Últimas indefectivações

sábado, 8 de julho de 2017

Ou é bola ou é pirâmide, decidam-se, por favor

"O futebol português tem destas singularidades que não acontecem por acaso, antes são os efeitos das singularidades dos homens que o dirigem desde sempre.

Por Gilberto Madaíl, o presidente da FPF que trouxe para o nosso país a fase final de um Campeonato da Europa e que também foi presidente da direcção do Sport Clube Beira-Mar e da Associação de Futebol de Aveiro ainda governador civil do distrito de Aveiro, por Gilberto Madaíl, dizíamos, terão os aveirenses a gratidão de uma eterna dívida pela construção daquele curioso estádio de futebol estreado no ano de 2004 e que, objectivamente, não serve para nada. Não foi, certamente, construído com o fim exclusivo de albergar a cada Agosto o jogo decisivo da Supertaça Cândido de Oliveira porque, se assim fosse, que demência seria erguer um mastodonte para uma noite de ocupação anual.
O futebol português tem destas singularidades que não acontecem por acaso, antes são os efeitos práticos das singularidades dos homens que o dirigem desde sempre. Gilberto Madaíl, uma figura bem simpática como tantas outras, entretanto já retirado das altas lides que abrilhantam o seu currículo de homem público, foi chamado recentemente a dar a sua opinião sobre o alegado caso dos alegados e-mails alegadamente surripiados e, mais uma vez, surpreendeu a opinião pública com uma construção - neste caso, a de uma ideia através da construção de uma frase - que é quase uma singularidade tão espampanante como a da existência física do já mencionado recinto aveirense fincado ao chão desde 2004.
Entende Madaíl que o teor das comunicações informáticas do Porto Canal 'é uma bola de neve e se se deixar enrolar vai-se transformar num icebergue'. Tal como, em 2004, ninguém foi suficientemente curioso ou astuto para perguntar à entidade organizadora do Campeonato da Europa de futebol qual era a necessidade de construir um estádio em Aveiro, também em 2017 ninguém se mostrou suficientemente intrigado para perguntar ao antigo presidente da Federação como é que uma bola de neve a rolar, a rolar e a rolar, de tão redonda que fica depois de tanto 'enrolar' porque que rara Lei da Física se pode alguma vez transformar-se na figura triangular de um icebergue. São estes os mistérios insondáveis do nosso futebol e, infelizmente, não há explicação que lhes assente tão bem como assenta um velho e fiável tijolo redondo numa base vagamente piramidal de argamassa.
Entretanto,o actual presidente da FPF proibiu os elementos dos órgãos sociais do organismo a que preside de solicitar borlas para a bola. Fica-lhes ainda regulamentarmente interdito aceitar convites ou 'qualquer tipo de ofertas' que lhes cheguem por via dos clubes. Trata-se de uma boa medida profilática. É evidente que Fernando Gomes, que já viu tantas coisas, não quer ver mais nada. Não quer ver mais uma bola de neve do futebol português 'a enrolar, a enrolar' ao ponto de se transformar sabe-se lá em quê."

Best of... dos primeiros dias!!!

9.ª dia...

Mais um 'título', para uma causa justa...

Benfiquismo (DXXIII)

Mãos ao ar...!!!

Uma Semana do Melhor... com música!!!

Conversas à Benfica 14 (obrigatório!)

Uma questão de reputação

"Resta saber se veremos a frase de boas-vindas da gala Impressa e à venda em cachecóis verdes oficiais.

