Últimas indefectivações

quinta-feira, 4 de junho de 2020

Vermelhão: Regresso sem golos...

Benfica 0 - 0 Tondela


Ponto prévio: não concordo com o regresso do campeonato. E entre as várias razões, a questão da 'ausência' de uma pré-época, após uma paragem superior às habituais férias de Verão, é uma delas! Esta situação vai tornar os prognósticos, ainda mais imprevisíveis!
O jogo de hoje, é uma daquelas partidas muito ingratas de analisar. Estaticamente, foi um massacre; posse de bola, remates, passes, oportunidades, etc... mas fica sempre a sensação, que podíamos ter dado mais intensidade à partida!
Entre as várias variáveis com implicação neste resultado, a ausência de faro de golo, ao nível de um Jonas ou de um Félix, ou de um Cardozo... está a 'matar' as nossas exibições. O Vinícius prometeu fazer esse papel, mas ultimamente tem desafinado! A equipa após esta paragem continuou a demonstrar alguns problemas nos posicionamentos defensivos, nas recuperações, na variabilidade dos ataques, profundidade nas Alas... e até o facto de termos abdicado dois pontas-de-lança de início, algo que normalmente é fatal... Mas tudo isto seria ultrapassável se a eficácia fosse outra! Hoje tivemos oportunidades suficientes para ganhar o jogo tranquilo... o Ody não fez uma única defesa, e acabamos por perder dois pontos. Aliás o Tondela tem um remate perigoso em todo o jogo, aos 75 minutos! Dois pontos que nos dariam a liderança isolada no campeonato, e a consequente vantagem motivacional... Nada está perdido, mas os indicadores não foram nada bons!

O que esperar do Benfica no retorno da Liga?

