Últimas indefectivações

domingo, 7 de agosto de 2022

Vai ser uma época complicada...!!!

Benfica 1 - 1 Ac. Viseu
H. Pereira(95')


Nova época, com uma autêntica revolução no 'plantel', dos titulares do ano passado, só dois (Neto e Ndour), o Tó, o Rafa, o Samu e o H. Pereira chegaram a ser titulares em alguns jogos, mas sempre a 'tapar' buracos com castigos e lesões... E até o treinador é 'novo'! Numa II Liga, bastante competitiva, com muitos jogadores maduros, matreiros, com muito físico, e com muitos treinadores manhosos, não vai ser uma época nada fácil para os jovens do Benfica... O ano passado lutámos pelo título, esta época, prevejo que vamos estar mais perto da metade inferior da tabela...!!!


Hoje salvámos 1 ponto, já nos descontos, numa partida onde não jogámos bem... O facto de alguns destes jogadores estarem a treinar com a equipa principal, também não ajudou, notaram-se a falta de algumas rotinas, principalmente no ataque e na transição defensiva...

Já agora, diga-se que este Académico 'apostou' na subida, tem alguns internacionais, e em teoria vai mesmo lutar pela promoção...


Prata & Bronze


Campeonato do Mundo de Canoagem a decorrer em Halifax no Canadá.

Estamos habituados a Ouro, mas não deixam de ser grandes resultados do Pimenta, num Mundial de Canoagem, onde 'arriscou' com uma dupla participação no K1 500m e no K1 1000m, quando em edições anteriores, concentrava todas as energias na prova rainha do K1 1000m!
Prata no K1 1000m e Bronze no K1 500m.

Destaque também para o K4 500m, português, com um 7.º lugar, com os nossos Messias Baptista e João Ribeiro, 'ajudados' pelo Emanuel Silva e o David Varela.

A Teresa Portela, acabou por vencer a Final B, no K1 500m.

Bom começo


"Conforme se pedia, entrámos bem no Campeonato, de novo perante mais de 53 mil Benfiquistas nas bancadas do Estádio da Luz. A vitória ante o Arouca e a corrida aos Red Pass são os temas em destaque nesta News Benfica.

1
"Foi uma boa exibição e é sempre importante vencer o primeiro jogo, especialmente em casa", começou por afirmar Roger Schmidt, após o triunfo, por 4-0, frente ao Arouca. O nosso treinador mostrou-se agradado com a abordagem à partida, em linha com o que tem sido evidenciado desde o início da preparação: "Estou muito feliz com a atitude dos jogadores. Estão a sempre mostrar um ótimo desempenho em equipa."

2
Schmidt fez também questão de elogiar o ambiente na Luz: "Sinto o apoio dos adeptos, é inacreditável a atmosfera no Estádio, os adeptos são sempre o nosso 12.º jogador. Temos de usar esta vantagem no nosso Estádio e, como já me disseram, nos jogos fora também nos seguem. É uma arma importante para nós nesta temporada."
Pode ver a conferência de Imprensa de Roger Schmidt, aqui.

3
Enzo foi considerado o homem do jogo. Na opinião do jovem argentino, "arrancar assim no Campeonato dá muita confiança". "Fizemos uma grande partida, circulámos bem a bola contra um rival que se fechou muito atrás", referiu. Enzo fez ainda questão de sublinhar a importância dos Benfiquistas nas bancadas: "O apoio é excecional, puxa-nos sempre."

4
À grande afluência na Luz não são alheios os 44 mil Red Pass já vendidos, motivando agora, inclusivamente, a alocação de mais mil lugares de época, perspetivando-se que os 45 mil atingidos em 2019/20, então um recorde, seja de novo registado nos próximos dias, tal tem sido a procura.

5
Relembramos que a nossa equipa B disputa o seu jogo inaugural da presente época na Liga 2. É às 18h00, no Benfica Campus, com o Académico de Viseu. E também a equipa feminina atua hoje, mas às 20h30, em Lagoa, no Algarve, num particular frente ao Bétis."

