Últimas indefectivações

domingo, 10 de maio de 2015

Correcção...

Benfica 89 - 79 Ovarense
(1-1)
16-12, 26-27, 22-11, 25-29


Melhorámos, é verdade, mas ainda estamos longe do nosso 'normal'. Mas quando igualamos a intensidade defensiva do adversário, dificilmente o Benfica perderá um jogo em Portugal!!!
O Jobey não esteve inspirado nestes dois jogos, mas não podemos depender de um só jogador... Hoje, tenho que destacar o Cláudio, porque não é fácil, passar de não utilizado (ou muito pouco utilizado), para o melhor marcador da equipa, e o factor decisivo na vitória!!!
Espero que a 'semana' seja boa conselheira, porque os jogos em Ovar vão ser complicados, principalmente o 3.º (o próximo), enquanto eles tiverem esperança...!!!

Desperdício...

Benfica B 0 - 0 Sporting B

Empate injusto, num jogo aberto, com muitas oportunidades de golo, é verdade que o Sporting também teve algumas, mas a grande maioria dos falhanços foram do Benfica, e as mais flagrantes também foram nossas!!!

Um jogo que podia ter sido marcado pelos golos, acabou por ficar marcado pelos amarelos!!! Perdi a conta... muitos exagerados. Perto do fim, parece-me que também ficou por marcar um penalty sobre o Jonathan, o facto do árbitro não ter mostrado o 2.º amarelo por simulação ao Uruguaio, ainda reforça a minha convicção!!! Aliás, não ter sido ninguém expulso é um milagre!!!
Este Fábio Veríssimo, é um daqueles árbitros novos, que está a ser empurrado para a 1.ª categoria, para substituir os Douradinhos (a ideia até não é má)!!! É a grande aposta da AF Leiria, mas pessoalmente acho que o Penichense devia afastar-se dos Olarápios desta vida... só lhe vão trazer má fama!!!

Varela; Semedo, César, Lindelof, Benito; Dawidowicz, Teixeira (Carvalho); Santos, Andrade (Sanches), Guedes; Jonatahan.

Iniciados - 5.ª jornada - Fase Final

Benfica 1 - 0 Anadia

Muitos golos desperdiçados (tivemos um mal anulado...), num jogo de sentido único, mas este Anadia, acabou por ser um osso duro de roer para os três 'grandes', apesar de ainda não ter pontuado.
Recordo-me de ver esta geração Benfiquistas vencer o Torneio da Pontinha, temos vários jogadores com potencial, mas nesta Fase Final, o Mário 'Valderrana' Ferreira tem sido o destaque ofensivo... Mas o Luís Pinheiro, o Pedro Álvaro, o Nóbrega, o Dantas, o Baptista, tem todos muito potencial...

Vamos ter no Caixa Futebol Campus, na última jornada, uma autêntica final do Campeonato. Ao Benfica, o empate é suficiente, mas nunca se deve jogar para o empate, muito menos nestas idades. Esta época, nos confrontos directos, na 1.ª fase, empatámos 3-3 no Seixal, e depois fomos vencer 0-1 a Alcochete; na Fase Final vencemos 2-3 em Alcochete. Recordo que estamos invictos no Seixal, somente 2 empates, o já referido com o Sporting, e na 1.ª jornada da Fase Final com os Corruptos.

Silva; Pinheiro, Penetra, Loureiro, Koné; Nóbrega (Conceição), Álvaro, Dantas; Baptista, Ferreira (Ricardo); Matos (Campos).

Benfica......13
Sporting......12
Corruptos.....4
Anadia........0

A evolução do 'próximo' adversário do SLB, como vista por mim:

"Sábado (após o apito final do último jogo antes do próximo) - Acabou, estava com medo deste jogo... agora sinto-me palerma... para a semana, abaixo de 9-0 é derrota.
Domingo - Tão bom dormir almofadado numa vitória... para a semana são outros 5 secos... é tão bom Ser Benfiquista...
Segunda Feira - O pessoal anda nervoso com o jogo de sábado... todos os jogos são difíceis, mas não abusemos... 3-0 é garantido.
Terça Feira - Felizmente, ainda faltam 4 dias para o jogo... tenho a garganta em sangue de tanto golo festejado e preciso descansá-la para festejar as duas batatas sem resposta da próxima jornada.
Quarta Feira - Li declarações do nosso adversário... parece que vêm com tudo... malvados sejam... do 1-0 não se safam...
Quinta Feira - Há muita confiança nas nossas hostes... estou nervoso... à mínima facilidade ficamos em terra... e eles que vêm armados em Vikings...
Sexta Feira - saiu a convocatória deles... tudo aponta para que joguem com Preud'homme, Veloso, Humberto, Ricardo, Schwartz, Shéu, José Augusto, Coluna, Chalana, Águas e Eusébio... não estou a ver como podemos bater este 11...
Sábado (antes do jogo) - Comer? Como comer? O estômago está engelhado e com as mãos a tremer nem consigo levar o arroz à boca... MULHER, TU CALA-ME A GAIATA QUE ME ESTÁ A ENTRAR NO SISTEMA NERVOSO!!!
Sábado (depois do jogo) - Acabou, estava com medo deste jogo... agora sinto-me palerma... para a semana, abaixo de 9-0 é derrota."

