Últimas indefectivações

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Modalidades #134 - Semanada...

Parcerias importantes


"O anúncio de duas parcerias e o sucesso na emissão dos Benfica Fan Tokens são os destaques nesta edição da BNews.

1. Negócio internacional
O Sport Lisboa e Benfica e o Pyramids FC assinaram uma parceria técnica que visa o desenvolvimento da formação do clube egípcio. No âmbito das várias parcerias neste domínio que o Benfica tem estabelecido, esta é a primeira com um clube de uma primeira divisão.
Manuel de Brito, vice-presidente do Benfica, considera: "Em termos de reconhecimento internacional, também mostra que estamos a subir na cadeia de clubes interessados em nós. 'Made in Seixal' está a percorrer o mundo e vamos continuar a crescer."

2. Vantagens desportivas e associativas
O grupo Sana Hotels é novo parceiro do Sport Lisboa e Benfica. Este acordo engloba o apoio às várias equipas do Benfica e vantagens para os associados benfiquistas. José Gandarez, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica, refere que esta parceria visa, "em primeiro lugar, permitir que as equipas desportivas do Benfica possam usufruir das condições dos hotéis do grupo Sana, quer em Portugal, quer a nível internacional". "Em segundo lugar – como destacamos com grande ênfase –, para os nossos Sócios", realça.

3. Subscrição integral e célere
A emissão de meio milhão de Benfica Fan Tokens foi integralmente subscrita no início do segundo dia, sendo que, no primeiro, havia um limite de 100 Benfica Fan Tokens por subscritor.

4. Mundial de futebol no feminino
A seleção portuguesa venceu a sua congénere do Vietname, por 2-0, com um golo de Kika Nazareth e uma assistência de Lúcia Alves para golo. No 11 inicial alinharam cinco futebolistas do Benfica: Carole Costa, Ana Seiça, Lúcia Alves, Kika Nazareth e Jéssica Silva. Andreia Norton e Sílvia Rebelo também foram utilizadas.

5. Mundial de natação
O desempenho de Diogo Ribeiro no Campeonato do Mundo continua em alta. Depois da extraordinária conquista da medalha de prata nos 50 metros mariposa, o jovem nadador benfiquista alcançou o muito meritório 10.º lugar nos 100 metros livres.

6. Data e horário definidos
O Boavista–Benfica relativo à 1.ª jornada da Liga Portugal realiza-se no dia 14 de agosto, segunda-feira, às 20h45.

7. Técnico apresentado
A equipa feminina de voleibol tem novo treinador: Rui Moreira. O agora líder do banco encarnado esteve, nas últimas três temporadas, na AJM/FC Porto. "Sou um treinador que gosta de lutar por títulos. Nada melhor do que estar no Benfica para continuar a tentar ganhar títulos. Não é segredo para ninguém, sou Benfiquista, é o juntar dos dois mundos."

8. 10.º aniversário do Museu
"Temos de salvaguardar 119 anos de história do Clube. É um património muito relevante para o país! O Benfica constrói-se todos os dias", afirma Inês Mata, coordenadora do Património Cultural do Benfica, em entrevista à BTV."

Emprestado ao Corinthians - Boa sorte, grande Lucas Veríssimo, que seja um 'Até Breve'!


"Assim que se começou a falar na hipótese do Benfica contratar Lucas Veríssimo, perguntei o que é que ele valia a um amigo que fazia parte da equipa técnica de Jesualdo Ferreira no Santos. A resposta não podia ter sido mais animadora: "É de longe o melhor central do Brasileirão. Num instante se tornará no melhor da liga portuguesa. Quando sair daqui o Santos vai cair, é ele o grande sustentáculo da equipa. E o Benfica vai vendê-lo no futuro com grandes mais valias." E logo o meu imaginário o projetou para o mesmo patamar dos grandes centrais brasileiros que tivemos no passado: Mozer, Ricardo Gomes, Aldair e Luisão.
Lucas Veríssimo chegou ao Benfica numa operação relâmpago de antecipação ao FC Porto, o seu destino mais do que provável no fecho daquela janela de mercado. Quando mais tarde se apresentou em Lisboa, foi rápido a impor-se, a cair no goto dos benfiquistas, mas a gravíssima lesão contraída obrigou-o a uma longa paragem. No seu regresso à competição já António Silva era dono e senhor do lugar.
A minha dúvida é se Lucas Veríssimo foi agora emprestado porque a lesão o deixou menos jogador ou se, tendo recuperado na totalidade, apenas não faz parte das opções de Roger Schmidt. Qualquer que seja a razão, precisa de jogar com regularidade para se recuperar a si próprio como jogador. E voltar ao Benfica com a mesma força, a mesma qualidade e a mesma confiança com que chegou em janeiro de 2021."