Cadomblé do Vata


"1. Nota-se que o entusiasmo regressou às hostes Gloriosas, mas havia ali um certo nervosismo pela estreia do Roger Schmidt ao nível da desmontagem de autocarros... era um sentimento vindo claramente de uma facção de adeptos que não sabe que o homem é engenheiro mecânico.
2. Este Enzo é jeitosinho... não é nenhum Taarabt, mas vá, jeitosinho.
3. É preciso dar uma vista de olhos ao contrato de compra do passe do Enzo... se houver alguma alínea a contemplar uns milhões por cada golão, ainda vamos ter de vender o Estádio para pagar o rapaz.
4. O plano A do Schmidt para pedir reforços e falar com o Rui Costa... o plano B do Schmidt para pedir reforços é substituir o João Mário pelo Chiquinho.
5. Eu queria falar mal do cabelo do Morato... mas a verdade é que o miúdo até pela TV me mete medo."

Títulos, Troféus & História...!!!


"O Sport Lisboa e Benfica criou a sua imensurável história através de grandes conquistas. O enorme prestígio que atingiu mundialmente fazem dos encarnados um dos maiores clubes do mundo e, seguramente, o maior clube de Portugal. Não é por acaso que, quer no território nacional, quer entre os milhares de emigrantes espalhados pelos cinco cantos do mundo, têm no SL Benfica o seu clube do coração.
Desde logo, o SL Benfica é o clube mais titulado em Portugal, apesar dos rivais mais diretos ( Sporting CP e FC Porto) tudo fazerem para se aproximar do número de títulos. E quando dizemos tudo, é realmente tudo...
Se por um lado, Bruno de Carvalho, ex-Presidente do Sporting CP, quando se apercebeu que o clube de Alvalade seria dobrado no número de Campeonatos, levantou um cisma que durou até ao último defeso, em que reinvidicou para o SportingCP mais 5 títulos nacionais, mesmo usando subterfúgios pouco claros para fazer fé na sua tese, mesmo com variadíssimas provas documentais, quer da comunicação social da época, quer da própria FPF. E mesmo quando a própria Federação Portuguesa de Futebol procurou colocar uma pedra sobre o assunto, realizando uma AG em que levou a votação as propostas de alterações ao números de títulos, procurou já com o actual presidente - Frederico Varandas - usar mais uma artimanha para fazer valer as suas pretenções. Ninguém foi na cantiga...
Por outro lado, agora temos o FC Porto, através do insolvente agressor de mulheres e Diretor de Comunicações do clube, levantar dúvidas sobre o número de troféus relativos às Supertaça de Portugal. Na opinião dos andrades de contumil, as primeiras duas edições da prova foram edições experimentais, e por conseguinte, não devem ser contabilizadas como conquistas. Claro está que o único intuito é que no final de contas, o FC Porto consiga igualar o número de títulos e troféus do SL Benfica. Mas esta até é uma meia surpresa, uma vez que na AG da FPF em que foram a votações as propostas de alteração ao número de títulos pretendido pelo rival verde e branco, o clube presidido por Pinto da Costa, votou contra. Mas agora já se acha no direito de pensar que está do lado certo da história.
A verdade é que tanto um como o outro rival vivem com enormes complexos de inferioridade e pretendem, desta forma colocar-me em bicos de pés para se autodenominar grandes e maiores de Portugal. Só que a grandeza do SL Benfica não o é apenas pelos títulos e troféus. A grandeza do SL Benfica vem da sua forma de estar no desporto. Da seriedade, da raça que imprime na sua postura desportiva, da crença a cada vez que esgrima argumentos com um adversário, na ambição de ganhar a cada competição em que participa, na solidariedade para com os mais desfavorecidos, na cultura de nobreza das suas acções. Em sua, na mística do SL Benfica, a famosa mística.
O SL Benfica não precisa de aldrabar a sua data de fundação ou o próprio fundador para ser grande.
O SL Benfica não necessita de criar confusões com o número de títulos para ser grande.
O SL Benfica não precisa de procurar arranjinhos para ser totalista da primeira divisão do nosso futebol.
O SL Benfica é só por si O MAIOR DE PORTUGAL."

Boas entradas 2022-2023

Bem-vindos à época 2022/2023, onde vale tudo nos jogos do FC Porto menos matar. Por enquanto. #40anosdisto

Polvo das Antas, in Facebook

Não morreu!? Segue o jogo... 😏


Só quando matarem alguém em campo é que o VAR intervirá contra o FC Porto?

