Últimas indefectivações

sexta-feira, 19 de junho de 2015

O Timoneiro I

Gloriosos indefectíveis,

Após a tempestade surge a bonança, altura de fazer o meu arrazoado sobre o nosso novo timoneiro para o futebol. Aqui fica pois a primeira parte: 

Quinta-feira, 4 de Junho de 2015: 
O Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD comunica à CMVM a suspensão das negociações tendo em vista a renovação do contrato de trabalho com Jorge Jesus. 

Quinta-feira, 4 de Junho de 2015: 
O nosso presidente, Luís Filipe Vieira no seu discurso aos deputados no habitual jantar anual, fala de gratidão, de carácter e a cima de tudo declara que O Benfica Somos Nós (o que a nós no O Indefectível muito nos orgulha. Uma das nossas bandeiras na boca de nosso presidente!) 

Um nome anunciava-se como acordado para suceder a Jorge Jesus. Esse nome era Rui Vitória. O presidente no seu discurso afirmava que não tinha acordo com ninguém mas que tinha uma ideia clara. Mediante esta declaração apresentei o meu ponto de vista sobre a situação. No meu pensamento algumas ideias:
- Treinador estrangeiro, de preferência da escola alemã.
- Apresentei possíveis nomes e salários.
- Escrevi uma alegoria para motivar discussão.
- Falei dos vectores para o novo ciclo.
- Mostrei o que para mim é um mestre guru na pessoa de Juergen Klopp.
Em todas as intervenções existiu discussão e trocas de argumentos. A democracia a funcionar como deve ser em tudo o que respira e fala Benfica. Assim o é também neste espaço de indefectíveis.

Quinta-feira, 11 de Junho de 2015: 
O Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD comunica à CMVM que chegou a acordo de princípio com Rui Vitória para celebração de um contrato de trabalho desportivo. 

Segunda-feira, 15 de Junho de 2015: 
Rui Vitória é apresentado como novo treinador da equipa principal de futebol do Sport Lisboa e Benfica. 

Como afirmei em comentário, Rui Vitória terá o meu apoio indefectível como não poderia deixar de ser. 
Nas suas declarações tanto Luís Filipe Vieira como Rui Vitória mencionam cada um a seu modo os três vectores. Tal ambição deixa-me feliz. O Benfica com essa ambição renovada e reafirmada está no bom caminho. 
Três anos de contrato significam cometimento de ambas as partes em prole de um projecto que se deseja vencedor. É o peso da estrutura a falar. LFV acredita na estrutura e aposta todas as fichas. Escolhe antes de tudo um homem de sua confiança. 
Rui Vitória irá crescer muito enquanto treinador. Será o rosto do trabalho e da seriedade. O Benfica tem agora à frente dos destinos do futebol uma pessoa comprometida com todas as valências do projecto, uma pessoa em quem os benfiquistas podem confiar. 
A fábrica Benfica torna deste modo visível uma nova valência. O sector de produção de treinadores. Qualidade extra é o que se espera. Que saibamos pois todos juntos fazer esse caminho. 
Rui Vitória ainda não é o mestre guru que eu ambicionava ver no nosso Glorioso mas reune outros predicados que seria difícil encontrar num treinador estrangeiro. Rui Vitória tornar-se mestre guru dentro do nosso Glorioso seria algo fantástico. Esperemos que tal se torne uma realidade. 
Contem connosco para ajudar sempre em tudo o que for necessário. Assim são os indefectíveis.

Pelo Benfica! Sempre!

Redheart <3

Um apelido e um lema: Vitória

"O novo treinador do Benfica tem um nome que inevitavelmente nos leva a trocadilhos fáceis, em que se usa e abusa do seu apelido. No fundo o treinador tem de apelido um dos lemas do clube: Vitória. Foi excelente a recepção dos benfiquistas à escolha do presidente e mais ainda à promessa de que terá um plantel forte para lutar pelos títulos que desejamos. Não podemos ficar cercados pelas centenas de notícias de pré-época em que quase todos os dias compramos e vendemos um camião de jogadores. Há no factor estabilidade um valor que seguramente a SAD encarnada não irá descurar, por isso cabe apenas cuidar de fazer um bom plantel para dar a Rui Vitória a matéria-prima para os nossos êxitos. Não me parece que por agora haja nenhuma vantagem de nenhum rival face à nossa situação actual. Por agora, vejo bem mais razões para haver céu cinzento e nuvens carregadas para outras paragens. Sabemos que tudo pode mudar num ápice, mas confiança é a palavra de ordem no reino encarnado.
No último fim de semana conquistámos o título de futsal e terminámos uma época de sonho no futebol e modalidades. Campeões nacionais em futebol, hóquei em patins, voleibol, basquetebol, futsal e atletismo. É uma overdose de êxitos que não pode deixar indisposto todo o aziago antibenfiquista. Nestas modalidades, muitas conseguiram dobradinhas e muitas outras: três e mais títulos. Foi arrasador e imperial; o Benfica 2014/2015 nos estádios e pavilhões portugueses. Este mérito deu muito trabalho e, por isso, é motivo de orgulho para todos os benfiquistas. Chegar aqui foi muito difícil, mas mantermo-nos no topo será ainda mais. Ter rumo e estratégia é decisivo e, por isso, sabemos que os êxitos não caem do céu. É fácil explicar por que razão ninguém se lembra de uma época assim: porque nunca houve, em tempo algum, e clube algum, algo de próximo desta época de conquistas. Abrir a televisão e ver ininterruptamente durante meses seguidos conquistas permanentes e títulos em catadupa, para nós foi inolvidável."

