Últimas indefectivações

sábado, 14 de maio de 2016

Primeiro obstáculo ultrapassado... amanhã será outra batalha!

Benfica 1 (2) - (1) 1 Barcelona

Grande dia para o Hóquei Benfiquista: confirmação do Bicampeonato e qualificação para a Final da 'Champions'!

Enquanto o Campeonato já estava praticamente assegurado (e até 'pareceu' que os Corruptos não quiseram correr o 'risco' do Benfica confirmar o título no seu próprio antro Corrupto... e assim o empate de hoje!!!), a Meia-final da Liga Europeia estava longe de ser pêra doce!!!

O Benfica e o Barça são actualmente as melhores equipas de Hóquei. É verdade que o Barça com várias alterações no plantel, acabou por ter um início de época atípico, mas com o decorrer da época foi melhorando, estando neste momento ao nível 'normal': fortíssimo...!!!

Fiquei preocupado nos primeiros segundos, quando o Benfica fez 2 faltas, sabendo à partida que este tipo de jogos são muitas vezes resolvidos nas 'bolas paradas'! Mas o dilema era simples: ou tínhamos uma atitude 'passiva' para não fazer muitas faltas, ou jogávamos com muita agressividade para tentar 'atrapalhar' a habitual excelente circulação de bola do Barça... e a estratégia acabou por resultar, até porque os árbitros perceberam que não podiam marcar todos os contactos, senão o jogo acabava com 40 faltas para cada lado!!!

O equilíbrio foi a nota dominante, com os guarda-redes a 'fecharem' a baliza (o Trabal no prolongamento esteve brilhante...), com o Benfica a tentar ataques mais rápidos e directos, até porque sabíamos que com a defesa do Barça 'instalada' seria muito difícil marcar golo!

E tudo isto, era perfeitamente expectável ser a eficácia nas bolas paradas a definir o vencedor... e a opção Nicolia nos nossos Livres Directos ia estragando tudo! Continua a defender que o Torra deve ser o nosso marcador de Livres Directos, tem um aproveitamento muito melhor...
Enquanto o Barça fez 100% nas bolas paradas, nós fizemos 33%...

Mas o penalty 'salvador' do Tora deu para levar o jogo a prolongamento (empurrão claro ao Nicolia... que acabou por empurrar o Torra!).

Nos penalty's tivemos Pedro Henriques!!! O Pedro deve ser o jogador do Benfica, com menos minutos em 'campo' e mais acções decisivas na História do Benfica, em todas as modalidades!!!!
Mais uma vez os 'nossos ' Espanhóis a não tremerem, e a garantirem a Final...

Amanhã, às 14h vamos defrontar a Oliveirense, que hoje se qualificou com 3 penalty's (3-2)! O jogo na Luz com a Oliveirense para a Taça até foi 'fácil' (mais fácil que o esperado...), mas amanhã será completamente diferente, tivemos um jogo muito mais desgastante, é preciso recuperar fisicamente... e é preciso ser eficaz, principalmente nas bolas paradas!!!

Adeus Europa...!!!

Benfica 21 - 28 ABC
(10 - 13)

Tudo o que podia correr mal, correu mal, esta noite...
Muito sinceramente, o 2.º jogo em Braga, é perfeitamente 'dispensável'!!!

Não sei o que se passou, mas jogar uma Final Europeia, é algo raro... não sei se a forma fácil como ganhámos no Sábado, 'mudou' alguma coisa na cabeça dos jogadores, mas hoje jogámos muito mal... e desperdiçamos a possibilidade de conquistar um título Europeu, que estava ao nosso alcance!

Agora, é concentrar tudo no Campeonato. O jogo 3, em Braga será decisivo...

Esta equipa tem feito uma época muito acima das expectativas, já ganhámos a Taça de Portugal, e mais importante ainda: esta secção ganhou o respeito dos adeptos.
Independentemente dos resultados até ao final da época, é importante não deitar todo este 'crédito à rua'... ganhando ou perdendo, temos que dar tudo, até ao último segundo...

Salvos..!!!

Benfica B 5 - 0 Freamunde


Finalmente, o fim do sofrimento, com um final feliz!!!
Depois de tantos meses na linha de água, o Benfica acaba por garantir a manutenção... por mérito desportivo (aparentemente a classificação vai sofrer alterações, com algumas das equipas que 'desceram' a serem repescadas... vamos ter novela este Verão!!!).

O jogo até começou com bastante nervossísmo da nossa parte, com alguns passes errados na 1.ª fase de construção... mas o primeiro golo mudou tudo!
Na repetição, parece-me que o Bruno Paixão decidiu bem no penalty, mas é sempre complicado perceber se este tipo de faltas são dentro ou fora da área... aliás o único erro, foi mesmo não ter expulsado o jogador do Freamunde, pois seria o 2.º Amarelo! Não foi no primeiro, acabou por ser expulso, no 2.º penalty...!!!
A partir daí, com 2-0 e a jogar com mais um, o jogo esteve sempre controlado, até porque o Freamunde sabia que os outros resultados, não davam para a 'subida'!!!

O suspense veio mesmo dos 'outros' jogos!!! Com o Benfica a 'ganhar' era importante os nossos adversários directos não vencerem... e acabou por ser o Mafra a 'falhar'!!! Mesmo a jogar contra 10, o Mafra não consegui dar a volta ao marcador, empatando na Vila das Aves,

Época para não esquecer!!! A 'subida' de vários jogadores à equipa A, deixou a equipa B com muitas debilidades, com um 'excesso' de Juniores. Na próxima época, com menos equipas, a competitividade ainda será maior... é preciso ter cuidado na formação do plantel. Existem alguns jogadores, que se calhar têm a expectativas de serem 'emprestados' a equipas de 1.ª Divisão, em Portugal ou no estrangeiro, mas não podemos 'desfalcar' novamente a equipa... até porque do actual plantel dos Juniores, não vão 'subir' muitos jogadores!!!

