Últimas indefectivações

sexta-feira, 16 de julho de 2021

Eu só sei que nada sei


"Os últimos dias têm sido de angústia. O mesmo pensamento invade-me a alma a todo o instante. É incontrolável, embaraçoso e faz-me até ter vergonha de sair à rua. Nem os meus pais se mantêm ao meu lado neste momento difícil de enfrentar. Eu bem vejo aquele desdém quando estou com eles, que me desencoraja por completo em partilhar com o mundo esta mágoa que guardo cá dentro. Mesmo o leitor, que por aqui me acompanha há 192 crónicas, irá certamente olhar-me de lado. Dê-me só um segundo para beber duas goladas de whisky que me ajudem a revelar. Ah, bolas! Já nem sequer há whisky cá em casa! De certeza que os meus pais beberam para esquecer que existo. Enfim, cá vai: eu, Pedro Soares, 26 anos, natural de Braga, sou o único cidadão português sem formação académica em Direito. Pronto, já disse! Até a minha irmã terminou esta semana a licenciatura em Direito na UC só para também me poder esfregar na cara esta minha limitação.
Agora, também ela se pode juntar à festa e mandar um ou outro bitaite acerca da detenção de LFV. Seja lá qual for a direção do bitaite. O importante é atirá-lo para o ar. Enquanto benfiquista apaixonado e, claro, cidadão interessado pela actualidade dos assuntos mais importantes do país - isto é, assuntos sobre o Benfica -, tenho tentado esclarecer as dúvidas naturais que o tema coloca. Perceber o que está em causa, as consequências possíveis, filtrando a informação relevante e torcendo para que no final haja justiça. Tenho tido alguma dificuldade, porque de repente já estou a misturar medidas de coação com frango frito. Não sabia que este tipo de referências tinha interesse para o caso, mas como dizia o outro... estudasses!"

Pedro Soares, in O Benfica

Benfiquismo à prova


"Com um empréstimo obrigacionista com fase de lançamento, com uma pré-temporada a decorrer, com um plantel ainda por definir, e tendo por diante, a muito breve prazo, duas difíceis e extremamente importantes pré-eliminatórias europeias, os acontecimentos da passada semana não podiam ter calhado em pior altura.
O Benfica existe, sempre existiu, e sempre existirá, para além deste ou daquele presidente, deste ou daquele treinador, deste ou daquele jogador. E no imediato, mais do que qualquer outra coisa, importa assegurar que a nossa equipa não veja comprometida uma temporada que se exige ganhadora. Para tal, há que preservar, tanto quanto possível, de todos, os focos de instabilidade internos, ou externos, não ignorando que muita gente aproveitará a situação para, de forma mais ou menos dissimulada, a tentar atacar e perturbar ao máximo.
Este não é, pois, o momento para exacerbar facções, e muito menos para vaidades pessoais, sedes de protagonismo ou ambições de poder. É momento para ponderação para união, e para colocar os interesses do Sport Lisboa e Benfica acima de tudo e de todos. Independentemente das diferenças de opinião - naturais num clube com tradições democráticas que vão para além das do próprio país - importa que todos estejamos focados nos desafios que estão pela frente, e perante os quais não podemos falhar.
Haverá tempo para pensar no futuro, e para uma necessária clarificação de poderes. Agora, é imperioso pensar no presente, e o presente é a preparação da nova época. Quem ama verdadeiramente o Benfica não poderá deixar de tomar essa como prioridade absoluta."

