Últimas indefectivações

segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

O 11 do ano | SL Benfica


"Para o SL Benfica, 2022 ficou marcado por duas épocas bastante distintas. Numa primeira fase do ano, os encarnados passaram por um período mais sombrio que, certamente, não vai perdurar na memória dos benfiquistas como uma altura de grande felicidade, apesar da boa campanha na Liga dos Campeões. Por outro lado, a nova época tem vindo a reavivar o sucesso e a predominância das águias, algo há tanto desejado pelos adeptos e pelo clube. Considerando isto, há que fazer um balanço sobre aqueles que, independentemente de tudo, se destacaram no ano de 2022.

Odysseas Vlachodimos Neste último ano, o grego foi, indiscutivelmente, o supremo guardião das redes encarnadas. Apesar da constante contestação sobre certas características do seu jogo, Odysseas mostrou-se sempre à altura dos desafios impostos e salvou as águias em inúmeras ocasiões. Tanto às ordens de Nélson Veríssimo como de Roger Schmidt, a baliza das águias, foi, e continua a ser, sua.

Gilberto 2022 foi sem qualquer tipo de dúvida o ano de Gilberto no Benfica. Depois de um primeiro ano complicado para o brasileiro após a sua chegada, o lateral mostrou uma evolução extremamente positiva. O Gilberto de 2022 foi a melhor versão do mesmo vista até ao momento, aquela que o Benfica tanto precisava e aquela com que pôde contar em tantos momentos. Atualmente a discutir o lugar com Bah, Gilberto continua a ser uma peça, para além de útil, bastante importante no plantel encarnado.

Nicolás Otamendi Sem qualquer tipo de surpresa, Otamendi entra neste onze, não só como o melhor defesa do Benfica, como também sendo o seu capitão. O verdadeiro patrão da defesa encarnada, é capaz de comandar as tropas em todos os momentos, quer sejam eles mais tranquilos, complicados ou decisivos. Imperial em todo este ano, entra em 2023 com a esperança de poder ser ele a levantar o troféu que o Benfica tanto sente falta.

António Silva O jovem central formado no Seixal foi a grande revelação do ano no Benfica. Em 2022 estreou-se pela equipa principal e conquistou um lugar na defesa encarnada. A nova pérola das águias tem vindo a deixar a sua marca no clube depois de, por momentos, se sentir uma grande instabilidade no setor defensivo. Juntamente com Otamendi formou, e continua a formar, a melhor dupla que passou pela defesa das águias em todo o ano.

Grimaldo No seu sétimo ano de águia ao peito, Grimaldo teve em 2022 provavelmente o melhor ano da sua carreira. Uma das peças mais importantes do conjunto benfiquista, notável pela sua regularidade, sendo um dos jogadores com mais utilização de todo o plantel. Tanto defensivamente como ofensivamente, é sempre fulcral na ala esquerda. Espera-se agora em 2023 a tão requisitada renovação para que possa, dessa forma, continuar a vestir a camisola do Benfica por mais tempo.

Florentino Luís Depois de dois anos emprestado, Florentino, teve com Roger Schmidt a oportunidade de voltar a pertencer à equipa do Benfica e definitivamente não desiludiu. Desde o seu retorno, Florentino tem sido um dos jogadores mais importantes dos encarnados, e tem realizado exibições verdadeiramente excecionais. A época que tem vindo a fazer até ao momento é digna e merecedora de um lugar neste onze de 2022.

Enzo Fernandéz Chegou no início da atual temporada e em apenas cinco meses marcou verdadeiramente todo o ano do Benfica. O impacto causado pelo argentino desde a sua chegada é algo impressionantemente admirável. Neste momento cobiçado por vários tubarões europeus, prevê-se complicada a sua continuidade em Lisboa. Não obstante esse facto, fica em 2022 marcado como um dos médios mais memoráveis dos últimos anos.

João Mário Mesmo podendo jogar em várias áreas do terreno de jogo, João Mário, entra para este onze na posição que tem jogado maioritariamente esta época, e, na qual se tem destacado formidavelmente. Com a chegada de Roger Schmidt o número 20 das águias assumiu um papel verdadeiramente fulcral no conjunto encarnado. Em 2022 encontrou a sua melhor forma e passa neste momento pelo seu melhor momento performativo na carreira.