𝗠𝗲𝗺𝗼𝗳𝗮𝗻𝘁𝗲: 𝗣𝗔𝗥𝗧𝗘 𝗜𝗜

Recordações...


"Diz a cartilha de contumil que o lance para expulsão do jogador do Arouca é um escândalo.
Sabemos que a memória deles é bastante seletiva, mas vamos dar uma ajuda para que eles entendam o critério.
Lembram-se do lance da época 2019/20 no Dragão, no jogo FCPorto-Vitória? Não se lembram!?
Nós ajudamos a lembrar! Esta época a cartilha não passa. Estaremos cá para vos lembrar...
- FC Porto - Vitória Guimarães: expulsão aos 40 segundos num lance igual.
- FC Porto - Gil Vicente: expulsão aos 2 minutos num lance igual.
Acresce que jogo do FC Porto - Gil Vicente, o árbitro era o mesmo, Manuel Mota, mantendo, portanto, o mesmo critério.
- SC Braga - FCPorto: Cartão vermelho! C. Borja é expulso! Falta de Borja sobre Marega, Artur Soares Dias assinala livre e exibe o amarelo ao jogador bracarense. Alertado pelo VAR o árbitro vai ele mesmo visionar as imagens do lance e troca a cor do cartão. SC Braga reduzido a dez unidades!"

A consistência, depende das cores!!!


"A cartilha azul continua apostada em desvalorizar a decisão de Manuel Mota em relação ao lance do cartão vermelho, no jogo de ontem.
No entanto, os mesmos cartilheiros, na avaliação de um lance semelhante, no jogo FC Porto - Gil Vicente da época passada, já são da opinião que foi penalti. Não se lembraram de fazer o trabalho de casa
Esqueçam cartilheiros, este ano a cartilha não vai passar."

Benfica After 90 - Arouca...

SL Benfica 4-0 FC Arouca: Águia entra a todo o gás


"A Crónica: Expulsão Deu O Mote Para A Goleada

O Estádio da Luz viu o pontapé de saída da 89.ª edição da I Liga, estando frente a frente duas equipas com objetivos bem distintos – o esperado, tendo em conta a diferença de 238 milhões de euros entre os plantéis do SL Benfica, à procura do seu 38.º título, e do FC Arouca, buscando garantir a sua sétima participação no campeonato.
As águias tiveram uma entrada forte e chegaram ao golo antes dos 10 minutos: triangulação perfeita entre João Mário, Rafa e Grimaldo, com o espanhol a cruzar para a cabeça de Gilberto, que atirou a contar.
O Arouca não foi abaixo e partiu para a luta. Jogava bem, com Moses forte na recuperação de bola, Arsénio era inteligente nos seus posicionamentos e Antony e Mújica foram setas apontadas à baliza de Vlachodimos. A defender, eram uma equipa organizada.
Depois, com o intervalo a aproximar-se, aconteceu futebol e tudo mudou em poucos minutos.
Primeiro, o Benfica chegou ao golo da tranquilidade, com muita sorte à mistura: Rafa fintou dois defesas, passou para Ramos, mas a bola desviou em Opoku e em Uri, aterrou em Ramos, que rematou à barra, e seguiu para a cabeça de Rafa, que só teve de encostar.
De seguida, um contra-ataque de Rafa foi travado em falta por Quaresma, que recebeu ordem de expulsão. O pesadelo do Arouca, no fim da 1.ª parte, culminou com o terceiro golo encarnado – um disparo de Enzo à entrada da área.
Na 2.ª parte, o Arouca limitou-se a esperar pelo adversário e apenas eventuais contra-ataques libertavam a equipa das amarras encarnadas.
O Benfica estava já a pensar no jogo com o FC Midtjylland, na próxima terça-feira. Roger Schmidt geriu a equipa e aproveitou para realizar cinco substituições.
Perto do final, Bah ainda mostrou serviço ao assistir Rafa que, na pequena área, fechou o resultado.

A Figura
Gilberto O golo madrugador que marcou foi o mote para uma exibição muito competente. O canarinho apareceu muitas vezes desmarcado e conseguiu criar jogadas de perigo. A defender, não comprometeu e ainda bloqueou um remate de Mújica, que foi o mais perigoso do Arouca em todo o jogo.

