Últimas indefectivações

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Vermelhão: Chicão a descomplicar!

Benfica 2 - 1 Santa Clara


Vitória muito complicada, contra um adversário que rematou mais, e que provavelmente merecia sair deste jogo com pontos!

A pressão alta do Santa Clara, as saídas rápidas em 'contra' e a agressividade na zona central quando o Benfica conseguia ter bola em zonas avançadas, bloqueou o nosso jogo! Existe um problema à várias épocas no plantel do Benfica: em demasiadas posições no terreno, temos jogadores fisicamente frágeis! Nem é uma questão de atitude, é simplesmente uma questão de Física, e acabamos por perder demasiados duelos corpo a corpo, principalmente no meio-campo e nas alas... independentemente dos critérios arbitrais! Hoje, sem o Taarabt este factor ainda foi mais notório, porque o marroquino é habilidoso, mas tem caparro e quando tem forças, sabe usar o corpo, algo que vários dos seus colegas não sabem: Pizzi, Rafa, Grimaldo... E o problema maior, é que os nossos adversários já perceberam isto, e em vez de se fecharem 'lá atrás', tentam pressionar a nossa 1.ª linha de construção, e ficamos sem soluções de saída, até porque o nosso jogo interior, entre-linhas, é quase nulo...!!!

E veja-se a diferença que por exemplo no 1.º golo, a resistência ao contacto fez: o actual Benfica, naquela situação que o Everton se encontrou, na maior parte das vezes, parte para uma triangulação, o Everton 'arrancou' e no contacto, 'aguentou-se' (foi empurrado pelas costas, mas não atirou-se para a relva e fez bem porque o apitadeiro nunca marcaria penalty!), surpreendendo os adversários... e depois tirou um bom cruzamento e acabámos por ter sorte no auto-golo!

Quando a diferença de qualidade técnica é muito grande a questão física é relativa, mas o problema é que neste momento temos demasiadas zonas do terreno, com jogadores que não fazem a diferença com a sua qualidade técnica e que defensivamente são facilmente ultrapassados em força ou velocidade! E esta lacuna foi bem explorada pelo adversário...

Se no final da 1.ª parte já cheirava a empate, no início da 2.ª parte manteve-se a tónica, por isso a primeira substituição do Benfica, foi uma tentativa de 'reforçar' o meio-campo. Sem o Gabriel e o Taarabt, calhou ao Chiquinho. Mas um mau ressalto numa saída de bola em zona defensiva, foi fatal...

A reacção acabou por ser boa, o Santa Clara retraiu-se, e chegámos ao segundo golo... Ao intervalo tinha dito a um familiar que os Açorianos não iram aguentar a intensidade da pressão alta o jogo todo, e no golo do Chiquinho já se notava cansaço nas pernas no outro lado...

Individualmente, destaco o Digui (Gonçalves): tem colecionado assistências, com boas exibições consistentemente, fazendo todo o corredor. Nota-se claramente que dá tudo o que tem, chegando ao final das partidas, completamente esgotado!

Até final ainda houve uns sustos, mas conseguimos os 3 pontos, que nesta altura são o mais importante, aumentando a vantagem para o Braga (5 pontos, recordo que em caso de igualdade temos vantagem), que neste momento parece ser a 'batalha' mais realista, com os jogos com os Corruptos e os Lagartos pela frente, o 3.º lugar não está garantido! Pode ser uma análise pessimista, mas tendo em conta o que se passa dentro do relvado, é realista!

Empate no Seixal...

Benfica B 2 - 2 Penafiel


Jogo razoável, com 3 minutos de desconcentração defensiva, que deram 2 golos sofridos, praticamente iguais... contra um adversário, que até vinha de uma série negativa de resultados, mas tem jogadores experientes e manhosos! Ainda fomos a tempo do empate e no último ataque da partida, o Henrique falhou o golo da vitória com um cabeceamento que saiu por cima da barra...!!!

