Últimas indefectivações

quarta-feira, 9 de março de 2022

Vitória...

Benfica 4 - 2 Quinta dos Lombos

Até começamos mal, com o André a safar na baliza, mas aos poucos fomos criando perigo, com o Afonso a destacar-se na forma como aparece sempre bem posicionado na área, ao 2.º poste!
Com 2-0 ao intervalo, a meio do 2.º tempo chegámos aos 4-0... o adversário arriscou no 5x4 e conseguiu reduzir... mas a vitória nunca esteve em causa!

Pelo povo Ucraniano


"A ajuda ao povo ucraniano, a excelente vitória europeia no andebol, a passagem à final da Taça da Liga de futebol (feminino), e mais um sinal muito positivo da nossa formação de futebol são os temas desta edição da News Benfica.

1
Continuam as operações logísticas, no Estádio da Luz, da ação de solidariedade para com o povo ucraniano organizada pela Fundação Benfica e SIC Esperança, em coordenação com as autoridades ucranianas.
São 75 voluntários a cada dia, ontem acompanhados pelo Presidente do SLB, Rui Costa, o presidente da MAG do SLB, Fernando Seara, o presidente executivo da Fundação Benfica, Carlos Móia, e a glória, hoje diretor técnico e performance do futebol profissional, Luisão.
Leia a reportagem do site oficial aqui e fique a conhecer mais aprofundadamente tudo o que envolve esta extraordinária iniciativa, que contou com a colaboração indispensável e inexcedível de 75 Casas do Benfica, 20 escolas de futebol do Benfica, 5 lojas oficiais do clube e 20 IPSS, num total de 120 pontos de recolha de bens de primeira necessidade espalhados pelo País.

2
Grande noite europeia de andebol, mais uma, que se viveu ontem na Luz. A nossa equipa, embalada pelo incessante apoio dos benfiquistas, bateu o HBC Nantes por 31-30, com o golo do triunfo a ser obtido nos segundos finais. Selada a vitória ante o vice-líder da liga francesa, terminámos a fase de grupos da EHF European League na segunda posição, o que nos coloca frente a frente, nos oitavos de final, com o Fenix Toulouse Handball, também de França e atual sétimo classificado no Campeonato do seu país. A eliminatória realiza-se nos dias 29 de março e 5 de abril.

3
A nossa equipa feminina de futebol está apurada para a final da Taça da Liga, perfazendo o pleno de finais nas três edições da prova. Conseguir o tri é o objetivo!
No encontro da segunda mão, as "Inspiradoras" empataram a zero na deslocação a Famalicão, beneficiando do triunfo, por 1-0, no primeiro jogo. O outro finalista será conhecido esta tarde, uma decisão entre Braga e Sporting.

4
São 38 os atletas chamados nas mais recentes convocatórias das seleções jovens, dos Sub-15 aos Sub-19, comprovando que a excelência do trabalho desenvolvido no Benfica Campus continua a ser a imagem de marca do futebol de formação benfiquista. Confira a lista, segmentada por escalão, aqui."

Domingos Perdigão, o goleador subtil


"O seu estilo calmo e inconfundível tornou-se num dos maiores marcadores da história do hóquei em patins benfiquista e nacional