Sílvio Cervan, in A Bola

Ano de Ouro

"Campeão de Futebol, Hóquei em Patins, Basquetebol, Voleibol, Futsal e Atletismo, vencedor das Taças de Portugal de Hóquei, Basquetebol, Voleibol e Futsal, vencedor das Supertaças de Futebol, Basquetebol e Voleibol, das Taças da Liga de Futebol e Basquetebol, entre outros troféus, no sector masculino e feminino (e aqui, destaque para as meninas do Hóquei e o seu magnífico 'penta', com título europeu incluído), nos Seniores ou nas camadas jovens, pode dizer-se que nunca o Benfica ganhou tanto. Por exemplo, se atendermos apenas a campeonatos, e às sete principais modalidades (as já referidas, mais o Andebol), o máximo histórico de títulos numa só temporada era de quatro. Esta época vencemos seis!
Enquanto outros afirmam, sem se rir, ser a maior potência desportiva do País, nós conquistamos os campeonatos, os Bicampeonatos, os Tricampeonatos, os Tetracampeonatos, os Pentacampeonatos, as dobradinhas e os tripletes, nos relvados, nos pavilhões ou nas pistas, numa sequência impressionante, e a uma cadência que quase nos baralha. E, entre jogadores, técnicos e dirigentes, ninguém dá sinais de querer abrandar o ritmo.
Para aqueles que temem que o nosso Clube esteja dependente deste ou daquele treinador, deste ou daquele jogador, este conjunto de triunfos é também uma resposta, pois demonstra que a competência, a qualidade, o talento, o trabalho e a vontade de ganhar são, hoje, uma marca bem vincada em todo o universo Benfiquista.
Benfica voltou a ser sinónimo de títulos. O escudo voltou a ser peça comum nas nossas camisolas. Hoje, não ganhar é excepção.
Que grande Benfica nós temos!"

Luís Fialho, in O Benfica

Aprendam connosco

"O SL Benfica viveu algumas fases mais negras durante sua história. Assim de memória só me lembro do tiro na cabeça que foi o despedimento de Toni da equipa de Futebol e a sua substituição por Artur Jorge, brilhante jogador e lastimável treinador ao serviço do nosso Clube. Liderado por alguém que o melhor que conseguiu nesses três anos foi colar-se a uma vitória na Volta a Portugal em bicicleta, o Benfica tornou-se alvo de chacota, enterrou-se em resultados desportivos traumatizantes e envolveu-se em guerrilhas populistas que - se na sua génese poderiam fazer sentido - se revelaram patéticas na forma como foram planeadas. Aprendemos com os erros e, da mesma forma que os Sócios do SL Benfica colocaram Vale e Azevedo no poder também souberam, de forma democrática, tirá-lo de lá.
Comparar a realidade de há 15 anos com a de hoje é uma tarefa quase impossível. Hoje, somos Bicampeões Nacionais no Futebol, Campeões no Hóquei em Patins (masculino e tri no feminino) e Futsal, Tricampeões no Voleibol, Tetracampeões no Basquetebol, Pentacampeões no Atletismo, vencedores de variadíssimas medalhas e competições no Judo e no Triatlo, formadores de excelência no Caixa Futebol Campus e no projecto Benfica Olímpico. Somos parceiros de uma das maiores empresas de aviação do Mundo, uma das marcas mais conhecidas do Mundo, temos um dos Estádios mais conhecidos do planeta, um Museu premiado e que bate recordes de afluência... enfim, a lista é extensa. Estamos felizes? Sim, mas não satisfeitos. Obrigado a todos os atletas, técnicos e staff de todas as modalidades, escalões e géneros por um ano fantástico. Para o ano, quero mais."

Ricardo Santos, in O Benfica

Vitória segura!

