Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Sinais positivos


"Ontem realizou-se mais um jogo de preparação da nossa equipa A de futebol, mantendo-se o pleno de triunfos nesta pré-temporada, não obstante a qualidade do adversário e a ausência de dez jogadores (oito chamados a representar várias selecções nacionais e dois lesionados).
Desta feita, a nossa equipa defrontou o Braga, terceiro classificado da Liga NOS na época transacta, e o resultado foi 2-1, com os dois golos benfiquistas a serem da autoria do melhor goleador do Campeonato em 2019/20, Vinícius. 
Esta vitória sucede às alcançadas no jogo particular frente ao Bournemouth, por 2-1, e nos jogos-treino frente a um misto das nossas equipas B e Sub-23 (4-0), Estoril (4-1), Bsad (4-0) e Farense (5-1).
Além do triunfo que, embora seja o que menos conta nesta fase da temporada, não deixa de ser satisfatório, há a assinalar a reacção ao resultado desfavorável verificado ao intervalo. A nossa equipa alcançou a reviravolta no marcador perto do final da partida, mesmo apesar de se ver obrigada a actuar com apenas dez elementos desde os 70 minutos, valendo-se da capacidade de se manter organizada não obstante esse contratempo.
Nota ainda para a estreia de Pedrinho no Estádio da Luz, outro dos reforços do nosso plantel. O jovem brasileiro não participava numa partida (oficial) desde Fevereiro, mas não deixou de mostrar alguns dos atributos que o consagraram no Corinthians.
Pedrinho, recorde-se, é acompanhado por Everton, Gilberto, Helton Leite, Vertonghen e Waldschmidt (além do regressado Diogo Gonçalves) no grupo de caras novas deste Benfica, versão 2020/21, que se pretende vencedor em todas as competições nacionais e muito competitivo na Europa.
A estes será acrescentado Darwin Núñez, jovem avançado uruguaio, internacional pelo seu país, que se notabilizou, na época passada, ao serviço do Almería. A apresentação está agendada para hoje, às 19 horas."

Rescaldo...

A urgência dos reforços – Outro Benfica no regresso de Nico Gaitán


"Com Rafa, Pizzi e Vinícius novamente nos espaços de criação, o Benfica não apenas voltou a ter as dificuldades do passado para ter assertividade no último terço como voltou a reunir vários jogadores de perda fácil (isto é, perdem a bola demasiadas vezes porque não são criteriosos / ágeis / bons tecnicamente). E não, não é por um ou dois bons momentos em 90 minutos, como foi o de Pizzi e Vinícius no(s) golo(s), que se justifica a presença numa equipa como o Benfica, que exige qualidade, boas decisões e boas execuções a tempo inteiro. Com Taarabt e Weigl, o que ganha na capacidade para circular e alimentar os homens da frente, perde em reactividade na perda da posse – E se as perdas se vão somando a um ritmo vertiginoso está fácil perceber que dificilmente o Benfica poderia ou poderá controlar o jogo ou ser bem sucedido.
O incremento da qualidade na coordenação defensiva das diferentes linhas é uma evidência, mas claramente insuficiente se sem bola não houver talento.

Organização Defensiva – Lado da bola Pressionante, Lado oposto marca espaço

Foram nove jogadores da temporada passada no mesmo onze, e tal serviu maioritariamente para perceber que Jesus tem razão em exigir reforços. A frente de ataque precisa ser totalmente refeita, e a Cebolinha faltará juntar Luca, Darwin e um outro elemento capaz de ser eficiente – Atenção ao potencial de Pedrinho – Também Chiquinho com colegas mais capazes de dar seguimento aos lances ao seu lado poderá fazer crescer o nível da equipa.
Florentino deverá estar de partida e só isso justifica não ser aposta, o que significará que o Benfica precisa desesperadamente de um médio centro – Taarabt não tem capacidade para mais de 20/25 minutos de qualidade, porque a exigência vai muito para além do trabalho com bola. E o marroquino para lá das dificuldades que tem em reocupar posicionamento defensivo, ainda soma disparates quando a fadiga se instala.
E foi de um disparate do marroquino que o jogo ficou condenado a não deixar aparecer Diogo Gonçalves, Chiquinho e Pedrinho.

Posicionamento em Ataque Organizado

Nem tudo foi paupérimo na Luz, porém. Os primeiro momentos de um Benfica pressionante – nunca será mais do que apenas a espaços com jogadores como Pizzi, Vinícius ou Taarabt no corredor central – foram bons e permitiram lances de perigo sobre a baliza bracarense, e sobretudo foi muito interessante a exibição bracarense, penalizada apenas pela falta de eficácia de Abel Ruiz.
Mas, o melhor na noite do Estádio da Luz foi o de sempre… Nico Gaitán demonstrou nos minutos que voltou a pisar a Luz ser incrivelmente superior a… praticamente todos os jogadores da frente que estavam do outro lado. Cebolinha poderá ser a excepção, mas não o provou hoje.
Tremenda a classe do argentino em todas as acções."

Benfica rejeita tentativa de instrumentalização pela defesa de Rui Pinto


"O Sport Lisboa e Benfica foi hoje novamente visado, desta vez publicamente, por Rui Pinto, que entendeu levantar suspeitas relacionadas com uma deslocação do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Hungria ao Estádio da Luz, no verão de 2019, ao mesmo tempo que as autoridades portuguesas enviavam às autoridades húngaras um pedido para alargar o mandado de detenção europeu que lhe foi aplicado no âmbito do processo-crime cujo julgamento se iniciará no próximo dia 4.

O Sport Lisboa e Benfica, recorde-se, não ocupa qualquer posição processual no referido processo-crime onde foi emitido o mandado de detenção europeu. O Sport Lisboa e Benfica apenas sabe, pela comunicação social, que o Ministério Público imputa a Rui Pinto o cometimento de 90 crimes, não sendo o Sport Lisboa e Benfica ofendido ou lesado em nenhum desses crimes. Isto é, Rui Pinto começará, na próxima sexta-feira, a ser julgado pela alegada prática de 90 crimes, sem que nenhum desses crimes tenha sido cometido contra o Sport Lisboa e Benfica.
Basta este simples facto para se concluir que não há qualquer fundamento na insinuação hoje soprada por Rui Pinto.
Rui Pinto e os seus assessores jurídicos saberão o caminho e a campanha que escolhem para fazer a sua defesa, jurídica ou mediática, no âmbito do referido processo. O Sport Lisboa e Benfica não está disponível para lhes dar guarida nessa campanha, nem alimentará as necessidades de protagonismo ou de defesa de quem quer que seja. E isso vale para aquilo que hoje disse Rui Pinto, como vale para aquilo que o próprio ou outros em seu nome possam vir a dizer no futuro e com idênticos objectivos.
O Sport Lisboa e Benfica continuará, hoje como ontem, absolutamente focado na sua actividade desportiva e em honrar a sua história."

Benfica Podcast #376 - A new season

O Brinco da Baptista #51 - Está no ar...

Fever Pitch... UEFA!