Últimas indefectivações

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Antevisão...

Treino...

Bi on Tour...

Adrian Bajrami, o albanês do futuro | SL Benfica


"Achas que Adrian Bajrami tem o que é preciso para se afirmar na equipa principal encarnada?

Nesta última pausa do campeonato para os jogos das selecções nacionais, muito se falou do regresso de Julian Weigl à selecção alemã ao fim de cinco anos. No entanto, houve um outro jogador com muito menos destaque no Benfica, que neste período teve um momento para mais tarde recordar.
Adrian Bajrami, defesa-central de 20 anos que tem jogado na equipa de sub-23 do Benfica, foi chamado pela primeira vez á selecção A da Albânia, onde apesar de não chegar a ter tido a oportunidade de se estrear, será um nome a ter em conta no futuro desta selecção da Europa de Leste.
Adrian Bajrami nasceu na Suíça, sendo natural de Langenthal, tendo-se mudado para Portugal e ingressado no Sport Lisboa e Benfica em 2018, oriundo da equipa do Young Boys, com apenas 16 anos de idade.
Apesar de ter nascido e crescido na Suíça e tendo representado a selecção no escalão de sub-18, o jovem jogador tem raízes albanesas e optou por representar a selecção da Albânia, situação que não é inédita, visto que existem vários jogadores com ligações aos dois países, nomeadamente os irmãos Xhaka (Granit que representa a Suíça e Thaulant que representa a Albânia).
Representando o Sport Lisboa e Benfica desde 2018, Adrian Bajrami sagrou-se campeão nacional de juvenis logo na primeira temporada, tendo sido até ao momento titular em todas as épocas de águia ao peito. Nesta temporada, tem sido o esteio defensivo da equipa de sub-23, tendo inclusive ostentado a braçadeira de capitão na equipa orientada por Luís Castro.
É um defesa-central canhoto, que demonstra qualidade a sair a jogar com a bola controlada e uma boa qualidade de passe, sendo também um jogador imponente no jogo aéreo.
No entanto, joga numa posição onde existem vários jovens com potencial no Benfica, tendo uma concorrência muito forte no que toca a subir patamares na progressão da sua carreira.
Para além de Morato, que já fez vários jogos pela equipa principal nesta época, há outros jovens defesas-centrais talentosos na formação do Benfica como Tomás Araújo (que também já se estreou pela equipa principal), António Silva (seu habitual parceiro na equipa de sub-23), Hugo Faria e Thiago Coser, brasileiro recém-contratado à Chapecoense.
Isto faz com que apesar do seu potencial, Adrian Bajrami tenha a tarefa bastante complicada quando se trata de conseguir um lugar na equipa principal. De momento, o seu futuro a curto-prazo deverá passar pela equipa B, que será uma etapa fundamental para o seu crescimento, na qual terá o seu primeiro contacto com o futebol profissional.
Apesar disso, Adrian Bajrami é um jovem que caso jogue com regularidade num patamar competitivo que promova a sua evolução, terá tudo para vir a ser um valor seguro do futebol albanês durante muitos e bons anos."

Basta! Já ultrapassou todos os limites!


"Percebem agora o que andamos a dizer há meses? Viram o roubo que acabou de acontecer em Alvalade?!
O Sporting e FC Porto, em conjunto, para a liga portuguesa têm:
• 95 vitórias.
• 15 empates. 
• 2 derrotas em 112 jogos.
Um total de 36 pontos perdidos em 336 possíveis.
Para termo de comparação, o Bayern de Munique registou:
• 79 vitórias.
• 16 empates.
• 13 derrotas em 112 jogos.
Treze derrotas! Um total de 71 pontos perdidos em 336 possíveis.
Significa que é 6,5x mais provável o Bayern perder um jogo na Bundesliga que os 2 estarolas JUNTOS no tugão.
V-E-R-G-O-N-H-O-S-O!
Alguém acredita nisto? Este campeonato é uma autêntica mentira. E ainda querem vender esta farsa lá para fora!
Até Vertonghen já se revoltou e manifestou repúdio ao que se anda a passar.
BASTA!"

BR: O pior VAR do mundo...

Kandaurov...