O Fora de Jogo
Quaresma É inegável: a expulsão de Quaresma terminou com qualquer esperança que o Arouca ainda tivesse na partida, comprometendo a exibição satisfatória da sua equipa até então.

Análise Tática – SL Benfica
Partindo de um 4-4-2, Rafa juntava-se na frente a Gonçalo Ramos, com João Mário e Neres a partirem das alas para virem para dentro, abrindo os flancos aos laterais, Gilberto e Grimaldo.
O jogo da equipa partia do duplo-pivot Florentino e Enzo e tinha muita exploração das alas, tendo a equipa (antes da expulsão de Quaresma) dificuldades a jogar entrelinhas. Os contra-ataques, por seu lado, foram eficazes na construção de jogadas perigosas.

11 Inicial e Pontuações
Vlachodimos (5)
Gilberto (7)
Otamendi (6)
Morato (6)
Grimaldo (6)
Florentino (6)
Enzo (7)
João Mário (5)
David Neres (6)
Rafa (7)
Gonçalo Ramos (5)
Subs Utilizados
Chiquinho (5)
Weigl (5)
Bah (6)
Henrique Araújo (5)
Yaremchuk (5)

Análise Tática – FC Arouca
O Arouca apresentou-se como uma equipa muito móvel no posicionamento dos seus jogadores. Chegou a atuar com uma linha defensiva composta por quatro, cinco e até seis jogadores (fruto dos apoios de Arsénio e de Antony). Ocasionalmente, conseguiu aplicar uma pressão alta eficaz.
Com bola, na 1ª parte, a equipa consegui-a circular através de Moses e Uri (os cérebros do meio-campo), com Arsénio e Antony a trocarem de posições (nos flancos) e de funções (quando um abria na ala, o outro vinha para dentro).
A jogar com menos um, Antony e Bukia procuravam o contra-ataque, com a equipa a defender sempre em bloco baixo.

11 Inicial e Pontuações
Arruabarrena (4)
Tiago Esgaio (4)
Basso (4)
Opoku (5)
Quaresma (3)
Yaw Moses (6)
Uri (4)
Alan Ruiz (4)
Antony (6)
Arsénio (5)
Rafael Mújica (5)
Subs Utilizados
Bukia (5)
Milovanov (5)
Rafael Tavares (5)
Soro (5)
Bruno Marques (-)

BnR na Conferência de Imprensa
FC Arouca
Bola na Rede: Na antevisão deste jogo, disse que o Arouca pretendia assimilar processos para aquilo que vai ser a época. Apesar da derrota, com 11 jogadores, o Arouca conseguiu pressionar o Benfica, recuperar e circular a bola, por isso, acha que, apesar do resultado, o Arouca deu um passo em frente na sua preparação para o resto da época?
Armando Evangelista: Sim, parece-me que num jogo de dificuldade elevada para o início de época, acaba por ser um batismo perfeito para grande parte destes jogadores que não conhecem a liga. Parece-me que, para ele sentirem a dificuldade que esta liga tem na qualidade, na agressividade, acaba por ser um teste que nos vai adaptar para isso mesmo, para sentir o pulso a esta liga.

SL Benfica
Não foi possível colocar questões ao treinador do Benfica, Roger Schmidt."

BnR: Arouca...

Enzo é a bússola do futebol (nem sempre) a todo o gás


"O Benfica começou o campeonato com uma goleada, por 4-0, contra o Arouca, no Estádio da Luz. Gilberto, Enzo Fernández e Rafa fizeram os golos

