Últimas indefectivações

domingo, 1 de abril de 2018

Benfiquismo (DCCXCIV)

34

Cadomblé do Vata

"1. De tarde vi jogar o João Félix nos juniores e pensei que era batota utiliza-lo naquele escalão... à noite vejo jogar Jonas na equipa principal e entendo porque nos invejam tanto os rivais.
2. Inicialmente não percebi porque jogou o Vitória com o equipamento alternativo na Luz, se eles vestem branco e nós vermelho... no fim do jogo disseram-me que era a nona derrota vimaranense nos últimos 9 jogos contra o SLB, e entendi que afinal aquele equipamento preto não é alternativo... é o fato de velório.
3. José Peseiro já enterrou o Sporting, o FC Porto, o SC Braga e prepara-se para cavar a sepultura dos de Guimarães... a hegemonia do SLB no futebol nacional só atingirá o seu pináculo quando formos campeões com o ribatejano no banco.
4. Bruno Varela está há 4 jogos sem sofrer golos, sendo esta a sua melhor marca no SLB... parece um daqueles muito elogiados recordes nacionais em provas de atletismo, batidos nos Jogos Olímpicos, que nem dão apuramento para as finais.
5. Grande assistência de "letra" do Raúl Jimenez... se é este o tipo de escrita que LFV quer ensinar na Universidade do SLB, não me importo de começar já a pagar as propinas do meu filho que nasceu há 2 semanas."

As placas da Securitas, as insta stories do Seixal e o rácio dos tempos do Peyroteo (...)

"Bruno Varela
A sua presença aparentemente confiante na baliza continua a ter o mesmo efeito dissuasor de umas placas da Securitas que eu pus nas entradas de minha casa. Espero que ninguém descubra que a porta se abre com um cartão Lisboa Viva.

André Almeida
Os dois maiores símbolos vivos do Benfica tiveram um dia não. A águia Vitória julgou ter ouvido uma sirene e fugiu. Já André Almeida teve uma das exibições mais apagadas desde que se tornou o melhor lateral direito português da actualidade.
P.S. - a piada sobre os símbolos vivos só funciona se ignorarmos que o Senhor José Augusto viu o jogo na tribuna.

Rúben Dias
Das duas uma: ou Rúben Dias tem uma cara de poker extraordinária ou é de facto a muralha de aço que se tem visto, um jogador que não se deixa afectar por rigorosamente nada. Quando já nada sobrar e todos os computadores, taças e funcionários tiverem sido levados pela PJ, quando todos os emails tiverem sido lidos e cartilheiros despedidos, Rúben Dias continuará a fazer a única coisa que lhe interessa: chegar primeiro ao lance.

Jardel
E por falar em autoridade suprema no jogo aéreo, há muitos anos participei num processo de recrutamento para controlador de tráfego aéreo. Se bem me recordo, o último teste em que participei durou uma hora e meia. O objectivo era coordenar as operações no aeroporto de Lisboa e fazer aterrar algumas dezenas de aviões. Vários candidatos entraram numa sala, colocaram uns auriculares e deram tudo o que tinham. Eu percebi que tinha corrido mal quando, à saída, vi que era o único com a camisa colada ao corpo por causa do suor. Felizmente chumbei e foi assim que se evitou a maior catástrofe da aviação moderna.

Grimaldo
Um absurdo excesso de misericórdia na cara de Miguel Silva impediu-o de marcar o segundo golo do jogo aos 49’. Como qualquer formando do Barcelona, Grimaldo é um estudante do jogo e sabe que precisa de melhorar neste capítulo. Deve por isso parar e analisar exaustivamente este lance, até porque não cometeu mais nenhum erro enquanto esteve em campo.

Fejsa
Histórico. Desde 2012 não falhava um passe para um colega no centro da defesa, mas aconteceu hoje aos 59 minutos. É estranho olhar para Ljubomir Fejsa e ver nele, afinal, um ser humano.

Zivkovic
Foi dos que mais procurou contrariar uma posse de bola dependente da pontaria de Jonas

Pizzi
Segundo um site na internet, a associação da letra z ao sono remonta a 1918, quando alguém resolveu descrever uma pessoa a ressonar com a expressão zzz. Pizzi juntou-se às celebrações do centenário desta onomatopeia com uma exibição que foi somando caracteres ao seu nome até perto do final, quando Pizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzi finalmente se lembrou que a equipa conta com ele para liderar o meio-campo rumo ao penta e, num laivo de pressão alta, libertou Jimenez para o momento mais bonito da noite.

