Últimas indefectivações

domingo, 10 de maio de 2015

Tudo se decide entre os grandes

"Não se espera nada de verdadeiramente surpreendente nesta fase final do campeonato e, por isso, mesmo sabendo-se que a partir da vitória do jogo de ontem, na Luz, a qualquer momento o Benfica poderá conquistar o título e tornar-se bicampeão é natural que o FC Porto também continue a evidenciar, hoje, a sua superioridade e que as coisas apenas fiquem decididas na próxima ou até mesmo na última jornada.
É, esta, a sina do campeonato português, onde os desequilíbrios são tão evidentes que se torna sempre previsível que as grandes decisões surjam essencialmente nos jogos grandes, ou dizendo de outra forma, nos jogos entre os grandes. Aconteceu, por exemplo, na última vitória do FC Porto em 2012/2013, com o célebre golo de Kelvin, e muito provavelmente acontecerá esta época com o Benfica, com a vitória das águias no Dragão.
Claro que Benfica e FC Porto perderam outros pontos ao longo de toda a prova. Se não contarmos, porém, com os jogos entre os grandes, o Benfica perdeu 10 pontos (todos eles fora da Luz) e o FC Porto perdeu oito (apenas dois em casa). Foram também eles pontos decisivos? Admiti-se que sim, mas devemos considerá-los como pontos acidentais, que sempre acontecem, ou por desconcentração, ou por razões de circunstâncias raras, mas que, no final, feitas as contas, acabam por não ser tão desequilibradores.
Este tem sido, em matéria de luta pelo título, um campeonato muito equilibrado entre os dois principais candidatos, mas sendo o Benfica um gato escaldado ninguém acreditará que não vença, pelo menos, um dos dois jogos que faltam para cortar a meta."

Vítor Serpa, in A Bola

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de um glorioso indefectível é sempre muito bem vinda.
Junte a sua voz à nossa. Pelo Benfica! Sempre!