Últimas indefectivações

domingo, 16 de dezembro de 2012

Pareceu uma galinha a chocar um ovo !!!


Benfica 1 - 0 Trofense

Chegámos à vitória num lance trágico/cómico, com muita fortuna, mas com todo o mérito... a equipa não consegue atingir os patamares das primeiras jornadas da época, a ausência dos Andrés é fundamental, mas ninguém se pode queixar da atitude dos nossos jogadores, muitas vezes com pouca cabeça, mas sempre com muito coração têm conseguido bons resultados nesta Segunda Liga... e ao contrário de outros, sem ajudas de ninguém, hoje, mais uma vez tivemos que ultrapassar uma arbitragem aberrante de um trio que só teve um objectivo durante os 90 minutos: empurrar o Benfica para trás!!!
É com satisfação que vejo o Cafú a jogar a trinco, defendo à muito tempo que é a sua melhor posição, a única que lhe pode dar 'acesso' ao mais alto nível... Parabéns ao Rosa pelo merecido prémio de melhor jogador da 2ª Liga Outubro/Novembro.

Mar pouco agitado !!!


Leixões 0 - 3 Benfica
12-25, 15-25, 18-25

O Leixões este ano está muito fraco, vai quase de certeza descer de divisão - na melhor das hipóteses!!! Jogo calmo...

Benfica TV

"A Benfica TV fez quatro anos. Está de parabéns pelo aniversário, está de parabéns pelo trabalho realizado ao longo destes anos em prol da divulgação do benfiquismo.
Efectivamente, a BTV, mais do que simplesmente mostrar um Clube, tem familiarizado os benfiquistas com o ecletismo do Benfica, com as diferentes gerações de atletas e adeptos, com as diferentes formas de sentir e viver o Clube, com a multiplicidade de vozes que defendem o nosso Benfica em variados contextos. Lembro-me de que, no início, a BTV permitia-nos ter uma voz própria, sem concessões e sem que estivéssemos submetidos a qualquer poder televisivo dependente do ‘status quo’ do futebol português. Permitiu-nos denunciar todas as manobras do processo “Apito Dourado” e, sem tréguas nem medos, nomear todos os que alicerçam as suas vitórias em estruturas corruptas. Além disso, a BTV servia-nos documentos históricos de valor inestimável em programas marcantes como o “Vitórias & Património”. Enfim, a BTV, pelo pioneirismo e qualidade, consolidou-se como um marco essencial na modernidade do nosso Benfica.
Neste momento, impõe-se a referência ao Director da BTV, Ricardo Palacin. Tenho testemunhado no Ricardo, ao longo dos anos, uma liderança guiada pela procura do ‘mais’, nunca acomodada ao conforto. Vi-o obrigar-se a procurar impacientemente algo mais e algo mais além. Vejo-o com coragem para arriscar onde outros temem ousar e louvo-lhe a lealdade absoluta para com o Clube, ou seja, o profissionalismo ao serviço do benfiquismo. Agradeço-lhe a amizade e no Ricardo parabenizo toda a sua equipa por estes anos de BTV."

Pedro F. Ferreira, in O Benfica

Uma notável falta de comparência

"Mais vale tarde do que nunca. Foi preciso que se passasse quase um ano para o presidente do Sporting reconhecer publicamente que há contas por saldar do episódio incendiário da sua última visita ao Estádio da Luz. E se há contas por saldar é porque há responsabilidades atribuídas. Também é verdade que não foram nada felizes as circunstâncias nem os termos em que Godinho Lopes se referiu ao incêndio de uma bancada da Luz.