Rafa
A paragem no campeonato fez-lhe mal. Acontece, em especial a esta nova geração. É gente com muito tempo livre e uma vida santa. A ausência de problemas reais faz com que caiam num estado de anomia combatido com um número excessivo de selfies, fotos banais de comida de outro país, opiniões pouco amadurecidas sobre todo e qualquer tema, e perdas de bola desnecessárias. Em vésperas de clássico, os benfiquistas precisam que Rafa volte ao essencial: fotos da nova tatuagem do Fejsa, instastories com peixe grelhado na cantina do Seixal, nada a dizer sobre aquela história da Compal e a acutilância que lhe vimos em jogos anteriores. Em suma: vê lá se atinas. Precisamos de ti.  
Cervi
aceitou ser substituído aos 69 minutos depois de perceber que iria ceder o lugar a Jimenez. Uma pessoa anda tão mal habituada que até é capaz de dizer barbaridades como “fez uma exibição menos inspirada do que é tem sido habitual”. Enfim. Não sei onde é que o Expresso vai buscar estas pessoas.  
Jonas
Enquanto alguns aproveitavam a pausa no campeonato para estar com a família, pôr as leituras em dia ou apagar a sua conta de Facebook, Jonas treinava a marcação de penalties. Ainda bem, porque alguns de nós não teriam sobrevivido a mais um falhanço. Não satisfeito, voltaria a marcar, desta vez meio golo (o cruzamento do Raul vale no mínimo outra metade). Se arredondarmos, soma agora 33 golos em 28 jogos, que parece um daqueles rácios estapafúrdios do tempo do Peyroteo, mas em relação ao Jonas ninguém duvida que ele marcou mesmo os trinta e três.

Jiménez
É agora o único jogador da Liga NOS a ter tido o privilégio de ver as suas chuteiras engraxadas pelo melhor jogador a actuar em Portugal, depois de André Almeida ter recusado a honra. Jimenez voltou a ser decisivo, combinando a já conhecida vontade de decidir jogos com a alegre resignação de quem sabe que jamais será titular e não quer saber. Tal como nós, Jimenez prefere pensar nisso depois de uma boa noite de copos no Marquês de Pombal.

Salvio
Uma opção acertada de Rui Vitória, que apenas peca por ter acontecido com 50 minutos de atraso e não ter sido o Rafa a sair para lhe dar o lugar. De resto, perfeito.

Seferovic
Entrou para o lugar de Zivkovic, protagonizando a primeira substituição da Liga NOS em rima esta época, um dado estatístico que nem a Goalpoint se atreverá a desmentir."

Vermelhão: Mais uma Final...

Benfica 2 - 0 Guimarães


As mini-férias não fizeram bem à equipa! Não foi um bom jogo do Benfica, a equipa pareceu presa de movimentos. Não sei se foi por excesso de descanso, ou por terem levado uma carga física grande, com o objectivo de chegar ao jogo com os Corruptos, no máximo... Seja qual for o caso, o facto é que a dinâmica que demonstrámos na Vila da Feira, não existiu hoje...

Também é verdade que o Guimarães preparou 'bem' o jogo, e bloqueou-nos os flancos. Nunca conseguimos estar em igualdade numérica nas laterais, quando havia 2 ou 3 jogadores do Benfica na ala, apareciam 4 ou 5 do adversário! A solução para este problema, em anos anteriores era fácil: jogar pelo meio, com o Jonas entre-linhas... O problema é que no 433, se o Jonas recua, ficamos sem ninguém na área...!!!
Dito isto, também é verdade que o Guimarães, criou pouco perigo, recordo-me de dois cruzamentos do Heldon e pouca mais... mas 'nós' os pessimistas, estamos sempre à espera de uma 'bola parada' ou de um ressalto!!!
A primeira 'mudança' foi a troca do Pizzi para a meia-esquerda e o Zivkovic para a meia-direita, e a equipa melhorou logo, pois o Pizzi na esquerda, consegue mudar de flanco mais rápido... Mas após o intervalo, foi claro que houve instruções especificas, para fazer mudanças de flanco rápidas, para as 'costas' da linha defensiva do Guimarães... Com o Grimaldo a destacar-se neste tipo de jogadas!!
Mas mesmo assim, não chegámos ao golo da tranquilidade... E talvez por isso, Rui Vitória, resolveu novamente mudar para o 442 !!! Foi com alguma surpresa que as bancadas receberam a entrada do Jiménez, e a saída do Cervi... Mas mais uma vez resultou!!! Nos últimos jogos, a mudança para o 442 tem dado quase sempre resultado...
E desta vez, a tranquilidade chegou, com um momento mágico do Jiménez, com o Jonas a finalizar...
A questão do 442 apareceu na conferência de imprensa no final. Sinceramente não acredito que a equipa volte a jogar em 442 de início, até porque nos jogos com os Corruptos e os Lagartos, o 433 parece ser mais recomendável... mas, neste tipo de jogos (Setúbal, Estoril, Tondela e Moreirense) o 442 parece ser a melhor opção!!!