Manter o rumo


""A responsabilidade do Benfica é sempre a mesma, é ganhar." Foi assim que Jorge Jesus lançou a partida com o Santa Clara, que terá início hoje, às 19h00, no Estádio da Luz.
Independentemente do adversário e do local do jogo, o objetivo de triunfar sempre que se apresenta em campo é o que norteia a nossa equipa. Hoje teremos pela frente um oponente que, de acordo com o nosso treinador, "joga bem, com uma boa ideia de jogo, bem trabalhada e já deu sinais de que não é fácil de vencer". O percurso dos açorianos na prova é demonstrativo da sua qualidade, estando neste momento em luta renhida pelo sexto posto da classificação.
Se ao triunfo desejado se puder aliar uma grande exibição, "ainda melhor", conforme reconheceu Jorge Jesus, acrescentando que sabe que adversário o Benfica encontrará neste final de tarde, o que é sinónimo de esperadas dificuldades.
Tem sido notório o incremento na produção da nossa equipa desde que foram ultrapassados, no seio do plantel, os problemas sentidos nos dois primeiros meses do ano. Nas últimas nove partidas conseguimos obter oito vitórias, incluindo nas difíceis deslocações a Braga, Paços de Ferreira e Portimão. Neste ciclo, a equipa apresenta uma média de 2,56 golos marcados por jogo, o que contrasta com os 1,47 registados ao longo de janeiro e fevereiro.
Estes são dados que robustecem a ideia de que, não fosse esse período nefasto, estaríamos agora, tal como explicitou Jorge Jesus, posicionados na luta pelo título. Porém, há ainda muito por disputar: a melhor posição possível na Liga NOS e a conquista da Taça de Portugal.
De Todos Um, o Benfica!

P.S.: A nossa equipa feminina de polo aquático sagrou-se bicampeã nacional. Conforme referiu o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, trata-se de "um grupo ambicioso, focado em vencer e em dignificar o Clube". Muitos parabéns!"

Memória: Santa Clara...

Luca Waldschmidt | A ligação que faltava ao SL Benfica


"Luca Waldschmidt chegou ao SL Benfica, este verão, para ser o segundo avançado no esquema de Jorge Jesus. A verdade é que o ex-Freiburg SC ainda não se conseguiu assumir e tem, assim como grande parte do plantel, oscilado muito a nível exibicional.
Waldschmidt foi um elemento preponderante nesta última boa fase da equipa encarnada. A forma como o alemão estava a conseguir ligar o jogo foi decisiva para a subida de rendimento da equipa. Contudo, a passagem para o esquema de três centrais prejudicou vários elementos, sobretudo o alemão. Mesmo tendo mantido a titularidade, Waldschmidt foi encostado à ala direita.
Apesar de procurar muito o espaço interior, o alemão está muitas vezes afastado das zonas onde pode fazer diferença: atrás do avançado. Waldschmidt é, na minha opinião, o jogador do SL Benfica que melhor joga entre linhas e aquele que melhor consegue ligar o jogo.
O falso ala neste sistema de Jorge Jesus aproxima-se muito mais de um terceiro médio, com papel na construção, do que propriamente um extremo invertido ou um médio ofensivo que seria o ideal para o alemão. Este desaproveitamento das melhores qualidades do camisola 10 das “águias” faz lembrar os jogos que João Félix, um jogador com características semelhantes, realizou na ala com Rui Vitória. 
Depois existe toda a questão do estilo de jogo do treinador das “águias”. O futebol de Jorge Jesus foca-se muito naquilo que é o jogo nas alas e a relação entre o extremo e o lateral. Mesmo com Waldschmidt no centro do terreno, a bola poucas vezes passa pelas suas zonas. Os jogadores do centro do terreno dos encarnados tem muito pouca preponderância no último terço do terreno.
Após a surpreendente derrota frente ao Gil Vicente FC, Waldschmidt saiu do onze inicial. Esta tem sido a tendência cada vez que o alemão tem uma exibição menos conseguida. Aqui fica bastante visível que Luca Waldschmidt não foi escolha do técnico das “águias”.
Não será fácil – nem Jorge Jesus parece ter muita vontade de o fazer – encaixar Waldschmidt nesta maneira de jogar. No entanto, a qualidade do alemão é inegável. É o jogador da Primeira Liga com mais passes de rutura. Leva sete golos e duas assistências em apenas 1200 minutos.
Para mim, uma equipa estará sempre mais perto de vencer quando tem um elemento com a capacidade técnica e o entendimento do jogo de Waldschmidt."

Critério? Qual critério?