Rafa Silva Aos 29 anos, e depois de ter a sua saída em causa, Rafa, nesta segunda metade do ano tem sido provavelmente o melhor jogador do Benfica. Encontrou em Roger Schmidt, o orientador perfeito, que lhe permite extrair ao máximo todas as suas qualidades. O nível que Rafa tem mostrado nesta temporada faz dele, atualmente, um dos melhores desequilibradores da Europa.

Gonçalo Ramos 2022, para o avançado português, foi o ano em que se impôs na equipa principal do Benfica. Depois de várias épocas ao ser utilizado como um jogador de rotação, em 2022 Gonçalo conseguiu mostrar todo o seu valor e a sua qualidade de forma cada vez mais regular. Passa neste momento pela sua melhor fase enquanto jogador sénior e promete assumir um protagonismo ainda maior em 2023.

Darwin Nuñez Sendo o único jogador deste onze que já não se encontra no Benfica, Darwin marcou 2022 com o seu fantástico início de ano. A par de Gilberto, mostrou uma evolução magnífica face à sua primeira temporada e chegou a um nível de rendimento altíssimo enquanto jogador das águias colocando, dessa forma, o seu nome nas bocas do mundo. Depois da grande temporada que realizou acabou mesmo por deixar o SL Benfica e rumar ao Liverpool FC a troco de 75 milhões de euros."

1 de Janeiro


Abre-olhos...


"As únicas equipas que se mantinham invencíveis na Europa, Benfica e PSG, sofreram os efeitos da paragem para o mundial e de terem visto jogadores seus cansados e outros demasiado relaxados. Ambas as equipas perderam nesta jornada.
Um abre-olhos para os incendiários que já estavam a colocar tudo em causa e a pregar aos 7 ventos que toda a gente deveria ser despedida e corrida do clube e que já estava tudo perdido.
Falta muito campeonato ainda. Foi uma derrota, a primeira em jogos oficiais, mas que certamente serviu de alarme para o que falta disputar da época.
Foco, dedicação e trabalho. Vencer já na próxima sexta-feira e virar a página. Já é altura dos benfiquistas entenderem que o ruído que os próprios criam só desestabiliza o Benfica e beneficia os rivais."

Gostei, não gostei

Jaime Cancella Abreu, in O Jogo

SL Benfica | Figura do Ano Modalidades: Sergey “No pasa nada” Hernández


"Decidimos fazer o que ninguém faz: eleger os melhores do ano ao cabo desse mesmo ano. Pronto, não é inédito, mas é sempre importante relevar quem de direito. Neste caso, indicamos a personalidade de maior preponderância e destaque no contexto das modalidades do Sport Lisboa e Benfica em 2022. O ecletismo encarnado, cada vez mais reforçado, não facilitou a escolha.
Diogo Ribeiro bateu recordes na natação nacional e conquistou um bronze internacional e Pedro Pablo Pichardo voltou a mostrar que salta mais longe do qualquer outro triplista, sagrando-se campeão mundial e europeu. No entanto, as conquistas estão mais ligadas a uma representação portuguesa do que benfiquista. Como tal, o nosso olhar virou-se para outras personalidades e “indecidiu-se” entre duas: Ivan Almeida e Sergey Hernández.
O basquetebolista deu ao SL Benfica um perfume que a equipa não tinha e venceu o campeonato, mas o andebolista espanhol mostrou uma qualidade ainda mais superlativa, ficando patente que é rapazinho para voos maiores do que a Liga Portuguesa de Andebol. A prova maior da valia do guardião espanhol ficou estendida nos pavilhões da Luz e ainda mais no piso da Altice Arena, na final-four da Liga Europeia que as águias conquistaram. Por ele, não passa nada!
O troféu internacional conquistado abrilhantou as exibições de Sergey Hernández e conferiu-lhe o estatuto de figura maior das modalidades encarnadas. Recebe, por isso, a distinção de Figura do Ano das Modalidades, no contexto SL Benfica, do Bola na Rede. Galardão entregue com justiça e a tempo, já que foi recentemente noticiado que o espanhol tem já acordo com o Magdeburg, um dos gigantes do andebol europeu. Triste, mas mais do que esperado.
É agradecer o que fez e desfrutar do que ainda vai fazer num andebol lusitano em crescimento, mas que nunca pensou ver nos seus palcos um andebolista da craveira de Sergey Hernández Ferrer."