Últimas indefectivações

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Guimarães (também) tem mais encantos na hora da despedida...

"Em Guimarães, mesmo com os falhanços tenebrosos do guarda-redes (tanto azar até parecia obra de bruxas) Marega resolve

O que é preciso para desviar atenções dos minutos finais
1. Na segunda e na terça, a página da Comunicação do Sporting, no Facebook, esteve em grande... agitação??? Denúncias sobre pressões feitas a árbitros, a que se seguiram comunicados para toda a gente no Benfica... incluindo eu!
O que é preciso inventar para desviar as atenções daqueles últimos minutos de Guimarães.
Começando pelo caso de maior gravidade, dizem ter recebido relatos de que elementos ligados à arbitragem estão a ser ameaçados (pelos próprios patrões e/ou superiores hierárquicos) de poderem perder os seus trabalhos fora do futebol se as coisas não voltarem ao que eram.
Tudo contado no local onde reside a dupla mais egocêntrica de Portugal.
Ao que se percebe, sem terem nenhuma prova dessas acusações...
Dúvida sobre essa mesma veracidade que mais se adensa quando o Presidente da Associação Portuguesa de Futebol (APAF) veio garantir, de imediato, desconhecer qualquer situação anómala que tenha envolvido algum dos seus associados???
Não os podemos levar a sério, tanto mais quanto isto aparece a seguir ao empate em Guimarães!
Desviar as atenções desse resultado risível, face às circunstâncias (e não por si, já que empatar com o Vitória, lá, não é um mau resultado), essa é a razão desse acto falhado.
Depois de tanto investimento, compreende-se o desespero.

Se a dos árbitros não pega, há sempre o Benfica para unir a malta...
2. Falhada essa manobra de diversão - que, espero, possa merecer a devida atenção do Ministério Público e do Conselho de Disciplina da Federação - seguiu-se o último recurso: atacar o Benfica!
Dá sempre uns títulos nos jornais e impede as vozes incómodas de poderem pôr em causa a guerra contra o inimigo.
E se as denúncias, pelo seu conteúdo, destituídas de sentido, e sem qualquer prova, me mereceram um sorriso (não tão grande, confesso, como o golo do empate em Guimarães), com os ataques ao Benfica demos umas boas gargalhadas.
Em vários comunicados - espero que o Director ganhe para tanto trabalho - foram falando de tudo. Da opinião de sócios como Pedro Guerra e André Ventura, de Rui Costa, de Luís Filipe Vieira, dos processos, das próximas eleições e... de mim.
Com o nível intelectual e a elevação a que nos habituaram (não, nisso não nos surpreenderem...).
Tenho pena que a página - dizem-me - tenha sido denunciada e tenham sido obrigados a republicá-la noutro lado.
Porque, apesar do que dizem, isso não apaga a cara dos dois...
Cara que, em bom português, só tem um nome!
Eu bem sei que nunca invocaram a ética nem a moral!
Porque não o querem - isso é claro - mas, deixem-me arriscar, também não devem saber o que isso é!
Talvez acreditem que a falta de carácter potencia a inteligência, mas quando esta não existe não há milagres.
Só lamento não poder lá ir votar nas eleições deles, porque votaria tantas vezes quantas me permitissem, para que estes (de preferência com o treinador e tudo, no embrulho) de lá não saíssem...
Terei pena se isso acontecer!
Até lá, terei pena pelas pessoas que, sendo do Sporting, respeito e considero.
Pelas que discordam e o afirmam plenamente, pelos que não têm coragem de o fazer, apesar de o sentirem, mas, acima de tudo, pelos que se põem em bicos de pés num apoio interesseiro, para ver se alguém se lembra deles e lhes dá alguma coisa (privei, de perto, com, pelos menos, uma dessas tristes figuras e sei bem o que pensava do Presidente de quem, agora, é um sabujo...).
Mas o tempo é o melhor remédio contra a demagogia.
Para eles, uma só garantia: contem comigo para continuar a defender os valores em que acredito, os princípios que tenho e as estratégias em que me revejo, convictamente, que não dependem de meros circunstancialismos ou de vulgares critérios de oportunidade.
Até porque, a nossa luta, hoje é, também, contra aqueles que ridiculamente usam a agressividade e a violência verbal, através de ataques inadmissíveis, puramente gratuitos - para disfarçar ou atenuar muitas fragilidades e uma incompetência ainda maior...
E sem qualquer classe (nunca a tiveram), apenas tendo como referências a inveja, o ódio, a maledicência e um egocentrismo totalmente desfasado da realidade.