Três pontos

"Com humildade, vamos a Guimarães com a esperança de concretizar o sonho que alimentamos desde que alcançámos a liderança; é um desígnio comum a toda a 'nação benfiquista'.

1. O Benfica está a um pequeno passo de conquistar, após um interregno de trinta e um anos, o bicampeonato. A vitória clara, essencialmente pragmática, face a um Penafiel que viu a sua descida de divisão concretizada, deixa-nos a três pontos de um objectivo que considero estratégico. No jogo de ontem houve, apenas, instantes artísticos e segundos de magia. Como os golos ou aquela finta de Jonas quase no final do encontro. Mas faltam três pontos. Estamos mais perto. Bem mais perto. Mas, com humildade, vamos a Guimarães com a esperança secreta que na cidade considerada o berço da nossa nacionalidade consigamos a concretização de um sonho que alimenta desde o arranque da época e que desde a quinta jornada, isto é no momento em que alcançamos a liderança da nossa Liga, é um desígnio comum a toda a 'nação benfiquista'. Desígnio que legitimou o nosso afastamento das competições europeias e que não provocou uma dor excessiva naquela noite em que o Sporting de Braga - merecido finalista! - nos afastou, no Estádio da Luz, da Taça de Portugal. Três pontos. Uma vitória. E sempre com a consciência que importa dominar a ansiedade e respeitar os adversários. Na certeza que também no desporto - que aliás conhecia bem como praticante - são verdadeiras as palavras do grande escritor francês André Malraux: «Não há cinquenta maneiras de combater, há apenas uma: a do vencedor»!

2. O Penafiel já sabe que tem de reduzir o orçamento do seu futebol profissional para a próxima época desportiva. Na verdade com o relevante peso das receitas televisivas no âmbito das receitas dos nossos principais clubes desportivos percebemos bem a luta renhida pela 'não descida' e o alimentado sonho pela 'subida'. Acredito que, esta época, poderemos ter surpresas já que poderá acontecer que 'descidas desportivas' não venham a ser concretizadas em razão do não cumprimento administrativo dos requisitos inerentes à manutenção de certos clubes - em rigor sociedades desportivas - nas competições profissionais. Poderemos viver a este nível um Verão bem quente. Já que o 'direito', ou seja aqueles que cumpriram - e cumprem - os requisitos quererão, por uma vez, que o 'torto' - aqueles que não cumprem e alguns, em certos casos, sistematicamente - tenham a devida sanção, ou seja, o inequívoco afastamento das competições profissionais. Basta olharmos, mesmo que com algum grau de tolerância, para aquilo que aconteceu, esta semana, em termos da UEFA e perante grandes nomes do futebol europeu. Também no futeobl europeu aparecem 'medidas tipo troika'. O que implica que o futebol deixou de ser um 'mundo totalmente à parte'. E uma referência para aqueles que proclamam 'novos tempos' para o nosso quotidiano existencial. É tempo de acabar, entre nós, e também no futebol, a concorrência 'desleal'! E de acabar a complacência de certos profissionais que continuam a acreditar, sempre nestes finais de época, que alguns 'administradores' vão arranjar 'dinheiro' para cumprirem as suas obrigações. Obrigações que são dívidas. Dívidas acumuladas. Na certeza, tão só, e como disse um dia Nicolau Maquiavel, que «onde há uma vontade forte não pode haver grandes dificuldades»!