"Depois de quase três meses de paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus, que infelizmente já contaminou mais de 6 milhões de pessoas, provocou aproximadamente 390 mil óbitos ao redor do mundo e vem se concretizando como a maior crise do século XXI, a Primeira Liga de Portugal está de volta. O retorno, contudo, esteve ameaçado, pois 11 jogadores testaram positivo para Covid-19 no início de maio: foram cinco casos no Famalicão, três no Vitória de Guimarães, um no Moreirense, um no Belenenses SAD e um no Benfica. O SLB revelou a identidade do atleta infectado: o meio-campista David Tavares, que continua afastado do elenco, conforme orientações médicas. Na ocasião, o Maior de Portugal pediu a autorização do jovem de 21 anos para a divulgação do exame.
Por avaliar que o país já havia passado pelo pico da pandemia - no momento, são 33.261 casos notificados, dos quais 20.079 estão clinicamente recuperados, 1.735 continuam ativos e 1.447 vieram a óbito -, a Direção Geral da Saúde - equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil, onde a Covid-19 até agora infectou meio milhão de pessoas e matou mais de 30 mil, e ainda não se sabe quando o futebol volta - autorizou o reinício do maior certame do futebol português para a primeira semana de junho. Agora, 19 países, sendo 13 da Europa, quatro da Ásia, um da América e um da África, juntamente com um território semiautônomo da Europa e um território semiautônomo da Ásia, têm bola rolando em meio à pandemia.
Alento para os adeptos lusitanos, que estavam com abstinência de futebol e tinham saudades de ver o time do coração jogar, certo? Em partes... O acesso às partidas só está permitido para jogadores, comissões técnicas, dirigentes, equipe de arbitragem, profissionais de imprensa e funcionários dos estádios. E os jogadores não podem se abraçar nas comemorações. Futebol sem torcida e sem abraços nos gols é uma experiência estranha... Mas, como diz o ditado: "Hoje não é um dia qualquer... Hoje joga o Sport Lisboa e Benfica!".
E o que esperar do actual e maior campeão nacional nesta "nova fase" do Campeonato? O elenco ganhou uma motivação extra na terça-feira (2), com a derrota do FC Porto na visita ao Famalicão, é verdade. Se fizerem o dever de casa contra o Tondela nesta quarta-feira (3), as Águias ultrapassarão o arquirrival na classificação e dependerão das próprias forças na corrida rumo ao título. Por outro lado, sem a presença da maior torcida da Terrinha nas bancadas, sendo esse o maior desfalque, a missão torna-se ainda mais difícil. Os Auriverdes querem fugir das últimas posições e naturalmente adotarão uma postura defensiva, apostando nos contragolpes para surpreender os donos do Estádio da Luz. 
Porém, algo mais preocupante que o eventual ferrolho tondelense e os portões fechados deixa os benfiquistas com a pulga atrás da orelha: o futebol praticado pela equipe pouco tempo antes da paralisação. Não havia nenhum resquício do estilo de jogo encantador da segunda metade da temporada passada, com toques rápidos, intensidade, ousadia e marcação em alta pressão, que rendeu o 37º título do Campeonato. Via-se um time afobado, com sistema defensivo vulnerável, dificuldades de transição e posse de bola improdutiva. A vantagem de sete pontos (!) na ponta da tabela foi inacreditavelmente desperdiçada em quatro (!!!!) rodadas, após as derrotas para Porto e Braga e os empates diante de Moreirense e Vitória de Setúbal - com pênaltis perdidos no meio desse desmantelo.
Até a mentalidade do técnico Bruno Lage, um dos grandes responsáveis pela incrível reviravolta e pelo grito de campeão na temporada passada, não era condizente com o Benfica que dava gosto de ver jogar em 2018-2019. Logo após o revés de 2 a 1 para o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, em Fevereiro, pela primeira mão dos 16 avos de final da Europa League 2019-2020, o treinador teceu comentários que repercutiram muito mal entre os torcedores. "Independentemente de ser o quarto jogo sem ganhar, o mais importante é o contexto. A eliminatória está em aberto e vamos decidi-la em nosso estádio. Não era o resultado que esperávamos, mas está em aberto. Prefiro perder por 2 a 1 a perder por 1 a 0", afirmou, referindo-se à regra do gol qualificado. Ainda que o Shakhtar seja uma equipe muito forte em seus domínios, a mentalidade à Benfica não permite avaliar qual derrota é a "menos ruim" dentre as diversas possibilidades dentro dos 90 minutos. As vitórias, e somente as vitórias, devem ser almejadas. E reparem bem: o comandante minimizou a série negativa de quatro jogos sem vitória.
Mas o pior veio depois: Lage admitiu que recuou a equipe para segurar o resultado, de modo a provocar o menor prejuízo possível. "Depois do 2 a 1, voltamos a reagir bem e tentamos chegar ao empate. Nos últimos minutos, senti que era melhor segurar o resultado, pois estávamos permitindo transições ofensivas ao adversário. Entrou Samaris e fechou-se o resultado, que nos permite decidir a eliminatória no jogo seguinte", justificou.
No final das contas, o Benfica não conseguiu se classificar às oitavas. Mesmo decidindo em Lisboa o seu destino na competição continental, deixou escapar uma vantagem de 3 a 1, a qual lhe dava a vaga, e acabou cedendo o empate, resultado suficiente para as pretensões do escrete ucraniano. Longe de querer ser um engenheiro de obra pronta, mas... Era evidente que jogar para "perder de menos" em Kharkiv não havia sido uma boa estratégia - muito pelo contrário. Além disso, a presença na Liga Europa, vale recordar, deveu-se à eliminação precoce na Liga dos Campeões. O grupo, que também tinha RB Leipzig, Lyon e Zenit, era encardido, de fato... Contudo, as circunstâncias do jogo em Leipzig, quando os Encarnados abriram 2 a 0 e viram os três pontos escaparem, deixou a sensação de que a campanha poderia e deveria ter sido melhor - o único representante de Portugal na atual edição da Champions ficou a um ponto da vaga nas oitavas de final.
Pois bem, retornando à antevisão do jogo de hoje, quem serão os 11 que entrarão em campo logo mais? Segundo o jornal A Bola, a possível escalação será Vlachodimos (um dos melhores da temporada, vale frisar); André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo (os quatro vinham abaixo do que podiam apresentar, verdade seja dita); Gabriel (seu retorno é uma excelente notícia para a nação benfiquista), Weigl (olha, confesso que eu preferiria Samaris, mas, se for mesmo Weigl... Bora jogar, rapaz!), Pizzi (esteve muito abaixo nos últimos jogos... Eu apostaria em Franco, creio que ele Cervi - perdão pelo trocadilho), Rafa (indispensável à equipe, podendo alternar entre a ponta-esquerda e o meio); Taarabt (a grata surpresa de 2019-2020, verdade seja dita... Mas será que ele vai render dentro da área? Na minha avaliação, rende melhor jogando mais atrás. Poderia auxiliar Rafa em um momento no qual Pizzi não vem bem) e Vinícius (faz teu nome, homem-gol!).
Mais do que resultados positivos: queremos um time com sangue nos olhos e futebol bonito, características as quais nos permitiram a reconquista no ano passado."

