Últimas indefectivações

terça-feira, 16 de abril de 2019

Ameaças e impunidade

"Foram ontem tornadas públicas graves ameaças que Bruno Paixão e os seus familiares receberam. Segundo a comunicação social, o árbitro (VAR) apresentou queixa no Departamento de Investigação e Acção Penal contra sócios e simpatizantes do FC Porto (devidamente identificados) por ameaças, difamação, injúrias e associação criminosa.
É tempo de acabar, de uma vez por todas, com esta impunidade e deixar de fingir que nada se passa. Não é possível que se continue a olhar para actos criminosos, como este, sem agir em conformidade. Quem tem a responsabilidade de actuar perante os crimes que se vão cometendo não pode permitir que a imagem do futebol português seja todos os dias abalada.
Invasão ao centro de treinos de árbitros da Maia, repetidas ameaças e coação sobre árbitros e as suas famílias, cibercrime, ataques a autocarros, exposição pública de provocações (seja em lojas oficiais do Benfica ou sobre pessoas individuais) e muitas outras marginalidades. Tudo faz parte de uma estratégia de condicionamento e intimidação típica do crime organizado.
Talvez aqui esteja a explicação para muitos dos erros absolutamente incompreensíveis a que esta época temos assistido ao nível de arbitragem (sobretudo no VAR), com benefícios claros para o clube que precisamente patrocina todas as práticas referidas.
Nesta última queixa, ontem relatada, os autores das ameaças estão devidamente identificados. É tempo de se responsabilizar quem pratica estes crimes. De uma vez por todas! O condicionamento e o clima de terror sobre os agentes desportivos tem que acabar.
Uma a uma, todas as cortinas de fumo que ao longo dos últimos dois anos permitiram que estas práticas fossem passando despercebidas estão, finalmente, a desaparecer. Já resta pouco ou quase nada.
Mais do que nunca, nesta fase final da época é urgente garantir a segurança de todos os agentes desportivos envolvidos, para que tenham condições de decidir livremente, sem quaisquer constrangimentos, chantagens ou ameaças.
Ficar em silêncio perante um quadro tão grave é ser cúmplice de quem tem até orgulho em viver à margem da lei, chegando ao ponto de exibir a sua impunidade e assim desafiar tudo e todos, mas autoridades e justiça em particular.
As ameaças estão aí e são públicas. Têm rosto e assinatura. O que é que ainda falta para se actuar? 

PS: As mais recentes ameaças surgiram na sequência do Feirense-Benfica, em que Bruno Paixão esteve como VAR. Nas horas seguintes a esse jogo, os especialistas em arbitragem (inclusivamente um árbitro que chegou a apitar a final de um Campeonato do Mundo) consideraram que o trabalho de árbitro e videoárbitro estiveram a um nível muito alto, com uma actuação de grande qualidade. Chegámos, portanto, a este ponto: ameaças de morte, coação e tentativas de intimidação porque houve alguém que… decidiu correctamente! É disto que estamos a falar."

Breve teoria da imortalidade

"Pelé está doente, em Paris, dizem as notícias. Há algo errado na história do mundo, no percurso da Humanidade. Não, não acreditem nas notícias. Também disseram que Eusébio tinha morrido, e não é verdade.

A notícia corre. Pelé está doente; Pelé internado. Em Paris, vejam bem Pelé doente? Como? Se Pelé é o atleta perfeito? Vocês viram-no? Saltando como um trapezista na área contrária, voando lá no alto, cabeceando como ninguém, driblando como ninguém, fazendo golos como ninguém.
Algo anda trocado na história do mundo quando um imortal fica doente.
Algo anda errado na Humidade quando Eusébio e Di Stéfano e Cruyff já partiram para a planície da eterna saudade.
'Não morrerão como os restantes', dizia Schopenhauer.
Mas quereria dizer morrer, de morrer mesmo?
Pelé doente. Eusébio morto.
Mas isto faz lá algum sentido? Expliquem-me os doutores da medicina, os mestres das religiões, os sábios de todas as coisas visíveis e invisíveis.
Eusébio, Pelé; Pelé, Eusébio: os dois nomes parecem ligados por um hífen. Às vezes, Eusébio levava a mal a comparação, irritava-se, desabafava: 'Chamam-me o Pelé da Europa? Porquê? Porque não chamam ao Pelé o Eusébio da América do Sul?' Mas uma saudável amizade os uniu desde que se encontraram pela primeira vez, em Paris, no Parque dos Príncipes, num extraordinário Benfica - Santos que marcou a estreia internacional do menino da Mafalala.
Vêem? Paris.
Eusébio zangava-se daquele zangar de passar depressa. Como ele. Vivia com pressa, jogava com pressa, era um homem com pressa.
Eusébio e Pelé em Paris.
Dia 15 de Junho de 1961.
Dia de imortalidade suprema.
Uma luz negra...
Coube a Paris abençoar, lá do alto do Sacré-Coeur, o primeiro encontro Eusébio e Pelé. Benfica - Santos. Benfica campeão da Europa.
'Eu respeitava-os, mas não lhes tinha medo', disse Eusébio, mais tarde. 'Eram bons, eram fantásticos, mas também eram homens como nós. Além disso, entrei com a equipa a perder por 0-4. Deu-me uma certa tranquilidade: vendo bem, não poderia fazer muito pior nem estragar o conjunto. E estava alegre por ir defrontar o Pelé, o mestre do futebol. Contaram-me que o público gritava o meu nome. Não dei por nada. Estava entretido com a bola. Acha que Paris me deu sorte'.
Paris não é um substantivo; é um adjectivo.
Santos, 6 - Benfica, 3; Eusébio, 3 - Pelé, 2. Eusébio venceu Pelé. E só precisou de quarenta e cinco minutos para isso.
No final do encontro, Pelé e Coutinho, os homens que 'inventaram' a tabelinha, vieram ao encontro de Eusébio. O abraço foi grande: o mesmo abraço que se dá a um parceiro, a um igual. Nélson Rodrigues escrevia que Pelé poderia muito bem chegar à beira de um Da Vinci, de um Beethoven, dar-lhes uma palmada nas costas e perguntar:
- Como vai, colega?
Pelé e Coutinho chegaram-se à beira de Eusébio e deram-lhe umas palmadas nas costas. Se calhar, perguntaram:
- Como vai, colega?
Eusébio: 'Quando o Pelé e o Coutinho vieram felicitar-me, junto com outros brasileiros, lembro-me de pensar: 'Isto vai...'.'
Se este episódio não faz parte da história da imoralidade, em que prateleira esconsa esconderam a história da imortalidade?
Pelé doente? Em Paris? Esqueçam: Pelé é eterno como Deus.
E como Eusébio!
Não acreditem nunca quando vos disserem que Eusébio morreu. Nunca! É a mais canalha das mentiras.
Está vivo em Paris, neste preciso momento em que escrevo: defronta Pelé no Parque dos Príncipes.
O Benfica entra em campo com a linha avançada de Berna: Coluna, Santana, José Augusto, Àguas e Cavém. Eusébio fica no banco. Terá de esperar pelo seu momento. E que momento!
O Santos entra em campo com a linha avançada que soa como uma letra de samba: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Aos 20 anos, Pelé está no auge do seu jovem esplendor. Derrama-o em campo: ao intervalo, já os brasileiros vencem por 4-0, como golos de Lima, Coutinho, Pepe e Pelé.
Eis agora um daqueles episódios extraordinários que fazem do futebol um pasto fértil para lendas.
Exaustos por um final de época alucinante, os jogadores do Benfica parecem desistentes. Logo no início do segundo tempo, Pepe marca o quinto golo. A hecatombe é, tudo leva a crer, inevitável.
Eusébio entrara para o lugar de Santana. Ergue-se no centro de uma equipa em destroços com o vigor de um deus antiquíssimo: é Hércules e os seus trabalhos, Atlas com Terra sobre os ombros, Sísifo empurrando a rocha pelas escarpas da montanha.
Eusébio: ninguém mais esqueceria este nome.
Durante meia hora foi verdadeiramente avassalador. Absoluto: é capaz de ser esta a palavra certa. Ao minuto 63 marca o seu primeiro golo; no minuto seguinte, inventa um penálti que José Augusto desperdiça; três minutos depois reduz para 2-5.
O Parque dos Princípes entra em delírio. De dentes cerrados, absorto na bola, no jogo, nos movimentos próprios e alheios, Eusébio é maior do que Pelé, rouba-lhe o protagonismo, força-o um papel secundário, subalterno. Milhares de pessoas, encantadas, enfeitiçadas, gritam o seu nome. Ele não as ouve. A sua obra está ainda incompleta. O seu esforço é monstruoso: por si só, reconstrói um conjunto em seu redor, carrega-o consigo no trilho de uma recuperação espectacular. A luta pode ser desigual, mas ele ignora-o. É um vendaval de músculos, tendões, ossos e cartilagens que desaba sobre um opositor entontecido. O seu entusiasmo desperta a rebeldia dos companheiros. O Benfica domina, agora, os acontecimentos. Eusébio marca mais um golo, faltam dez minutos para o final do jogo, há quem acredite ainda no impossível. Dez minutos não chegam. Pelé é Pelé e teima em recordá-lo àqueles que, por momentos, o esqueceram: faz o 6-3 final.
Vêem? Vêem? Eu bem vos disse. Estão aí os dois, meninos ainda, explodindo saúde. Em Paris! Qual doença? Qual morte?
Não acreditem nas notícias infelizes. Não leiam os obituários. Leiam os poetas. Como Rimbaud:
'Ela foi encontrada!
Quem?
A eter-nidade
É o mar misturado
Ao sol'.
Eusébio e Pelé brilham sempre como sóis.
Não há sóis doentes. Nem mortos."