Ir ao Ginásio para 'trabalhar'


"No seu livro Sociologie du sport, Magnane (1964) adotou diversas atitudes: praticante desportivo, não praticante desportivo, anti-desporto e pró-desporto, demonstrando que o desporto é um fenómeno social que impregna a vida quotidiana dos seres humanos. A prática desportiva, como todas as atividades de lazer, situa-se na parte do não-trabalho, que a expressão “tempo livre” coloca em destaque de forma significativa. Livres das suas obrigações e papéis tradicionais que a sociedade lhes impõe, os indivíduos acedem a uma consciência renovada da sua natureza. É o tempo de liberdade. Como refere Magnane (1964), “é impossível explicar a atração relativamente ao desporto pelo trabalhador moderno se não se tiver em conta o jogo dialético entre as semelhanças e as diferenças da atividade do trabalho e a atividade do lazer” (p. 66). “Trabalhar um movimento” (treino) é uma obra que requer paciência. “Jogo trabalhado ou trabalho jogado”, como sublinha Magnane (1964, p. 63), os treinos desportivos tornam-se rapidamente uma atividade de lazer assídua e intensa. Torna-se numa das principais atitudes do individuo na sociedade, ao mesmo título que a sua atividade profissional. Nos treinos desportivos, os praticantes procuram compensar um trabalho cada vez mais intenso por atividades de lazer com uma intensidade correspondente. O praticante deve operar no seu sistema muscular e nervoso uma transformação, uma aprendizagem que exige atenção, perseverança, uma progressão entre o excesso e a indulgência. Para lutar contra a fadiga do trabalhador, por exemplo, o treino desportivo propõe métodos eficazes. O praticante aprende a negar a fadiga. Nenhum praticante aceita considerar o treino como um jogo. É “trabalho”, pelo menos é o que ouço dizer pelos praticantes e observo num ginásio local. O treino é um conjunto de exercícios metódicos e pacientes. No seu livro, Magnane (1964) relata um episódio interessante, que interessa aqui referir: numa tarde bastante quente, em finais de junho, num treino de judo, um praticante escorria em suor. O praticante era cozinheiro num grande restaurante, onde já transpirava enormemente antes do treino, no exercício da sua profissão. Como Magnane ficou admirado de o ver contente por estar a suar, o praticante reiterou que ele adorava aquilo. Se fosse correr para um estádio, era para se divertir. Ali, no clube, ele ia para trabalhar, mas não era trabalho. No treino, ele se entregava verdadeiramente; era para ele que trabalhava. O que mudava tudo.
No fundo, o que mudava era a liberdade reconquistada. O praticante escapava à alienação que o quadro da sua atividade profissional lhe impunha. O mesmo acontece com alguns praticantes no ginásio que frequento. Eles não vão apenas treinar. Eles vão trabalhar (os músculos, o bem-estar, etc.). “Os ‘sujeitos’ são na realidade agentes actuantes e cognoscentes, dotados de um sentido prático” (Bourdieu, 2001, p. 26). Tal como Bourdieu (2001) exalta, “não podemos apreender a lógica mais profunda do mundo social a não ser mergulhando na particularidade de uma realidade empírica” (p. 4). Vão a um ginásio e observem como os praticantes se entregam ao “trabalho”; talvez mais do que nas suas profissões."

Nova vitória...

Sporting 76 - 90 Benfica
18-20, 13-21, 23-18, 22-31

Sim, o Sporting ainda está sem o Travante, mas sabe sempre bem ganhar... Além disso provámos, mais uma vez, que o Sporting é basicamente um jogador, com os apitadeiros a ajudar nos momentos decisivos (hoje, nem isso aconteceu!)...

Seja bem 'regressado' Betinho!!! Eu sei que foi quase 'tudo' nos Triplos, mas o Betinho tem sempre que marcar na dezena de pontos!!!

Volto a afirmar: a atitude mudou, vamos ver se é para continuar...

Esta 2.ª fase vai definir o posicionamento para o play-off, a vitória de hoje ajuda... mas o jogo com os Corruptos para a semana, pode ser o sinal definitivo, de que este Benfica, está na luta!