O Brinco do Baptista #43 - Fome de bola

O que uma sentença não nos diz

"Quem tem criticado Bruno de Carvalho não é obrigado a colocar a mão no peito. A resposta dada pelo direito iliba-o criminalmente, mas não legitima os desvarios que foram cometidos nos seus mandatos.

Volvidos dois anos desde o ataque à academia de Alcochete ficámos a saber que não foram dados como provados os factos imputados ao anterior presidente do Sporting, Bruno de Carvalho. Os tribunais falaram, a justiça decidiu, e a partir de agora, do ponto de vista estritamente criminal, não existe nada que possa ser apontado ao cidadão Bruno de Carvalho. O “problema” é que o direito penal, pela sua própria natureza, apenas fornece respostas a um limitadíssimo grupo de questões, apenas incide sobre uma pequeníssima parte dos nossos comportamentos, deixando de fora, como é natural, indagações sobre o quilate moral e ético dos indivíduos. Sob pena de construirmos uma comunidade de empedernidos burocratas, é essencial perceber este ponto: as avaliações feitas pelos tribunais não deslegitimam nem tornam caducas as avaliações éticas e morais feitas à revelia de argumentos jurídico-penais.
Por isso, quem tem criticado Bruno de Carvalho não é obrigado a colocar a mão no peito e a fazer um acto de contrição, porque ainda que a resposta dada pelo direito ilibe criminalmente o ex-presidente leonino, isto não significa que os desvarios que foram cometidos e que levaram à sua destituição da presidência do clube e expulsão da qualidade de sócio fiquem legitimados. Uma sentença cuja apreciação factual se circunscreve ao fatídico episódio do ataque à Academia não deve servir como fonte de branqueamento de um conjunto de outros episódios com graves repercussões financeiras e reputacionais que tristemente mancharam a história de um clube centenário.
Quem quiser estudar os fenómenos populistas em Portugal tem no consulado “brunista” no clube de Alvalade um excelente ponto de partida. Desde que assumiu a presidência do clube, em 2013, perfilando-se como o candidato que não fazia parte do sistema dos “croquetes”, não se cansou de fomentar antagonismos estéreis que não tiveram outro propósito a não ser arregimentar as massas e torná-las, não apenas tribais, mas verdadeiramente fanáticas e trogloditas. Como qualquer populista que se preze não hesitou na hora de agitar a bandeira do inimigo, fosse ele interno ou externo, desde que lhe permitisse assumir o papel de salvador da honra sportinguista. O Sporting precisava de voltar a ser respeitado, de voltar a ser grande (alguma vez deixou de o ser?), e só o conseguiria se tivesse a liderar os seus destinos alguém que dissesse as verdades que tinham de ser ditas. As suas próprias e mirabolantes verdades.
É nesta relação de proximidade emocional inteligentemente urdida por Bruno de Carvalho ao longo da sua liderança que reside a sua principal força. E é também com base nela que tem mantido uma base de indefectíveis suficientemente ruidosa para se manter activa no espaço mediático e nas redes sociais e que já começou a dar mostras do seu desejo de iniciar o processo de reabilitação do ex-presidente enquanto sócio tendo em vista uma futura candidatura à presidência.
O sucesso desta tentativa de capitalização da decisão judicial dependerá sempre da vontade dos sócios que anda sempre de mão dada com os resultados apresentados pela equipa de futebol. No caso do Sporting, afastado das grandes conquistas há praticamente duas dezenas de anos, a obsessão pelos resultados é ainda maior e será decisiva em tomadas de decisão futuras. Da minha parte, vou preferir sempre estar mais vinte anos sem ganhar do que ver o Sporting tornar-se novamente um feudo de demagogos e populistas."