Afonso de Melo, in O Benfica

Quem eram as 'Marias'?

"Entre 1966 e 1975, afirmaram-se como a grande equipa de voleibol feminino em Portugal

Foi em 1951 que a equipa feminina de voleibol do Benfica começou a trocar os seus primeiros passes. Ao longo dos anos, as 'encarnadas' foram ganhando maturidade competitiva e os seus treinadores foram estruturando uma equipa campeã.
Em 1963/64 surgiu a conquista do primeiro título, o Campeonato de Lisboa. Graciano Ferreira, o então treinador, confessou que foi 'necessário atravessar e vencer muitas dificuldades para pôr de pé esta equipa do Benfica que, dentro do nosso meio, tem condições para bater qualquer adversário'. Após 11 anos como treinador e a obtenção do título regional, Graciano Ferreira abandonara o cargo no final da época com o sentimento de dever cumprido, passando o testemunho a José Magalhães, jogador e antigo capitão da equipa masculina de voleibol.
Em 1966/67, as 'encarnadas' conquistaram o título nacional, que teimava em fugir havia duas épocas. Desde então, a equipa mostrou-se imparável. Época após época, as voleibolistas fortalecerem a sua posição até alcançar a hegemonia do voleibol feminino nacional. As 'Marias', como ficaram conhecidas, sagraram-se campeãs nacionais nove vezes consecutivas! Tal era a sua superioridade perante as adversárias que apenas perderam um jogo em 1966/67, terminando invictas os restantes campeonatos. Venceram, também, as duas primeiras edições da Taça de Portugal, em 1972/73 e 1973/74.
Alcançaram um palmarés invejável, que só foi possível com a 'enorme dose de unidade patenteada por toda a equipa' e a dedicação das jogadoras. As jovens voleibolistas conciliavam com esforço os treinos e a sua vida pessoal. Compunham a equipa professoras de educação física, médicas, licenciadas em ciências e letras, estudantes do ensino secundário e superior. Algumas inclusivamente casadas e com filhos. Contudo, isso não as impediu de se tornarem jogadores de alto nível, como foi o caso de Maria Adelaide Canas, que se formou em medicina enquanto, dividia os estudos com os treinos e jogos, e de Maria Madalena Canha, que obteve e o seu curso de Educação Física.
Segundo a imprensa da época, 'não há, nem nunca houve, em Portugal equipa tão valorosa como a actual formação encarnada. É uma autêntica máquina de jogar voleibol'. Elas eram as Marias. As Marias do Benfica. E porque ficaram conhecidas por este nome? É fácil adivinhar, pois quase todas as voleibolistas tinham Maria no seu nome...
Saiba mais sobre o voleibol feminino no Benfica na área 3 - Orgulho Ecléctico do Museu Benfica - Cosme Damião."

Ana Filipa Simões, in O Benfica

Ameaças...

"«APAF nega ameaças a árbitros e exige explicação a Luís Filipe Vieira» Janeiro, 2019.
Foi esta a resposta deste organismo após as declarações do Presidente do SL Benfica que afirmou aquilo que é publico e todos conhecem.
E é perante o controlo destas instituições, submissas ao poder e teia do FC Porto, que o clima de intimidação e coação continua, com os dividendos que esta época são por demais evidentes.
Já passaram mais de 12h das noticias graves de ameaças a Bruno Paixão e o Sr Luciano Gonçalves, sempre tão lesto e agressivo a apresentar queixa e a reagir a Luís Filipe Vieira e ao Sport Lisboa e Benfica ainda não se pronunciou.
Podemos falar do árbitro Vasco Santos, que depois das ameaças, foi o árbitro do famoso EstorilGate, com um golo irregular (fora de jogo do tamanho do mundo) a beneficiar o #portoaocolo. Do João Capela, que ignora pelo menos duas grandes penalidades na Luz (Benfica x Belenenses SAD) e 5 dias depois, muda totalmente o critério, sempre em beneficio dos mesmos de sempre. De Jorge Ferreira e Tiago Antunes que desceram de divisão, após ameaças de adeptos e dirigentes do #portoaocolo, estando a mesma sobre investigação do MP. De Artur Soares Dias que continua a espalhar magia nos jogos do #portoaocolo e a abrir confeitarias com a `bênção´ de pessoas ligadas ao clube.
Os exemplos são muitos, mas a ausência de respostas ainda mais.
Até quando um clube vai continuar a condicionar tudo e todos?
Até quando uma claque legalizada vai continuar a ter livre trânsito para coagir e intimidar tudo e todos?
Até quando a FPF e Liga vão continuar a ignorar tudo aquilo que se passa em relação à forma criminosa de actuação do #portoaocolo?
Uma vergonha!"