Ristić ou Jurásek? O ideal era Kerkez…


"Entre Ristić e Jurásek, o preferido, à partida para a época 2023/2024, era mesmo Milos Kerkez.

No entanto, enquanto Kerkez saltitava entre Lisboa (Benfica), Roma (Lazio) e Bournemouth (A.F.C. Bournemouth), quem aproveitou para aterrar na capital portuguesa foi David Jurásek, o defesa lateral mais caro da história dos encarnados.
Quer se queira quer não, a questão financeira conta, e muito. Jurásek custou ao Benfica cerca de 14 milhões de euros, assinando um contrato válido até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões. É importante relembrar que falamos de um jogador com apenas 22 anos que, futuramente, e caso potenciado, pode valer ao Benfica uma quantia monetária bastante significativa.
Comparando estes, aos valores de Mihailo Ristić, é importante recordar que o sérvio chegou à Luz, na época passada, proveniente do Montpellier, a custo zero. Na altura, com 26 anos, Ristić assinou um contrato válido até 2026.
Do ponto de vista desportivo, Ristić nunca foi uma grande ameaça à titularidade do indiscutível Grimaldo. Contudo, não foi possível perceber se por razões qualitativas do próprio sérvio, se por um super Grimaldo completamente oleado naquele corredor esquerdo.
A realidade é que a disputa entre Jurásek e Ristić promete dar, a Roger Schmidt, dores de cabeça para a época inteira. A pré-época abriu bem para os dois e, há lei da bomba, ambos se mostraram ao treinador (cada um com um grande golo). Para já, é possível afirmar que, daquele lado esquerdo existe fogo nas chuteiras e que, quer com um, quer com outro, o Benfica tem projeção ofensiva. Tem sido notória, ao longo dos primeiros jogos particulares, a capacidade de remate fácil de ambos.
Ao contrário da pré-época transata, onde praticamente desde início Roger Schmidt definiu o seu onze, à partida para o início da época 2023/2024, não é possível afirmar, com certeza, qual a formação inicial dos encarnados. Essas dúvidas também se espelham no lado esquerdo da defesa.
Jurásek parece um jogador mais refinado do ponto de vista técnico, comparando com um Ristić muito forte do ponto de vista físico. Até ao momento, Jurásek tem apresentado indicadores defensivos positivos, algo que, com certeza, o Benfica procurava no mercado, isto é, um equilíbrio entre a verticalidade ofensiva e a capacidade defensiva. A capacidade de decisão também parece mais aprimorada no jogador de 22 anos, mas que, ainda assim pode vir a ser aprimorada, nomeadamente nos momentos de definição do cruzamento, aquando da sua chegada ao último terço do terreno. A tudo isto, é ainda importante considerar, a grande margem de progressão que o jovem lateral apresenta.
É muito provável que nos últimos jogos de pré-época, principalmente no jogo com o Feyenoord, último jogo antes da Supertaça (marcada para dia 9 de agosto diante do FC Porto), Roger Schmidt apresente um onze já próximo daquele a utilizar no primeiro jogo oficial. Aí todas as dúvidas entre Ristic e Jurásek serão dissipadas.
Contudo, é expectável que, numa primeira fase, e por todos os motivos referidos anteriormente (principalmente os financeiros), David Jurásek parta da “pole position” para a titularidade, numa corrida que, como a época, promete ser longa."

Quem não marca, sofre


"O SL Benfica sofreu a primeira derrota da pré-época, ao perder por 2-0 frente aos ingleses do Burnley FC.