É certo que ter pernas numa fase tão inicial da época ajuda. Muitos minutos, quando se é bom, traduzem-se em obediências ditatoriais da bola, que, derretida, acaba por fazer o que lhe pedem com boa vontade. Enzo Fernández, que corre como os jovens apaixonados correm, é um argentino clássico da cartola às botas. É bom de bola e competitivo.
Olvidando chover no jardim molhado do estilo e do talento, Enzo Jeremías Fernández é sobretudo influente nesta equipa de Roger Schmidt. À passagem do minuto 88, a GoalPoint dava conta de que, com 133 ações com bola (seriam 144), superara o record da temporada 2021/22 (Neto vs. Tondela). Preenche uma área importante do meio-campo, pressiona, sabe passar e chega à frente. Escolhe caminhos e timings, tempos.
Esta noite, na vitória contra o Arouca (4-0), marcou o segundo golo da temporada. O rapaz, de apenas 21 anos, encheu o pé depois de um ressalto, numa armadilha que já trataremos de esmiuçar mais à frente. Quando Jorge Palma escreveu “Jeremias, O Fora Da Lei”, em meados da década de 80, é pouco provável que tivesse sussurrado uma qualquer profecia, mas a letra tem detalhes que intrigam, como referências várias a “bomba”, “magia da dinamite”, “tesouros e mapas” e até um adequado “nem o próprio inferno o apavora”. A Luz nem precisou de ser inferno.
O Benfica entrou como o treinador quer. Olhos na baliza, combinações, bola a circular rapidamente e movimentos agressivos, de aproximação ou na profundidade. O primeiro golo da noite, que foi também o primeiro do campeonato 2022/23, logo aos 8’, explica bem esta nova ideia que aterrou em Lisboa. João Mário, um libertário pela esquerda, descobriu Rafa. O vagabundo aparentemente feliz lançou Grimaldo na linha e o espanhol cruzou. Ao primeiro poste, desvairado de esperança, surgiu Gilberto, o outro lateral, a cabecear para a baliza, 1-0.
O Arouca ia-se tentando fechar com uma linha de cinco, Arsénio baixava para a defesa. Haveria momentos em que esta linha engordava para seis homens de amarelo, embora nem sempre estivessem recuados e testassem morder a saída de bola dos futebolistas da casa. Os de vermelho iam tendo a bola mais de 70% do tempo, com pouca participação de Gonçalo Ramos, mas fazendo os visitantes sofrer um pouco. Os primeiros 20, 30 minutos foram diabólicos, intensos e exigentes. Antony, um jovem atrevido e bom de bola, tentou algumas saídas. Yaw Moses teria também alguns momentos interessantes, com uma pedalada notável. O lateral Quaresma, que seria expulso antes do intervalo, arquitetou o melhor contra-ataque, a bola quase serviu para Rafa Mújica empatar, mas valeu Gilberto.
O defesa direito do Benfica parece talhado para ser o perfeito, perfeitíssimo, sucessor das lengalengas sobre a posição. Tal como André Almeida, é mais admirado pelos adeptos do que pelos analistas, que adivinham todos que no futuro o lugar será de Alexander Bah, que fez o passe para o 4-0.
Já sem João Mário, que saiu tocado por Chiquinho, o ritmo baixou bastante, e baixaria ainda mais na segunda parte. O 2-0 chegou depois de Rafa recuperar a bola, comer uns metros, superar dois rivais pelo meio deles, qual Nazário. O cruzamento só encontrou as árvores com t-shirts amarelas, mas a bola, caprichosa, estava mais interessada nas gargantas dos que se sentavam no anel à volta do relvado, então sobrou para Gonçalo Ramos. O avançado cabeceou à trave, pingou para Rafa encostar para a baliza deserta. O avançado, que parece ter um contexto favorável para voltar a sonhar com a presença no Campeonato do Mundo, fez o 59º golo em 229 jogos pelo Benfica.
Ainda antes dos pulmões do árbitro se encherem para soprar o apito e autorizar o descanso dos músculos, o VAR convidou-o a corrigir uma decisão, expulsando o incrédulo Quaresma, que derrubou Rafa, quando este, de acordo com a equipa de arbitragem, seguia supostamente isolado para a baliza. O golo de Enzo surgiu pouco depois. Gilberto cruzou, a defesa cortou e, caindo do céu como uma lágrima alegre de uma nuvem, a bola foi atingida pelo pé direito de Enzo, que imitou o que já fizera com o Midtjylland (4-1).
Contra 10 e com muitas mexidas, primeiro do Arouca, e depois de Roger Schmidt, que já ia pensando na segunda mão da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o jogo caiu num quase obrigatório desinteresse. Havia uma barreira de muitos homens à frente da baliza de Arruabarrena, havia outra equipa com bola a procurar espaços, sem urgência. O treinador alemão foi questionado, na véspera, sobre se tinham treinado jogar contra blocos baixos, algo que o golo cedo descomplicou. Schmidt confirmou e convocou as “soluções”, a “criatividade e a “qualidade individual”.
André Bukia entrou bem, naquele jeito desconcertante e veloz. Deixar Weigl (entrou por Florentino) e companhia desconfortáveis era já uma vitória, o jogo estava sentenciado.
Os cruzamentos têm sido uma arma deste Benfica e tresanda a armadilha. É que não só há qualidade técnica para encostar, como depois há jogadores a cercar a área, criando problemas com a tal segunda bola. O golo de Enzo foi assim, mas muitas outras jogadas foram recuperadas e redesenhadas para se aproveitarem daquele sereno caos. É uma segunda vaga venenosa, talvez planeada. Porventura para os cruzamentos e afinação de cumplicidades, Roman Yaremchuk e Henrique Araújo entraram aos 72’. Saíram os discretos Ramos e Neres, que teve ali uma ou outra tenra sambice, mas sem a influência do jogo anterior.
O quarto golo da noite chegou a três minutos dos 90, por Rafa. Yaremchuk combinou com Bah. O lateral bateu bem na bola, o cruzamento foi excelente, e gozou do bloqueio de Araújo ao primeiro poste, permitindo tempo e espaço a Rafa. E o futebolista que não sorriu depois de fazer um golo maradoniano contra o Estoril, na época passada, lá sorriu outra vez."