Clube Desportivo Feirense - Futebol SAD

"Em Junho de 2013, foi constituída e Clube Desportivo Feirense - Futebol SDUQ, Lda, com o capital social de 1375000€ pela personalização da equipa de futebol, cujo seu único sócio era o Clube Desportivo Feirense.
Foram designados como gerentes Franclim Oliveira Freitas, Rodrigo Nunes da Silva Abelha e João Artur Fernandes de Sá. O primeiro é o principal proprietário da empresa Macofrei - Caleiras e Perfis, Lda.
O percurso do Feirense, pela via de clube e, a partir da época de 2013/2014, através da Feirense - Futebol SDUQ, Lda, foi o seguinte:
Época 2015/2016, na Ledman LigaPro, ficou em 3.º lugar, e, em virtude de o FC Porto B ter vencido a mesma liga e pelo facto de não poder subir, acabam por ascender à I Liga o Chaves e o Feirense;
Época 2016/2017, na Liga NOS, ficou em 8.º lugar; Época 2017/2018, na Liga NOS, ficou em 16.º; Época 2018/2019, a que se encontra em curso (...).
A passagem da Ledman LigaPro para a Liga NOS, que aconteceu na época de 2016/2017, demonstra o aumento dos valores de facturação, em mais de 700%.
(...) a evolução dos gastos com o pessoal nas mesmas épocas.
Pela análise do gráfico verifica-se que os gastos com pessoal não aumentaram na mesma proporção que as receitas, pela singela razão de que, na época de 2015/2016, quando o Feirense disputava a Ledman LigaPro, já tinha 1,3 milhões de gastos com o pessoal.
Face a esta análise, o que interessa é analisarmos os resultados líquidos de todos os anos, desde que a Feirense SAD foi constituída, no sentido de encaixarmos estes valores (...).
São resultados líquidos negativos atrás de resultados líquidos negativos. Veja-se que o resultado líquido menos negativo ocorreu na época de 2017/2018, o qual se ficou pelos 60781,78€.
(...), verificamos que os outros rendimentos e ganhos na época de 2016/2017 e 2017/2018 foram relevantes, sendo no primeiro caso de 674461,05€ e no segundo de 1541281,64€.
Em Julho de 2017, a FC porto SAD contratou o jogador Vaná Alves ao Feirense por 1 milhão de euros. Se analisarmos o valor bruto dos outros rendimentos e ganhos da época de 2017/2018, chegamos à conclusão de que a descida abrupta do prejuízo se deveu à contratação do mencionado jogador pelo FC Porto!
Não devemos esquecer que, apesar de ter sido anunciada ainda dentro nesta época a venda do jogador Etebo para o Stoke City, por 7,2 milhões de euros, nada aparece nas contas desse ano. O empresário deste jogador tem uma parceria com a Fundação Vítor Baía. Vamos aguardar pelas contas de 2018/2019.
Mas, semana após semana, continuamos a assistir ao que todos nós vemos. Ou não queremos ver."

Pragal Colaço, in O Benfica

O FC Porto é um dia útil, o Benfica o mais optimista da semana

"Quinze pontos, cinco finais. É o que resta da Liga 2018/19 numa corrida entre o campeão FC Porto e o pretendente Benfica.
Ainda que a matemática coloque mais duas equipas na equação, 2018/19 será mais um capítulo numa rivalidade a dois que aqui nasceu.
As últimas exibições de FC Porto e Benfica levam à ideia de que o azul é cada vez mais diferente do encarnado. Onde um é adulto, o outro é juvenil.
Onde um é sisudo, o outro é sorridente. E isso são tudo coisas boas.
O FC Porto atira-se a jogo como um dia útil. Pode ser, por exemplo, uma segunda-feira. Entra ao serviço, trabalha arduamente, é eficaz, vem embora e pensa no dia seguinte. Se o vizinho Boavista e o Portimonense não viram um dragão de cara séria, sobrolho franzido, sem tempo para brincadeiras, então não sei o que viram.
Já o Benfica parece uma sexta-feira. É o dia mais optimista da semana. Dá-se às emoções e sujeita-se mais à irregularidade no jogo - daí andar a sofrer alguns golos – numa busca alegre do sentimento que é o golo. Vão 50 com Lage em 14 jogos de Liga. Se isto não é ser optimista, não sei o que será. 
Como optimista é aquele que pensa que um deles será campeão sem vencer os cinco jogos que faltam. Duvido muito. Porque o Benfica tem jogo e talento de sobra para ultrapassar dificuldades e o FC Porto uma persistência inegável na defesa do título, que o leva a ser menos vertiginoso ou exuberante que o rival, mas mais constante em campo.
Talvez esteja aí o ponto decisivo da Liga. Na ideia de que o Benfica tem de igualar essa persistência e determinação para que o slogan de uma época se torne realidade, pois de equipas talentosas que queriam ser campeãs está a História cheia."

O quão difícil é ser previsível em Portugal

"No preciso momento em que inicio este texto tenho duas certezas dentro de mim: muitas serão as vozes da discordância e poucas serão as vozes da concordância. Mas isso não me impede de prosseguir com este artigo, o qual, uma vez mais, não pretende agradar ninguém, mas antes propor um exercício mental que nos leve a um debate inteligente e elevado de ideias.
Depois de mais um fim-de-semana desportivo, dei por mim a conversar com um treinador amigo meu a propósito da previsibilidade e imprevisibilidade patente no futebol, tendo chegado a um ponto em que acabei por admitir que algumas equipas são, de facto, previsíveis em termos de futebol praticado.
Até aqui, nada de novo, dirão os leitores, mas talvez importe elucidar aquilo que eu considero como previsibilidade e imprevisibilidade em futebol, pois se ao segundo termo eu associo a aleatoridade na forma como atacam, ao primeiro termo associo claramente a organização e o pensamento estruturado em função dessa mesma organização.
Uma equipa que procure sair a construir com bola desde trás, procurando chegar à fase da criação de forma interligada para, a partir daí, encontrar os melhores caminhos para alcançar a fase da finalização é uma equipa organizada. Penso que não existem dúvidas quanto a isto. Mas pode ser igualmente uma equipa previsível.
Não na forma, certamente, mas sim no conteúdo, pois o que está aqui em causa não é a quantidade de movimentações trabalhadas em treino que se aplicam e replicam em jogo, antes a ideia/trave-mestra que sustenta todo o processo de construcção+criação+finalização: sair com bola controlada a partir do guarda-redes e dos restantes jogadores de campo que procuram criar linhas de passe para que a equipa “não queime etapas” e procure chegar junta e de forma (inter)ligada ao último terço do terreno de jogo.
Os leitores podem discordar quanto a este conceito de previsibilidade, mas eu considero este comportamento não só como sendo padrão, mas também como sendo previsível. Uma vez mais, não nas movimentações em si, porque existem milhares de dinâmicas diferentes para se sair a jogar desde trás, mas sim na forma como tudo se inicia.
Uma equipa que saia sempre com pontapé longo para a frente, seja em pontapé de baliza, seja quando a bola chega aos seus defesas ou médios, por exemplo, é uma equipa muito mais imprevisível, na minha opinião. Porque no pontapé longo para a frente existe sempre um lado aleatório que não existe no processo de quem procura sair apoiado desde trás.
Essa aleatoriedade chama-se...duelo individual. Quem consegue adivinhar quem vai ganhar uma bola chutada para o ar que paira numa vertical ou numa diagonal de 50 metros? Quem consegue adivinhar quem vai conseguir ficar com uma bola que, por vezes, chega a ser disputada (dividida) por quatro jogadores ao mesmo tempo (dois de cada equipa)?
Não é fácil, pois não? E não é preciso descer às divisões distritais para vermos exemplos como os supracitados. Basta ver 90% dos jogos da Liga NOS. Infelizmente é o que vemos semana após semana, fim-de-semana após fim-de-semana. Equipas cada vez mais imprevísiveis na forma como atacam...
No entanto, não falo da imprevisibilidade aliada à técnica individual, à velocidade, à envolvência táctica colectiva. Falo do pontapé para o ar, falo do “estica na frente”, do “bacalhau”, do “bota no ponta de lança”, da enorme aleatoridade presente em todas estas expressões que são, cada vez mais, o “pão nosso de cada dia” nos relvados nacionais.
Todos se querem distinguir, mas poucos ousam seguir caminhos que lhes permitam essa distinção. É mais fácil procurar a sorte num lance digno de matraquilhos do que trabalhar arduamente para criar e construir algo sustentado, algo mais coerente e algo mais seguro. No fundo, algo mais previsível. 
Para os mais desatentos, eu, previsível, me confesso. Na forma como gosto de ver o futebol, na forma como gosto de ver treinado e jogado o futebol e na forma como escrevo os meus artigos sobre futebol. Não há nada de errado nisso, embora saiba de antemão que, tudo o que é previsível, acaba por ser imprevisivelmente incompreendido..."