A despropósito da inflacionada questiúncula do adiamento do último “derby”, veio o presidente do Sporting explicar à nação que Luís Filipe Vieira não lhe terá atendido o telefone por “razões completamente ridículas” tais como “o facto de as contas do incêndio na bancada da Luz não estarem ainda fechadas”.
O ridículo mata, tem razão Godinho Lopes. Mas nem o incêndio de uma bancada, nem a continha por pagar podem ser considerados temas ou razões ridículas a não ser para pirómanos ou para caloteiros o que, com certeza, não é o caso. Está desorientado o presidente do Sporting e não é por causa do Benfica nem de Vieira, por muito que isso lhe fosse convenientemente. Do ponto de vista estratégico em prol da sobrevivência do seu projecto já uni-pessoal para o clube que o elegeu (ou não…), falhou-lhe estrondosamente a tentativa de engodar as hostes sportinguistas num assomo de ódio contra os vizinhos da Segunda Circular nas vésperas do clássico.
Nem os adeptos do Sporting, cansados de tanta realidade, embarcaram nessa fantasia, nem o próprio Benfica se dignou a dar o troco tão ansiosamente esperado no gabinete presidencial e no gabinete da comunicação de Alvalade. À guerrinha do adiamento respondeu o presidente do Benfica com uma notável falta de comparência. “Não há pão para malucos”, como diz o povo com a sua imensa sabedoria. Da Luz não houve uma palavra, um ai, um suspiro em resposta aos disparates de Godinho Lopes nas vésperas do jogo. E quando o jogo acabou, a preocupação do presidente do Benfica nem sequer foi responder a Godinho Lopes ou reavivar o tema com a enorme vantagem de ter ganho o clássico na casa do velho rival. Voando sobre as dores de Godinho Lopes, Vieira virou-se para o que realmente o interessa e o preocupa: o andebol. O resto é conversa.

ERRAR É HUMANO
Opiniões respeitáveis contra metáforas assassinas
No fim do jogo de Alvalade, sem nomear o FC Porto, o presidente do Benfica assumiu as dificuldades de lutar pelo título quando há equipas em prova que “jogam com dois guarda-redes”. A trezentos quilómetros de distância a absurda metáfora de Vieira causou comoção. Um conjunto de individualidades – um ex-jogador, o treinador e o presidente - depreenderam que as palavras de Vieira lhes eram dirigidas e, reagindo, enfiaram o garruço até às orelhas (deles).
Rodolfo Reis, um ex-jogador, clamou que o Benfica estava a “preparar os árbitros” para o futuro, Pinto da Costa, o presidente (…já a quilómetros-luz da sua proverbial ironia do costume), afirmou desconhecer essa possibilidade regulamentar e Vítor Pereira, o treinador, relembrou a arbitragem de Duarte Gomes no Benfica-Vitória de Guimarães da última temporada.
São opiniões. E todas muito respeitáveis. Ficámos assim a saber que para estas três figuras os árbitros Carlos Xistra, Olegário Benquerença e Vasco Santos tiveram nota positiva, e positiva alta, nos jogos em que apitaram o FC Porto, os dois primeiros em Braga, o terceiro no Dragão frente ao Moreirense. Já o presidente do Benfica pensa de maneira diferente e não admirará se vier a ser suspenso pela Liga. Há metáforas que não podem passar impunes.

POSITIVO
Cardozo matador
Na segunda-feira, em Alvalade, o paraguaio voltou a mostrar os seus dotes de mata-leões e de inimigo público n.º 1 de Rui Patrício. Dois golos mais um golo a meias com Rojo e mais 3 pontos para o Benfica. 

Manita de Falcão
O colombiano está imparável. Marcou 5 golos ao Deportivo da Corunha, é obra. O presidente do Real Madrid já nem esconde a vontade que tem de desviar Falcão do Vicente Calderón para o Santiago Bernabéu.

NEGATIVO
Boulah… atroz
Mais um jogo desgraçado do infeliz Boulahrouz. É da sua responsabilidade o penalty com que o Benfica iniciou a reviravolta e que lhe valeu um vermelho directo. O holandês não acerta uma.

PÉROLA
Estamos a fazer um trabalho de grande dimensão.”, GODINHO LOPES
Não será essa a opinião generalizada entre os sócios e adeptos do Sporting Clube de Portugal mas é de louvar a confiança e, muito principalmente, a auto-estima do presidente no momento mais conturbado da história do clube. E confiança e auto-estima é o que mais tem faltado à equipa de futebol."


PS: Na mesma semana, duas das melhores crónicas da 'nossa' Leonor!!!

Um Natal bem vermelho !!!