Se a loucura dos adeptos do SL Benfica estava a aumentar de jogo para jogo, apoiada na contratação de Di María, ontem essa loucura desvaneceu-se um pouco, com a primeira derrota dos encarnados nesta pré-época. No Estádio do Restelo, o SL Benfica não foi capaz de contrariar o Burnley FC, recém-promovido à Premier League, e acabou por perder por 2-0. O onze que Roger Schmidt escolheu para o encontro de ontem (4-2-3-1) poderá ser já um esboço daquele que vai utilizar com mais regularidade esta temporada, à exceção de Morato, que ontem substituiu o lesionado Otamendi.
A primeira parte foi de quase total domínio das águias, embora os ingleses tenham tido uma boa oportunidade para inaugurar o marcador, por intermédio de Andros Townsend. A formação orientada por Vicent Kompany mostrou-se sempre bem organizada e fez pressão alta em alguns momentos da partida, o que fez com que o SL Benfica tivesse alguma dificuldade em sair a jogar.
Ainda assim, os encarnados dipuseram de boas chances para marcar. Num desses lances, mérito para o guarda-redes Muric, que defendeu a dois tempos remates de João Mário, primeiro, e a seguir de Gonçalo Ramos. O mesmo Gonçalo Ramos desperdiçou nova ocasião de golo à beira do intervalo.
Na segunda parte, o técnico alemão colocou em campo um novo onze e o jogo ficou mais equilibrado. O SL Benfica continuou a mostrar falta de eficácia, e quem acabou por se adiantar no marcador foram os ingleses aos 56 minutos, por intermédio de Dodgson, num potente disparo à entrada da área, na sequência de uma jogada onde ficou bem visível alguma passividade da defesa encarnada.
David Neres era dos únicos a empurrar a equipa para frente e Tengstedt teve nos pés o empate, mas Muric voltou a brilhar na baliza inglesa. Quem não brilhou na baliza contrária, foi Samuel Soares, que não está isento de culpas no lance do segundo golo do Burnley FC, depois de não ter agarrado uma bola aparentemente fácil na sequência de um remate, e que Ekdal aproveitou da melhor maneira o erro do guardião encarnado para colocar um ponto final no resultado em 2-0.
O SL Benfica teve a sua primeira derrota em cinco partidas já realizadas nesta pré-temporada, e foi o primeiro sinal de alerta para Roger Schmidt poder tirar ilações do que correu mal. Um jogo onde as águias tiveram várias oportunidades claras de golo que não foram concretizadas, e que os ingleses souberam aproveitar os erros da formação da Luz para materializar em golos.
Segue-se o Feyenoord Rotterdam no domingo e espera-se uma reação forte da águia à derrota de ontem à noite no Restelo."

Neres vai jogar a Supertaça! Ou a enésima derrota do Conselho de Disciplina da FPF


"Quiseram equiparar as dispensáveis provocações de Neres às inadmissíveis ofensas de Otávio e companhia. Erraram.
Tanto pior quando se sabe que ignoraram no passado muitas ofensas claras e evidentes, como quase sempre aconteceu nos festejos de títulos do FC Porto, mesmo quando o Benfica não tinha estado envolvido na luta direta por esses títulos.
A obsessão do CD é tal que determinaram nos últimos anos a interdição do estádio da Luz ou a obrigação do Benfica jogar à porta fechada por 17 vezes, ou seja, uma época inteira! Tinhas noção disto?
Os exemplos sucedem-se, mas as derrotas do CD, felizmente, também.
Ora, como a obsessão não muda com as alterações que se têm verificado na composição do Conselho de Disciplina, é fácil concluir onde está o problema: na própria FPF."

Preparação!!!


"Depois de se saber que David Neres, pode jogar a Supertaça - devido à decisão da TAD - e de que Sérgio Conceição foi suspenso por 1 mês (acrescido de multa de 10200€), o FC Porto decidiu apressar a preparação física de todo o plantel.
Quer todos em grande forma para o primeiro troféu da época."

5 minutos: Diário...

Terceiro Anel: Diário...

Zero: Mercado - Bento...

Segunda...

Zero: Saudade - #60 - Penalty's!!!

Lanças, excerto...

Quarta, excerto...

Hora, excerto...