Benfiquismo (MCLII)

Cumprimento...

Chama Imensa... Maus hábitos do Portocolo!!!

Benfica FM - com o nosso Pedro F. Ferreira

Lixívia 29

Tabela Anti-Lixívia
Benfica..... 72 (-7) = 79
Corruptos.. 72 (+27) = 45
Sporting... 64 (+19) = 45


Mais uma jornada vergonhosa do Tugão... nada de novo!!!

Em Portimão uma equipa inteira 'vendeu-se'... Nada fizeram para ganhar o jogo, atitude de 'merda', numa altura onde ainda não estão 'seguros' com a permanência!!!
Se calhar além da Mala... dos futuros contratos, da amizades, dos prémios financeiros contratuais incluídos na 'venda' do Manafá, com esta derrota ainda garantiram a 'ajuda' necessária até ao final da época!!!
Será curioso comparar a atitude destes mesmos jogadores, daqui a algumas semanas na Luz!!!

Mas como nada é 'seguro', nomearam o Verdíssimo com o Godinho no VAR... parece que estavam com medo!!!
Depois da meia-final da Taça da Liga, o Verdíssimo só apitou na I Liga um Boavista - Rio Ave, onde fez mais uma vez merda industrial... e agora como prémio, novo jogo dos Corruptos!!!

Mas os jogadores do Portimonense são de 'confiança'!!! Aquele Lucas Fernandes (25) no 1.º golo, parecia um caracol a recuperar... Merece um prémio extra!!! A ideia de meter o Marega em fora-de-jogo também foi uma excelente ideia por parte do treinador: Folha...!!!

A eficiência dos jogadores foi tanta que o Verdíssimo não teve 'trabalho'!!!
ADENDA: Sou obrigado a alterar a minha opinião, porque no 3.º golo dos Corruptos, o Canto de onde nasce o golo, não existe...

No Sábado, Soares Dias depois de um jogo a meio da semana na Arábia Saudita (coitado dos árabes, contratam árbitros estrangeiros e levam com o Soares Dias!!!), foi direitinho para a Vila das Aves dar espectáculo:
- A expulsão do Renan foi correcta... a falta foi cometida fora da área.
- O penalty para o Aves também foi correcto... e o Amarelo também...
- Agora as Não Expulsões do Doumbia e do Acuña são completamente absurdas... Se o Acuña a 'culpa' é exclusiva do apitador-mor, no lance do Doumbia o Capela (VAR) tinha que avisar o árbitro.
- O golo anulado ao Derley é o cumulo do absurdo: o Coates fez várias faltas no mesmo lance, agarrando o braço do Derley. O brasileiro depois de muita 'paciência' abre a 'asa' para ganhar a posição... E depois do golo, o VAR 'volta atrás' e assinala a falta ao Derley, ignorando a falta do Coates?!!!
O Capela parece que estava com medo que o seu Sporting, ainda fosse 'empatar' nos últimos segundos da partida!!!


Na Luz, mais uma execrável exibição do Rui Costa...
Além dos lances mais complicados, nas faltas e faltinhas, só marcou para um lado... O melhor exemplo, foi a não marcação de uma falta a meio-campo sobre o Samaris, praticamente na última jogada da partida, que deu o último ataque ao Setúbal... Se os jogadores Sadinos ainda 'acreditavam' que podiam recuperar dois golos nos últimos minutos, o Rui Costa ainda 'acreditava' mais!!!

- O penalty a favor do Benfica, foi preciso muita pressão, para o VAR analisar o lance, numa jogada óbvia...
- No penalty não assinalado sobre o Rafa, uma vergonha... O silêncio do VAR é completamente absurdo!!!
- O penalty assinalado ao Rúben Dias é ridículo: por exemplo, na jogada na 1.ª parte, onde o Rúben faz um corte perigoso sobre o Éder Bessa na área do Benfica (corte limpo), na sequência da jogada o jogador do Setúbal, atinge a cara do Rúben com o pé, quando cai desequilibrado...
No lance do Rúben, é 'mais' falta a mãozinha do Rúben antes de saltar, nas costas do adversário... do que a 'chapada' após o cabeceamento, quando desequilibrado, sem apoios, cai na relva...

Tanto o penalty sobre o Rafa, como o penalty do Rúben, se fossem em jogos dos Corruptos, as decisões tinham sido totalmente opostas... Ninguém tem dúvidas disso! Ninguém...


A CMTV está a afirmar que Bruno Paixão foi ameaçado de morte, e apresentou queixa... Mais um processo arquivado!


Anexo(I):
Benfica
1.ª-Guimarães(c), V(3-2), Pinheiro(Sousa), Nada a assinalar
2.ª-Boavista(f), V(0-2), Mota(Malheiro), Nada a assinalar
3.ª-Sporting(c), E(1-1), Godinho(Sousa), Prejudicados, (2-1), (-2 pontos)
4.ª-Nacional(f), V(0-4), Veríssimo(Xistra), Prejudicados, Beneficiados, (0-7), Sem influência no resultado
5.ª-Aves(c), V(2-0), Rui Costa(Paixão), Prejudicados, (3-0), Sem influência no resultado
6.ª-Chaves(f), E(2-2), Capela(Esteves), Prejudicados, (1-3), (-2 pontos)
7.ª-Corruptos(c), V(1-0), Veríssimo(Sousa), Prejudicados, (2-0), Sem influência no resultado
8.ª-Belenenses(f), D(2-0), Soares Dias (V. Ferreira), Prejudicados, (1-0), Impossível contabilizar
9.ª-Moreirense(c), D(1-3), Almeida(Esteves), Prejudicados, (3-3), (-1 ponto)
10.ª-Tondela(f), V(1-3), Pinheiro(Nobre), Prejudicados, (1-4), Sem influência no resultado
11.ª-Feirense(c), V(4-0), Rui Costa(Mota), Prejudicados, (5-0), Sem influência no resultado
12.ª-Setúbal(f), V(0-1), Xistra(Sousa), Prejudicados, (0-2), Sem influência no resultado
13.ª-Marítimo(f), V(0-1), Pinheiro(Nobre), Prejudicados, Sem influência no resultado
14.ª-Braga(c), V(6-2), Soares Dias(Esteves), Prejudicados, (7-2), Sem influência no resultado
15.ª-Portimonense(f), D(2-0), Mota(Nobre), Prejudicados, Sem influência no resultado
16.ª-Rio Ave(c), V(4-2), Godinho(Sousa), Prejudicados, (4-1), Sem influência no resultado
17.ª-Santa Clara(f), V(0-2), Capela(Rui Costa), Prejudicados, Beneficiados, (0-3), Sem influência no resultado
18.ª-Guimarães(f), V(0-1), Martins(Vasco Santos), Prejudicados, Sem influência no resultado
19.ª-Boavista(c), V(5-1), Rui Costa(Esteves), Prejudicados, (6-1), Sem influência no resultado
20.ª-Sporting(f), V(2-4), Soares Dias(Pinheiro), Prejudicados, (1-6), Sem influência no resultado
21.ª-Nacional(c), V(10-0), Almeida(Pinto), Nada a assinalar
22.ª-Aves(f), V(0-3), Miguel(V. Ferreira), Nada a assinalar
23.ª-Chaves(c), V(4-0), Mota(Esteves), Prejudicados, (6-0), Sem influência no resultado
24.ª-Corruptos(f), V(1-2), Sousa(Martins), Prejudicados, (0-3), Sem influência no resultado
25.ª-Belenenses(c), E(2-2), Capela(Malheiro), Prejudicados, (3-1), (-2 pontos)
26.ª-Moreirense(f), V(0-4), Almeida(Pinheiro), Prejudicados, Sem influência no resultado
27.ª-Tondela(c), V(1-0), Xistra(Malheiro), Prejudicados, (4-0), Sem influência no resultado
28.ª-Feirense(f), V(1-4), Pinheiro(Paixão), Prejudicados, (1-5), Sem influência no resultado
29.ª-Setúbal(c), V(4-2), Rui Costa(V. Santos), Prejudicados, (5-1), Sem influência no resultado

