Últimas indefectivações

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Inacreditável!

"1. Vai ser reactivada a Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa, que se realizou inicialmente entre 1914/15 e 1921/22, teve uma edição isolada em 1947/48 e regressou em 1959/60 realizando-se depois ininterruptamente até 1993/94. Houve, pois, 36 edições, como sempre se escreveu ao fazer-se a história da competição. O Benfica ganhou 18, o Sporting 11, o Belenenses 6 e o Império um. Surpreendentemente, aparece agora a AAL a afirmar que são 64 edições realizadas desde há 99 anos. Alertado pelo Alberto Miguéns, fui ao site da AAL, para perceber e mais 'baralhado' fiquei. Mas ele lá me explicou: a AAL resolveu que, quando não houve Taça de Honra, os vencedores do Campeonato de Lisboa seriam considerados vencedores desta competição também. Ganhavam uma, tinham outra vitória de 'borla'! E, assim, o Sporting - que marcou superioridade no antigo Campeonato de Lisboa (e essa ninguém lhe tira) - passava a ser o clube com mais vitórias: 29, contra 19 do Benfica, 11 do Belenenses e 4 de outros clubes. Em suma: o Benfica não pode cruzar os braços e tem de exigir à AAL que reponha a verdade histórica. Esta não pode resolver, várias décadas depois, que em anos sem Taça de Honra, o Campeonato de Lisboa valha por dois. Aliás, ao longo dos anos de disputa da competição, os jornais sempre publicaram a lista certa dos vencedores. Que invenção foi essa da AAL, passados todos estes anos?

2. Os clubes, reunidos na Liga, chumbaram as propostas de alterações à fórmula de disputa das I e II Ligas. Felizmente! Algumas eram assustadoras. Continuo defensor dos Campeonatos em poule, todos contra todos em duas voltas. Tudo o que vá para além disso desvirtua o conceito. O último Campeonato foi emocionante até final, da luta pelo título aos lugares na Europa e para evitar a despromoção. E não foram precisos play-offs e quejandos, que muitas vezes desvirtuam a competição (não esqueço as injustiças do Voleibol nos últimos anos... como injusta seria uma vitória do Benfica esta época, no Futsal, por exemplo). Só não percebo a necessidade de passar de 16 para 18 clubes para inclusão do Boavista. Nesse caso, desceriam três clubes e estaria o assunto resolvido, O Boavista foi apenas uma justificação...

3. Segunda-feira passada assinei a Benfica TV. Claro!..."

Arons de Carvalho, in O Benfica

Até o computador é antibenfiquista

"Ontem no sorteio da Liga da próxima época provou-se que o computador é anti-benfiquista. Nem com a mão se conseguia um sorteio pior. Saídas difíceis a começar, três das mais difíceis até à quinta jornada (Madeira, Alvalade e Guimarães), e terminamos no campo do nosso rival. Este ano temos também que vencer um computador desonesto.
Dirão os mais distraídos, que temos que jogar todos contra todos, e por isso é igual. Dirão os mais supersticiosos que da última vez que fomos campeões também começamos contra o Marítimo. Dirão os mais avisados que nos tentarão tirar da luta logo nas primeiras cinco jornadas. Digo eu, que mesmo que tudo fosse verdade, o melhor é entrar a esmagar a concorrência, porque se o início de Campeonato for bom este ano seremos campeões.
Quase nunca ganhamos o primeiro jogo do Campeonato, seja porque jogamos mal, seja porque o Soares Dias não deixa, ou seja por outra razão qualquer. Ganhar na Madeira era inverter a história a nosso favor. 
Bom presságio é o facto do primeiro jogo da pré-época voltar a ser contra o mítico Étoile Carouge. Nunca mais me esqueço daquela discussão familiar que tive por abandonar a praia mais cedo para ver o desafio de tamanha importância. Quando ontem ao jantar conferia com o Lourenço Coelho os jogos da pré-época senti um acréscimo de esperança. Dia 13 lá estarei em frente ao televisor porque o adepto tem direito aos seus ritos e aos seus ritmos. A pré-época não serve apenas para os treinadores escolherem e prepararem a equipa, serve também para os adeptos escolherem os seus preferidos e desdenharem nos seus preteridos. 
São várias as vozes que se ouvem com vontade de acabar com a Taça da Liga. Na minha opinião é um erro grosseiro, a Taça da Liga é uma boa ideia e uma óptima competição."

Sílvio Cervan, in A Bola

Ausência vergonhosa...

Foi hoje anunciado os convocados para o Europeu de sub-19, o Benfica como era esperado, é o clube mais representado. Praticamente todos os titulares portugueses da equipa Campeã Nacional de Juniores foram convocados. Esta geração Benfiquista foi de facto Tri-Campeã, pois venceram nos Iniciados, nos Juvenis, e nos Juniores, e até nos escalões mais baixos alguns destes jogadores venceram títulos pelo Benfica.
Para a opinião pública a ausência do Bruma é a principal surpresa, mas até se compreende depois de uma época muito longa para o jovem prestes a dar de frosques...!!! E sem os milhões que os Lagartos, pensariam receber!!!

Bruno Varela, José Costa: Guarda-redes.
Fábio Cardoso, Rudi: Centrais.
Cancelo: Defesa-direito.
Rebocho: Defesa-esquerdo.
João Teixeira: Médio-centro.
Hélder Costa: Extremo.
Bernardo Silva: Médio-ofensivo.

Mas para mim é vergonhoso a não convocação do Sancidino aka Dino. Não me surpreendeu, pois as últimas convocatórias já davam a entender que o Dino não seria opção, mas não deixa de ser vergonhoso. O Dino esteve lesionado o ano passado, mas recuperou, e até foi decisivo na conquista do título de Juniores pelo Benfica, principalmente quando passou a jogar como ponta-de-lança. Ultimamente os técnicos da FPF, encontraram uma nova moda: descobrir jogadores com passaporte português perdidos por esta Europa fora, tipo Aladje... Os empresários agradecem... Abdicar de um jogador que faz todas as posições no ataque, que é um dos melhores marcadores da sua geração, consistentemente, por novidades 'estrangeiras', é triste...

adenda: Depois de analisar com mais calma a convocatória, fico ainda mais perplexo, já que os tais 'emigrantes' também não foram convocados (creio que por lesão...)!!!