Últimas indefectivações

domingo, 15 de dezembro de 2013

3 pontos complicados !!!

Olhanense 2 - 3 Benfica

Mais um jogo cheio de sofrimento, um jogo com erros defensivos evitáveis... mas felizmente desta vez, tivemos um final feliz.
Apesar dos 5 golos, o jogo foi fraquinho, muito por culpa do relvado: escorregadio, com a relva a levantar, com buracos... muito complicado fazer recepções de bola, e passes simples. Muitas perdas de bola irritantes. E como é óbvio, estas condições beneficiam quem defende... a melhor opção muitas vezes é pontapé para a frente, nós não estamos habituados a fazer isso... e assim, os dois golos sofridos nascem de perdas de bola absurdas: no 1.º foi o Sílvio/Garay; no 2.º a culpa repartiu-se entre o Matic e o Nico!!!

No Benfica, as analises resultadistas, chegam sempre à conclusão, que quando o Benfica não ganha, o problema é da atitude... Não sou desses, este jogo creio que prova isso, independentemente do valor do adversário, não é fácil, dar a volta ao resultado por duas vezes!!! O Benfica neste momento tem claramente um problema na defesa, o nível de eficácia dos nossos adversários é altíssimo, foi assim nos últimos dois jogos para o Campeonato. Esta coisa de entrar nos jogos a perder, tem que acabar... Agora, bem ou mal, os jogadores tem tentado sempre dar a volta aos resultados, às vezes resulta, e algumas vezes não...

Hoje, foi ainda mais notório o problema das ausências - além do Jesus!!! Se para mim o Salvio e o Cardozo são os dois jogadores mais importantes da equipa, hoje com a ausência do Enzo, os nossos problemas na zona de construção ofensiva aumentaram... O Matic, ainda em fase de adaptação a jogar mais adiantado - falhou demasiados passes na 1.ª parte (apesar do grande golo) -, juntamente com os nossos defesas: Luisão, Garay e Maxi são a espinha dorsal que não está lesionada ou castigada... 4 jogadores, é muito pouco. Repito aquilo que já disse anteriormente: se o Benfica conseguir recuperar todos os lesionados, para os últimos 3 meses da época - e mais ninguém se lesionar -, se ainda tivermos na luta pelos títulos, então seremos claramente os principais favoritos.
Não fiquei 'contente' com a lesão do Artur (mais um!!!), queimámos a última substituição, e podia ter sido necessário alterar alguma coisa, no final da partida... O Oblak tem um potencial enorme, mas tem ainda que melhorar em alguns aspectos. Desconheço a extensão da lesão do Artur, mas antes de acontecer alguma coisa, acho que neste momento, a maneira como o Benfica está a sofrer golos, pode ser perigoso dar a titularidade ao Oblak: ou ele engata grandes exibições, porque provavelmente vai ter muito trabalho, ou pode começar a ser queimado pelo 3.º anel!!!

Os treinadores de bancada esta noite tiveram uma prova do seu veneno!!! Nas últimas 48 horas, falava-se da titularidade do Sulejmani; os treinadores de bancada discordavam (onde eu me incluo!!!); todos queriam o Cavaleiro a titular...; o Jesus fez a vontade, o Ivan não esteve muito bem; o Jesus corrigiu ao intervalo; e o 'Mickey' Sulejmani entrou e resolveu o jogo!!! Pois é, prognósticos no fim, é fácil...!!!

Para terminar, uma referência estatística: o 1.º golo do Benfica, marcado pelo Lima, foi marcado em ligeiro fora-de-jogo. A 'linha' da Sport TV mete a 'bola' também em fora-de-jogo, mas mesmo com a 'linha' no sitio certo, o ligeiro adiantado é evidente... não é um fora-de-jogo fácil de marcar, porque logo a seguir ao cruzamento do Nico são vários os defesas que recuam, mas devia ter sido assinalado. Agora a estatística é engraçada!!! O último golo do Benfica, para o Campeonato, marcado em fora-de-jogo, tinha sido na 16.ª jornada, da época de 2010/11, na primeira jornada da 2.ª volta, em Janeiro de 2011, marcado pelo Saviola, numa jogada onde ainda jogou a bola com o braço!!! Praticamente à 3 anos!!! É obra...!!! Existem equipas que semana sim, semana não, beneficiam de um golo em fora-de-jogo, o Benfica parece que é de 3 em 3 anos!!!