Corruptos
1.ª-Chaves(c), V(5-0), Almeida(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
2.ª-Belenenses(f), V(2-3), Xistra(Capela), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Guimarães(c), D(2-3), Veríssimo(Paixão), Beneficiados, Sem influência no resultado
4.ª-Moreirense(c), V(3-0), Malheiro(L. Ferreira), Beneficiados, Impossível contabilizar
5.ª-Setúbal(f), V(0-2), Manuel Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
6.ª-Tondela(c), V(1-0), Godinho(Malheiro), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
7.ª-Benfica(f), D(1-0), Veríssimo(Sousa), Beneficiados, (2-0), Sem influência no resultado
8.ª-Feirense(c), V(2-0), Rui Oliveira(Vasco Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
9.ª-Marítimo(f), V(0-2), Xistra(Sousa), Beneficiados, Sem influência no resultado
10.ª-Braga(c), V(1-0), Soares Dias(L. Ferreira), Beneficiados, (+2 pontos)
11.ª-Boavista(f), V(0-1), Hugo Miguel(Veríssimo), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
12.ª-Portimonense(c), V(4-1), Mota(Pinheiro), Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
13.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Godinho(Esteves), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
14.ª-Rio Ave(c), V(2-1), Martins(Malheiro), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
15.ª-Aves(f), V(0-1), Pinheiro(Soares), Beneficiados, (0-0), (+2 pontos)
16.ª-Nacional(c), V(3-1), Rui Costa(Vasco Santos), Beneficiados, Impossível contabilizar
17.ª-Sporting(f), E(0-0), Miguel(Martins), Prejudicados, Impossível contabilizar
18.ª-Chaves(f), V(1-4), Almeida(Godinho), Nada a assinalar
19.ª-Belenenses(c), V(3-0), Godinho(L. Ferreira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
20.ª-Guimarães(f), E(0-0), Rui Costa(Rui Oliveira), Beneficiados, Impossível contabilizar
21.ª-Moreirense(f), E(1-1), Sousa(L. Ferreira), Beneficiados, (2-0), (+ 1 ponto)
22.ª-Setúbal(c), V(2-0), Almeida(Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), Impossível contabilizar
23.ª-Tondela(f), V(0-3), Godinho(Xistra), Nada a assinalar
24.ª-Benfica(c), D(1-2), Sousa(Martins), Beneficiados, (0-3), Sem influência no resultado
25.ª-Feirense(f), V(1-2), Soares Dias(Vasco Santos), Beneficiados, (1-1), (+2 pontos)
26.ª-Marítimo(c), V(3-0), Capela(Esteves), Beneficiados, (2-0), Impossível contabilizar
27.ª-Braga(f), V(2-3), Sousa(Nobre), Beneficiados, (3-2), (+3 pontos)
28.ª-Boavista(c), V(2-0), Rui Costa(Esteves), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar
29.ª-Portimonense(f), V(0-3), Veríssimo(Godinho), Beneficiados, (0-2), Sem influência de contabilizar

Sporting
1.ª-Moreirense(f), V(1-3), Martins(Miguel), Nada assinalar
2.ª-Setúbal(c), V(2-1), Manuel Oliveira(L. Ferreira), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
3.ª-Benfica(f), E(1-1), Godinho(Sousa), Beneficiados, (2-1), (+1 ponto)
4.ª-Feirense(c), V(1-0), Rui Oliveira(Esteves), Beneficiados, (1-1), (+ 2 pontos)
5.ª-Braga(f), D(1-0), Soares Dias(Veríssimo), Beneficiados, Sem influência no resultado
6.ª-Marítimo(c), V(2-0), Almeida(Sousa), Beneficiados, (1-0), Impossível contabilizar
7.ª-Portimonense(f), D(4-2), Miguel(L. Ferreira), Nada a assinalar
8.ª-Boavista(c), V(3-0), Xistra(L. Ferreira), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
9.ª-Santa Clara(f), V(1-2), Mota(V. Ferreira), Beneficiados, (1-0), (+3 pontos)
10.ª-Chaves(c), V(2-1), Martins(M. Oliveira), Beneficiados, (0-1), (+3 pontos)
11.ª-Rio Ave(f), V(1-3), Xistra(Malheiro), Beneficiados, Prejudicados, (2-3), Impossível contabilizar
12.ª-Aves(c), V(4-1), V. Ferreira(L. Ferreira), Beneficiados, (4-3), Impossível contabilizar
13.ª-Nacional(c), V(5-2), Veríssimo(Miguel), Beneficiados, Prejudicados, (3-2), Impossível contabilizar
14.ª-Guimarães(f), D(1-0), Godinho(Sousa), Nada a assinalar
15.ª-Belenenses(c), V(2-1), Capela(Esteves), Beneficiados, Impossível contabilizar
16.ª-Tondela(f), D(2-1), Almeida(Malheiro), Beneficiados, Prejudicados, Sem influência no resultado
17.ª-Corruptos(c), E(0-0), Miguel(Martins), Beneficiados, Impossível de contabilizar
18.ª-Moreirense(c), V(2-1), Rui Costa(Capela), Beneficiados, (1-2), (+3 pontos)
19.ª-Setúbal(f), E(1-1), Malheiro(V. Santos), Nada a assinalar
20.ª-Benfica(c), D(2-4), Soares Dias(Pinheiro), Beneficiados, (1-6), Sem influência no resultado
21.ª-Feirense(f), V(1-3), Mota(Esteves), Prejudicados, Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar
22.ª-Braga(c), V(3-0), Sousa(Martins), Prejudicados, Sem influência no resultado
23.ª-Marítimo(f), E(0-0), Martins(Rui Oliveira), Beneficiados, Impossível contabilizar
24.ª-Portimonense(c), V(3-1), Capela(Esteves), Beneficiados, (3-2), Impossível contabilizar
25.ª-Boavista(f), V(1-2), Pinheiro(Rui Oliveira), Beneficiados, (2-1), (+3 pontos)
26.ª-Santa Clara(c), V(1-0), M. Oliveira(L. Ferreira), Nada a assinalar
27.ª-Chaves(f), V(1-3), Mota(V. Santos), Beneficiados, (2-2), (+2 pontos)
28.ª-Rio Ave(c), V(3-0), Godinho(V. Santos), Nada a assinalar
29.ª-Aves(f), V(1-3), Soares Dias(Capela), Beneficiados, (2-3), Impossível contabilizar

Anexo(II):
Benfica:
Pinheiro: 4 + 2 = 6
Sousa: 1 + 5 = 6
Rui Costa: 4 + 1 = 5
Esteves: 0 + 5 = 5
Mota: 3 + 1 = 4
Soares Dias: 3 + 0 = 3
Almeida: 3 + 0 = 3
Capela: 3 + 0 = 3
Xistra: 2 + 1 = 3
Nobre: 0 + 3 = 3
Malheiro: 0 + 3 = 3
Godinho: 2 + 0 = 2
Martins: 1 + 1 = 2
V. Ferreira: 0 + 2 = 2
Paixão: 0 + 2 = 2
V. Santos: 0 + 2 = 2
Veríssimo: 1 + 0 = 1
Miguel: 1 + 0 = 1
Pinto: 0 + 1 = 1

