Últimas indefectivações

sexta-feira, 6 de maio de 2022

Obviamente, ganhar-lhes!


"Joga-se amanhã na Luz o último clássico da temporada futebolística. E esta será, também, a última oportunidade para a equipa principal do Benfica nos proporcionar uma alegria, num campeonato que, por culpas próprias, mas também em larga medida por interferências alheias, não nos correu de feição.
Vejo muitos benfiquistas preocupados com a hipótese de o FC Porto festejar novamente um título no nosso estádio. Confesso que, pessoalmente, não me interessa nada onde, ou se, o FC Porto vai festejar seja o que for. Ao contrário do que aconteceu em 2011, e para mágoa nossa, já não é o Benfica que está na luta pelo 1.º lugar. Não vamos perder o campeonato amanhã. Infelizmente, já o perdemos há muitas jornadas. Se eles o ganham ou não, e quando, não é problema que neste momento deva incomodar directamente os benfiquistas.
O que queremos muito, e tenho a certeza de que todos os jogadores que entrarem em campo o querem também, é ganhar este jogo, ganhar um clássico, ganhar a um rival histórico, e mostrar em campo - assim nos deixem fazê-lo - que tínhamos equipa para obter uma classificação bem melhor do que o cinzentão 3.º lugar em que vamos terminar. Pela honra, pelo orgulho e também como forma de vingar o que nos fizeram ao longo da competição, não nos permitindo aproximar da frente em demasiadas ocasiões, e de forma demasiado ostensiva para ser ignorada.
Tratando-se do último jogo da temporada no Estádio da Luz, queremos sair de lá com um sorriso nos lábios. E que esse seja também um sorriso de esperança, visando um futuro próximo que se anseia, e exige, de títulos."

Luís Fialho, in O Benfica

Campeões dos Bairros


"Eu estava lá, em fila entre os representantes da Fundação Benfica, da Gebalis e das Juntas de Freguesia de Lisboa quando aquela pequena figura de rapazote, quase mascote, da equipa vencedora da Liga de Ouro Community Champions ergueu a taça brandindo-a com orgulho em direção à plateia como quem vencesse a própria Champions.
Naquele momento, consagrou-se o mérito desportivo e comunitário da equipa perante os jovens de todos os outros bairros que competiram no campo e na comunidade para vencer esta liga fantástica dos jovens de Lisboa e viajar para os Países Baixos para competir no torneio final da Community Champions. A vontade é treinar, treinar, treinar incansavelmente para 'trazer de lá o caneco', nas suas próprias palavras. Por mim, por nós na Fundação, por todos nós, benfiquistas, não existe dúvida de que este objectivo está ao seu alcance. Mostraram-no bem ao longo de todos estes meses, com pandemia pelo meio e tudo. Agora é trabalhar incessantemente até partir, dar corpo e alma, respeitar todos os adversários e jogar com cada um como se fosse o último, cada um dar o máximo de si e acreditar na equipa, manter a concentração e meter a bola nas redes. Boa sorte, ou, melhor, bom trabalho, campeões, e venha de lá o caneco!"

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"1
A nossa equipa feminina de futebol está a um empate de se sagrar bicampeã nacional no próximo jogo, sabendo que, em caso de derrota, continua na liderança da classificação à entrada da penúltima jornada. O jogo com o Sporting é no estádio da Luz, domingo, às 16 horas, e espera-se uma grande casa para apoiar as 'Inspiradoras', sendo expectável que o recorde nacional de espectadores num jogo de futebol feminino seja superado;
E 1 é também o número de vitórias que nos falta para conquistarmos os títulos de voleibol (masculino) e polo aquático (feminino), tricampeonato em ambos os casos;

2
Veríssimo promoveu mais 2 estreias na equipa de honra do Benfica, Sandro Cruz e Tiago Gouveia, e subiu para 34 o número de jogadores utilizados em 'jogos oficiais' na presente temporada;

3
Está definida a classificação do Benfica no Campeonato na presente temporada: 3.º. Em 88 edições da prova, é a 17.ª vez que o Benfica se classifica na 3.ª posição;

26
Darwin chegou aos 26 golos no Campeonato Nacional, igualando o pecúlio obtido por Cardozo, em 2009/10, época em que o paraguaio obteve a sua melhor marca na competição. Desde 1990, só Jonas duas vezes (32 em 2015/16; 34 em 2017/18) marcou mais uma edição de estreia, totaliza 32 e é o 45.º melhor de sempre do Benfica. Considerando todas as competições oficiais, são 48 golos apontados pelo jovem uruguaio;

28
André Almeida passou a ser o 28.º com mais jogos em competições oficiais pela equipa de honra do Benfica (308);

60
Fez esta semana 60 anos que o Benfica se sagrou bicampeão europeu. Aproveite e visite a exposição temporária 'Benfica no topo da Europa', patente no estádio e no museu até 31 de Maio. Vale a pena!"