Nascido em 20 de Janeiro de 1931, Domingos Perdigão era o mais velho de quatro irmãos. Aos 2 anos, o pequeno Domingos passava muito tempo em casa do padrinho, com quem passou a viver. O padrinho empregado do Sport Lisboa e Benfica, morava numas dependências do ringue do Clube, na Avenida Gomes Pereira, onde prestava o serviço.
'De manhã à noite, o pequeno Domingos quase não se via outra coisa que não via outra coisa que não fossem pessoas a patinar' e, por isso, cedo se aventurou a experimentar os patins, encorajado pelo padrinho. O pequeno foi crescendo, sempre com os patins nos pés, e aos 12 anos estava empregado como aprendiz de serralheiro da sua idade a começarem a ensaiar as primeiras tentativas no hóquei em patins e, um dia, resolveu tentar também. Persistente, Domingos começou a treinar quase todos os dias, muitas vezes com aqueles que viriam a ser os seus companheiros na modalidade: Luís e Mário Lopes, Fernando Cruzeiro e José Lisboa, entre outros. Os dirigentes do Benfica começaram a reparar no afilhado do sr. Raul, 'assistiram aos seus progressos, admiravam a serenidade e a finura com que o garoto concebia os lances. Tinha bons reflexos, dominava a bola com à-vontade, era inteligente nas desmarcações' e atingia uma velocidade invulgar.
Domingos Perdigão praticou outras modalidades no Benfica, alcançando sempre bons resultados. Jogou hóquei em campo e, nos juniores, foi campeão de Lisboa, em 1947. Nas corridas em patins, também nos juniores, bateu oito recordes nacionais e igualou mais quatro, entre 1948 e 1949. Apesar de praticar com sucesso as três modalidades, sentiu necessidade de se dedicar a apenas uma, e a escolhida oi o hóquei em patins.
Nesta modalidade, já tinha sido campeão de Lisboa e campeão nacional de juniores, em 1947. Estreou-se na equipa de seniores dois dias depois de completar 18 anos, frente ao Ateneu Comercial de Lisboa, a contar para a Taça de Honra. Marcou dois golos da vitória do Benfica por 5-3. 'Depois, foi o desfiar de épocas, em que o valor de Perdigão e da equipa de que fazia parte cada vez mais se firmava, como um dos mais sólidos pilares do hóquei em patins português'. Com Fernando Cruzeiro e José Lisboa, formou um trio de ataque verdadeiramente temível, e os resultados favoráveis do Benfica começaram a surgir, marcando uma nova era na modalidade.
Domingos Perdigão foi três vezes campeão da Europa e campeão do mundo em duas ocasiões. No Benfica conquistou 6 Campeonatos Nacionais e foi considerado um dos maiores goleadores da história da modalidade, com mais de mil golos marcados.
Saiba mais sobre o hóquei em patins encarnado na exposição temporária Benfica - O Lugar Que Somos, no Palácio Baldaya."

Marisa Manana, in O Benfica

Estamos na Final...

Famalicão 0 - 0 Benfica


Depois do 1-0 na 1.ª mão empate a zeros, no 2.º jogo, garantindo a qualificação para a Final da Taça da Liga!
Num jogo feio, disputado num mau relvado, com uma ventania doida, e com mais um festival de paulada do Famalicão, com impunidade total... aliás, os Amarelos foram quase todos para as Benfiquistas!
Chegámos ao cúmulo, duma jogadora do Benfica ser agredida, com o jogo parado, mesmo nas fuças da árbitra, e esta mostrar Amarelo à jogadora do Famalicão! Repito, uma agressão, sem bola, com o jogo parado, vale 1 Amarelo!!!!!!