A Bola da Noite...

Uma Luz em cada um de nós

"Está de regresso o futebol, embora tristemente sem público dentro dos estádios, para satisfação de todos os que gostam deste desporto. A bola a rolar nos relvados constitui-se, também, como um sinal importante de retoma progressiva da normalidade, esperando-se que assim continue sem qualquer retrocesso.
Após quase três meses de paragem, não se anteveem quaisquer facilidades. O ritmo competitivo das equipas estará, naturalmente, num patamar mais baixo do que o adquirido com o desenrolar da temporada, o que reforça a necessidade de máxima concentração, empenho e humildade na abordagem às partidas.
O adversário deste final de tarde, hoje às 19h15 na Luz, será o Tondela, que vinha fazendo um bom campeonato até à interrupção forçada devido à pandemia, situando-se, neste momento, na 14.ª posição, seis pontos acima da linha de água (menos um jogo). Na primeira volta, vencemos os tondelenses por 0-1, o mesmo resultado com que, na temporada passada, triunfámos ante o Tondela na Luz.
O contexto actual e o histórico recente com este adversário indiciam que será necessário que a nossa equipa esteja ao seu nível para conquistar mais três pontos e assumir a liderança do Campeonato. 
Estamos na condição de que somos agora os únicos que dependemos de nós próprios para sermos campeões. Desengane-se, no entanto, quem tiver a ilusão de que o título se encontra ao virar da esquina. Faltam-nos dez jornadas, teremos dez adversários competentes e motivados pela frente e estamos conscientes de que este título, ainda mais pelas circunstâncias em que vivemos, será disputado aguerridamente até ao fim.
A novidade, aliás, relaciona-se somente com a ausência de público nas bancadas. Conforme Bruno Lage afirmou, ontem, em conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Tondela, “os adeptos são a alma do Benfica e do que representa o Benfica”. A nossa equipa estará amputada de um dos seus principais trunfos, o apoio incessante e entusiástico dos adeptos.
Mas, mesmo não havendo a possibilidade de marcar presença no Estádio, sabemos que em cada lar onde haja um benfiquista, estará um adepto a empurrar a nossa equipa para a vitória. A nossa equipa técnica e os nossos jogadores sabem-no bem, pois são os grandes beneficiários, semana após semana, dos milhares de benfiquistas que percorrem o País de lés a lés para apoiá-los.
Fiquemos em casa e apoiemos o nosso Benfica na medida do que nos é possibilitado, sempre respeitando as normas de segurança e prevenção.
#PeloBenfica"

Por um futebol seguro


"Ao longo dos últimos meses, fizemos um fantástico esforço de adaptação das nossas rotinas e hábitos para enfrentar o risco da pandemia.

O Benfica, os Benfiquistas e os portugueses responderam ao desafio de saúde pública com responsabilidade e sentido de comunidade.
O risco continua a estar bem presente e temos de o continuar a combater com o contributo de cada um.
Agora que a bola vai voltar a rolar, importa respeitar as normas definidas pelas autoridades de saúde e segurança, por um futebol seguro.
Sem concentrações nos dias dos jogos, nas imediações dos estádios, nos cafés ou noutros espaços de visualização dos jogos que não respeitem as regras da DGS.
Sem aglomerações ou contactos físicos aquando dos festejos dos golos que não respeitem as medidas de protecção.
Neste primeiro jogo (dia 4 de Junho), o complexo do Estádio do Sport Lisboa e Benfica, incluindo a zona comercial, será encerrado a partir das 15 horas.
No campo e fora dele, queremos continuar a dar o exemplo.
No campo e fora dele, vamos estar juntos no querer, na ambição e na determinação em ganhar e voltar a festejar.
Cada um tem um contributo a dar.
O Benfica precisa de todos, com o apoio de sempre, de forma diferente, para o resultado que queremos: o Benfica Campeão!"