Se recordarmos as últimas pontas final do Campeonato, neste sprint final, são vários os jogos que se tornam complicados, com os adeptos e a equipa a sentirem a pressão... Talvez por isso, com 1-0 no marcador, e o Benfica a sentir dificuldades, as bancadas 'perceberam', e apoiaram...
Mas tenho que avisar: se em Setúbal jogarmos a este nível físico, muito dificilmente vamos conquistar os 3 pontos!!!
Não é fácil destacar individualmente os jogadores do Benfica, André Almeida e Fejsa, dois dos mais seguros jogadores do Benfica, hoje não estiveram bem...
O Pizzi continua a não ser 'apreciado' pelo 3.º anel, hoje o 'problema' foram as saídas lentas para o contra-ataque... Mas os Benfiquistas têm que compreender que além do Rafa, o Benfica não tem jogadores rápidos na frente, a 'vantagem' do Benfica, com este plantel, é quase sempre em ataque posicional... Uma coisa são recuperações altas, outra coisa é sair 'disparado' da área do Benfica para outro lado... Simplesmente, não temos equipa para isso...
O Grimaldo foi muito importante, principalmente na 2.ª parte... excelentes desmarcações, apesar de alguns erros lá 'atrás'! O Rafa sem espaço para correr, teve muitos problemas... O Ziv acabou por ser o sacrificado pela estratégia, mas esteve geralmente bem...
O Jonas marcou os dois golos, mas fiquei preocupado... não me pareceu a 100%, pareceu-me em dificuldades em algumas jogadas, para pouco depois correr como estivesse tudo bem... estranho!!!
O Xistra acabou por ser uma das figuras da partida: nas duas situações principais, esteve bem, com a colaboração do VAR (Veríssimo), golo anulado ao Guimarães; e penalty a favor do Benfica! Mas no resto esteve mal: vários contra-ataques do Guimarães começaram em faltas não assinaladas, um deles numa falta sobre o Fejsa... Disciplinarmente, foi o circo do costume: o Fejsa leva Amarelo sem fazer qualquer falta, e depois é ameaçado com a expulsão, numa jogada onde não faz falta...!!! Enquanto, isso foram vários os Amarelos perdoados aos visitantes...
Com o Fejsa e o Jardel 'à bica', vamos ter um jogo em Setúbal muito complicado. O Fejsa curiosamente, normalmente nunca está disponível nos jogos contra os Corruptos...!!! Mas nesta altura, não dá para pensar muito, os 3 pontos em Setúbal são neste mais importantes, do que os 3 pontos no jogo com os Corruptos!!!
Vai ser um Domingo de Páscoa na liderança... Não estou com muitas esperanças para o jogo em Belém dos Corruptos, mas é sempre importante pressionar os adversários. E neste momento só temos que vencer os nossos jogos...

... de Gala...!!!

Benfica 7 - 0 Braga

Grande exibição, totalmente dominadores, com dinâmica ofensiva, a dar pouco espaço ao adversário, e com grandes golos...!!!
É verdade que o Braga não estava na máxima força, mas este jogo é um excelente sinal, para a mais que esperada Meia-final... 
O ano passado, não conseguimos ultrapassar este Braga, apesar de nos confrontos directos com os Lagartos terem sido positivos: este ano temos estado ainda melhor nos confrontos com os Lagartos, mas a grande evolução, tem sido neste tipo de jogos, onde somos obrigados a tomar 'conta' do jogo!!!



PS: Parabéns às meninas do Basquetebol, pela qualificação para as Meias-finais do Play-off... não somos favoritos, mas vamos ver...!!!

Inglório !!!

Santa Clara 3 - 2 Benfica B


A perder por 2-0 ao intervalo, recuperar para 2-2 e depois sofrer o golo da derrota aos 94 é frustrante!
Entre lesões, e o facto do Félix, do Jota e do Nuno Santos estarem a jogar nos Juniores, as opções não são muitas... hoje, com duas substituições ao intervalo, parece que o Lystcov se lesionou logo a seguir!!!

Para os amigos do Santa Clara: aproveitem estes 3 pontos, e vamos ver se na próxima época, eu não serei obrigado a ir ver o Benfica a São Miguel!!!

Juniores - 5.ª jornada - Fase Final

Leixões 0 - 2 Benfica


Mais uma vitória, com o Félix sempre decisivo, mesmo com o Nuno Santos a desperdiçar um penalty... num campo sintético, com medidas mínimas...
Somos líderes, e o 2.º são os Corruptos, que ainda têm que vir jogar ao Seixal...

Iniciados - 1.ª jornada - Fase Final

Benfica 5 - 1 Santarém


Bom início, na fase decisiva do Campeonato...

Sabe quem é? - João Paulo II, o pai...