Sem rei nem roque: um país que não merece o Benfica


"1. "Caso" dos vouchers, em que o Benfica é acusado de subornar árbitros com uma camisolinha e uma refeição. Ampla divulgação mediática do caso. Longe vão os tempos em que para corromper árbitros era preciso um esquema bem montado de putas, dinheiro e viagens. UEFA decide favoravelmente ao Benfica, dizendo que as ofertas de cortesia não ultrapassavam limites definidos. Decisão da UEFA não é mais que uma nota de rodapé nos meios de comunicação.
2. Divulgação de correspondência eletrónica privada do SL Benfica de forma pública e completamente deturpada. É insinuado que o Benfica corrompe árbitros e chega-se ao ponto ridículo de estarem todos - mas mesmo todos! - os jogos de 4 épocas em investigação. Instala-se circo mediático sobre o caso, mas nenhum dos meios de comunicação questiona como o FC Porto obteve a correspondência nem aprofunda sobre o crime que está a ser cometido.
3. No âmbito do caso dos e-mails insinua-se, inclusive, que um Ministro das Finanças se deixava corromper com uns bilhetes. Por outro lado, um juiz confesso adepto do FC Porto admite que a correspondência privada continue a ser divulgada, permitindo que prossiga a devassa da vida privada de inúmeras pessoas e continue a ser violado um dos mais elementares direitos num Estado de Direito. A decisão é revertida em instância superior e nenhuma consequência existe para o juiz que teve tal abjeta decisão. Porém, para a comunicação social é o Benfica que exerce "influências" nas várias instâncias.
4. Ainda no âmbito do caso dos e-mails, é conhecido um possível crime de quebra de segredo de justiça. Instala-se um clamor de indignação na comunicação social. O caso tem ampla cobertura mediática pela mesma comunicação social que sistematicamente quebra o segredo de justiça, revelando escutas, depoimentos e outros materiais, sob o pretexto de ter tido acesso a "fontes".
5. ERC emite deliberação a afirmar taxativamente que a correspondência do SL Benfica divulgada está a ser deturpada, distorcida e manipulada para dar origem a uma narrativa fantasiosa que não tem qualquer correspondência com o verdeiro conteúdo dos e-mails.
6. Entretanto, toma-se conhecimento que a claque legalizada do FC Porto invade o centro de estágios da FPF para ameaçar árbitros e que se desloca a estabelecimentos comerciais de árbitros também para ameaçar, intimidar, constranger. Nada é investigado. É noticiado pela comunicação social através de uma – ainda mais - tímida nota de rodapé.
7. É tornado público um esquema de suborno a jogadores adversários para perderem contra o Sporting (Cashball) e FC Porto (exemplo: dívida que misteriosamente aparece num Relatório de Contas e é paga ao Estoril no intervalo do jogo - intervalo esse que durou 3 semanas e ultrapassou o prazo para retoma do jogo). Estes esquemas não têm praticamente repercussão na imprensa. É descoberto um saco azul no gabinete do Diretor Desportivo do Sporting que se destinava a esses subornos. O caso cai no esquecimento pela comunicação social que continua mais interessada nos e-mails do Benfica. O caso é arquivado estando os processos associados ao corruptos do norte supostamente em investigação (isto é, na gaveta).
8. Pelo contrário, o SL Benfica é acusado pelos rivais - nomeadamente pelo Diretor de Comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques - daquilo que eles mesmos andavam a fazer, isto é, a subornar a jogadores. Ampla difusão nos meios de comunicação, inclusive com direito a peças de ficção no jornal da SIC, onde atores foram entrevistados com a cara escondida e a voz distorcida fazendo-se passar por jogadores do Marítimo, sem que isso tenha sido assinalado na reportagem. É instaurado um processo que tem origem numa denúncia do isento e impoluto Diretor de Comunicação do FC Porto.
9. Toma-se conhecimento da existência de malas do Sporting para pagar a equipas para vencerem ao SL Benfica (exemplo: Marítimo 2015/2016, penúltima jornada). Consequência? É o SL Benfica que acaba por ser acusado pelos rivais daquilo que eles fazem e é aberto um processo na Polícia Judiciária que tem o tom jocoso de “Mala Ciao”, referência ao modo como os corruptos celebraram a perda do pentacampeonato pelo SL Benfica.
10. Enquanto isso, dentro de campo, o SL Benfica tem uma época em que jogadores adversários andaram a jogar voleibol dentro das áreas e em que apenas foi assinalado 1 penálti a seu favor. Já os corruptos do Norte terminam a época com um penálti jogo sim, jogo não (18 ou 19). É sublinhada esta discrepância na comunicação social, que evidencia a forte influência do Benfica na arbitragem? Não.
11. Mais recentemente, o FC Porto é investigado por potencial branqueamento de capitais e fuga aos impostos. Investigador do Ministério Público responsável pela investigação morre "misteriosamente" no hotel onde estava hospedado na cidade do Porto.
«Isto já ultrapassa todos os limites do razoável» deve ser a frase mais repetida dos últimos 5 anos. E de muita coisa nos devemos ter esquecido."

Quando termina a apatia perante as tochas? | SL Benfica


"O que achas que tem de ser feito para acabar com a apatia perante este tema?

O SL Benfica lamenta a chuva de tochas no jogo do passado sábado em que venceu o Portimonense por duas bolas a uma, e garante que colaborou com as forças de segurança para que o jogo se realizasse dentro das normas de segurança.
De relembrar que o jogo em que algarvios e lisboetas se defrontaram, ficou interrompido cerca de oito minutos. Tudo porque, ao minuto 31, uma claque do SL Benfica – ou Grupo Organizado de Adeptos – atirou algumas tochas para o relvado, alegadamente para assinalar os 31 anos desde a sua criação.
Como consequência, o clube da luz foi multado em cerca de 10 mil euros pelo comportamento dos seus adeptos, e o Portimonense SC multado em 1120 euros, por não ter conseguido impedir a entrada destes artefactos. Ainda não se sabe se o SL Benfica vai ou não enfrentar uma sanção de jogo à porta fechada, uma vez que já é reincidente neste tipo de acontecimentos.
Ora, todos nós que acompanhamos o SL Benfica, sabemos que estas situações não são algo novo. Em todas as épocas vemos este tipo de comportamento, até fomos recentemente multados pela UEFA por causa de um jogo na Liga dos Campeões. Mas, a meu ver, este jogo com o Portimonense tem de ser uma espécie de gota de água, no que à apatia da direção diz respeito. Tem de ser.
E o que pode o SL Benfica fazer? Identificar os perpetradores dos atos e afastá-los dos estádios. O SL Benfica tem os mecanismos para pedir a identificação destas pessoas e puni-los com interdição aos jogos em casa.
Há quem fale em banimento total, mas eu sou mais a favor da suspensão temporária por alguns meses e/ou épocas, dependendo da gravidade do ato. E caso esse adepto seja reincidente, aí sim ser proibido de frequentar os jogos em casa e até expulsão de sócio.
Penso que só com este tipo de medidas o SL Benfica – ou qualquer outro clube em Portugal – pode controlar este tipo de comportamentos por parte dos seus próprios adeptos. Comportamentos que nem sequer beneficiam os clubes. Veja-se que, neste caso, a equipa de Lisboa estava a perder na altura em que o jogo foi interrompido.
É apenas mais uma pasta que a direção de Rui Costa tem de resolver. Mais uma mancha na imagem de um clube que não passa por uma boa fase, e a forma como o presidente responde nestas alturas vai definir a sua imagem para o futuro.
Uma coisa é certa: não basta enviar newsletters a corrigir relatórios de árbitros nem solicitar ao speaker do estádio para pedir contenção no arremesso de objetos.
É preciso tomar medidas práticas, começando por melhorar a revista feita na entrada aos jogos (e, por exemplo, impedir a entrada de quem seja apanhado com material pirotécnico) e utilizar o sistema de vigilância para identificar e punir adeptos incumpridores, acabando com esta apatia a que assistimos."