Reinicio...


Sempre a chupar !!!

"Benfiquistão volta a atacar. Mais um jeitinho do futuro membro do Conselho Superior do #PortoaoColo.
A presença de Rui Moreira, actual Presidente da CM Porto, na Lista A, presidida pelo candidato Jorge Nuno Pinto da Costa, foi apenas uma manobra para oficializar um conjunto de favores com destino ao clube do costume.
"Promiscuidade entre o poder político e o futebol", diziam eles, do alto da sua sapiência e suposta isenção, falamos claro, de personagens como Rui Santos, Luís Marques Mendes ou Mário Figueiredo, em alinhamento total, com os cartilheiros da Torre das Antas e que dispensam apresentações.
A jogada é a mesma de sempre, desviar atenções e acusar os outros daquilo que fazem.
Depois de um centro de estágio pago por todos os contribuintes, um canal próprio que recebe ajudas estatais, tivemos agora o anuncio, por parte do candidato da Lista A, de uma academia do FC Porto, que como se percebe, será mais um favor e oferenda de políticos serviçais ao PortoaoColo, que utilizam desta forma, o dinheiro de todos os contribuintes.
É inaceitável mais este saque que está em marcha, à vista de todos, com uma tranquilidade que diz muito sobre a forma como esta gente se sente impune e acima da lei.
Nota ainda, para a relação do futuro membro de um órgão social do FC Porto e a “ajuda” à Liga. 
"Como actual presidente da Câmara, ficaremos atentos aos gastos e benefícios que se irá fazer com o clube que irá liderar num futuro próximo."
Tal como tínhamos dito há dois dias, não foi preciso muito tempo para se começar a ver os movimentos para beneficiar o #portoaocolo com dinheiros camarários. Não existe aqui, no mínimo, um claro conflito de interesses?"

Nadie !!!

"Ni el VAR ni el AVAR, ni nadie.
https://twitter.com/ElVarCentral/status/1268287214854774785
É a vergonha a passar em todos os lados e a tornar-se fenómeno Mundial.
Mas hey, se o Sérgio Conceição diz que houve 485 penaltis, diz que se jogaram 0,98535 segundos de jogo durante os 90 minutos, só temos de baixar a cabeça e aceitar. Só um homem completamente demente poderá dizer o que quer que seja de arbitragem depois do jogo de hoje. Amanhã terá o Tribunal do jornal do Calor da Noite a amplificar o branqueamento da arbitragem de hoje de árbitro e VAR e transformá-la num grande roubo ao Fóculporto!
Vergam-se! See less"

Estratégia...

"«Temos de ser mais fortes dentro e fora de campo», estas foram as palavras de Sérgio Conceição após a derrota com o Famalicão.
Bastou recomeçar o campeonato para que voltasse a habitual coação e pressão do FC Porto sobre os árbitros e instituições externas, e nem a DGS conseguiu evitar que a máscara caísse.
Nós sabemos muito bem ao que ele se referia quando mencionou a frase “fora de campo”, mas podem ficar descansados pois enquanto existirmos, jamais o FC Porto e a sua escória de corruptos voltarão a fazer aquilo que fizeram nos anos 90, apesar de o tentarem fazer reiteradamente.
Em relação ao «Penálti Escandaloso» que os dragões referem, com certeza que o FC Porto se estaria a referir à falta clara de Pepe sobre Diogo Gonçalves - lance que fez manchete em Espanha - precedida de uma queda teatral de Pepe digna da qualidade de representação de um actor dos Morangos com Açúcar.
Estamos de olhos e ouvidos bem abertos."

Benfiquismo (MDXLIV)

Cheio!