"O campeonato aproxima-se do seu final e, infelizmente para nós benfiquistas, a luta aparenta cingir-se ao Sporting CP e FC Porto. O primeiro que não é campeão há 20 anos, o segundo que vêm ganhando consistentemente nas últimas décadas. E para se ganhar consistentemente é preciso adquirir hábitos, hábitos esses difíceis de mudar, até porque dão resultado.
Esses hábitos são bastante evidentes e claros: pressão e coação sobre árbitros, delegados e outros responsáveis da classe da arbitragem; manipulação da comunicação social; controlo de outros clubes. 
Falaremos apenas em relação ao primeiro ponto.
O último exemplo do mesmo tem poucas horas e veio para a comunicação social, sob a forma de “recado”: «Naqueles lances em que deve haver intervenção do VAR, não estão a cair para o nosso lado. No lance final do Francisco [Conceição], há um desvio claro com o braço. Acredito que para o árbitro seja difícil, porque é um lance muito rápido, mas quem está sentado numa cadeira consegue ver perfeitamente que é penálti. E antes, numa falta em que há um livre e depois o Nanú encurta e a bola bate-lhe no braço, aí é livre e dentro da área não é penálti».
E no rescaldo do mesmo jogo, Sérgio Conceição faz bingo e consegue ainda trazer à colação a APAF: «Se calhar é a informação que passa ou a recomendação da APAF, não sei. Mas depois vemos durante o jogo faltas não assinaladas, a deixar correr, e depois num simples encosto é falta e começa a irritar os jogadores em campo. Penso que tem de haver mais critério, não é de um momento para o outro deixar correr o jogo, os próprios árbitros não estão habituados, é verdade. Tem de ser pensado, tem de se reunir para depois dar algo mais ao futebol português, mas sem dúvida nenhuma que o tempo útil de jogo é um problema grande do nosso futebol.»
O que tem piada e reflete uma certa ironia, é observar Sérgio Conceição a queixar-se quando o FC Porto é, de longe, a equipa mais beneficiada em termos de cartões amarelos mostrados ao longo da época. São factuais os números: FC Porto tem um total de 41 cartões amarelos mostrados, enquanto o SL Benfica tem 61 e o Sporting CP tem 68. Mais força ganha este facto quando, das 3 equipas em causa, aquela que mais faltas comete é, pasme-se, o FC Porto.
Que critério quer Sérgio Conceição?
Individualmente, o SL Benfica tem 2 jogadores no top 20 dos jogadores com mais amarelos. Sabem em que lugar aparece o primeiro jogador do FC Porto? Para cima do 30º lugar, e é Jesus Corona. Perguntam-se, em que lugar estão os carniceiros Pepe e Sérgio Oliveira? Nós respondemos, estão em 93º.
Não há muito a fazer, senão rir.
Outro dado indesmentível diz respeito ao número de penaltis favoráveis. O FC Porto tem a módica quantia de 13 (!) penaltis a favor. 13. Treze. Uma média de quase 1 penalti a cada 2 jogos. A segunda equipa com mais penaltis, o Santa Clara, tem 8. E o SL Benfica? Tem a mísera quantia de 1 penalti a favor. Um penalti em 28 jogos.
Mas «o SL Benfica joga pouco, cria poucas oportunidades, não justifica penaltis», dirão. Pois bem, se uma equipa tem 57 golos marcados e a outra 54, como se justifica tão díspar diferença de penaltis a favor? Mais, o SL Benfica era, no final de Março, a equipa que mais oportunidades de golo criava nas seis principais ligas europeias (algo natural, visto ser, também, a equipa com mais posse de bola da Liga).
Porém, na organização de Contumil não é apenas o treinador a vir pressionar e mandar recados. Tivemos, bem recentemente, Francisco J. Marques a vir comentar a arbitragem do Moreirense - Sporting, reclamando a ausência de amarelos a Palhinha. Não discutindo o tema Palhinha, “hipocrisia” é a única palavra que descreve Francisco J. Marques face aos dados estatísticos apresentados acima.
O FC Porto só assim consegue e sabe ganhar. Estratégia constante de vitimização, procurando afastar de si os holofotes, direcionando-os para os rivais. Qualquer pessoa com olhos na cara sabe qual o clube que vem sendo mais beneficiado, e também qual o mais prejudicado. E se Sérgio Conceição fala em falta de critério, concordamos. Tivesse havido critério por parte da arbitragem ao longo do campeonato, e o SL Benfica estaria certamente na luta pelo título. Não defendemos vitórias morais, mas este campeonato é uma mentira.
E assim se constrói uma narrativa.
De um lado um clube, o FC Porto, que só sabe jogar sujo e não se coíbe de coagir, pressionar e deturpar dados, do outro lado um clube, o SL Benfica, que opta pelo silêncio, deixando que os soundbytes vindos de cima se instalem na opinião pública. Se o SL Benfica quiser, é muito fácil pôr os pontos nos i's. Basta dar-se ao trabalho de compilar os lances em que o FC Porto foi beneficiado e o SL Benfica prejudicado, e o resultado será claro.
Aliás, sem mais demoras, presenteamos os nossos seguidores com os roubos de que o Sport Lisboa e Benfica tem sido alvo, ao longo de todo o campeonato. Façam o favor de partilhar."