Últimas indefectivações

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Arranque...


Finalmente, as férias acabaram, e os jogadores começaram a chegar... As pré-épocas do Benfica são sempre 'complicadas', mas este ano, promete ainda mais suspense!!!
Temos jogadores que vão chegar mais tarde devido ao Mundial (Almeida, Amorim, Maxi, Enzo); até ao último dia da janela de transferências vamos ter ofertas pelos nossos melhores jogadores, e vamos 'comprar' supostamente tudo o que mexe...; vamos também ter que levar com as novelas dos ex-emprestados que podem ficar, ou dos ex-juniores (ou ex-B) que também podem rodar, ou ficar...!!! Resumindo, uma confusão!!!
O César, o Djavan, o Dawidovicz, o Frisenbichler já foram apresentados; o Derley, o Benito, o Candeias, e o Luís Filipe, devem-o ser nos próximos dias (já estão no Seixal)...
No quadro do ex-emprestados o Lisandro tem o lugar seguro no plantel... mas o Pizzi, o Ola John, o Farinã, o Nelson Oliveira, e o Jara têm o futuro em aberto!!! O Sidnei, o Mitrovic, o Rojas, não devem ficar...
Vamos ainda ter que esperar algum tempo, para saber quais os jovens que vão ficar no plantel: Bernardo, Cavaleiro, Cancelo, Estrela, Hélder Costa.... Para finalizar ainda temos os 'eternos' casos bicudos, que não são opção para o treinador: Carlos Martins e Urreta...

Independentemente do plantel do Benfica no dia 1 de Setembro, o Benfica tem como principal objectivo nesta temporada o Bicampeonato; a segunda prioridade deverá ser os Oitavos-de-final da Champions; em 3.º a Taça de Portugal; e finalmente a Taça da Liga. Antes disto tudo, ainda na pré-época vamos ter a Supertaça.

Num exercício totalmente especulativo e totalmente subjectivo, deixo aqui o 'meu' plantel tendo em conta aquilo que é publico:
GR: Oblak, Varela, Lopes; DC: Luisão, Lisandro, Jardel, César; DD: Maxi, Filipe; DE: Djavan, Benito; MD: Fejsa, Almeida, Dawidovicz; MC: Enzo, Amorim; ED: Salvio, Candeias; EE: Nico, Markovic, Pizzi; MO: Talisca(?), Bernardo(?), Farinã(?); AV: Lima, Cardozo, Derley, Frisenbichler, Jara(?).

Deixo de fora o Artur, o Steven, o Suljmani, o Ola John, o Mitrovic, e o Djuricic: o ideal seria vender. Emprestava o Cavaleiro, o Funes Mori, o Nelson Oliveira, e o Cancelo.
Não vou comentar as novelas, com o Oblak, o Enzo, o Nico, o Markovic, ou o Cardozo (até com o Maxi estão a querer fazer um novela!!!), até sinal em contrário, são jogadores do Benfica.
Mesmo sem mais saídas, parece-me óbvio que a posição com menos soluções de qualidade é o lugar '8': mesmo com o Enzo no plantel, só o Amorim (muitas vezes lesionado) poderá fazer o lugar... as outras opções são adaptações (Bernardo, Farinã, ou até o suposto Talisca!!!).
Depois, com a lesão do Fejsa, neste momento estamos dependentes de uma rápida adaptação do jovem Polaco para a posição '6'... por acaso eu até tenho confiança no rapaz; Os Laterais esquerdos, vão ter que convencer...; Temos muitos Centrais, mas só um poderá jogar no lugar do Garay, a minha dúvida em relação ao Lisandro é a capacidade do Argentino em jogar no lado esquerdo...; Tal como nas épocas anteriores temos 'demasiados' extremos no plantel... espero que a decisão final sobre quem fica, e quem vai sair seja tomada consoante o potencial rendimento desportivo, e não consoante os interesses dos Fundos externos ao Benfica; Tenho confiança no Derley para substituir o Rodrigo... mesmo se o Cardozo sair, creio que não precisamos de comprar mais ninguém... o Jara ou o Funes podem ficar; Em relação ao Oblak, o mesmo jornal que há 48 horas garantia que o Atlético de Madrid tinha desistido do negócio, agora diz que o Esloveno está quase no Atlético!!! Por 20 milhões, mesmo com jogadores no 'meio' (Joshua - bom jogador - e Sílvio) o Benfica faria mal em não vender... mas temos que garantir substituto à altura.

Vítimas de publicidade enganosa

"Em cartões vermelhos, empate 2-2 com o FC Porto. Do nosso lado expulsos Maxi e Katsoranis, do outro lado Pepe e Defour.

