Últimas indefectivações

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Eusébio Cup fica bem ao Torino

"A homenagem ao Grande Torino foi uma festa carregada de simbolismo. Depois do vídeo de apresentação/evocação, ver os adeptos italianos a gritar Benfica foi corolário de uma bonita amizade entre dois emblemas amigos e antigos. O troféu Eusébio Cup fica muito bem, e terá enorme destaque, nas vitrinas do museu do Torino. Os agradecimentos emotivos dos dirigentes do Torino estavam cheios de autenticidade e emoção.
O Benfica é muito mais que um clube de futebol, e isso ficou bem demonstrado na passada quarta-feia na Eusébio Cup, e disso devemos orgulharmo-nos.
Esta pré-época do Benfica segue segura. Gostei mais do jogo na Áustria contra os alemães, do que aquele fizemos contra os italianos no Estádio da Luz. A ideia de colocar Gonçalo Guedes pelo meio, atrás do avançado parece resultar. Temos muita qualidade nas alas (Salvio, Carrillo, Zivkovic, Cervi, Carcela) e assim ele terá mais oportunidades.
Não creio que esta acalmia do mercado seja para ficar. Estou certo que haverá mexidas nos adversários até ao fim do Agosto. Não é meu problema como vão os adversários pagar as contas, eu limito-me a constatar aquilo que apresentam dentro das quatro linhas. Não duvido que o FC Porto ainda se reforçará, não sei se com Moutinho e Rafa, mas estou certo que vai aparecer forte. O Sporting pode não ganhar nada na pré-época, mas vai aparecer muito próximo dos três tradicionais candidatos, e como no último ano, a lutar pelos títulos (o primeiro dos quais apenas com o Benfica).
Para vencer o tetra só um Benfica muito competente e forte, porque e concorrência vai estar a um nível alto. Veremos o ensaio geral frente ao Lyon, a caminho de Aveiro para começar a vencer."

Sílvio Cervan, in A Bola

Três apontamentos

"1. A recandidatura de Luís Filipe Vieira é uma das melhores notícias que os benfiquistas poderiam receber nesta pré-temporada. Vieira é hoje o cimento de todo um projecto grandioso e ganhador, que conseguiu as realizações que todos conhecem, que tem dado os resultados que estão à vista, mas que ainda não está inteiramente concluído. O Benfica precisa de Luís Filipe Vieira para se sedimentar no lugar a que chegou. Sabemos como o desporto é volátil, como custa chegar ao topo, e como é fácil cair de lá.
Desde 2001, o nosso Glorioso encetou uma extraordinária caminhada de encontro à sua grandeza e à sua história. Não podemos parar. E com Luís Filipe Vieira temos a garantia de que o Benfica não irá parar.
2. Os jogos da pré-época têm deixado excelentes indicações. Quer quanto aos reforços, quer quando à mecanização das movimentações colectivas. E até mesmo em relação a alguma frescura física que a equipa já evidencia. Conseguimos resistir às investidas do mercado (Jardel, Lindelof, Fejsa, Salvio, Jonas...), consigamos mais um bom médio ofensivo e teremos plantel para partir claramente na pole-position com vista ao 'Tetra'.
3. Já não me recordo com muita clareza de Artur Correia no Benfica. Lembro-me dele no Sporting, nos EUA, e na Selecção Nacional. Recordo-me, também, de não ter sido um jogador feliz com as lesões e com alguns problemas de saúde - que lhe precipitaram o fim da carreira, e talvez tenham sido prenúncio de uma morte também ela precoce. O 'Ruço' ficou na história do nosso Clube e do futebol português como um dos melhores laterais-direitos de sempre.
Paz à sua Alma."

Luís Fialho, in O Benfica

Tranquilo

"O Tri já é passado. Desde quarta-feira, e do jogo com o histórico Torino para a Eusébio Cup, os dados estão lançados para a época do Tetra. Para trás ficaram os ensaios amigáveis com boas indicações para a grande estreia - a discussão da Supertaça no início de Agosto.
O filme vai estar em exibição até Maio e os principais actores já decoraram bem os seus textos. A desempenhar os pápeis principais, os heróis, os bons da fira, os galãs, temos o plantel da equipa com mais títulos conquistados em Portugal. Na direcção dos actores está Rui Vitória, o homem que, há um ano, tinha o machado em cima da cabeça e, no fim da época, deu a bofetada de luva branca em quem não acreditava no seu valor. Na realização e produção do filme 2016/17 está o presidente que portistas e sportinguistas amam odiar. E, vá, meia dúzia de Benfiquistas que têm agora a grande oportunidade de apresentar uma candidatura à presidência do SL Benfica e mostrar o seu ponto de vista e o rumo que querem para o Clube. É assim a democracia.
Como maus da fita, os do costume. De um lado, uma equipa destroçada e sem alma, liderada por um presidente que ganhou tudo - e sabemos muitas vezes de que forma... - e agora, nada. Do outro, a dupla megalómana do Campo Grande, que encheu a boca no ano passado a dizer que o título estava no papo e está a sais de frutos desde a apresentação da factura por Mitrogolo.
Luzes, câmara, acção e tranquilo. O trabalho bem feito dá sempre frutos. Mesmo que alguns artistas principais saiam do elenco, há outros que chegam e cumprem - ou até melhoram - o papel dos antecessores. É assim o Benfica. É assim este Benfica."

Ricardo Santos, in O Benfica

Eng. Abreu Rocha

"Esta semana dedico a minha crónica a Armando Abreu Rocha, falecido na semana passada. Conheci-o há quase três décadas e cedo me apercebi se tratar de um homem que vivia intensa e apaixonadamente o Sport Lisboa e Benfica. Sempre disponível para ajudar o clube, foi testemunha privilegiada do período da história benfiquista que mais me fascina (a década de 50), a qual considero, devido à construção do estádio da Luz, ao incremento do movimento associativo e às bases lançadas na organização do futebol, ter sido fulcral para o engrandecimento ímpar da instituição. Por isso telefonei-lhe em Outubro último, com o objectivo de recolher um depoimento sobre a conquista da Taça da Latina e saber um pouco mais sobre o presidente Joaquim Ferreira Bogalho, o 'homem do estádio'.
O entusiasmo com que descreveu a epopeia da Taça Latina - 'Houve muita gente que, quando ouviu os festejos do golo do Arsénio que deu o empate no último minuto, voltou a correr para o estádio' - e traçou a personalidade e empenho de Bogalho, acicatou ainda mais a minha curiosidade, levando-me a iniciar uma sessão prolongada de perguntas que, dadas as respostas recheadas de informaçao e detalhes interessantes, resultou numa conversa que durou três horas e que muito me enriqueceu enquanto benfiquista.
A sua curta passagem pelo cargo de treinador de basquetebol, interrompida durante catorze jogos para dar o lugar a Otto Glória(!), não foi esquecida.
Contou-me que tencionava proceder a algumas alterações que poderiam não cair bem nos sócios e como Bogalho que o tratava por 'Engenheiro', o incentivou a proceder como muito bem entendesse. 
Tenho pena que essa tenha sido a nossa última conversa."

João Tomaz, in O Benfica

... follow me... !!!

10 anos

Benfiquismo (CLXXVI)

Redacção do jornal O Sport Lisboa
1913 a 1915

Este foi o 1.º jornal oficial do SL Benfica...
...em 1942 regressou de vez!