Corruptos:
Godinho: 4 + 2 = 6
Sousa: 3 + 2 = 5
V. Santos: 0 + 5 = 5
Veríssimo: 3 + 1 = 4
L. Ferreira: 0 + 4 = 4
Esteves: 0 + 4 = 4
Almeida: 3 + 0 = 3
Rui Costa: 3 + 0 = 3
Capela: 2 + 1 = 3
Xistra: 2 + 1 = 3
Malheiro: 1 + 2 = 3
Rui Oliveira: 1 + 2 = 3
Miguel: 2 + 0 = 2
Soares Dias: 2 + 0 = 2
Martins: 1 + 1 = 2
M. Oliveira: 1 + 0 = 1
Mota: 1 + 0 = 1
Paixão: 0 + 1 = 1
Pinheiro: 0 + 1 = 1
Nobre: 0 + 1 = 1

Sporting:
Martins: 3 + 2 = 5
Sousa: 1 + 4 = 5
L. Ferreira0 + 5 = 5
Miguel: 2 + 2 = 4
Soares Dias: 3 + 0 = 3
Godinho: 3 + 0 = 3
Mota: 3 + 0 = 3
Pinheiro: 2 + 1 = 3
Capela: 1 + 2 = 3
Malheiro: 1 + 2 = 3
Rui Oliveira: 1 + 2 = 3
V. Santos: 0 + 3 = 3
Esteves: 0 + 3 = 3
M. Oliveira: 2 + 1 = 3
Xistra: 2 + 0 = 2
Almeida: 2 + 0 = 2
V. Ferreira: 1 + 1 = 2
Veríssimo: 1 + 1 = 2
Rui Costa: 1 + 0 = 1
Épocas anteriores:

Um pequeno resumo, repleto de 'coincidências', e contradições... e ainda mais alguns crimes !!!

Nem tocaram na chicha !!!

Gobern... Chapa 4 !!!

Organograma...!!!

"Segunda-feira, 1 de Abril (!) de 2019. No programa "Dia Seguinte", João Rafael Koehler, em substituição de Pedro Marques Lopes - ávido leitor de emails - foi caixa de ressonância da ladainha concertada - para não utilizar termos ofensivos como cartilha - da nação verde-azul: "Fica claro que o Benfica exerce um grande controlo sobre o futebol português". Difunde a cartilha que é um poder tentacular, um polvo controlador de marionetas, uma máfia que garante o sucesso desportivo e financeiro do Maior Clube de Portugal.
Diz o saber popular, ou simplesmente o calão brejeiro, que cada um come onde quer. E não falta quem queira comer do prato desta retórica de conspiração. Cortinas, mas contas de outro rosário, portanto adiante.
O que nos motiva a escrever hoje, é ajudar à reflexão sobre os centros de poder e influência do Futebol Profissional em Portugal, deixando ao critério e à análise do leitor as verdadeiras cores da teia.
A pergunta que se impõe é: quais os órgãos de decisão, de disciplina, de arbitragem, de influência, de financiamento, e até de intimidação, determinantes para o controlo do futebol em Portugal?
A Federação Portuguesa de Futebol e os seus Conselhos de Justiça e Disciplina? A Liga Portuguesa de Futebol Profissional, vulgo Liga de Clubes? As Associações Distritais de Futebol? A Comunicação Social? O Estado, nomeadamente através do poder local? Profissionais da Insegurança?
Na verdade, todos eles, pelo que deverá o Benfica exercer o poder imperialista através do seu domínio. É que com Generais como Pedro Guerra e Adão Mendes, a "coisa" fica coxa.

Passamos de seguida a construir, ou desconstruir, o enredo, sem antes deixar de relembrar que Francisco J. Marques se confessou esta semana arrependido por ter intitulado a sua magnum opus "o Polvo Encarnado". A equipa do Polvo das Antas também faz mea culpa. Mais adequado seria a Pota das Antas.
E eis os seus filhos:

Liga de Clubes
Presidente
Pedro Proença
Fraco o Benfiquista que se ressente, qual estigma, de ser do Benfica. Foi assim enquanto árbitro, sublinhando a sua isenção, decidindo quase sempre contra a sua suposta cor clubística.
É de este tipo de carácter que os nossos adversários gostam.
Ora vejamos de que forma é eleito para a Liga de Clubes:
“Somos coerentes, votámos uma moção de confiança, que foi unânime no Conselho de Presidentes e voltada por maioria na Assembleia Geral da Liga, portanto, apoiamos a recandidatura de Luís Duque” - Luís Filipe Vieira.
"Quando apoiamos um candidato e ele vence da forma tão clara como o Pedro Proença venceu, é natural que fique satisfeito. O apoio não surgiu por uma questão de amizade ou de relação especial, que não tinha nem tenho, mas porque entendi que a Liga precisava de uma pessoa com prestígio internacional. Ninguém no mundo do futebol português tem mais prestígio do que o Dr. Pedro Proença" - Pinto da Costa.
O presidente do Futebol Clube do Porto destacou ainda a circunstância de caber por inerência a Proença o cargo de vice-presidente da FPF. "Tenho a certeza de que irá estar nas reuniões, debater as questões e não deixará que as coisas passem de qualquer maneira, em prejuízo dos clubes", disse.
Na verdade, a eleição do candidato apoiado pelo Futebol Clube do Porto evidencia também a influência sobre os clubes "amigos" que se limitam a cumprir o sentido do voto episcopal. Isto é que são missas! O Adão, desconfiamos que tão pouco come a Eva...

Federação Portuguesa de Futebol
Fernando Gomes
Presidente
Durante 15 anos, foi basquetebolista do FC Porto. Assumiu o cargo de director-geral e de administrador da SAD para a área financeira.
Foi eleito 6.º Presidente da Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e, por inerência, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol a 7 de Junho de 2010. Renunciou ao cargo a 16 de dezembro de 2011 para se tornar o 34.º Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, tendo tomado posse a 17 de dezembro de 2011.

Federação Portuguesa de Futebol
Tiago Craveiro
Director Geral
Fernando Gomes levou para a Liga e depois para a FPF Tiago Craveiro, cuja alcunha entre os amigos é “Cachecol do Porto”. Fernando Gomes criou para o seu braço direito um cargo de CEO na FPF, esvaziando assim as funções dos vices na FPF.
Já em 2003, circulava nos meios do dirigismo de topo uma mensagem de telemóvel em que o presidente da Federação diz ao director-geral da instituição (na altura ainda não exercia este cargo) que têm um longo caminho a percorrer juntos e que além da amizade que os liga, também estão unidos pela "paixão ao azul-e-branco".