Uma goleada sim, certezas ainda não


"Benfica entrou a todo o gás no campeonato e atirou para o campo dos crónicos rivais a bola da obrigatoriedade de resposta. Mas nem tudo foi perfeito na segunda "chapa quatro".

Podia o campeonato português começar de outra forma, sem ser com uma vitória (gorda) do grande sobre o pequeno, com uma polémica expulsão e as bancadas da Luz ao rubro com a segunda "chapa quatro" consecutiva do Benfica? Talvez pudesse, mas como diria o outro não seria a mesma coisa...
E, no entanto, apesar das duas goleadas nestes dois jogos oficiais, a sensação que estas deixam é que ficou muito por contar. Provavelmente, é ainda mais o que se desconhece do que aquilo que já se sabe da nova águia pilotada por Roger Schmidt (ou não estivéssemos ainda no começo do começo...). A velocidade é furiosa na procura do golo e os executantes de qualidade - sobretudo do meio para a frente, com reforços que parece ter encaixado que nem luvas - mas a verdade é que ontem não chegaram a ser postas à prova debilidades sobre as quais o Midjylland levantara o véu e para as quais continuará, por agora, a não haver certezas. Inclusive para o técnico alemão, que ontem voltou a admitir que nem tudo foi bom, nomeadamente a questão das perdas de bola que podem originar calafrios perante equipas mais competentes e esclarecidas.
O facto é que o Benfica já fez o que lhe competia e tomou a dianteira da corrida que hoje terá o segundo ato, ao mesmo tempo que reforçou a promessa de que nada será como dantes, dentro do espírito que no futebol tais promessas têm prazos de validade imprevisíveis. Compete aos crónicos rivais responderem ao arranque forte dos encarnados, sendo que, mesmo incluindo o Braga nestas contas, alguém irá ficar para trás depois da receção dos minhotos ao Sporting."

5 minutos: Arouca...

Toma lá dá cá


"Onde eu estava quando, ainda antes de terminada a temporada passada, Gonçalo Ramos deixou de ser um talento promissor e aposta justa e garantida do futebol português para 2022/23?
De repente, o mais goleador dos atacantes do Benfica foi forçadamente taxado como «fora do perfil de jogo» de Roger Schmidt e, consequentemente, colocado à venda.
Sabe-se que não é de hoje que os encarnados estão no mercado atrás de propostas a rondar os 40 milhões de euros. Não contavam, entretanto, que a pré-época e a estreia oficial frente ao Midtjylland fossem correr tão bem, especialmente para o camisa 88.
O jogo virou. Continuam desejosos por ofertas, mas sabem que uma transferência agora vai contra boa parte da opinião pública. Como justificar a saída daquele que mais tem rendido no ataque e, eventualmente, pode vir a valer mais no futuro próximo?
A bola, assim como aconteceu diante dos dinamarqueses, está nos pés de Gonçalo Ramos. É rematar e correr para o abraço. Não ficaria nada surpreso, por exemplo, se o mesmo hoje preferir ser vendido ao invés de permanecer (desconfiado e sob desconfiança) na Luz."