3. Nesta semana que arranca ficaremos a conhecer os finalistas das duas principais competições europeias de clubes. Poderá acontecer, uma vez mais, que tenhamos três equipas espanholas no lote dos quatro finalistas. O que significa, de verdade, uma angústia existencial para os grandes nomes do futebol europeu 'não ibérico'. Mas o que fica para já destas meias finais é o segundo golo do Barcelona frente ao Bayern de Munique. Em rigor: o momento de Messi. Recordei um livro acerca de Messi do jornalista e escritor Luca Caioli - a história de um menino que se converteu numa legenda! - e de um dos seus interessantes capítulos. Aquele em que nos proporciona acerca do argentina uma 'conversa' com outro grande nome da escrita do desporto contemporâneo, Santiago Segurola. O título resume, na minha perspectiva, o lance, tão lindo e tão repetido, daquele segundo golo. Vivemos um momento de «estética supersónica»! E acrescenta que é «o único jogador capaz de ganhar uma partida em qualquer parte do relvado»!

4. José Lins do Rego, um grande intelectual e apaixonado adepto do Flamengo disse um dia que «o conhecimento do Brasil passa pelo futebol». Hoje em dia, e mesmo sabendo a dor que se pode causar a alguns intelectuais, o conhecimento de Portugal passa também pelo futebol. Cristiano Ronaldo e José Mourinho são dois expoentes. Sem falarmos do espaço lusófono, tão próximo de nós, na Rússia, na Suíça, na Grécia, em França - aquela do pedreiro é de mestre Leonardo Jardim! - no Egipto, no Irão, na Croácia, na Polónia, em Chipre, ou no Extremo Oriente, por exemplo, é o futebol, e os nossos treinadores e praticantes, que fazem uma ligação do cidadão comum a Portugal. A partir de Valência já é, também, e logo com o empate de ontem em Madrid, Nuno Espírito Santo. E, também, André Gomes. É verdade que o nosso mar é imenso e é indiscutível que temos grandes nomes em diferentes áreas científicas do Mundo. Como tem sido conhecido e reconhecido.

5. Quem repetiu a vitória, pela terceira vez consecutiva, e na bonita Ilha Terceira, foi o voleibol do Benfica. Todos merecem parabéns. Mas acima de tudo a aposta benfiquista no ecletismo. Que dá projecção e dimensão. Satisfação e reputação. Expressão e convicção. E, depois, ambição. Aquela que, decerto, vai estar presente em Guimarães. Com o Vitória já 'certo' na próxima edição da Liga Europa."

Fernando Seara, in A Bola

Tudo se decide entre os grandes

"Não se espera nada de verdadeiramente surpreendente nesta fase final do campeonato e, por isso, mesmo sabendo-se que a partir da vitória do jogo de ontem, na Luz, a qualquer momento o Benfica poderá conquistar o título e tornar-se bicampeão é natural que o FC Porto também continue a evidenciar, hoje, a sua superioridade e que as coisas apenas fiquem decididas na próxima ou até mesmo na última jornada.
É, esta, a sina do campeonato português, onde os desequilíbrios são tão evidentes que se torna sempre previsível que as grandes decisões surjam essencialmente nos jogos grandes, ou dizendo de outra forma, nos jogos entre os grandes. Aconteceu, por exemplo, na última vitória do FC Porto em 2012/2013, com o célebre golo de Kelvin, e muito provavelmente acontecerá esta época com o Benfica, com a vitória das águias no Dragão.
Claro que Benfica e FC Porto perderam outros pontos ao longo de toda a prova. Se não contarmos, porém, com os jogos entre os grandes, o Benfica perdeu 10 pontos (todos eles fora da Luz) e o FC Porto perdeu oito (apenas dois em casa). Foram também eles pontos decisivos? Admiti-se que sim, mas devemos considerá-los como pontos acidentais, que sempre acontecem, ou por desconcentração, ou por razões de circunstâncias raras, mas que, no final, feitas as contas, acabam por não ser tão desequilibradores.
Este tem sido, em matéria de luta pelo título, um campeonato muito equilibrado entre os dois principais candidatos, mas sendo o Benfica um gato escaldado ninguém acreditará que não vença, pelo menos, um dos dois jogos que faltam para cortar a meta."