Só falta a Final!!!

Benfica 3 - 0 Esmoriz
25-19, 25-23, 25-20

Rapha(14), França(12), Gaspar(9), Zelão(6), Violas(4), Lopes(3), Nikula(2), Westermann(1), Puron(1); Casas

Estamos na Final, com mais uma vitória segura, contra um adversário aguerrido, que deu luta, mas que não tem argumentos contra este Benfica.
Alguns dos jovens do Esmoriz, ficarem bem no plantel do Benfica das próximas épocas!!!

Agora, venha que vier, estamos prontos...

PS: Parabéns às nossas meninas do Volei, pela vitória de hoje, no 3.º jogo das Meias-Finais, depois de duas derrotas na negra, hoje vencemos na decisão final, com algumas lesões pelo meio, mas nunca desistiram... Independentemente daquilo que acontecer daqui para a frente, merecem o nosso apoio! O crescimento da secção é evidente, e se não for este ano, o título não escapará por muito mais tempo...

Normal...

Marinhense 0 - 5 Benfica

Vitória, numa altura da época, onde as decisões nas Taças se aproximam, internamente e na Europa... e este ano só as Taças nos poderão dar títulos...

Juvenis - 1.ª jornada - Fase Final

Braga 2 - 0 Benfica


Começou mal, contra um dos principais adversários (se calhar o principal!), numa partida que correu mal... Jogámos o suficiente para obter outro resultado, mas hoje não deu... Começar com alguns 'internacionais' no banco, deu mau resultado!

Durante a época houve muitas alterações, foram tentados vários 11's, e nota-se alguma falta de automatismos!

Agendas Anti Benfica


"1. Pesos e medidas da Justiça Desportiva.
Existe uma inequívoca dualidade de critérios da justiça desportiva portuguesa, em que só os processos que envolvem o Sport Lisboa e Benfica conhecem uma decisão célere e penalizadora, em contraponto com uma total ausência de decisões sobre outros processos, alguns bem mais graves, que envolvem outras instituições e agentes desportivos por factos de reconhecida gravidade.
Diferentes pesos e medidas da justiça desportiva. A título de exemplo, no imbróglio jurídico que envolveu o Palhinha foi dito que o jogador do Sporting já não podia cumprir o jogo de castigo, no entanto, já ninguém se recorda que o João Mário cumpriu castigo na ronda inaugural da época por causa de uma situação registada… ainda ao serviço do Sporting. Nesse caso, a suspensão foi divulgada a 7 de julho, mas adquiriu efeitos práticos quando já representava o Benfica. Ou seja, o processo passou de uma época para a outra e de um clube para o outro. Mas o Palhinha já não pode cumprir castigo por algo que fez ao serviço do clube que ainda representa. Absurdo.

2. ‘Timings’ e dimensões dos castigos.
Adel Taarabt foi expulso nos últimos minutos da final da edição de 2020/21 da Taça de Portugal, diante do Sporting de Braga, em 23 de maio. Três meses depois, o Conselho de Disciplina da FPF castigou-o com 23 dias e dois jogos de suspensão. Para além da dimensão exagerada do castigo tendo em conta outras situações semelhantes, o ‘timing’.
Contrariamente ao habitual, o Conselho de Disciplina divulgou a decisão a uma sexta-feira, em vez de o fazer numa terça-feira como geralmente é feito. E porquê? Porque libertando o castigo na sexta-feira o internacional marroquino cumpria quatro fins-de-semana de castigo, ao invés de apenas três. Veja-se bem o maquiavelismo, a astúcia, a má-fé e o oportunismo desta gente.
Já o Sérgio Conceição acumulou dois castigos de 40 dias. Um demorou dois meses a ser decidido, o outro demorou dez meses. Ambos coincidiram... no defeso. Cumpriu castigo nas férias!
O Benfica tem sido maltratado nas instâncias da disciplina.
Desde 2016, o Conselho de Disciplina já quis interditar o estádio da Luz dezassete vezes – quinze jogos por tarjas e dois por pirotecnia. Ora, 17 jogos em casa é um campeonato inteiro. E a respeito de tarjas bastará recordar a do Dragão, em que surgiam vários árbitros, como Fábio Veríssimo, Hugo Miguel ou João Pinheiro, o Primeiro-ministro António Costa, entre outros com as camisolas do Benfica, acompanhados da legenda: “Campeões Nacionais 18/19”. Que sanção aplicou o Conselho de Disciplina ao FC Porto? Uma multazita simpática de 1150 euros e siga.