"Ídolo de Messi por causa do telefonema de Passarella --- Jogador do Benfica por Rui Costa lhe aparecer à porta de casa

1. Nasceu a 3 de Novembro de 1979, Maradona encantava-o - e sonhava ser médico. Com ele a caminho dos quatro anos, lesão grave impediu o pai de continuar a jogar futebol - e foi o pai que, certa vez, o desafiou à aventura de um teste num clube a mais de 600 quilómetros de casa.
2. Não foi apenas o espírito de aventura que o arrastou para o teste no River, foi sobretudo a curiosidade de saber se podia ser mesmo o que se dizia que podia: «o novo Maradona». De Rio Quatro para Buenos Aires fez a viagem num ronceiro autocarro, não precisou de muito jogo para mostrar o génio - de ponto ouviu que sim, que o queriam, que podia ficar. Mas ele não quis ficar no Monumental Nunez.
3. Tinha 14 anos e fosse qual fosse a resposta que lhe dessem no River, já o decidira: voltaria para a sua cidade no interior de Córdoba - e ao Estudiantes de Rio Quarto. Talvez não contasse que sucedesse o que sucedeu: Pekerman chamou-o à selecção de sub-17 - e para lá foi, outra vez, em autocarro de carreira.
4. Daniel Passarella não mais se esqueceu da conversa que tivera com o treinador dos iniciados, três antes: «Aquele chico de toque de bola formidável, era o único que podia ser génio, mas é incrível não quis ficar» - correu a pedir-lhe número do telefone e ligou para Rio Quarto...
5. Antes de se soltar palavra do outro lado da linha, Daniel Passarella atalhou: «Olá! É o pai dum muchacho chamado Pablo?» - e ouvindo que sim, apresentou-se: «Pois, eu sou Passarella, o treinador do River». Apercebeu-se da gargalhada a que se colou a frase despachada: «Ai sim?! Pois eu sou o Papa João Paulo II e não tenho tempo para brincadeiras» - e Passarella revelou-o: «Felizmente, o senhor não desligou o telefone»...
6. Além de o pai não desligar, percebeu que era mesmo verdade, era mesmo o Passarella - a pedir-lhe que convencesse o filho a ir para o River, prometendo-lhe todas as condições para estudar medicina, pagar-lhe o curso até. Puseram-no a viver numa pensão, adormecia todas as noites enxugando as lágrimas na almofada - por achar que «Buenos Aires era um tortura». Não, não foi para os juniores que foi, Daniel Passarella puxou-o, sem pestanejo, para o plantel principal.
7. O primeiro treino do Monumental marcou-lhe o destino: recebeu a bola, correu com ela dentro do pé para o Altaminaro (de quem se dizia que era o monstro na defesa do River) - através dum «drible impossível» deixou-o de gatas, no chão. Com o resto da equipa à gargalhada, adeptos nas bancadas abriram bocas de espanto.
8. Achando que o seu futebol «era puro divertimento», um jornal fez sessão fotográfica com ele disfarçado de palhaço (palhaço porque divertia) - e passaram a tratá-lo por El Payaso. No River estava outro dos seus ídolos: o Francescoli - mas por timidez nunca foi capaz de fazer o que todos os dias lhe apetecia: pedir-lhe um autófrago.
9. Ainda sub-17, Pekermann pô-lo a jogar nos sub-20. Da Malásia, a Argentina saiu campeã do mundo - e ele o Melhor jogador do torneio. Em Janeiro de 2000, o Valência contratou-o por 25 milhões de euros, deixara pouco antes, o curso de medicina  - e ao partir para Espanha levava vitória na Supercopa Libertadores de 1997 e três títulos de campeão argentino.
10. Maradona dissera dele: «É o único jogador por quem ainda vale a pena pagar bilhete para o ver jogar». Além de dois campeonatos de Espanha, o seu Valência venceu a Taça UEFA - e a Supertaça europeia ganhou-a ao FC Porto. Por esta altura, lesões em rodopio estavam a cortar o brilho à sua chama, razão porque, contra os portistas, só jogou cinco minutos.
11. Messi já o afinançara: «Meu ídolo? É El Payaso!» (e não deixou de o ser). O destino continuou a atacá-lo cruel: por entre lesões sofreu duma meningite - em meados de 2006, do Valência foi para o Saragoça. Estava para mudar-se para o Newcastle, quando sucedeu o que ele contou: «Já tinha pé e meio em Inglaterra, mas quando homem como Rui Costa apanha um avião, bate, de surpresa à porta da tua casa e diz: 'Vou retirar-me, quero que uses, no Benfica, a minha camisola 10' - é impossível deixar passar um gesto assim». O resto? É o que se sabe, num encanto muito para lá do ganho de um campeonato ou quatro Taças da Liga..."

António Simões, in A Bola