Eu sei que durante a época, o 'culpado' foi sempre o Hélder... e se calhar o Hélder nem devia ter começado a época (esteve praticamente tudo 'assinado': o Hélder ia para o estrangeiro, e era substituído pelo Dominguez!!!), mas os maus resultados têm o efeito bola de neve: a ansiedade e o nervossísmo acabaram por ser fatais a esta equipa em vários jogos, onde perdemos pontos de forma incrível... o Hélder 'sozinho' não é o culpado de tudo, e nem a sua substituição resolve tudo!!!

Uma nota para a verdadeira razão para esta equipa existir: formar jogadores para a equipa A.
Dos jogadores que fizeram toda a época na B, o jogador que para mim, deveria fazer parte do plantel A, desde início, é claramente o Dawidowicz... Precisa de melhorar algumas coisas, principalmente a nível da 'cabeça' (parece muitas vezes um latino, ferve em pouca água...!!!) mas muito sinceramente, não vejo mais ninguém... alguns ainda são muito novos, outros não têm qualidade... é bom recordar que quase metade desta equipa, na próxima época, serão Seniores de 1.º ano!!!

Excelente resultado...

Olivais 0 - 7 Benfica
(0-1)

Boa resposta após a derrota na Taça, no primeiro jogo dos Quartos-de-final dos Play-off's.
Com uma goleada, num Pavilhão difícil, onde recentemente tivemos muitas dificuldades em ultrapassar o Olivais...
Com 0-1 ao intervalo, suspeito que o Olivais tenha tentado o 5x4 bem cedo!!!!!

Precisamos de mais uma vitória, para garantir o acesso às Meias-finais... Estamos a jogar fora da Luz, à quase 2 meses (!!!), já merecemos um jogo em casa...!!!

Regresso à normalidade !!!

Oliveirense 59 - 89 Benfica
(1-2)
14-28, 22-12, 9-27, 14-22

Não acompanhei o jogo, mas pela estatística, dá para perceber que foi um jogo de 'altos' e 'baixos', com o Benfica a 'matar' a partida no 3.º período. Rectificando assim a derrota no jogo 2.

Regresso do Radic e do Mário aos pontos... sem o Andrade, o Soares vai ter mais minutos... Cook em mais um jogo apagado!

Com algumas ausências na Ovarense, os Corruptos já estão qualificados para a Final... nós pudemos carimbar a passagem amanhã, ou teremos a negra na Luz... mas temos que jogar melhor na Final!

Juniores - 11.ª jornada - Fase Final

Sporting 3 - 1 Benfica
Dias


Resultado 'normal', ainda por cima com o Guga a ser expulso ainda com 0-0!
Conseguimos empatar com 10 (1-1), mas não aguentámos o empate...

PS: Uma nota para a Selecção de sub-17, que já está nas Meias-finais do Europeu, com um 'parcial' de 12-0 nos primeiros 4 jogos... com o Zé Gomes a destacar-se com 6 golos marcados!!! O Gedson e o Florentino têm estado em grande, o Jota o Dju têm cumprido...

Benfiquismo (CIII)

Fim-de-semana de Mística...
no Futebol,
no Hóquei,
no Andebol...
em todo o lado, onde houver
Benfiquismo!

Euforia, não. Confiança, sim.

"Esta semana foi dominada pelos 35 milhões que o Benfica recebeu à cabeça por Renato Sanches. Mas na cabeça dos milhões de benfiquistas o 35 que interessa é outro. E é por esse outro objectivo que esta semana nos deitamos e acordamos a pensar nos que cantam «Dá-me o 35». Domingo, num estádio da Luz repleto, seremos 65 mil na busca de algo que a maioria de nós não viveu, ser tricampeão nacional de futebol. Eu tinha sete anos quando isso sucedeu pela última vez. O sétimo título em três anos está longe de estar ganho. Mas está perto de ser atacado com uma vontade imensa de vencê-lo.
Não entrámos pela Madeira dentro no jogo contra o Marítimo (não faltaram tentativas), onde mesmo assim, houve muito sofrimento, várias incidências, e não só. No Funchal fizemos um bom jogo com 11, com 10 e com alma. Enorme Fejsa nos Barreiros, por vezes custa a acreditar que ele é só um. Esperemos que mesmo sem Eliseu e sem Renato Sanches seja um Benfica à prova de bala, que domine e resolva cedo, o objectivo maior de uma época.
Esta temporada teve muitas contrariedades e Rui Vitória teve sempre engenho e arte de as saber ultrapassar não negando os problemas, antes os assumindo e resolvendo. Olhando ao início do campeonato, vendo as lesões, somando os castigos, o Benfica fez, até ao momento, um campeonato excelente. Não temos nenhuma euforia, mas temos toda a confiança que no final da tarde de domingo, no estádio da Luz, haja motivos de festa. Não por haver amêndoas amargas na garganta de terceiros mas porque merecemos esta alegria para nós, para os nossos. Todos desejamos que não seja o Nacional a roubar-nos o nacional.
Como me escrevia um amigo na passada terça feira, o sorteio (profético) ditou para a última jornada: Benfica (campeão)-Nacional. É assim que começa o jogo. No fim, basta cair o hífen para entrar a Taça."

Sílvio Cervan, in A Bola