3. Ministério Público e Polícia Judiciária.
Sobre esta temática já muito escrevemos. É demasiado óbvio para todos que existe uma agenda anti Benfica no meio de todas estas investigações, buscas e tentativas de linchamento mediático.
Basta ver, por exemplo, o tratamento que teve o ex-presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, e o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, em processos semelhantes. Um ficou detido durante três noites para prestar declarações, o outro ficou em casa de roupão e chinelos de cetim a comer fruta seca. Não se passou nada.
Avaliando os dados que são públicos, os indícios que recaem sobre Pinto da Costa são, inclusive, bem mais graves em relação ao FC Porto do que os indícios de Luís Filipe Vieira em relação ao Benfica. O primeiro é suspeito de desviar 40 milhões de euros da FC Porto SAD, o segundo cerca de 2,5 milhões de euros da Benfica SAD. São só 37,5 milhões de distância. Coisa pouca.
Se alguém ainda tiver dúvidas de que há, efetivamente, uma agenda anti Benfica também no Ministério Público e na Polícia Judiciária, basta recordar o ‘caso’ Centeno. O Ministro das Finanças recebeu dois convites para assistir a um jogo no camarote do Estádio da Luz e, em virtude disso, foi alvo de uma investigação ao seu gabinete. Nos camarotes do Dragão estão todas as semanas presidentes de Câmara e dezenas de ilustres políticos, mas isso não parece incomodar absolutamente ninguém.

4. Comunicação Social.
Ainda, nos dias de hoje, há benfiquistas reticentes em relação à agenda contra o Benfica que existe nestes meios. Mas, meus amigos, é verdade!
Se quisermos um exemplo recente, temos o caso Bruno Paixão. Quem lesse as notícias ficaria a pensar que o Bruno Paixão tinha embolsado 1.9 milhões de euros, que é precisamente o valor total do alegado "saco azul". Afinal, soube-se depois, apenas recebeu 8 mil euros por nove meses de trabalho. Cerca de 875 euros por mês mais subsídio de refeição.
Todos vimos o Bruno Paixão a dar a cara, a aceitar ser entrevistado. Nunca vimos os irmãos Calheiros a justificarem-se da viagem ao Brasil paga pelo FC Porto.
O Artur Soares Dias, ex-arguido do processo Apito Dourado, dentro de campo favorece escandalosamente e sistematicamente o FC Porto e prejudica gravemente – e, até ver, impunemente - o SL Benfica; oferece a sua camisola a um adepto portista em pleno estádio do Dragão; recebe um roupão do FC Porto com a personalização do seu nome; tem uma confeitaria na cidade do Porto, gerida pela filha e o genro do Reinaldo Teles, e na inauguração do espaço estiveram presentes políticos e conhecidos adeptos e cartilheiros da Torre das Antas, mas a comunicação social assobia para o lado. O Paixão é que foi trucidado.

5. Dentro do campo.
A forma mais óbvia de beneficiar ou prejudicar uma equipa dentro de campo é através de penáltis e expulsões.
A respeito dos penáltis já muito falámos. Em tempos analisámos e comparámos as cinco principais ligas europeias e, em termos de penáltis a favor, como bem se devem recordar, o Benfica ocupava o último lugar. Algo inimaginável para um crónico candidato ao título.
Contudo, em relação às expulsões, há dados que devem desconhecer:
a) Os adversários do FC Porto são, em média, expulsos ao minuto 46. Já foram expulsos 10.
b) Os jogadores do FC Porto são, em média, expulsos ao minuto 87. Foram expulsos 4.
Isto diz tudo sobre os critérios dos árbitros.
Outro dado curioso é o FC Porto ter mais de 8 horas a jogar em superioridade numérica neste campeonato. Já o SL Benfica tem mais tempo a jogar em inferioridade numérica do que em superioridade.
Absolutamente esclarecedor. Se o erro é sempre contra o mesmo, não pode ser só erro...