Benfica 4 - 1 Marítimo

O Benfica desta época, poderá ser descrito como uma equipa tipo: 'falso lento'!!! Explico: não fazemos as cavalgadas da época do último título, com o Coentrão, o Ramires e o Di Maria sempre a grande velocidade, mas a verdade é que mesmo sem 'forçar' - aparentemente - criamos oportunidades claras de golo em catadupa, umas atrás das outras, só que como tem sido regra, falhamos a grande maioria!!! Hoje, com um aproveitamento aceitável tínhamos marcado o dobro ou mesmo o triplo dos golos!!!

O Matic está numa forma verdadeiramente brutal, tenho-o elogiado praticamente em todos os jogos, hoje voltou a fazer um jogo 'enorme'... neste momento, já é mais jogador do que o Javi: faz aquilo que o Javi fazia na defesa, mas faz mil vezes mais em ataque... Notou-se a vontade da equipa em dar um golo ao Lima, que está a jogar bem, melhorou bastante nas recepções de costas, e nas tabelas 'entre-linhas', mas está-lhe a faltar os golos na Luz com a regularidade que todos desejamos. O Cardozo começou por falhar alguns golos incríveis,  mas ainda foi a tempo do hat-trick (será que o rascord vai atribuir o hat-trick ao Cardozo, ou será que vão descobri que afinal os golos foram marcados por um qualquer homem invisível que andou a passear na relva da Catedral?!!!). O Ola continua a estar em praticamente todas as jogadas de perigo do Benfica... e até um adepto - sentado nas minhas redondezas - pouco crente no potencial do Holandês - passou o jogo quase todo a criticar... -, no final do jogo, estava rendido!!! Parecia que estava a aplaudir o Mantorras!!! O Salvio continua trapalhão, mas pelo menos está muito esforçado defensivamente - o Maxi obriga...!!! O André Gomes entrou algo envergonhado, só depois do golo do Marítimo, é que percebeu que tinha que entrar na área contrária, em tabelas, ou com desmarcações... foi nesta altura que o Benfica na 1ª parte criou mais perigo. Foi bem sacrificado ao intervalo, por que o Enzo é muito melhor nos duelos individuais, perto da área adversária... O Melga esteve um pouco trapalhão no momento das decisões perto da área do Marítimo, mas acabou por fazer uma assistência para golo... Garay e Jardel voltaram a estar imperiais, e não foi tão fácil como pode ter parecido, já que o Fidelis tem muita força, e o Maxi abriu demasiados 'buracos'!!! O Maxi começou mal a época, depois melhorou, mas agora parece que voltou a cair... é verdade que não é fácil marcar o Sami, mas cometeu demasiados erros. Acho mesmo que neste momento, o André Almeida defensivamente dá mais garantias!!! O Artur praticamente não teve trabalho, acho mesmo que jogou mais vezes a bola com os pés, do que com as mãos!!! O Gaitan entrou concentrado - algo raro - mas nem tudo lhe saiu bem. O Rodrigo finalmente conseguiu marcar, não foi no primeiro toque na bola, mas deve ter sido ao 3º...!!!


Tornar a qualificação mais difícil...


Benfica 4 - 4 Viareggio

Uma vitória hoje, praticamente assegurava a qualificação, já que com a muito provável vitória na Luz na visita dos Alemães, faríamos 12 pontos... Assim, com este empate, tudo fica mais difícil, sendo que o Benfica agora, se não quiser ficar dependente de terceiros, tem que pontuar em Espanha ou em Itália, algo que não será fácil...
O jogo foi muito difícil como era esperado, foi um jogo vivo, mais aberto do que eu estava à espera, agora o Benfica não pode continuar a desperdiçar as situações de Livre Directo - hoje foram dois!!! -, e depois não podemos sofrer golos na reposição de bola ao centro, depois de um golo do Benfica, não se pode...

A equipa tem que reagir nos próximos jogos...

Superiores


Benfica 85 - 61 Física
25-20, 18-6, 24-8, 18-27

Arranque 'perro', 2º e 3º períodos demolidores, e 4º para descansar!!! Dunn começa a ser consistentemente um dos melhores marcadores...

Em frente na Taça...



Ílhavo 24 - 38 Benfica

Regresso às vitórias


Benfica 5 - 1 Piratas de Creixomil

Tivemos a perder, demos a volta, e vencemos, contra uma equipa que como é habitual jogou com dois autocarros à frente da baliza!!! Ainda sem convencer...