Federação Portuguesa de Futebol
Conselho de Disciplina
José Manuel Meirim
Presidente
Convidado por Fernando Gomes, José Manuel Meirim foi o candidato eleito a presidente do Conselho de Disciplina. É conhecido pela sua dualidade de critérios e por tentar castigar sistematicamente jogadores, dirigentes e o próprio Benfica e ignorar casos relativos ao FC Porto e ao Sporting CP. Quando questionado sobre o porquê de só punir o Benfica com jogos à porta fechada (dentro do “3 grandes”), Meirim justificou que FC Porto e Sporting não eram punidos porque não haviam cometido uma 3ª infracção. Só que é mentira, senão vejamos:
- SP. Braga – FC Porto, Dezembro de 2016: Invasão, petardos, tochas e galinha preta. Resultado? 20.500€ de multa.
- Estoril – FC Porto, 27 de Janeiro de 2017: Atraso no recomeço da segunda parte devido a 2 petardos lançados pelos super-dragões. FC Porto corria a pena de ser castigado com um a quatro jogos à porta fechada. Resultado? FC Porto absolvido por Conselho de Disciplina.
- Paços de Ferreira – FC Porto, 30 de dezembro de 2017: Jogo interrompido por arremesso de engenhos pirotécnicos e tochas para o relvado. Documento interno refere ainda rebentamento de petardos, potes de fumo, very lights e repetição do cântico “SLB, SLB, SLB, filhos da p*ta SLB”. Resultado? Multa num total somado de 18.935€.
- Paços de Ferreira – FC Porto, 11 de Marços de 2018: Jogo interrompido por lançamento de cadeiras e petardos em direcção ao guarda-redes do Paços de Ferreira. Resultado? Multa superior a 11.000€.
- Boavista-Sporting, 26 de Novembro de 2016: Arremesso de objectos perigosos atrasa a partida. Resultado? Sporting multado em quase 15.000€, devido a reincidência.
- Boavista – Sporting, 9 de dezembro de 2017: Atraso no início do jogo devido ao arremesso de tochas e petardos para o relvado. Resultado? Sporting multado em mais de 12.000€.
- Sporting – Benfica, 5 de Maio de 2018: Dérbi teve de ser interrompido no primeiro minuto devido a lançamento de material pirotécnico para o relvado por elementos da claque do Sporting. A presença dos artefactos pirotécnicos no terreno de jogo obrigou mesmo à entrada dos bombeiros para a remoção dos objectos. Resultado? Não se passou nada.
Mas há mais casos reveladores do modus operandi do Conselho de Disciplina, entre os quais a invasão de um adepto do FC Porto em pleno Estádio do Dragão e respectiva agressão a Pizzi, ou de quando o Director de Comunicação do Benfica foi castigado por dizer que o campeonato português era um campeonato “sujo”, mas quando o director do FC Porto disse no ano passado que era a “Liga Salazar” já não se passou nada, por aí adiante. Meirim é mais um que, à semelhança de Pedro Proença, se declara benfiquista. No entanto, é conhecido como portista pelos seus amigos.

Federação Portuguesa de Futebol
Conselho de Arbitragem Presidente
Fontelas Gomes
Convidado por Fernando Gomes para dirigir o sector da arbitragem, tem como principais competências:
- Nomear os árbitros para os jogos das competições nacionais;
- Tutelar e nomear os observadores de árbitros;
- Proceder à classificação técnica e final dos árbitros e observadores de árbitros de todas as categorias nacionais;
Pai de Alexandre Gomes, juvenil prontamente contratado pelo Sporting, meros 2 meses após a sua eleição em Junho de 2016.
Mantém o critério dos seus antecessores: nomear preferencialmente árbitros das Associações de Futebol do Porto e Braga para jogos do Benfica e Porto - à 28ª jornada, 12 (43%) e 13 (46%), respectivamente.
Facto recente e revelador - exclusivo do Polvo da Antas - Fontelas Gomes comunicou a João Pinheiro o seu desagrado pela marcação do penalty favorável ao Benfica em Santa Maria da Feira. Já o penalty que Brahimi "cavou" frente ao Boavista, não foi alvo de qualquer reparo a Rui Costa. Fica claro o padrão, em caso de dúvida.

Associação de Futebol do Porto
Lourenço Pinto
Presidente
Advogado e conselheiro de Pinto da Costa., membro do Conselho Superior do FC Porto, foi galardoado com o Dragão de Ouro para Sócio do Ano da época 2012/13.
À data Presidente do Conselho de Arbitragem...
Pára tudo!! Já retomamos o raciocínio...
Perdão pela repetição. "Conselheiro de Pinto da Costa, membro Superior do FC Porto, Dragão de Ouro" foi Presidente do Conselho de Arbitragem?
F*da-se!
Mas prosseguimos...
À data Presidente do Conselho de Arbitragem, Lourenço Pinto foi apanhado nas escutas do apito dourado a pedir a Pinto da Costa bilhetes para o jogo com o Manchester, para oferecer a um Juiz que estava com o processo de regulação paternal da filha do jogador Deco.
A Associação que dirige tem, cronicamente, o quadro de árbitros de primeira categoria com mais nomeações para os jogos disputados por Benfica e Porto.
Culpa do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol? Não são as Associações Distritais decisivas para a eleição do Presidente do C.A.? Não é a Associação de Lourenço Pinto, perdão de Futebol do Porto, a maior do país em termos de afiliados? Sim, são. Sim, é.

Câmara Municipal do Porto
Presidente
Rui Moreira
Distinguido pelo Futebol Clube do Porto como Sócio do ano em 2010, O presidente da Câmara Municipal do Porto justificou a entrega da Medalha de Ouro da cidade, o mais alto galardão do município, a Pinto da Costa como um ato de justiça. Na verdade, a justiça tem falhado com o presidente do Porto...
Sua excelência agraciou em 2009 a apresentação da obra literária "o caso Calabote", da autoria de João Queiroz, filho do Jornalista e Presidente do CNID, Manuel Queiroz, perante uma plateia de ávidos leitores convocados para a Livraria Bertrand.
Na sua liderança, o erário público patrocina o canal de televisão oficial do Futebol Clube do Porto, através de contratos “encapotados” com a sociedade FCP Media S.A.
Fica conhecido para sempre pelo seu momento Santana Lopes, abandonando o Trio de Ataque a propósito das escutas do Apito Dourado. As verdades doem. E ainda vão doer mais.

Câmara Municipal de Gaia
Presidente (1997-2013)
Luís Filipe Menezes
Expoente máximo da afectação de recursos públicos em benefício de um clube de futebol, a PortoGaia, fundação criada em 1999 para construir e gerir o centro de estágios do Futebol Clube do Porto, obteve uma das piores avaliações no censo efectuado pelo Governo em 2012. 84,4% das suas receitas provêm de dinheiros públicos.
Já em 2004, um relatório da Inspecção-Geral de Finanças, com base numa fiscalização à Câmara de Gaia, concluía que a autarquia pagou a totalidade dos custos do centro de treinos: 16 milhões de euros.
O FC Porto teria assegurado o direito de superfície dos terrenos por 50 anos e apenas paga uma renda mensal de 500 euros pelo centro de estágio. Para que os portistas conseguissem ressarcir todo o investimento da autarquia tinham de estar no centro de treinos durante... 2666 anos. Sim, dois mil e seiscentos e sessenta e seis anos, mas o contrato é de apenas 50 anos (ou seja, 300 mil euros de renda, no total).

Olivedesportos / Controlinveste
Joaquim Oliveira
Empresário
Durante cerca de 3 décadas, Joaquim Oliveira assumiu-se como o principal financiador dos clubes, através do monopólio sobre os direitos de transmissão televisiva e publicidade estática.
Terá sido esta posição dominante, suficiente para manietar os clubes e suas Associações Distritais, nas eleições para os órgãos que gerem o futebol português? Foi o seu irmão, António Oliveira, que o afirmou: "é o poder da Olivedesportos, que decide até quem são os presidentes da Liga e da Federação. O presidente da Federação é colocado por um lóbi fortíssimo que existe em Portugal. O presidente da Liga é colocado por interesses do lóbi que domina o futebol em Portugal. [Esse lóbi é] a Olivedesportos, obviamente”.
Uma coisa é certa, os irmãos controlam 14,02% da SAD Portista. Sem nunca assumir preferência clubística, Oliveira funda a Olivedesportos em 1984, qual amuleto para Pinto da Costa, pela primeira vez campeão nacional, enquanto presidente do Futebol Clube do Porto, na época 1984/85.
Desde aí, o sucesso de ambos tem andado de mãos dadas.

CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto
Manuel Queiroz
Presidente
O falso isento que tudo analisa com lentes azuis e brancas, é pai de João Queiroz, que assina regularmente a newsletter Dragões Diário. João Queiroz foi ainda o autor do livro "o caso Calabote", apresentado no lançamento pelo Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Manuel Queiroz, fundador do jornal “o Jogo”, fez comentários a jogos de futebol na TSF e na Rádio Renascença e colabora com a TVI e com a RTP-N, assumindo-se como neutro no que toca a preferência clubística. Está bem, abelha.

IPDJ
Augusto Baganha
Presidente (2015-2018)
Baganha foi um antigo jogador de basquetebol do clube de Alvalade e antigo coordenador de modalidades do clube, como o andebol, o ciclismo, o hóquei em patins, entre outras. Em 2017 apoiou a candidatura de Bruno de Carvalho na recandidatura à presidência do Sporting, fazendo inclusive parte da Comissão de Honra do presidente eleito.
Sob a sua liderança inicia-se o desfile de tentativas de interdição do Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

SPDE / Hope Hospitalidade Porto Eventos
Eduardo Silva
Empresário
Gerente da SPDE, chefe da segurança do Futebol Clube do Porto e principal arguido do Processo Fénix, relacionado com a utilização ilegal de seguranças privados.
Na "Operação Fénix", Pinto da Costa foi acusado de sete crimes de exercício ilícito da actividade de segurança privada, por alegadamente ter contratado estes serviços à SPDE, sem que a empresa dispusesse do alvará necessário para o efeito.
Segundo a acusação, Pinto da Costa terá requisitado segurança pessoal para si, familiares próximos e também para Lourenço Pinto, presidente da Associação de Futebol do Porto.
Ainda no âmbito deste processo, Paulo Óscar, Procurador da República, terá sido identificado por uma testemunha, acusado e posteriormente condenado por abuso de poder, ao beneficiar Eduardo Silva e o Futebol Clube do Porto.
Eduardo Silva é também o sócio-gerente da empresa Hope, cuja única actividade conhecida é a selecção das "meninas Liga NOS", que acompanham os jogadores durante a entrada em campo nas competições organizadas pela Liga de Clubes.
Estará Pedro Proença também sob "protecção"?
É este o desenho das Instituições e dos homens que as lideram. Um desenho colorido em tons de azul, verde e branco. São estes os centros de decisão que regem o Futebol Português.

Como não nos ficamos por palavras, deixamos a claro o organograma que representa o verdadeiro Sistema do Desporto Português."

Polvo das Antas, in Facebook

Declarações do Cássio em Tribunal, sobre o César Boaventura

Os desportistas da era da globalização

"A diversidade continua a imperar em tempos de globalização. Do clássico Molinari ao revolucionário Klopp, cada caso é um caso...

O italiano Francesco Molinari, 36 anos, decisivo na vitória da Europa sobre os Estados Unidos na última Ryder Cup, é um dos melhores golfistas da actualidade. E como joga Molinari? Como um vero italiano. Se Francesco fosse treinado por Trapattoni, nada no seu jogo seria alterado. Tecnicamente evoluído, expressa-se no campo com gelo nas veias, dificilmente concedendo bogeys, (ontem, em Augusta, a última volta foi excepção) com a racionalidade que é imagem de marca dos desportistas transalpinos, independentemente da modalidade que pratiquem.
Nos antípodas, tomemos por exemplo o Liverpool. Os reds do alemão Jurgen Klopp são sinónimo de um futebol de matriz anglo-saxónica, apaixonado, vibrante e intenso. Mas quem são os jogadores que dão expressão a esta forma de estar? Mo Salah, um egípcio, Firmino, um brasileiro, e Sadio Mané, um senegalês. São eles os instrumentos de um treinador da escola anglo-saxónica, que materializam este tipo de futebol!
Mas a 60 quilómetros de Liverpool, em Manchester, onde o Pep Guardiola tem dado cartas à frente do City, o futebol praticando, igualmente apelativo e eficaz, nada tem a ver com a matriz de Klopp. Os intérpretes do jogo bonito, da escola sul-americana, quando têm a bola no pé, de Guardiola, são o inglês Sterling, o belga De Bruyne o alemão Sané, e até ibéricos, Bernardo e David Silva, e um turco, Gundogan. Com eles, na pátria do kick and rush, foi possível construir um tiki-taka sem fronteiras.
Qual a via, então?
A de Molinari, que se sente confortável na matriz calculista do desporto transalpino? Ou a de Klopp, que absorveu os elementos contraditórios dos melhores jogadores do Liverpool e lhes deu uma formatação anglo-saxónico? Ou ainda a de Guardiola, que recriou em Manchester o modelo de Barcelona?
Estou certo de que, se colocarmos todos estas variáveis num super-computador e lhe pedirmos uma conclusão, ele crashará de imediato. Há uns anos, parecia que a globalização ia alisar comportamentos, tornando-nos todos iguais. Mas a natureza humana não afina por esse diapasão e, mesmo num contexto de trocas culturais intensas à escala global, a especialidade de cada indivíduo e das suas circunstâncias acabará sempre por fazer a diferença e manter rica e pujante a diversidade.

Ás
João Félix
Para cumprir o destino que lhe está reservado no futebol, o jovem jogador do Benfica só precisa de duas coisas: cabeça no sítio e pés no chão. A Liga Europa amplificou os méritos que já se lhe reconheciam e dificilmente continuará, na próxima época, num campeonato que é ignorado de Badajoz para lá. Grande talento!

Ás
Miguel Oliveira
O rookie português no MotoGP pontuou pelo segundo grande prémio consecutivo, confirmando uma aptidão natural para competir, em duas rodas motorizadas, ao mais alto nível. Em Austin, no Texas, saiu de 18.º e acabou em 14.º, chegando aos sete pontos e reforçando as promessas de uma carreira de campeão.

Rei
Bruno Lage
O Benfica despachou, com resultado idêntico, os dois obstáculos que teve pela frente na Luz, Eintracht e V. Setúbal. Os triunfos, justos e folgados, não podem, contudo, mascarar alguma inconsistência defensiva dos encarnados, que pode vir a revelar-se comprometedora na recta final da época. Um grão na engrenagem...

Primeira etapa do caminho das pedras cumprida
«Trabalhamos já na planificação da próxima temporada, para que o objectivo de subir consecutivamente até ao nosso lugar seja realidade»
Patrick Morais de Carvalho, Presidente do Belenenses
O Clube de Futebol 'Os Belenenses' garantiu ontem a subida à Divisão de Honra da AF Lisboa, após uma época que serviu sobretudo para confirmar a vitalidade de uma instituição à beira de celebrar o primeiro século de existência. Aos belenenses, nos anos vindouros, será pedido que mantenham a determinação e a resiliência, neste contexto de refundação do futebol.

Vassoura do Catar à espera de meio PSG
Quando parecia ser impossível acontecer ao PSG alguma coisa pior do que ser eliminado pelo Man. United B, da Champions, eis que os milionários franceses foram humilhados pelo Lille (5-1), clube que acolhe uma vasta comunidade de jogadores portugueses. E até foi José Fonte a apontar o golo da manita ao PSG...

O Tigre volta a atacar
No torneio mais importante e prestigiado do mundo, o Masters de Augusta, Tiger Woods impôs a sua lei e acrescentou mais um capítulo a uma lenda sem paralelo no desporto mundial. Depois de uma vitória, há menos de um ano, no Championship (23 de Setembro de 2018), proeza que parecia impossível para quem esteve paralisado e teve de fundir duas vértebras, ontem o Tigre voltou a atacar e com uma ponta final fortíssima impôs-se a uma concorrência onde estavam todos os melhores jogadores da actualidade. Aos 43 anos, Tiger Woods é uma inspiração e a prova provada de que o impossível é um conceito relativo..."

José Manuel Delgado, in A Bola