"AO longe uma boa notícia nos escaparates da imprensa. Salta aos olhos. O Atlético de Madrid, lê-se em letras gordas. Mais de perto a notícia, afinal, não é boa, é má. Em letras pequenas lê-se qualquer coisa deste género: «porque o Valência já terá assegurado o concurso do jovem guarda-redes do Benfica.»
O Valência do magnata de Singapura senhor Lim leva tudo, ao que parece. A propósito da sangria anunciada, ouvi de um benfiquista dos sete costados um desabafo que me pareceu extraordinariamente pertinente:
- Se a Benfica TV não comprar os jogos todos do Valência desisto da assinatura!
São as saudades já a bater.

UM Mundial de futebol é o palco de eleição para os foras-de-série. Este Mundial não escapa à regra. Neymar e Messi, por exemplo. O astro brasileiro e o astro argentino já deixaram a sua marca, em talento e em golos, na corrente competição e arrastam com as respectivas equipas às costas. E ainda só vamos nos quartos-de-final.
Um Mundial de futebol é também uma oportunidade de ouro para as promessas se transformarem em realidades. Como é o caso do colombiano James Rodriguez que chegou à Europa para jogar no pouco visível campeonato português e que depois se mudou para uma displicente equipa de milionários no principiado do Mónaco que, em abono da verdade, não é propriamente o suprassumo dos emblemas de top do velho continente, muito longe disso.
Mas hoje toda a gente em todo o mundo sabe que é James Rodriguez porque o jovem prodígio colombiano aproveitou e de que maneira este Mundial para se dar a conhecer em todo o seu esplendor. Os brasileiros, por exemplo, nem devem conseguir dormir bem por estes dias só de pensar em James Rodriguez com que se vão encontrar não tarda nada.
Cada Mundial tem as suas estrelas, as suas revelações, os seus heróis inesperados. Este Mundial tem sido, assinale-se, um Mundial para os guarda-redes brilharem a grande altura. O guarda-redes dos Estados Unidos, o guarda-redes do México, o guarda-redes da Argélia e o guarda-redes da Costa Rica são alguns dos surpreendentes heróis da festa.
Não trocava nenhum por Jan Oblak.
Por comparação, a selecção portuguesa também deu nas vistas no capítulo dos guarda-redes mas por motivos estritamente clínicos. Levámos, como os demais concorrentes, três guarda-redes para o Brasil e conseguiu-se a proeza, julgo que inédita, de em três jogos perder dois guarda-redes por motivo de lesões. É obra.
Voltando ao capítulo dos foras-de-série. Cristiano Ronaldo é o nosso elemento excepcional mas, ao contrário de Neymar e de Messi, passou ao lado da competição. No próximo Mundial, na Rússia, Cristiano Ronaldo com mais quatro anos em cima e, por isso mesmo, aliviado das toneladas de responsabilidades que pesam hoje sobre os seus ombros, vai finalmente brilhar à altura dos seus pergaminhos.
Acredito piamente que o Mundial de Ronaldo vai ser o da Rússia em 2018. Quando já ninguém esperar milagres do nosso foras-de-série de meia-idade. Na Rússia é que vai ser.
No Brasil não foi. O melhor jogador do mundo saiu da Copa com um golo marcado ao Gana e ponto final. Na edição anterior da competição, na África do Sul, Cristiano Ronaldo saiu da prova com um golo marcado à Coreia do Norte e ponto final.
Se o madeirense tivesse nascido uns aninhos antes e pudesse ter jogado na selecção nacional do tempo de Luís Figo, Rui Costa, Ricardo Carvalho, Deco e companhia já teria arrumado as botas, é verdade, mas teria com certeza um pecúlio de aproveitamento em Europeus e em Mundiais de fazer inveja a muita gente.
Sendo as coisas como são nada há a lamentar. Cristiano Ronaldo e Mundiais não casam. Até temos noivo, o próprio, e temos noiva, a taça, mas faltam padrinhos de categoria e quando às damas de honor é melhor nem falar.
Por isso Eusébio, que só jogou uma fase final de um Mundial, em Inglaterra em 1966, continua a ser o único futebolista português que, de facto, marcou gloriosamente uma competição deste nível deixando o seu nome perdurar até hoje e até sempre na muito exclusiva galeria das pendas da prova.
Mundialmente falando ainda não nasceu o futebolista português que se chegue aos calcanhares do moçambicano do Benfica.

O Sporting contratou o japonês Tanaka e ficou uma cláusula de 60 milhões de euros. O facto causou espanto na Gazzetta dello Sport. O jornal italiano interrogou-se em título: Ma chi è Tanaka? Ou seja, mas quem é o Tanaka?
Logo se verá, não é verdade?