Quem só sabe de futebol não percebe nada de futebol
3. Dos disparates dessa espécie de comunicado, dessa espécie de comunicação - liderado por um jornalista que fora daqueles ambiente soube ser jornalista (diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és) - nada me incomoda, excepto a afirmação de que o «melhor treinador do mundo» me causa «sobressaltos e calafrios»??
Se sobre o que dizem de mim todos sabem (incluindo o Director) ser um chorrilho de mentiras, já essa afirmação pode levar alguns incautos a julgar que pode ter um fundo de verdade.
Nada mais errado.
Perguntem lá a pessoa em causa se, ainda no Benfica, não sabia o que eu pensava sobre qual a decisão que tomaria se dependesse só de mim, essa decisão.
Nunca, mas nunca, deixei de dizer o que penso.
Por isso lhes vou dizendo do que não gosto!
Chegará o momento em que quem o defende, agora, e com o avolumar de experiências, será o seu maior critico.
Disso me avisou, logo na primeira época da pessoa em causa no Benfica, o então Presidente do Belenenses, Carlos Viana de Carvalho.
E como tinha razão!
Porque, também a quem hoje o defende ele saberá tratar como trotou outros.
Sejamos claros: não foi ele que salvou Luís Filipe Vieira de nada, mas antes o Presidente do Benfica que, depois de, em 4 anos, ter perdido os últimos 3 campeonatos, o não deixou acabar a carreira de volta quem sabe se ao Estrela da Amadora, o clube da sua terra, onde nunca ganhou nada (ao contrário de João Alves que até uma Taça de Portugal lá conseguiu).
Não, não tenho saudades, nem calafrios, nem sobressaltos de forma incrédula e imperdoável como perde jogos e títulos.
Ou, como diz o muito querido, respeitado e grande Professor Manuel Sérgio, «quem só sabe de futebol, não percebe nada de futebol»!
Querem melhor exemplo?
Ou acham que uma equipa perde 2-1 em Madrid, nos últimos minutos, perde 3-1 em Vila do Conde e empata 3-3 em Guimarães, depois de estar a ganhar 3-0 a 18 minutos do fim (para além de, com o Estoril, se o jogo durasse mais uns minutos, nunca sabermos o que poderia acontecer), se deve só a falhas dos jogadores, falta de marotice, cansaço de quem só faz meia parte, culpa dos árbitros, de tudo, menos de quem (ao que dizem) ganha cerca de 8 milhões de euros por ano?
Em Guimarães, mesmo com os falhanços tenebrosos do guarda-redes (tanto azar até parecia obra de bruxas) e de um penalty não marcado contra o equipa do «melhor treinador do mundo», Marega acabou por resolver.
Em Guimarães, se a equipa e os adeptos empataram, eles, os dois, foram goleados!
Por mais comunicados que façam, porque - lembram-se - «quem só sabe de futebol, não percebe nada de futebol»!

Mário Wilson
4. Do futebol de «pé descalço» para um dos palcos mais mágicos do futebol??? No relvado, como os banco, a assumir os comandos, com os seus inesquecíveis discursos empolgantes, como o que fez na gala dos 108 anos do Benfica???
Mário Wilson gritou-nos - de forma confidencial, como era o seu jeito - que tinha como ídolo e mestre Eusébio da Silva Ferreira, a quem jamais esqueceria.
E que desde muito jovem, ainda que em terras do seu ídolo, já era benfiquista.
Foi transferido para o Sporting, onde até ganhou um campeonato, mas até aí já era benfiquista.
Falava-nos sempre daquilo que sentiu e viveu ao servir o Benfica, repleto de recordações fantásticas.
Nesse dia, o dos 108 anos, a partilha da «magia única» que viveu e a grande lição que nos deu de que «só nós sentimos assim e por muitos desgostos que possamos ter, valores mais altos se levantam. E o valor mais alto que se levanta, em termos futebolísticos, chama-se Benfica».
Arrepiante!
Por tudo o legado que nos deixou, por tudo aquilo que nos ensinou, a todos, sem excepção, jogadores (actuais, ex e futuros), dirigentes sócios e adeptos, é uma enorme perda para a família benfiquista, a de uma figura ímpar, que nunca deixará de ser o eterno Velho Capitão.
Um monstro do futebol, disponível e afável, detentor de um coração enorme - quase tão grande quanto o seu Benfica.
Com a certeza de que, também com a sua ajuda, iremos lutar ainda mais pelo tetracampeonato e preparar o caminho para outros voos - fica a promessa!
Porque, os génios vivem para sempre.
Paz à sua alma!"