Como se tem vindo a provar, e com provas abundantes, não deverá valer grande coisa o departamento de informática do Benfica. Já o departamento de marketing continua a dar cartas com um descaramento que deixa atónitos os seus adversários. Depois do êxito que foram os cachecóis "Colinho" e "A culpa é do Benfica", o marketing da Luz vende agora lugares no estádio lançando uma campanha inspirada nas emissões do Porto Canal que tiveram por tema a questão dos e-mails. É este o sumptuoso descaramento que desespera a operosa fábrica de insultos que entrou em funções de dois turnos quando o Benfica se viu bicampeão, de três turnos no momento em que o Benfica se viu tricampeão e de quatro turnos em maio. Se o Benfica for pentacampeão ninguém sabe o que poderá acontecer porque não há turnos que cheguem para tanta função.
A estratégia do marketing do Benfica é claríssima. Trata-se de desvalorizar os ataques externos ridicularizando-os em termos funcionais de modo a que a sua utilização pelo "inimigo" provoque sorrisos no lugar de suscitar acabrunhamento ou fúria. Nesta última campanha é, no entanto, mais flagrante a ridicularização do sotaque "à Porto" do comunicador oficial do Dragão do que, propriamente, a ridicularização da capitosa questão em si que trata de hipotéticos ou não hipotéticos e-mails suficientemente embaraçantes para o bom-nome do Benfica ainda que tenham sido, como tudo indica, gamados.
Seguindo, obrigatoriamente, com atenção redobrada a estratégia do marketing da Luz terão pensado os responsáveis pela recente Gala do Sporting que a melhor maneira de acabar de uma vez por todas com o epíteto negativo que se "colou" à definição da sua própria festa por iniciativa do seu próprio presidente – "a p… da gala" – seria abrir a sessão com um exorcizante "bem-vindos à p… da gala" tal como veio a suceder. Mas terão exorcizado alguma coisa? Duvida-se. A grande e fulcral diferença entre as estratégias dos marketings da Segunda Circular é que o Benfica, com a sua colecção de cachecóis e de vídeos, achincalha os ataques (externos) enquanto o Sporting entendeu que achincalhar o ataque (interno) movido pelo presidente do clube numa conversa alegre com jornalistas teria, exactamente, os mesmos efeitos práticos. Mas não, não teve. Antes pelo contrário, só piorou a reputação pública da dita Gala. Resta saber se ainda veremos a curiosa frase de boas-vindas da soirée impressa e à venda em cachecóis verdes oficiais. Ou em cachecóis vermelhos do outro lado da rua porque seria, aí sim, mais um estrondoso êxito comercial.

Vídeo-árbitro é a melhor invenção desde a invenção das balizas
A selecção saiu da Rússia com o 3º lugar do pódio da Taça das Confederações – bem bom para quem não vive habitualmente nestes patamares competitivos - e com a alegria de poder voltar a casa clamando bem alto: o vídeo-árbitro foi a melhor coisa que se inventou para o futebol desde a invenção das balizas! E porquê? Porque só nesta competição-relâmpago os portugueses viram os meios tecnológicos que vão impor à força a verdade desportiva perdoar-lhes duas grandes penalidades tão descaradas que até meteram dó.
Aconteceu nos jogos com o Chile e com o México terem José Fonte e Pepe cometido infracções na nossa área que passaram incólumes pelo crivo do vídeo-árbitro internacional. Também no jogo da final escaparam os chilenos a uma grande penalidade tão óbvia que foi assunto de conversa à escala planetária. O que o vídeo-árbitro acrescenta ao futebol são mais uns quantos nomes de árbitros-sentados que serão tão ou mais insultados do que os árbitros-em-pé. Uma animação."

NetPress... mercado

Muito mais do que um sorteio da Liga

"Hoje há uma espécie de notificação judicial com 34 marcações que transforma qualquer agenda num aprazível roteiro.

Hoje há sorteio da Liga 2017/18. Logo mais, no Terminal de Leixões, são as nossas vidas e as nossas agendas a serem mais preenchidas, é o nosso destino que é sorteado. Onde vamos estar, a que dia vamos estar, com quem vamos estar, e muitas outras razões e porquês.
Os danos colaterais do sorteio de mais logo são terríveis para as famílias dos adeptos mais apaixonados e mais delicados. Logo vamos ter dicas sobre o melhor fim de semana para visitar a Madeira, aquele em que vale a pena ir ao Algarve, entre tantas outras sortes e sortilégios.
Poucos sabem, mas mais logo, muitas papilas gustativas vão decidir com meses de antecipação quando têm indomitável vontade de ir ao S. Gião, em Moreira de Cónegos, comer aquelas Tripas deliciosas, ou a Chaves relembrar o inesquecível Arroz de Fumeiro ou o Cabrito Assado do Carvalho. Logo mais, vou saber com uma antecipação e rigor digno de David Copperfield, quando me vai apetecer aqueles Carabineiros das Furnas do Guincho.
Uma deslocação a Paços de Ferreira de Janeiro a Março será obviamente um inesquecível bónus, porque fica a 20 minutos da melhor Lampreia à Bordalesa na Pensão Aliança, ali mesmo nas Termas de São Vicente. Hoje, entre as 18.30 e as 20.00 horas, há muito mais que um sorteio de uma Liga de futebol, há toda uma distribuição de encantos, há uma espécie de notificação judicial com 34 marcações que transforma qualquer agenda num aprazível roteiro.
O futebol é apaixonante e como todas as paixões deve ser integralmente aproveitado. Mais logo, para quem gosta verdadeiramente do jogo, o sorteio pode e deve ter aroma, ter história, ter paladar, ter amigos e amizades. Há outras formas e maneiras de ver a prova, há outras perspectivas do jogo, mas são mais pobres, mais redutoras, mais mesquinhas, mais pequeninas e muito menos gratificantes.
A pré-época está aí, a esperança dos adeptos, a vontade de ver as suas equipas, os novos jogadores e os antigos ídolos é natural e alimenta programas a fio nas principais televisões.
Vemos bons profissionais, jornalistas com méritos, falarem duas horas sobre nada, sem darem uma notícia, e ainda assim conseguirem ter share, é a paixão do futebol.
Para nós, no Benfica, a bola já corre dia 13 na Suíça. Ainda bem, rumo ao 37 e outras conquistas."

