treinador, o SC Braga vai jogar bem melhor e mais bonito do que aquilo que fez, mas pode não conseguir o mesmo êxito desportivo. Dito isto, se fosse adepto do Braga estava muito satisfeito, pois considero José Peseiro um óptimo treinador e gosto do futebol que as suas equipas praticam.
Estando Benfica e FC Porto num patamar acima, vejo o SC Braga com alguma vantagem sobre o Sporting.
Amanhã começa o Europeu e não serei o pessimista de serviço, mas tenho uma expectativa muito baixa sobre a participação portuguesa. Tudo o que for não ser goleado pela Alemanha e Holanda será aceitável, e discutir o jogo com a Dinamarca é obrigatório. Acima disto é feito heróico.
Um amigo escrevia com graça esta semana que a vantagem de Portugal era ter cinco ou seis grandes jogadores e o problema da selecção era só ter cinco ou seis grandes jogadores. Nem mais! Amanhã veremos para que chega a mão de obra. Esperar muito pouco, tem a vantagem de ser muito fácil, achar que se conseguiu muito."

Sílvio Cervan, in A Bola

Eclectismo

"Já depois de se sagrar Campeão Nacional de Basquetebol em Seniores o Benfica ganhou os campeonatos nacionais de Sub-18 e Sub-20, numa afirmação de completa superioridade na modalidade. No Hóquei em Patins, o Benfica segurou a liderança em casa do terceiro classificado e vai agora para os dois últimos jogos do calendário, o primeiro dos quais na Luz, com o FCP. No Futsal, o Benfica ganhou o direito a jogar a Final do Campeonato e, como é costume, vencendo não só o adversário mas também arbitragens absolutamente incompetentes e parciais. O vermelho directo para Ricardinho, por comparação com os amarelos, ou nem isso, para faltas bem mais graves do adversário falam por si.
O Benfica é um Clube ecléctico que só não ganha mais jogos e mais títulos porque não o deixam, seja qual foi a modalidade e o escalão. Esperemos que o próximo jogo do nacional de Hóquei em Patins seja uma grande jornada da modalidade, com o pavilhão da Luz a transbordar de fervor benfiquista, e não constitua uma cópia da vergonha do encontro da primeira volta.
E se sinto que é necessário reafirmar resultados, classificações e calendários que os benfiquistas conhecerão é porque a informação sobre o Benfica é muito frequentemente deturpada. Por exemplo, o aranzel que se fez em redor da finalíssima do Campeonato de Basquetebol procurou escamotear dois aspectos essenciais: que o Benfica ganhou o Campeonato e que o ganhou em caso do adversário directo; e que os jogadores e equipa técnica tiveram que se refugiar no balneário para fugir a uma situação que, a esta hora, já devia ter dado um castigo pesado para a equipa da casa. E o resto é contra-informação, propaganda ou publicidade paga."

João Paulo Guerra, in O Benfica

PS: A Federação confirmou hoje: Ricardinho foi castigado com 2 jogos, assim não vai jogar o 1.º jogo da Final. Sinceramente já estava à espera, mas não deixa de ser vergonhoso, como é que um jogador é castigado com 3 jogos (sim, porque ele foi expulso aos 5 minutos...), por um empurrão ligeiro...

Que fim-de-semana!

"1. Com as bem saborosas vitórias do fim-de-semana no Futsal e no Hóquei em Patins, demos importantes passos rumo aos títulos. Amanhã e domingo serão dias decisivos... ou quase. Teremos embates bem difíceis face ao FC Porto (Hóquei em Patins) e Sporting (Futsal e, não esquecer!, Atletismo). Podemos sair já Campeões em duas delas e muito bem lançados no Futsal. Espero isso, claro..., mas espero também disputas correctas. E faço um apelo à massa associativa: continuem a dar o apoio que deram este fim-de-semana no Futsal (sem esquecer os admiráveis benfiquistas açorianos no Hóquei em Patins) e respondam com desportivismo às provocações que o nosso Basquetebol sofreu no Porto. Quero que ganhemos dentro e fora do campo!

2. Muito curioso. Scolari explicou (finalmente) a exclusão de Vítor Baía da Selecção e  antigo vice-presidente para as selecções, António Boronha, no seu blog, dá mais pormenores: que a contratação de Scolari foi feita em Madrid por Gilberto Madaíl, «acolitado pelo, na altura, 'boss' da Nike, Sandro Rossel e... imaginem (escreve ele), por Jorge Nuno Pinto da Costa!!!» E, depois, acrescenta: «foi este último, que na época se queria ver livre de Vítor Baía por conflitos com José Mourinho, que pediu então a 'Felipão' que este não convocasse o guarda-redes». Mais adiante, Boronha explica que, meses passados, não dando Nuno Espírito Santo garantias, houve que recuperar Vítor Baía mas, então, Scolari não o seleccionou. E escreve Boronha: «foi nessa altura que, à boa maneira portista, os altos comandos se indignaram com o seleccionador brasileiro por este, vejam só!, não ter convocado o melhor guarda-redes europeu!!!...». Afinal, nada que espante, mas, mais uma vez, revelador...

3. Não se apagaram os ecos do título benfiquista de Basquetebol e do triste espectáculo que rodeou o jogo no Dragão. Todos continuam a querer esquecer a forma como o Benfica foi recebido, o que teve que passar ao longo de todo o jogo e os seus jogadores levaram (e ia levando) em cima logo que o jogo terminou, algo que o Porto Canal bem escondeu. Claro que depois aparecem os sportinguistas armados em puritanos, esquecendo o incêndio que provocaram no nosso Estádio (e, que eu saiba, continuam por pagar...). Infelizmente, enquanto os cronistas do Sporting e do FC Porto fazem (mal ou bem) o papel de defesa do seu Clube, alguns dos nossos (agora foi Rui Rangel no 'Record' e Fernando Seara em 'A Bola') falam da... Selecção."

Arons de Carvalho, in O Benfica

É uma selecção portuguesa, com certeza

"Após a convocatória, correspondida, que Scolari fez a quase todos os portugueses e da renúncia de grande parte de Portugal à selecção desorientada por Queirós, é com alguma desconfiança que olho para a selecção que se vai orientando com Paulo Bento e com a qual também o treinador se vai orientando.
A actual orientação técnica da selecção é colocada em causa pelo treinador Manuel José, quando afirma que “Isto parece um circo à volta da selecção […] O país anda atrás de uma selecção que passa a vida em festas”. O experiente Manuel José está errado, pois o país não anda atrás da selecção. A não ser que se confunda o país com os jornalistas. Esses andam atrás, à frente e por tudo quanto é lado naquele grupo excursionista. Nos últimos dias, vimos os treinos da selecção e o autocarro da selecção. Vimos os jogadores a entrar no autocarro, a sair do dito, a dar autógrafos, a entrar no hotel, a almoçar, a ouvir discursos, a recusar autógrafos, a reentrar no hotel, a entrar no avião, a sair do avião, a empatar com a Macedónia, a perder com a Turquia, a arranjar desculpas, a louvar as folgas, a barafustar entre eles e a ignorar o treinador. Soubemos, ainda, que alguns experimentam novos penteados, outros comparam tatuagens, outros tantos ficam ofendidinhos com as assobiadelas e conta-se que um chegou a atirar gente ao Tejo. Vimos tudo isto, mas não os vimos ganhar.
Pode ser, assim espero, que as vitórias surjam em seguida, já contra a Alemanha. E que, com elas, surja um país atrás da selecção. Então sim, algumas vedetas terão tempo e oportunidade para fazer o que mais têm treinado: festejar, ignorando o país."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica