Últimas indefectivações

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Bancadolândia


"Guerra ou paz; aurora ou crepúsculo; mel ou fel; cara ou coroa. A vida, em muitas das suas latitudes, é uma autoestrada infinita de segundas oportunidades. A prática da equipa feminina de futebol do Benfica é mais um fresco exemplo da ideia que encabeça essa reflexão.
Se na época passada, em circunstâncias competitivas muito particulares devido à deformação dos calendários provocada pela pandemia, as Inspiradoras avançaram nas eliminatórias até habitarem entre as 32 melhores armadas da Liga dos Campeões e dali não passaram, nesta temporada, em moldes diferentes, foram além, fizeram história, estraram no top 16, vão competir nos grupos da Champions League, e o futuro... é amanhã.
Um 'upgrade' explicado pela crença, sim, no trabalho, o pilar dos pilares em qualquer projecto. Porque gera desenvolvimento, progresso, resultados e potenciais sucessos. Vamos a factos que fornecem indicadores e pistas de evolução... Catarina Amado, Sìlvia Rebelo, Carole Costa, Andreia Faria, Pauleta, Beatriz Cameirão, Ana Vitória, Cloé Lacasse e Nycole: nove das titulares no jogo em que o Benfica suplantou categoricamente o Twente (4-0), no noite de 9 de Setembro, para aceder aos grupos da Champions, entraram nos alinhamentos constituídos na temporada passada no duplo confronto, de má lembrança, com o Chelsea nos 16 avos de final.
Em Dezembro de 2020, o Benfica sofreu oito golos da formação londrina, um agregado negativo que lhe neutralizou a marcha na edição da prova e, entre avaliadores externos, fez ressaltar a ideia de que havia ainda 'um longo caminho a percorrer'. As distâncias no ranking UEFA, todavia, não justificariam tudo.
Passado menos de um ano, vemos que as Inspiradoras 'encurtaram o caminho', maturaram competências colectivas (e também individuais), contornaram obstáculos na rota qualificativa, concretizaram, o objectivo (imediato) de integrar, pela primeira vez, a elite das 16 e sabem, desde o sorteio de dia 13, com quem vão esgrimir forças na fase de grupos. Abre-se agora outro ciclo de avaliação de capacidade e de escalda."

João Sanches, in O Benfica

Clarificação


"No próximo dia 8 de Outubro, os benfiquistas serão chamados às urnas para se expressarem quanto ao que pretendem para o futuro do clube.
Esta será uma eleição extremamente importante face ao contexto dos últimos meses. E, numa altura em que ainda não se conhecem as candidaturas, o que se espera é que o acto seja absolutamente clarificador, permitindo ao Benfica a paz de que necessita para alcançar os seus objectivos desportivos, e assegurando, também, alguma estabilidade para o dia em que, por qualquer vicissitude de jogo, a bola deixar de entrar na baliza.
Este é, pois, o momento para o debate de ideias, e para que quem tenha alternativas as manifeste e apresente aos sócios. Como nos casamentos: ou falam agora, ou calem-se para sempre. Não é com ruído nas redes sociais - onde criticas destrutivas se misturam com disfarces de benfiquismo - nem com pinturas nas paredes que qualquer oposição de afirma. É, sim, através do voto que a maioria (e não uma qualquer vanguarda iluminada) decide o que quer para o clube.
As eleições foram anunciadas em Julho, com a margem de tempo necessária para a constituição de listas. E foi convocada a Assembleia Geral para debater o regulamento eleitoral. Estão criadas todas as condições para que o processo seja totalmente democrático e transparente, de acordo com a longa tradição benfiquista.
Este é também o tempo para se perceber quem vive a ama verdadeiramente o Benfica, e quem tem agendas próprias mais ou menos mediáticas, ou ambições de poder despedidas de paixão. É tempo para clarificar, de modo a que, no dia 10, o Benfica acorde mais forte e unido."

Luís Fialho, in O Benfica

As inspiradoras


"O sonho tornou-se realidade - vamos defrontar o Lyon, Bayern de Munique e Hacken, na fase de grupos da Liga dos Campeões feminina. O sorteio ditou três adversários fortíssimos. À partida, o SL Benfica é considerado o mais fraco do grupo, mas tenho a certeza de que tudo iremos fazer para surpreender. O palmarés do Lyon é esmagador - 7 Ligas dos Campeões conquistadas, 18 campeonatos, 11 Taças e a liderança destacada do ranking da UEFA. As estrelas do campeão francês impressionam. Destaco quatro - Christiane Endler (guarda-redes), Wendie Renard (defesa), Amandine Henry (média) e Catarina Macário (avançada). Uma curiosidade - a treinadora é Sónia Bompastor, lusodescendente, ex-estrela do futebol francês, filha de pais portugueses, naturais da Póvia do Varzim, uma família de benfiquistas a que se junta o seu irmão, que foi jogador e é treinador. Será curioso o reencontro da família Bompastor, no dia 9 de Dezembro, no Seixal. Quanto ao Bayern, apesar de nunca ter conquistado esta prova, a verdade é que figura no 4.º lugar do ranking. O novo campeão alemão derrotou o tetracampeão, Walfsburg, actual 3.º classificado do ranking da UEFA e que já conquistou a Champions por duas vezes. Quanto às suecas do BK Hacken, ocupam o 27.º lugar no ranking. Aliás, a Suécia é a 2.ª selecção mais forte do mundo. Só para termos a noção da espinhosa missão que nos espera, a Alemanha ocupa o 3.º lugar, e a França o 5.º. Acredito que Filipa Patão e a equipa técnica irão preparar as Inspiradoras para as seis finais. Serão duas em Outubro, duas em Novembro e outras tantas em Dezembro. A nossa saga, vai começar no dia 5 de Outubro, no Benfica Campus, uma data histórica e que esperamos que seja a implantação do Benfica europeu.