Vítor Serpa, in A Bola

O presente e o futuro do Benfica

"A equipa que está a uma vitória de se sagrar campeã nacional é também aquela que tem a média de idades mais alta na nossa Liga. Deve ser difícil, aliás, encontrar no futebol europeu um projecto vencedor com tanta veterania quanto o Benfica. No jogo de ontem, por exemplo, o onze inicial apresentado por Jorge Jesus tinha uma média superior a 29 anos. E dos 14 jogadores utilizados pelo técnico das águias, metade deles, sete, já estão na casa dos 30. A saber: Júlio César (35 anos), Maxi Pereira (30), Luisão (34), Eliseu (31), Lima (31), Jonas (31) e Rúben Amorim (31). Haverá caso igual?
Com excepção de Amorim, que passou boa parte da temporada a recuperar de grave lesão, qualquer destes veteranos foi peça fundamental no trajecto do Benfica até aqui. Não será errado concluir, portanto, que a experiência e o saber acumulado foram decisivos para o mais do que provável título nacional. É aqui que entra a necessidade de avaliar o futuro imediato e de perceber como esta fórmula de sucesso pode - ou não - ser compaginável com o incremento da 'Seixalização' na primeira equipa.
Luís Filipe Vieira já garantiu que não é possível adiar por muito mais tempo uma aposta efectiva no futebol de formação. E há valor na academia para isso? Tem de haver. João Cancelo, André Gomes e Bernardo Silva não podem ser casos isolados. O mais provável é que sejam três bons exemplos do que tem sido o trabalho no Caixa Futebol Campus, mesmo lembrando que André Gomes apenas cumpriu a última etapa de formação no Seixal. E se dúvidas houvesse sobre o potencial do futebol de base das águias, então talvez valha a pena lembrar onde cresceram Ederson e Diego Lopes, dois jogadores do Rio Ave apontados como prováveis reforços do Benfica 2015/16..."

Cota... anda atrasado, deve ser da idade!

Tri de Triplete, ou de Tricampeões ?!

Fonte do Bastardo 0 - 3 Benfica
(2-3)
22-25, 22-25, 20-25

Custou, demorou, mas não fugiu... Numa época quase perfeita (Europa!!!), depois da Supertaça, depois da Taça de Portugal, agora o Tricampeonato Nacional... Alguns até poderão desvalorizar o Campeonato Nacional de Voleibol, porque não temos os habituais rivais em competição, mas esta equipa da Fonte do Bastardo, tem um orçamento igual (se calhar até um pouco maior...), e têm excelentes jogadores (só o treinador destoa...!!!). E o facto do Benfica continuar a dominar o panorama do Voleibol nacional, só sai valorizado pela réplica dada. Eu preferia que o título tivesse ficado decidido em 3 jogos, mas é sempre mais emocionante decidir na Negra!!!

Não vi o jogo de hoje, espero revê-lo amanhã, mas como já tinha ficado provado nos jogos na Luz, tínhamos qualidade para vencer na Praia da Vitória...
Parabéns a toda a secção, começando no professor Jardim. Nem sempre as coisas correm como nós queremos, mas a dedicação e a competência nunca devem ser postas em causa... As vitórias da secção, acabam por ser uma justa recompensa a todo o suor e cabelos brancos. Obrigado professor...

ADENDA: Só hoje vi o jogo. Grande jogo de Volei. Muitas jogadas com muita sustentação... Grande jogo do Gaspar... com o André, o Vinhedo e o Ivo em alta rotação. Também percebi os elogios do treinador da Fonte à equipa de arbitragem! A gratidão só lhe fica bem...

Só mais uma !!!