Sílvio Cervan, in A Bola

Calendário... 'condicionado'!!!!

Benfica - Braga
Chaves - Benfica
Benfica - Beleneneses
Rio Ave - Benfica
Benfica - Portimonense
Boavista - Benfica
Benfica - Paços de Ferreira
Marítimo - Benfica
Aves - Benfica
Benfica - Feirense
Guimarães - Benfica
Benfica - Setúbal
Corruptos - Benfica
Benfica - Estoril
Tondela - Benfica
Benfica - Sporting
Moreirense - Benfica

Eu não sou muito de bruxarias, mas este 'sorteio' pareceu-me mesmo embruxado... ou se calhar: encomendado!!!
- Temos uma 1.ª volta inacreditável: além da visita aos Barreiros, todos os outros jogos fora, são acima do Mondego!!!!
- Os Lagartos beneficiaram de uma protecção inacreditável, tudo devido ao play-off da Champions...
- Curiosamente, o Braga (e o Marítimo), que vai jogar o play-off da Liga Europa, não teve a mesma sorte, e assim na 4.ª jornada recebe os Corruptos, após os 2 jogos decisivos Europeus!!!!

Mas para fazer uma analise completa, vamos ter que esperar pelos jogos Europeus, a paragens para as Selecções e as Taças...


Na cerimónia da Liga, ainda foram distribuídos mais alguns prémios:

Bruxarias

"Como o espaço desta coluna é exíguo, segue-se apenas uma lista de alguns exemplos que suspeito terem sido resultado de bruxaria. Faltam-me provas, mas reconheço que não percebo nada do assunto. Se por vezes não o entendo o que é natural, não me peçam que explique o sobrenatural.
- No FC Porto parece sempre ganhar a estrutura e perderem os treinadores;
- Pedro Proença acumulou erros a favor do FC Porto e em desfavor do Benfica, ainda assim foi aclamado no mundo da arbitragem. Depois foi eleito presidente da Liga, apoiado por, entre outros, o FC Porto;
- As notícias que deram conta de uma factura de uma viagem do então árbitro Carlos Calheiros registada na contabilidade do FC Porto;
- O antigo jogador brasileiro Casagrande nunca ter sido entrevistado por um órgão de comunicação social português acerca do tema 'doping';
- O acidente doméstico que acabou com a carreira de Cadorin;
- Bancos intervencionados pelo Estado salvarem a SAD do Sporting da falência;
- O Sporting pagar uns 8 milhões de euros por ano a um treinador que só ganhou num clube ao qual nunca é reconhecido mérito desportivo pelos dirigentes leoninos;
- O presidente do Sporting 'trabalhar 24 horas por dia';
- Os sportinguistas vangloriarem-se desde há uns vinte anos que têm 'cerca de 20.000 títulos';
- A 'maior potência desportiva nacional' não ter tido sequer um pavilhão durante 13 ou 14 anos. E estar sem competir ao mais alto nível há quase duas décadas em basquetebol e voleibol, assim como esteve mais de uma década sem o fazer em hóquei em patins;
- A anulação do golo que daria o título de campeão nacional de hóquei em patins ao Benfica;
(...)"

João Tomaz, in O Benfica