Pedro Guerra, in O Benfica

Por uma sociedade com valores


"É voz comum dizer-se que enfrentamos hoje uma crise de valores. Talvez seja verdade, ou talvez mais plausivelmente, os valores que nos norteiam sejam permanentemente postos à prova pela realidade. A História mostra bem que assim é. Mesmo agora que damos ao prelo estas páginas o mundo desafia fortemente a ordem internacional e aviva os contornos das suas assimetrias de desenvolvimento com conflitos étnico-religiosos que se eternizam, ceifando vidas e condenando milhões à miséria e ao degredo.
Por isso, fazendo jus ao eterno lema benfiquista 'de todos, um', sem a veleidade de hierarquizar os valores humanistas que regem a nossa vida social, há um que encerra muitos outros e que merece, por isso, relevado destaque: à Liberdade!
Dentro dela, estão a direito de escolher, a justiça, a não discriminação e a igualdade. Mas também a responsabilidade e a tolerância. Tudo isto nos define no Benfica, tudo isto é urgente no mundo, tudo isto, portanto, é o objectivo supremo e o conteúdo do projecto Kid-Fun - Educação para Valores que a Fundação Benfica leva junto das crianças do primeiro ciclo, pelas escolas e pela cada vez mais presente internet, em nome de uma sociedade mais justa e de uma cidadania plena, onde todos (e todas) possam finalmente ser livres em todas as latitudes."

Jorge Miranda, in O Benfica

Núm3r0s d4 S3m4n4


"5
O pleno de vitórias nas 5 jornadas iniciais do campeonato merece destaque, ressalvando que nada garante para o resto da temporada. Na 88.ª edição da prova, foi a 11.ª vez que o conseguimos (10.ª se não considerarmos 1968/69 - jogo da 4.ª jornada teve de ser repetido). Nos anteriores 10 plenos de vitórias nas 5 primeiros jornadas (incluindo 1968/69), fomos campeões nacionais em 8 dessas épocas:

11
Ao fim de 5 jornadas do campeonato, o Benfica apresenta um saldo positivo de 11 golos, com 13 marcados e 2 sofridos. Este registo é o 4.º melhor das últimas 40 temporadas.

16
A equipa feminina do Benfica está nas 16 melhores da Europa. Grande exibição de Cloé Lacasse, com 1 hat-trick e 1 assistência no triunfo ante o Twente, campeão neerlandês;

26
Com as estreias de Lazaro e Radonjic, são já 26 jogadores utilizados poir Jorge Jesus nos 10 'jogos oficiais' da presente temporada;

39
Desde 1982/83, há 39 anos, que o Benfica não sofria apenas 3 golos nos primeiros 10 jogos em competições oficiais numa temporada;

40
Com 2 assistências para golo frente ao Santa Clara, Grimaldo chegou às 40 pelo Benfica em competições oficiais. Nas últimas 9 épocas (incluindo 2021/22), é o 3.º neste ranking, superado só por Pizzi e Gaitán;

50
Rafa chegou à meia centena em 'jogos oficiais' de águia ao peito frente ao Santa Clara. É o 47.º no ranking dos goleadores do Benfica em competições oficiais. No campeonato nacional soma 36, tantos quanto Mitroglou e Chalana, mas com mais jogos disputados que o primeiro e menos que o segundo, sendo por isso o 40.º da lista;

67%
Posse de bola em Kiev, frente ao Dínamo. Conjugada com as acções na área (10-24 para o Benfica), demonstra a superioridade benfiquista no jogo (Fonte: Goalpoint)."

João Tomaz, in O Benfica

Editorial


"1 - O Benfica esteve em Kiev com a personalidade de quem está neste grupo para marcar presença nos oitavos de final, independentemente de Barcelona e Bayern terem sido apontados, desde o momento do sorteio, como favoritos. As contas fazem-se no fim, e estaremos na luta até ao último minuto.

2 - O que fica é um claro domínio do jogo, iniciativa permanente e uma solidez que só para lá dos 90 minutos foi ameaçada. Faltou o golo que duas oportunidades flagrantes fizeram por merecer. Uma últma nota: penálti por marcar logo no início da partida e favor do Benfica e expulsão para a entrada que coloca em causa a integridade física de Rafa e o obriga a abandonar a partida.
Saímos inteiros de Kiev e com a convicção de que estamos a construir uma sólida identidade europeia.

3 - Escola de Futebol do Sport Lisboa e Benfica em Kiev é um singular exemplo da qualidade da expansão internacional da marca Benfica. A mais de 4 mil quilómetros de distância do Estádio da Luz, cerca de duas centenas de crianças evoluem com a metodologia e os princípios do Formar à Benfica. A reportagem desta semana acompanha a presença de Simão Sabrosa, Valdo e Rui Águas junto de quem, no interior da Ucrânia, vibra com as ambições e as vitórias do manto sagrado."

Pedro Pinto, in O Benfica

Troféu em disputa


"Estão de volta os fins de semana com muito Benfica para acompanhar e apoiar. Com o paulatino regresso à competição nas várias modalidades, semana após semana intensifica-se a agenda desportiva benfiquista.
O prato forte deste fim de semana está reservado para… segunda-feira. A nossa equipa de futebol recebe, na Luz, às 19 horas, o Boavista, atual quinto classificado da Liga Bwin. Após a estreia a pontuar, em Kiev, na fase de grupos da Liga dos Campeões, os comandados de Jorge Jesus estão agora focados na obtenção de mais três pontos, desta feita frente aos axadrezados, e assim dar continuidade ao pleno de triunfos desde a jornada inicial.
Mas antes, no domingo às 11 horas, em Viseu, as atenções estarão voltadas para a vertente feminina do futsal, em que procuramos vencer mais um troféu, no caso a Supertaça. As tetracampeãs nacionais defrontam a equipa do Nun'Álvares. Recordamos que o Benfica venceu as últimas quatro edições da Supertaça e cinco das seis realizadas.
Na formação do futebol são quatro as equipas em atividade. Os B têm a difícil deslocação a Faro para defrontar o Farense (domingo, 11 horas). A equipa Sub-23, por seu turno, recebe a sua congénere de Faro (domingo, 19 horas), enquanto os Sub-19 são os anfitriões do Estoril (sábado, 15 horas) e os Sub-15 visitam o Borbense (sábado, 16 horas).
Para sábado, às 18 horas, na Luz, está agendada, ante a Sanjoanense, a estreia da nossa equipa de hóquei em patins no Campeonato. A equipa feminina receberá o Stuart Massamá, também na Luz, mas no domingo às 20h30, na 1.ª jornada do Torneio de Abertura.
São ainda vários os desafios de âmbito particular programados para este fim de semana. Destacamos o jogo de apresentação da equipa de voleibol, na Luz (sábado, 20 horas), frente aos espanhóis do Unicaja Almería e a participação da equipa de basquetebol no torneio de Albufeira, em que disputaremos o acesso à final com a Ovarense (sábado, 16 horas). Em caso de vitória encontraremos o vencedor do Imortal – FC Porto. Vamos, Benfica!"

Sporting acima de tudo. Até das suas finanças


"Dias depois da divulgação do prejuízo de 33 milhões de euros das finanças da Sporting SAD, com capitais próprios negativos de 41 milhões e um passivo corrente assustador, eis que Frederico Varandas decide surpreender.
Desengane-se quem achava que após a divulgação do desastre da situação financeira do Sporting iriam surgir cortes nas despesas, redução de gastos com o pessoal - recordamos o despedimento coletivo efetuado no início deste ano - ou, quiçá, o presidente leonino iria dar o exemplo, "apertando o cinto".
Nada disso. Frederico Varandas irá aumentar o seu ordenado, e não, não é anedota.

Os accionistas do Sporting irão brevemente votar, em Assembleia-Geral, um aumento de ordenado de 147 mil euros anuais para 182 mil euros. Provavelmente servirá como forma de prémio devido à excelente situação financeira em que o clube leonino se encontra.
Mais uma chapada nos bancos portugueses, nos contribuintes que todos os meses pagam os seus impostos e dívidas religiosamente, nos outros clubes deste país que se viram obrigados a cumprir as suas obrigações financeiras e tiveram que aplicar cortes nas despesas para sobreviverem e, por fim e em especial, nos funcionários do clube que foram despedidos este ano com a justificação da Covid-19.
O Sporting Clube de Portugal é, de facto, um clube excepcional que vive de medidas excepcionais e acima de tudo e todos, incluindo das suas próprias possibilidades."

Conceição bom e Conceição mau


"Na Liga dos Campeões enaltece os árbitros portugueses e deleita-se em elogios, pedindo árbitros portugueses na Champions. No Campeonato Português insulta os árbitros portugueses, alega que foi roubado, enganado, chama-lhes filhos da p*ta e diz que metem nojo. Eis Sérgio Conceição, o frontal e genuíno."

Fever Pitch - Rivais...

O Cantinho Benfiquista #62 - Do Céu a Kiev