Rui Gomes da Silva, in A Bola

Ainda a procissão vai num 'quinto'

"O Sporting tem um desaire, mais ou menos telúrico, e logo temos nós uma saraivada de comunicados oficiais, oficiosos, apócrifos, apagados e repescados sobre... o Benfica! Uma relação doentiamente pavloviana que envolve p 'diz-se que', 'parece que', agentes 'indeterminados, passivos crónicos' ('felizes os que têm passivos crónicos porque deles será a glória futura'), etc. Faz bem o Benfica em ignorar olimpicamente tanta certidão facebookiana e tanta cantoria twittiana.
Adiante, pois. Terminado o primeiro quinto da Liga, assinalo:
1. A consistência do Benfica com mais 7 p. do que na época passada, melhor defesa (a par do FCP=, melhor ataque (jogando quase sem atacantes). Tudo isto, antes do mercado de Outono reforçar a equipa com Jonas, Jiménez, Rafa, Jardel, Samaris, Zivkovic, Danilo. Ou seja, passar de Benfica A- (ou (B+) para A.
2. Com um excelente plantel, o Sporting tem jogado bem (desperdiçando, contudo, as melhores exibições, em Madrid e Guimarães). Estranhamente sofrendo muitos golos e não se libertando de um dos crónicos dilemas de Jesus: os laterais.
3. Com um aparente menor leque de soluções, o Porto está, pé ante pé, a encontrar um caminho que o consolida como um dos favoritos.
4. Das outras equipas, saliento o D. de Chaves e o Rio Ave não só pelas classificações, como pelo bom jogo. Ao invés, as decepções do Nacional (vaga ingerível de impedimentos) e o nosso Leicester, o Arouca, que custa a arrancar.
5. Uma palavra para as arbitragens, com um nível médio muito assinalável, sem casos gritantes, a não ser alguns obsessivos árbitros de televisão."

Bagão Félix, in A Bola

Sonhando SLB na Guiné-Bissau (I) !!!

Sonhando SLB em Havana !!!

Sonhando SLB no Funchal !!!

Sonhando SLB em Varadero !!!

Esclarecimento da Direcção de Comunicação

"Na sequência do esclarecedor apelo feito ontem pelo Presidente do Sport Lisboa e Benfica, e com o objectivo de eliminar a confusão intencionalmente gerada no espaço público, de quem pretende ligar o livre comentário de adeptos e simpatizantes do nosso Clube com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica, cumpre esclarecer:
1. Os canais oficiais de comunicação do SL Benfica são a BTV, o Jornal “O Benfica”, o Site Oficial do Clube e todos os sítios nas Redes Sociais devidamente identificados e registados.
2. As únicas pessoas que vinculam e representam oficial e publicamente o Sport Lisboa e Benfica são o presidente do Clube, os dirigentes em atos de representação oficial do Clube e outros profissionais da instituição devidamente mandatados para o efeito.
3. As opiniões, comentários e análises das diferentes personalidades Benfiquistas, que apenas na sua condição de adeptos e simpatizantes participam em programas de comentário desportivo, não vinculam a nenhum nível o Sport Lisboa e Benfica.
4. Consideramos abusiva, maldosa e provocadora qualquer insinuação sobre qualquer eventual relação entre as opiniões e comentários desses respeitáveis adeptos no espaço público com as posições oficiais do Sport Lisboa e Benfica ou desta Direcção de Comunicação.
5. O Benfica sempre foi um espaço de liberdade, e a participação nesses debates de adeptos e simpatizantes do nosso Clube insere-se no uso legítimo dos seus direitos individuais, não podendo eles próprios sentir-se limitados pelas insinuações que se pretendeu criar, confundindo a sua livre expressão com posições mandatadas.
6. Reafirmamos a importância do apelo do presidente aos adeptos benfiquistas sobre a importância do uso criterioso da palavra nos espaços públicos, contributo essencial para a mais sã convivência e respeito devido entre todas as instituições desportivas.
Direcção de Comunicação SLB"

Benfiquismo (CCXLI)

Glória, aos ombros da onda vermelha !!!