João Tomaz, in O Benfica

Brevemente...

Comunicado


"O Sport Lisboa e Benfica esclarece que em nenhum momento Jorge Jesus solicitou que o deixassem sair do Clube ou se mostrou disponível para abdicar das remunerações a que teria direito até ao final da temporada.

Mais se enfatiza, de novo, que as duas partes entenderam que a rescisão por mútuo acordo era a melhor solução na defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica, ficando igualmente acordado que a contratação de Jorge Jesus por parte de um novo clube implicaria a cessação de todas as obrigações contratuais que ligam as partes até ao final da atual época desportiva."

Modalidades #84 - Semanada...

Será Ortega o número 1?


"Depois de no Verão passado ter sido clara a intenção do Benfica em contratar um novo guarda-redes, especula-se que este seja mais um mercado de transferências onde vários sejam os nomes apontados à baliza encarnada. Stefan Ortega, guarda-redes do Arminia Bielefeld, surge como um dos muitos que vão ser associados semana após semana até o clube fechar efetivamente um número 1.
Mas quem é Stefan Ortega, um guarda-redes de Bundesliga, com 29 anos e que soma já 170 jogos ao serviço do seu clube?
Apesar do seu 1,85m, Ortega tem um bom perfil físico, sendo um guardião com bastante envergadura, bastante rápido e explosivo. Forte na defesa da baliza, com bons posicionamentos e abordagens corporais equilibradas, não caindo fácil e tentando sempre que possível segurar a bola. Muito astuto a controlar a profundidade, tanto na forma como avalia o lance e decide (sair/retirar), mas também na velocidade a que encurta e faz erguer uma muralha com todo o seu corpo no um contra o guarda-redes. Seguro a controlar cruzamento, ficando com bola nas mãos para lançar ataque. As suas reposições, tanto em volei como com a mão, impressionam, sendo uma das armas das sua equipa na transição ofensiva. Também com os pés demonstra estar confortável, revelando confiança e qualidade para sair a jogar, onde se destaca igualmente pela precisa bola longa que coloca.
Mas a grande questão que se coloca é: será o alemão superior a Vlachodimos? Igualmente forte na defesa da baliza, ainda que com mais intenções de segurar a bola e não desviar. Mais competente no controlo da profundidade e do cruzamento. Muito superior no jogo de pés, seja curto, longo, em atraso ou com bola na mão."

Olhar o futuro


"A época do Benfica, aconteça o que acontecer nos dois últimos jogos, está fechada. O Benfica será terceiro e terá de jogar a qualificação para a Champions League, encerrando uma época negativa, sem títulos.

Uma época atípica em que o clube teve dois treinadores, dois presidentes e duas caras completamente diferentes: na Europa, ou nas provas internas. Várias dualidades que representam a transição que o clube viveu e que, embora não expliquem tudo, ajudam a perceber as dificuldades.
O resto da explicação está nas inúmeras decisões arbitrais que prejudicaram o Benfica, ou beneficiaram os seus rivais. O final de época não tem sido diferente: momentos bons, como em Alvalade, quebras logo a seguir, como o empate com o Famalicão e vitórias em serviços mínimos, como esta na Madeira, com destaque, mais uma vez, para Darwin (só falta marcar ao F. C. Porto).
Sem objetivos, o Benfica joga pelo brio e pelo prestígio e é, exclusivamente, desse ponto de vista que o jogo com o F. C. Porto é relevante. Terminar bem a época, para preparar o futuro. Em relação a esse futuro a escolha era, mais uma vez, dual: ou manter o que está procurando melhorar, pontualmente; ou ter a ousadia de fazer mudanças, assumir roturas e correr riscos, para vencer. A opção por Roger Schmidt indica claramente que Rui Costa opta pela segunda e, na minha opinião, faz bem. Veremos a seguir o que isso trará em termos de mudanças na estrutura e no plantel. Se há riscos, a verdade é que "quem não arrisca não petisca" e o jejum começa a ser longo. Venha a próxima época, que se faz tarde.

Positivo: As estreias dos jovens Sandro Cruz e Tiago Gouveia na equipa A do Benfica.

Negativo: Um lance fora da área dá penálti para o Sporting e uma falta evidente de Adán que deixa uma grande penalidade por marcar."