6. Basta!
Há uma estratégia concertada, a vários patamares, para prejudicar o Benfica. E isto não acaba enquanto o FC Porto e o Sporting, que estão falidos, não saírem da situação em que se encontram.
O Benfica no ano passado foi empurrado para o terceiro lugar. Este ano voltou a ser novamente empurrado para o terceiro lugar. Tudo porque os dois primeiros lugares dão entrada direta na Liga dos Campeões e é fundamental que os falidos lá vão parar.
Isto chegou ao ponto em que o Benfica até já é prejudicado à descarada contra o Mija na Escada FC. Já não é só nos clássicos. Todos os jogos levamos com erros de arbitragem grosseiros e premeditados. Este ano chegámos ao cúmulo de nos roubarem golos por 6 e por 4 centímetros, contra o FC Porto e Sporting respetivamente. Dois golos que nos relançavam nos jogos. Tem valido de tudo.
O SL Benfica dentro do campo tem de fazer muito mais, tem de ser muito melhor, mas isso não valida aquilo que nos estão a fazer dentro e fora do campo. Basta. Comecem a respeitar o SL Benfica pela sua grandeza e por tudo o que já fez pelo futebol português.
Exigimos que o SL Benfica seja respeitado!"

Catenaccio encarnado na Europa: Quando a defesa é o melhor ataque


"Achas que o catenaccio apresentado pelas águias deve manter-se?

“Porta trancada”, a tradução literal da palavra italiana catenaccio, que em futebolês assenta na aposta de uma postura superdefensiva e no contra-ataque rápido.
O SL Benfica de Nelson Veríssimo é um dos mais recentes conjuntos a utilizar este sistema tático, e de forma bem-sucedida, no jogo contra o Ajax para a Liga dos Campeões.
Apesar de não ser muito bem recebida por muitos amantes do desporto rei, o catenaccio foi utilizado durante muitos anos, também com sucesso, por muitas equipas (e seleções) do futebol transalpino.
Apesar de ter sido criado por Karl Rappan, um treinador austríaco que levou a seleção Suíça aos quartos-de-final do mundial de 1954, diz-se que a sua inspiração advém de outro sistema defensivo, trazido com êxito pelo italiano Vittorio Pozzo, bicampeão do mundo pela Itália em 1934 e 38.
Já nos dias de hoje, as táticas superdefensivas são mais usadas pelos clubes, quando estes defrontam formações muito mais fortes, na tentativa de equilibrar forças.
E apesar da diferença, quer em historial, quer no valor dos jogadores, não ser assim tão grande, o técnico das águias achou que seria a melhor abordagem para o jogo em Amesterdão, para evitar que a equipa sofresse do mesmo mal que por exemplo Sporting, Borussia Dortmund e PSV Eindhoven, sofreram.
E como é sabido, resultou. E como resultou, prevê-se que Veríssimo repita o plano contra o poderoso Liverpool. Dono de um futebol de ataque vertiginoso, o Liverpool é das melhores equipas do mundo já há alguns anos, desde que Jürgen Klopp está ao comando dos rapazes de Merseyside. E espera-se por isso muitas dificuldades para a equipa encarnada de Lisboa.
Ninguém recusará a ideia de que esta será a melhor tática que o Benfica pode apostar nestes dois jogos. Não se espera que a equipa da Luz passe a eliminatória, mas se existe alguma possibilidade de isso acontecer, essa possibilidade passa por jogar à defesa e apostar no contra-ataque.
Depois é esperar que Rafa, Everton e Darwin Núñez estejam em dia sim, e que aproveitem todas as oportunidades que tenham para alvejar a baliza de Allison.
E claro, rezar para que Diogo Jota, Mané, Salah e Luís Diaz não estejam nos seus melhores dias, e que o próprio Allison, o poderoso Van Dijk e companhia cometam mais erros do que o costume. Que haja muita sobranceria para os lados de Liverpool, porque aliada ao catenaccio, irá ajudar bastante para que o milagre de que o Benfica precisa, aconteça."