EM jeito de balanço da presença portuguesa no Brasil, sem entrar em inferioridades vingativas e sem sentido como por exemplo, a relação causa-efeito no que respeita a penteados e barbas dos nossos jogadores, é caso para se dizer que a selecção mais os seus adeptos foram por igual, nas respectivas expectativas, vítimas do mesmo mal: a publicidade enganosa.
De publicidade enganosa foram também vítimas os telespectadores nacionais que terão confiado no slogan da RTP. O Mundial somos nós, acreditando que poderiam ver todos os jogos da competição na estação pública de televisão. O que não é verdade, longe disso.

ADMITINDO a complacência com que olho para qualquer competição em que o Benfica não esteja envolvido e à falta de adrenalina da pura entretenho-me a infectar de clubismo este Mundial.
Em termos de expulsões, por exemplo, estamos empatados com o nosso rival FC Porto. Em cartões vermelhos o resultado vai em 2-2. Do nosso lado já foram expulsos Maxi Pereira e Katsouranis. Do lado adversário já foram expulsos Pepe e Defour. Altamente lógico, não acham?
Em termos de golos leva grande avanço o FC Porto porque Quintero, Varela, Jackson Martinez e James Rodriguez já marcaram enquanto do nosso lado o primeiro golo benfiquista sem discussão foi o de Di Maria à Suíça no jogo dos oitavos de final. Aqui estamos francamente a perder.
Poderíamos também contar para o Benfica com o golo de David Luíz mas esse foi um golo com discussão, teve de vir a FIFA com sua autoridade certificar o nome do autor. E como se trata de um Mundial, império do fair-play, só contam os golos em discussão para este campeonato entre gente nossa conhecida.
Em termos de grandes penalidades cometidas, estamos decididamente empatados com o Sporting graças ao lapso de João Pereira no jogo com a Alemanha. Como João Pereira jogou nos dois rivais da Segunda Circular divide-se o mal feito pelas duas aldeias e o resultado vai em 1-1.

O Brasil de Scolari vai fazendo o seu percurso sem entusiasmar grande coisa. Normalmente é o apanágio dos campeões do mundo. Começam mal ou assim-assim, vão tendo sorte pelo caminho e depois chegam à final e limpam a taça.
O Brasil quer chegar ao hexa em sua casa, naturalmente. Este é o segundo Mundial organizado pelos nossos irmãos transatlânticos. O primeiro perderam-no para o Uruguai na famosa final no Maracanã. Ainda não havia padrão FIFA. O segundo é este que está a correr.
Se, porventura, o perderem será remédio santo contra as manias de grandeza e contra as grandes convulsões sociais. É que se o Brasil não for o próximo campeão do mundo em casa, em 2014, passa-lhes a vontade de organizar outra Copa nos próximos cinquenta anos."

Leonor Pinhão, in A Bola

Benfica e Carnide

"Deixo por hoje o Mundial e escrevo sobre um tema bem mais prosaico.
Por vezes ouço e leio sportinguistas chamarem O Carnide ao Sport Lisboa e Benfica. Dar-lhes-á um certo gozo, a julgar pelo modo sarcástico e de pretensa humilhação com que assim se referem ao sempre temido rival. Sofrerão de complexo B?
Esta maneira de tratar o Benfica é sobretudo, deselegante para a freguesia de Carnide e nem sequer se enquadra nas mais benignas e interessantes alcunhas com que os adeptos se tratam uns aos outros. Lampião é um petit nom que nada ofende, tal como, por exemplo, chamar Lagarto a um sportinguista. Faz parte da coreografia clubista.
Trocar SLB por Carnide parece evidenciar uma forma pseudo-elitista de tentar menorizar o Benfica pela associação a uma linda freguesia da capital. Por outras palavras, pretende-se dizer que o Benfica é... tão-só o Carnide! Nada que deslustre o clube, mas que tem implícita uma visão preconceituosa sobre uma freguesia lisboeta onde, aliás, também vivem sportinguistas e portistas...
Já agora, é bom assinalar que Carnide tem o seu Carnide Clube que, creio, está perto do seu centenário, com tradição e historial sobretudo no basquetebol.
E que o Benfica, o maior clube de Portugal e o clube com mais sócios em todo o mundo (235.000 segundo os últimos dados da FIFA ou seja mais 10,5 vezes que os 22.415 habitantes de Carnide segundo os Censos 2011). Ou seja, um grande clube que alia as suas raízes populares e locais à universalidade do seu prestígio. Nem apenas local, nem só global. Mas fundamental glocal. Com Luz, com Carnide, orgulhosamente."

Bagão Félix, in A Bola

PS: E ainda faltou realçar que o Estádio da Luz, fica na freguesia de São Domingos de Benfica... Parece que a Geografia também não é a disciplina favorita da Lagartada... já sabíamos que a Matemática e a Economia eram ciências ocultas, agora também podemos acrescentar a Geografia!!!