"Temos um novo treinador para a equipa de Futebol profissional e o nome não podia ser mais acertada a aposta de Luís Filipe Vieira. Explico porquê. Antes de mais, um treinador que aposta nas camadas jovens, como se viu com André André e Bernard. Por outro lado, tem indiscutível fama de fazer apostas seguras na prospecção, como se viu com Adama Traoré, trazido da Austrália para se tornar numa das peças vitais do Vitória de Guimarães na temporada 2014/2015. Finalmente, a motivação: Rui Vitória está motivado por voltar a casa, sempre quis - e assumiu-o logo na primeira entrevista à BTV - treinar o Benfica e está empenhado em 'dar a vida pelo Clube'. São palavras do novo técnico, pelo que não estou a inovar em nada. Apenas a constatar!
Podia a aposta ter sido outra? Marco Silva? Será fácil esquecer o legado do carismático Jorge Jesus? Quanto a este último, devemos agradecer-lhe os triunfos e os bons momentos. O carisma é inerente ao clube, assim como o espírito de vitória, que Rui rapidamente assimilará. Veremos isso já na Supertaça de 9 de Agosto.
Quanto a Marco Silva, fez muito bem Vieira na escolha. De uma penada, demonstrou que o Benfica é muito superior a políticas mesquinhas de vingança ou rivalidades pífias. Mostrou que somos grandes demais para isso. Foi, portanto, indiscutível a escolha. Vitória segura!"

André Ventura, in O Benfica

Em nove anos tudo mudou

"Bem vindo Rui Vitória. Distam já nove anos desde que, em busca de uma carreira de treinador ao mais alto nível, o ribatejano abandonou a Formação benfiquista para liderar um projecto ambicioso no Fátima, onde foi bem sucedido. Seguiram-se Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães, clubes em que deixou marca pelo bom trabalho desenvolvido. Entretanto, o Benfica mudou.
O Caixa Futebol Campus foi inaugurado e posteriormente ampliado e dotado de infra-estruturas inovadoras. O departamento médico foi reestruturado e apareceu o Benfica-LAB. Na formação, implementaram-se uma nova organização e metodologias que resultaram no regresso à conquista frequente de títulos e, mais importante, ao surgimento, ano após ano, de novos valores a despontar no Futebol português. A prospecção tornou-se exemplar. Passámos a figurar no lote dos clubes que mais facturam com a alienação de passes de jogadores e, ao nível das receitas operacionais, somos o único clube português a constar no top 30 mundial.
Desportivamente, regressámos ao domínio do Futebol nacional e à ribalta europeia.
Com o lançamento da BTV e a exploração própria dos direitos de transmissão televisiva, libertámo-nos dos poderes instalados, aumentámos as receitas e devolvemos as tardes de Futebol aos adeptos. E houve ainda a edificação do Museu, constantemente melhorado com mais taças, tal é a catadupa de títulos e troféus conquistados pelo SLB - o melhor e mais ecléctico Clube português - em todas as modalidades.
Rui Vitória reencontrará uma instituição que mantém o emblema, a divisa, as cores e o apoio apaixonado de milhões de adeptos, mas transfigurado para melhor. Incomparavelmente melhor."

João Tomaz, in O Benfica

A parada está alta

"A cinquenta dias do início oficial da temporada 2015/16, que abrirá portas com um escaldante Benfica-Sporting na final algarvia da Supertaça Cândido de Oliveira, os plantéis dos três grandes ainda estão longe do desenho final. Mas as ambições dos adeptos há muitos anos que não estavam tão igualadas. O efeito Jesus trouxe uma animação como não se via desde a contratação pelos leões de João Vieira Pinto, ao universo sportinguista, enquanto que o FC Porto tenta colmatar as partidas de Danilo, Casemiro, Óliver, Jackson (e se calhar Maicón, Alex Sandro e Brahimi...) e para os lados da Luz está a ser levada a cabo uma alteração de paradigma, com reforço da componente da formação e uma formatação diferente da estrutura atacante do plantel encarnado.
Há muita coisa a necessitar processamento e é imperioso resistir à tentação de, através de informações relativas, partir para conclusões absolutas. Mas a efervescência é indesmentível e a sofreguidão com que são consumidas as novidades remete-nos para épocas já distantes.
Este encantamento, esta fase do ano em que os jogadores andam a banhos mas os adeptos só sonham com bola, vai durar até que a lei dos resultados venha impor a sua ordem.
O que é certo é que a parada está alta, por razões diversas, para os três grandes. O Benfica parte para a defesa do estatuto de bicampeão com um novo treinador e uma nova abordagem à formação; o FC Porto, em jejum há dois anos, não quer afastar-se, pelos perigos que isso representa, da lógica vencedora; e o Sporting, autor da estratégia mais ousada, precisa de sucesso imediato para levar a sua avante."

José Manuel Delgado, in A Bola

Universo Benfica