Luís Fialho, in O Benfica

Trio-maravilha


"Fixe bem estes nomes: Isaac Nader, Etson Barros e Leandro Ramos. São três grandes talentos do atletismo nacional e do Sport Lisboa e Benfica e que, na semana passada, em Taline, na Estónia, representaram Portugal, nos Campeonatos da Europa de sub-23. Numa delegação composta por 33 atletas, 12 deles do SL Benfica, Portugal classificou-se em 20.º lugar.  Conquistámos apenas três medalhas - duas de prata e uma de bronze. Com a particularidade de todas terem sido conquistadas pelo nosso trio-maravilha.
O primeiro a brilhar, no Kodriorg Stadium, foi Isaac Nader, treinado por Rui Silva, no passado sábado, numa grande prova de 1500m tendo conquistado a medalha de bronze. Para domingo ficaram dois triunfos - Etson Barros, treinado por Paulo Murta, que se classificou em 2.º lugar, nos 3000m obstáculos, batendo o seu recorde pessoal. Seguiu-se Leandro Ramos, a nova estrela do atletismo nacional, que no lançamento do dardo se bateu pelo ouro, acabando por conquistar a prata. A evolução do actual recordista nacional é um case study. Graças a uma fibra e dedicação exemplares e a um treinador competente, como é o caso de Carlos Tribuna, Leandro Ramos marcou presença, na Liga Diamante, nesta semana, em Londres, juntamente com Pedro Pablo Pichardo.
Destaque ainda para o 5.º lugar de Emanuel Sousa, no lançamento do disco, que ficou apenas a 30cm da medalha. Uma certeza temos com estes 12 atletas e com o nosso quarteto que nesta semana vai representar Portugal nos Europeus de sub-20 (Camila Gomes e Diogo Barrigana, ambos juniores e Leonor Ferreira e Sisínio Ambriz, ambos juvenis): temos futuro assegurado com 16 atletas que integram a Academia Olímpica a trabalhar já para os dois próximos ciclos de jogos - Paris (2024) e Los Angeles (2028)."

Pedro Guerra, in O Benfica

Vacina-te! Vai ficar tudo bem...


"Agora, que temos vacinas à disposição de todos a quem as administre com rapidez e competência, vêm-me à lembrança os dias de silêncio nas ruas das cidades, vilas e aldeias. Aqueles dias de ansiedade e insegurança coletiva com o álcool a desaparecer e o papel higiénico a faltar nas lojas. Lembro-me das vozes unidas em canções e homenagens aos trabalhadores da saúde e de uma profusão global de arco-íris com frases inspiradoras onde resultava um auspicioso e suplicante 'Vai ficar tudo bem!'.
Agora,, que tudo está mais próximo de ficar bem, que o SNS responde com meios suficientes, que a vacinação avança e baixa visivelmente o impacto letal do vírus, ainda há quem tudo renegue do alto do seu pedestal de confiança. Propala-se mesmo que de nada valem as medidas de contenção ou que as vacinas não deram ainda provas. No entanto, é já gigantesco o número de vacinados em todo o mundo, e tanto a ciência como as instituições indicam-nos que é segura, fundamental e urgente a vacinação global para vencer esta guerra sem quartel. Por isso, uma só palavra, por ti, por mim, por todos: Vacina-te! Vai ficar tudo bem..."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"3
Os atletas benfiquistas continuam a dar cartas por Portugal. Desta vez foram Isaac Nader (1500m), Etson Barros (3000m obstáculos) e Leandro Ramos (lançamento do dardo) os medalhados, e o certame, o Campeonato da Europa de sub-23;

7
Taças de Portugal conquistadas pelo Benfica no hóquei em patins feminino. As octocampeãs nacionais selaram a dobradinha, a 7.ª consecutiva. A definição de hegemonia!

17,92
Pichardo estabelece nova melhor marca mundial do ano no triplo salto, ficando a apenas 3cm do (seu) recorde nacional. Na fase final da preparação para os Jogos Olímpicos, presumindo-se ainda aquém do auge da forma, ficou a 16cm da sua melhor marca e a 37cm do recorde mundial. São dados que robustecem as elevadas expectativas em torno do atleta do Benfica para a mais nobre competição do atletismo;

21,4
Montante que será pago, no próximo dia 16, a investidores em empréstimos obrigacionistas (EO) da Benfica, SAD, conforme anunciado em comunicado (20,4 M€ relativos ao que agora funda; 1 M€ relacionado com juros do EO 2020-23). Num momento periclitante do ponto de vista institucional em função da detenção do presidente Luís Filipe Vieira, este é um sinal muito importante que se dá ao mercado, demonstrando que a solidez financeira, a saúde da tesouraria e a credibilidade junto de investidores não estão afetadas, não se justificando, assim, qualquer quebra de confiança face ao EO recentemente lançado;

28
Custa a acreditar, tal a profusão de estrelas mundiais oriundas do país das pampas, que a Argentina tenha levado 28 anos a vencer de novo a Copa América, mas é a realidade. Otamendi foi titular na final, e o único golo foi marcado pelo 'nosso' Di Maria. Do outro lado esteve o Brasil, com Everton no onze inicial."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