Deixem-nos sonhar


"Segue-se o exercício típico desta altura do ano, quando todos os sonhos são legítimos e ainda se discutem mais jogadores que arbitragens, mais as abordagens táticas que as decisões disciplinares. A proposta é de um olhar sintético e essencialmente de expectativa sobre cada equipa e seus argumentos, seguindo ordem alfabética:
FC AroucaO desafio é o de conseguir um futebol mais ousado e sedutor. Entre muitas contratações no exterior, avulta Oriol Busquets, acrescento de qualidade indiscutível e um bom exemplo de que mesmo os emblemas mais modestos já conseguem alargar os horizontes geográficos.
SL Benfica - Acertou em cheio quando avançou por David Neres e forçou para ter Enzo Fernández quanto antes. E elogie-se Roger Schmidt, que pretende – e tem apresentado - um jogo intenso, mas privilegia jogadores de qualidade técnica em detrimento de monstros físicos. A aposta em Grimaldo, Florentino e João Mário é a mais eloquente e acertada prova disso.
Boavista FC – Na linha habitual, até na tristeza de começar a época sem poder utilizar reforços, com o desafio suplementar para Petit de construir um jogar de raiz. Curiosidade para perceber o que vale Watai - do Japão tem chegado muita gente boa - e se Bozeník, o novo ponta de lança, cumpre finalmente o que prometeu no Zilina, o que não aconteceu no Feyenoord nem em Dusseldorf.
SC Braga - Banza e Lainez são os reforços de topo, mesmo se o central Niakité deixou já uma ótima primeira impressão. Falta saber se Artur Jorge mantém a construção elaborada que era marca de Carvalhal e se o novo 1.4.4.2 permite manter o rendimento de jogadores decisivos, como Al Musrati mas sobretudo Iuri Medeiros ou Ricardo Horta (se ficar), qualquer destes tanto melhor quanto mais perto da baliza contrária.
Casa Pia AC – Numa expressão que os italianos usam muito, é o objeto misterioso até agora. Tem na base a equipa que subiu, acrescentada de gente madura como Fernando Varela ou Rafael Martins, entre vários jogadores desconhecidos. Eteki, médio internacional camaronês com muitos anos a titular no Granada, é o nome principal e Léo Bolgado pode confirmar os bons sinais deixados no Leixões.
GD Chaves - O Chaves apresenta um plantel ainda carente de reforços. Vendeu o excelente central Alexsandro, mas manteve os talentosos João Teixeira e João Mendes (que há muito merecia a primeira liga). A principal contratação é o espanhol Hector Hernández, um bom avançado de área e particularmente forte no jogo de cabeça. Falta quem o municie a partir das alas.
GD Estoril Praia Nelson Veríssimo tem a oportunidade de mostrar em que tipo de jogo verdadeiramente acredita, depois da gestão difícil a que foi obrigado no Benfica. Trouxe com ele da Luz Pedro Álvaro e Tiago Gouveia - que pode ter o ano da explosão - mas apresenta Léa-Siliki como o reforço mais sonante, sobretudo pela carreira sólida no Rennes. Alejandro Marqués (emprestado pela Juventus) pode ser uma bela surpresa no ataque.
FC FamalicãoRui Pedro Silva segurou a equipa, mas o futebol não encantou. Iniciando a época, terá, também ele, o momento da verdade. O reforço mais forte vem de França, que Zaidou Youssuf, internacional sub-21 e há muito titular no Saint-Etiènne, parece homem para voos mais altos. Com Santi Colombatto (argentino de qualidade amadurecido no México) mais Assunção, Pelé, André Simões e Ivan Jaime, pode compor um meio-campo de elite. Expectativa também para ver Beck, lateral cedido pelo Liverpool e Alex Millán, o ponta de lança emprestado pelo Villarreal.
Gil Vicente FCNão é fácil perder em simultâneo Pedrinho e Samuel Lino, mas manteve Navarro, trouxe de volta Pedro Tiba e junta mais um japonês, Arai, ao talentoso Fujimoto. Na defesa aposta na afirmação de Tomás Araújo e no ataque na evolução de Boselli. O desafio para Ivo Vieira é manter um rendimento ao nível do conseguido por Ricardo Soares. E não é coisa pouca.