Benfica Podcast #440 - Tangents r Us

Falar Benfica #53

O desporto europeu


"Reconhecido por todos os países da Europa ocidental, o desporto é um fenómeno de grande importância social, económica e cultural. Historicamente, o desporto desenvolveu-se sob uma forma associativa. Esta caraterística comum tem a ver, em primeiro lugar, com o aspeto voluntarista, juntando os adeptos de uma mesma modalidade desportiva. Por outro lado, decorre do facto de o fenómeno desportivo ser o culminar de uma multitude de iniciativas privadas.
Ele estruturou-se muito rapidamente, instaurando no seio de cada modalidade desportiva uma universalidade de regras de prática e de competição, impondo que sejam idênticas para todos. Paralelamente, organizou-se numa lógica de agregação federativa, estabelecendo uma continuidade entre os diferentes níveis de exercício local, regional, nacional e internacional. O Comité Olímpico Internacional (COI), criado por Pierre de Coubertin, assumiu um papel fundamental, graças ao poder federativo dos Jogos Olímpicos (JO). O movimento desportivo transpõe amplamente as fronteiras dos países. A sua unidade formal, não exclui, no entanto, uma grande diversidade, sobretudo ao nível da multiplicidade de modalidades desportivas, que não deixaram de aumentar.
Como na maior parte dos países da Europa ocidental, o voluntário associativo é um dos fundamentos essenciais da organização desportiva. A figura do dirigente desportivo voluntário está omnipresente. Ele assume as funções políticas (relações com o exterior, com os poderes públicos, os parceiros financeiros, os eleitos locais…), administrativas (presidente da associação, secretário, tesoureiro…), técnico (organizador, treinador).
No âmbito das organizações supranacionais é de destacar o papel precursor do Conselho da Europa (CE), que integra, atualmente, 47 estados-membros, 27 dos quais são também membros da União Europeia (UE). Historicamente, é uma das instituições europeias mais antigas (fundada em 1949). Tradicionalmente, está orientada para a proteção dos direitos humanos e dos princípios da democracia, mas manifesta um verdadeiro interesse pelo desporto. A UE interessou-se pelo desporto mais tardiamente (finais dos anos 1980). Várias razões explicam isso: inicialmente, estava orientada para a construção de um mercado único, baseando-se no princípio da livre circulação de mercadorias, pessoas, capitais e serviços. Por outro lado, a tradição de independência das autoridades desportivas e a diversidade e complexidade das organizações desportivas pode explicar o pouco interesse original. O interesse do Parlamento Europeu (PE) pelo desporto data de 1980, adotando, em 1984, uma resolução sobre o desporto na UE. Desde então, tem multiplicado as resoluções.
Apesar de alguns elementos de unidade, devido essencialmente à ação federativa e unificadora das autoridades desportivas internacionais, a Europa não escapa à constatação de que surge política e culturalmente diversa e fragmentada. Existe uma grande diversidade de modos de organização administrativa responsáveis pelo desporto e uma variabilidade de papéis desempenhados pelos poderes públicos, em complemento com as instâncias desportivas federativas."

Mais uma grande noite Europeia...

Benfica 31 - 30 Nantes
(15-16)

Grande jogo, grande vitória, e nem as ausências (novamente...) fizeram falta!!!
E se não tivesse sido a 'inclinação' do pavilhão na penúltima jornada na Dinamarca, estaríamos agora a festejar a vitória no Grupo!

Que diferença nos níveis de confiança, quando as coisas correm bem...

Vamos defrontar o Toulouse nos Oitavos, com boas perspectivas em passar...