Benfica 4 - 0 Penafiel

Só faltam 3 pontos (não acredito nos festejos prematuros amanhã), temos razões para estar optimistas, mas sem o Samaris para Guimarães, e com a possibilidade real (mais real do que muitos pensam!!!), de ficar sem o Júlio César, o Salvio e o Jonas para o jogo com o Marítimo... não podemos deitar foguetes, nem fazer reservas para o título. Quem conhece o Tugão minimamente, tem obrigação de saber como as coisas são tratadas por cá...
Voltámos a golear, mas o jogo até decorreu de forma diferente das últimas goleadas na Luz. O Penafiel não se encostou à sua área, fez uma pressão média-alta, tentou jogar com as linhas próximas, teve até mais posse de bola do que outras equipas, e obrigou o Benfica a defender em zonas mais recuadas... Dito isto, a vitória é justa, o Júlio César foi praticamente um espectador, a única defesa da tarde, até foi do Jardel: de cabeça!!! Acabámos por não criar aquela avalanche ofensiva do costume, mas sempre que conseguimos escapar à teia do Penafiel, criámos muito perigo... e fomos eficientes. Nos primeiros dois remates em direcção à baliza, marcámos... e pelo meio, até tivemos quase a beneficiar de um auto-golo!!! Até ao intervalo, podíamos ter marcado mais dois: Jonas, boa defesa do goleiro Iraniano; e Lima à base do poste.
O 2.º tempo começou com a mesma toada, e voltámos a marcar cedo... com dois golos de enfiada!!! As substituições acabaram por retirar entrosamento à equipa, e baixámos de rendimento, só o Amorim entrou bem, o Ola John e o Talisca podiam ter ficado no banco!!!
Júlio César espectador... inteligente a forma como não se fez à expulsão, no lance com o Rabiola; Luisão e Jardel bem, num jogo com muito contacto; Maxi assistiu para o 1.º golo, mas no resto do jogo, esteve pouco esclarecido ofensivamente, mas sempre com a sua intensidade típica...; Eliseu, foi muito 'procurado' pelo nosso adversário, e acabou por estar quase sempre bem; Samaris, mais um jogo de grande qualidade: Pizzi parece que andou escondido no início do jogo, mas trabalhou muito defensivamente...; Salvio de regresso, participou no 1.º golo... mas notou-se alguma falta de ritmo... ainda teve tempo, para assustar os Benfiquistas por duas vezes, com choques horripilantes, ainda bem que o Jesus o tirou...; Sulejmani desta vez, não esteve bem, com pouco espaço, e muito contacto físico, raramente se conseguiu soltar... isto não quer dizer que em Guimarães não pode ser útil...; mais um grande jogo da nossa dupla atacante, Lima e Jonas, combinam muito bem... foi pena aqueles dois falhanços na 1.ª parte, um de cada!!!
Num jogo com grande ambiente, com uma vitória confortável, o dia só não foi perfeito, porque o apitador foi incapaz de ficar anónimo!!! O critério técnico durante o jogo, até foi razoável. Deixou jogar, para os dois lados... Enganou-se várias vezes, ficaram algumas faltas por marcar, para os dois lados... Os jogadores do Tugão não estão habituados a este tipo de critérios, e normalmente, as coisas 'aquecem', mas mesmo assim parecia que ia conseguir acabar o jogo sem cartões (nem que para isso tivesse que suspender as leis do jogo... vários jogadores do Penafiel mereciam ter levado cartões...!!!), mas aos 68 minutos tudo mudou: Samaris nada fez para merecer um Amarelo. Discutiu com o adversário, mas não havia motivos para sanção disciplinar, ainda por cima com o critério que foi usado durante o resto do jogo... O árbitro obviamente sabia que o Samaris estava à bica, só se compreende este cartão, na lógica da 'pressão' mediática que envolve as arbitragens dos jogos do Benfica, criada pelos Anti's... E assim, numa jogada, que devia ter dado cartão ao jogador do Penafiel que faz a falta sobre o Lima, o árbitro 'inventa' um Amarelo para cada um...
Com árbitros incompetentes, e com falhas graves de carácter, tudo isto é mais fácil acontecer. Vamos a Guimarães, sem o Samaris (e hoje o Fejsa nem ficou no banco), um dos jogadores mais importantes no Benfica actualmente, se por acaso não ganharmos, a pressão na última jornada com o Marítimo na Luz, será enorme, sobre o Benfica, mas também sobre o Marítimo...
Recordo que depois da intensa campanha de propaganda nojenta feita nos últimos meses, o critério disciplinar nos jogos do Benfica mudou completamente: não beneficiamos de uma expulsão à bastante tempo, por exemplo...; e numa altura onde todas as equipas tem jogadores castigados com amarelos, os nossos adversários parece que sofrem de uma amnistia geral... o Penafiel chegou à Luz com 7 à bica!!!
É curioso, verificar que o último classificado, foi uma das equipas que veio à Luz, com um esquema de jogo, mais 'positivo'. Andaram a época todo com um Corrupto incompetente no banco, para fazer favores ao Padrinho, quando estavam praticamente condenados à descida, foram buscar um treinador a sério, mas foi tarde demais... Mas isto também é verdade, para os jogadores, o filho-da-puta do Vítor Bruno só tem 'emprego' na 1.ª divisão, porque foi formado nos Corruptos, existem centenas de jogadores portugueses com mais talento que este caceteiro nojento (já no jogo da 1.ª volta fartou-se de dar porrada, e não levou qualquer cartão), mas os Corruptos precisam destes peões, para fazerem o trabalho sujo...



Coreografia #Rumoao34
Partilha o teu momento com a hashtag #Rumoao34!
Posted by Sport Lisboa e Benfica on Sábado, 9 de Maio de 2015

#Rumoao34
Mais uma "Final" ganha! Contamos contigo na próxima?#Rumoao34 #SejaOndeFor
Posted by Sport Lisboa e Benfica on Sábado, 9 de Maio de 2015