CS MarítimoVasco Seabra melhorou muito o rendimento da equipa na época passada. A ambição pode ser maior, mas a base é quase a mesma. Expectativa pelo que podem fazer os avançados Jesus Ramírez, venezuelano que jogava no México, e sobretudo Pablo Moreno, miúdo espanhol emprestado pela Man City. Atenção também a Rafael Brito, o prometedor 6 que chega do Benfica B.
FC Paços de Ferreira Depois do salto, em termos de pontos mas sobretudo de qualidade que representou a chegada de César Peixoto, o desafio é fazer melhor. Com um plantel ainda a ser retocado, percebe-se critério na escolha de homens como o médio escocês Holsgrove e Arthur Sales, um versátil avançado brasileiro descoberto na Bélgica. E há sempre Nico Gaitán, que se bem fisicamente faz a diferença e continua a valer o preço de um bilhete.
Portimonense SC – Paulo Sérgio pretenderá a regularidade que faltou à equipa na época passada. Perdeu alguns nomes importantes, como Nakajima e Lucas Fernandes, mas mantém qualidade individual apreciável, mesmo se num plantel construído com base no físico. Curiosidade para perceber se Klismahn se afirma como médio de liga principal.
FC Porto - O scouting portista merece o primeiro elogio, que Veron é mesmo um grande talento e André Franco uma das melhores (sobretudo na relação qualidade/preço) opções disponíveis em Portugal. Com David Carmo pronto para o onze, falta perceber quem vai pegar na batuta deixada por Vitinha. Globalmente o plantel é profundo, com soluções de versatilidade que vão de encontro ao lado estratégico que Sérgio Conceição muito valoriza.
Rio Ave FCAté agora uma equipa de gastos contidos, parece esperar os últimos dias de mercado para edificar o plantel que a divisão maior reclama. Luís Freire começa com a maioria dos homens que o acompanharam na subida e aposta, bem, em Leonardo Ruiz, que pode ter finalmente a época de afirmação.
CD Santa Clara Expectativa por Bobsin, médio de percurso firme nas seleções jovens do Brasil e no Grêmio, para perceber se ainda vai a tempo de chegar ao topo. Mário Silva, que tem o desafio de estabilizar um clube instável, conta com mais uma série de miúdos brasileiros que prometem - Paulo Eduardo, Rildo e Gabriel Silva – e espera decerto que Tagawa confirme o excelente impacto inicial.
Sporting CP - Voltou a mostrar que sabe o que quer no mercado, seja interno, com Morita e Rochinha (como antes Pote, Paulinho ou Edwards) ou em negócios de oportunidade para acrescentar talento de topo, com Trincão como há um ano com Sarabia. Com mais soluções criativas para lançar em redor de Paulinho, o desafio para Ruben Amorim é conseguir um jogar menos previsível, mais subversivo, sem deixar de ser eficaz. E falta resolver a questão Matheus Nunes.
Vitória SC (Guimarães) - Será mais forte – exceto nas finanças - se mantiver André Almeida, porque dificilmente encontrará parecido. Villanueva foi bem apanhado e André Silva surge como boa solução no ataque. Antoñin Cortés pode surpreender pela positiva e acredito, dependendo das oportunidades, na afirmação de miúdos da cantera, como Handel ou o ainda desconhecido mas muito prometedor Dani Silva.
FC Vizela Que Álvaro Pacheco não perca a vontade de privilegiar o jogo ofensivo e consiga, principalmente para o ataque, os reforços que claramente ainda lhe faltam (Schettine e Cassiano já não estão). Nas laterais, há que esperar para ver se Isaac e Matheus Pereira acrescentam a qualidade que faltava. E ainda expectativa para perceber o que pode dar no imediato Diego Rosa, internacional jovem do Brasil, contratado ainda adolescente pelo Manchester City."

Mensagem...