Bernardo Silva

"De apanha-bolas a jóia da formação
Renovação e melhoria salarial - O trajecto invulgar de quem andou sempre na sombra - Só quer fazer carreira no clube do coração

QUINTA-FEIRA, 2 de Outubro de 2008. O Benfica recebe o Nápoles para a segunda mão do play-off da Taça UEFA e vence por 2-0. Na celebração do segundo golo, marcado por Nuno Gomes, dois apanha bolas pulam de alegria. São eles Ricardo Horta, hoje no V. Setúbal e Bernardo Silva.
Cinco anos depois, o jogador da equipa B faz pular outros apanha bolas. E já começa a ter o devido reconhecimento da cúpula encarnada - ontem renovou contrato até 2019, com a devida melhoria salarial, tendo Luís Filipe Vieira ao lado dele.
Não foi um trajecto fácil. No caso de Bernardo Silva, foi mesmo muito difícil. Porque ao contrário da maioria dos casos do género, o médio ofensivo só explodiu há um ano. Até lá, via os outros passarem-lhe à frente, porque mais altos e mais fortes fisicamente. Como André Gomes, Diego Lopez (Rio Ave), Luciano Teixeira (Metz), Cafu (V. Guimarães B), Paulo Teles (Corunha) e Marcos Lopes (Man. City.
Diz a A BOLA fonte do clube que conhece a fundo o processo de desenvolvimento do jogador: «Ele é o caso típico de quem sempre foi bom mas obrigado a esperar, estando na sombra. Mas nunca perdendo a esperança porque é persistente e psicologicamente muito forte.»
Para se perceber melhor: Bernardo está no Benfica desde os sete anos mas só aos 18 passou a ter estatuto de titular, no segundo ano de júnior. Para não ficar apenas a ver os outros jogar, ia actuando pelas equipas secundárias de cada escalão. «Para ganhar volume de jogo», explicam-nos. Mas a qualidade sempre esteve lá. Numa das poucas vezes em que teve papel de protagonista principal, deixou a marca: um golo ao Barcelona na final de um torneio internacional sub-13 realizado em Tenerife (derrota por 1-2 com golo de ouro), Particularidade: marcado de cabeça, ele que sempre foi dos mais baixinhos.

Pediu a camisola de Di Maria
NO clube também houve a paciência de esperar, algo que não acontecia no Benfica de antigamente. «Era uma questão de tempo», conta-nos Ricardo Horta, avançado do V. Setúbal, amigo de Bernardo Silva desde os sete anos, continuando a narração: «Ele divertia-se a treinar, porque fazia-o no clube do coração.»
O benfiquismo ferrenho é outra das características mais conhecidas do prodígio. Conta-me um amigo da família que o jogador «nunca se interessou por saber que estava a ser observado por outros clubes europeus, porque o sonho dele é jogar na equipa principal e fazer carreira apenas no clube dele». Ricardo Horta confirma: «Por ele, jogará sempre pelo Benfica.»
Voltando a Outubro de 2008: no final dessa época, os apanha bolas tiveram direito a pedir camisolas dos craques, Bernardo ficou com a de Di Maria. Um dos ídolos? Responde o amigo Ricardo Horta: «Ele gostava de todos os jogadores. Desde que fossem do Benfica...»

A viagem ao Dragão
BERNARDO Silva sofre pelo clube e, na época passada, planeou ir ao Dragão ver o jogo do título. O plano saiu furado porque Ricardo Horta, com quem iria ver o clássico (e também com o júnior Filipe Nascimento), teve um jogo frente ao Moreirense, pelo V. Setúbal. O Benfica é mesmo uma das paixões deste número 10 «à antiga», (como nos garante Horta), que terminou o 12.º ano com 17 anos, sem negativas, bom aluno a matemática, que não liga a consolas e gosta de ouvir jazz. Bernardo faz parte da primeira geração de jogadores criada de raiz (a partir das escolinhas) desde a transformação de departamento de formação, em 2005, e é considerado o «maior talento» dessa fornada. Ricardo Horta, que fez percurso semelhante na Luz, não tem dúvidas: «Vai fazer uma grande carreira. Tem muita técnica e visão de jogo fora do comum.»

Preso a cláusula de €30 milhões
Médio ofensivo assinou novo contrato; diz que «é um bom presente de Natal»
BERNARDO Silva, 19 anos, assinou, ontem, um novo contrato, válido até 2019, com consequente melhoria salarial e preso a uma cláusula de rescisão de €30 milhões. Em declarações à Benfica TV, o médio ofensivo deu conta da satisfação pelo momento: «Estou muito contente por prolongar o meu contrato por mais um ano. Sinto um grande apoio do Benfica e é um sinal de confiança que o clube me está a dar. Estou muito orgulhoso e muito feliz, é um bom presente de Natal.»

(...)"

Fernando Urbano, in A Bola