 "1 - O tempo é de estabilidade capaz de garantir a adequada preparação do futuro. De unidade e coesão depois de uma das semanas mais críticas da gloriosa história do Sport Lisboa e Benfica. O Clube enfrenta desafios fulcrais nos próximos meses. Mais do que nunca, é altura de mostrar determinação e fibra, em conjunto e em união. Dividido, o Benfica estará sempre à mercê dos seus adversários.
2 - É imprescindível concluir com sucesso o empréstimo obrigacionista, fundamental para assegurar a liquidez desejada no ataque ao mercado. Logo a seguir há um mês de agosto decisivo para validar a aspiração de marcar presença na Liga dos Campeões, estratégica do ponto de vista do prestígio e do músculo orçamental. Por fim, um arranque de campeonato, tanto no futebol como nas modalidades, à altura dos pergaminhos do Clube, num tiro de partida que garanta no final da época a celebração de múltiplos títulos.
3 - João Mário é a mais recente contratação do Benfica. Chega com indiscutível selo de qualidade e superior experiência no campeonato português. A pouco e pouco, o plantel vai ficando arrumado, sobretudo em áreas tidas como mais vulneráveis na época passada. Já nesta sexta-feira acompanhamos na BTV aquilo que são as certezas para esta nova época, uma acima de todas as outras: ganhar!
4 - É sempre um fascínio desfiar as muitas e gloriosas memórias de José Augusto. Fica o orgulho de uma conversa singular neste jornal O Benfica, à mesa com um homem que respira momentos que a todos comovem e envaidecem e que durante toda a sua vida tem sabido elevar como poucos o ser benfiquista."

Pedro Pinto, in O Benfica

Comunicado


"1 A Direção do Sport Lisboa e Benfica reuniu esta manhã para formalizar, no âmbito dos estatutos, as alterações necessárias à sua composição em face da renúncia ao mandato de Luís Filipe Vieira. Jaime Antunes foi confirmado como Vice-Presidente efetivo.
2 No decurso desta reunião foi igualmente realizada uma reflexão sobre o atual momento do Clube, com particular destaque para as declarações públicas do Sr. John Textor e o anunciado interesse em adquirir parte da SAD do Sport Lisboa e Benfica.
3 A Direção do Sport Lisboa e Benfica desconhecia em absoluto a existência das negociações que conduziram à assinatura de um acordo para a compra de 25% do capital da Benfica SAD entre o acionista privado José António dos Santos e o investidor John Textor. Apenas tomou conhecimento da existência desse acordo, cujo conteúdo desconhece, quando o mesmo foi noticiado ao público.
4 Como detentor de ações de Categoria A no capital da Benfica SAD, o Sport Lisboa e Benfica pode, em determinadas circunstâncias definidas no art. 13.º dos estatutos daquela empresa, nomeadamente se estiver em causa a aquisição de uma participação qualificada por entidade concorrente, vetar essa aquisição. Esse direito foi objeto de formulação específica na revisão estatutária da Benfica SAD promovida por iniciativa do Clube durante o último mandato dos órgãos sociais.
5 Em face do exposto, e uma vez que o investidor John Textor invoca que a referida compra depende de aprovação prévia em Assembleia Geral da Benfica SAD com o voto favorável do Sport Lisboa e Benfica com base no referido art. 13.º dos estatutos da Benfica SAD, a Direção do Sport Lisboa e Benfica, na sua reunião de hoje, declara considerar inoportuna esta operação, pelo que à mesma se oporá, no exercício dos seus direitos e deveres, caso esta matéria venha a ser sujeita a deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Benfica SAD, tornando pública esta sua decisão de imediato por entender que a mesma contribui para esclarecer a posição do Sport Lisboa e Benfica a este respeito, evitando-se assim dúvidas e especulações.
6 Neste contexto, a Direção do Sport Lisboa e Benfica esclarece ainda que considera inoportuno receber, de maneira formal ou informal, o Sr. John Textor nesta altura."

Shorts - Félix Bermudes

Shorts - Cartão de adepto

O Brinco do Baptista #79 - Sérgio Delaunay de Oliveira